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NASA envia sonda a asteróide em 2016


O asteróide 1999RQ36 tem um tamanho equivalente a cinco campos de futebol e está próximo da Terra. A sonda irá alcançá-lo em 2020 para, primeiro, por-se na sua órbita e estudá-lo durante seis meses, elaborando um mapa completo da sua superfície. Com este mapa os cientistas vão poder eleger um ponto para a recolha de amostras.
A cápsula com os fragmentos do asteróide chegará à Terra em 2023. Será analisada nos laboratórios de alta segurança do centro Espacial Johnson (Houston) para evitar qualquer risco de contaminação.
A cápsula do Osiris-Rex (Origins Spectra Interpretation Resource Identification Security Regolith Explorer) baseia-se no desenho utilizado na missão Stardust que trouxe para a Terra as primeiras amostras de partículas de um cometa, o Wild-2, em 2006.
A decisão de dar levar a cabo este projeto dirigido por Michael Drake (Universidade do Arizona, Tucson) é o culminar de um processo de avaliação e selecção de três projectos. Os que ficaram na gaveta tinham como objectivos enviar sondas à face oculta da Lua e à superfície de Vénus. 
A missão aprovada custará 800 milhões de dólares (570 milhões de euros).

Fonte/Via: Ciência Hoje
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Jato da Trip liga Foz do Iguaçu a Cuiabá, a Porto Velho e a Manaus

A Trip Linhas Aéreas deu início à operação de novos voos entre Foz do Iguaçu (PR), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Manaus (AM). Os voos diários são operados com os modernos jatos Embraer 175, com capacidade para 86 passageiros.

O voo 5471 sai de Manaus às 6h e chega a Porto Velho às 7h15, onde faz escala, e segue às 7h45 para Cuiabá, onde pousa às 9h25. Em Cuiabá, às 10h, os passageiros fazem conexão e pegam o voo 5429 direto a Foz do Iguaçu, também com jato Embraer, onde chegam às 12h53 (Foz do Iguaçu está uma hora adiantada em relação a Cuiabá, Porto Velho e Manaus). De Foz, o voo 5429 segue, no mesmo jato, às 13h28, para Porto Alegre (RS).

No sentido contrário, o retorno de Foz do Iguaçu para Cuiabá parte no voo 5428, às 19 horas. É uma sequência do voo 5428, que sai da capital gaúcha às 17h20, passa por Foz e sobe toda a Costa Oeste brasileira. Às 19h51, os passageiros fazem conexão em Cuiabá com o voo 5470, que segue para Porto Velho, com chegada prevista às 22h05. A partida para Manaus se dá às 22h35, com chegada à capital do Amazonas às 23h50.

Rota do ecoturismo

“Este voo para Cuiabá e Manaus era um antigo sonho do Destino Iguaçu, pois liga a Terra das Cataratas ao Pantanal Norte, à Chapada dos Guimarães e à Amazônia brasileira”, afirma o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu). “Além de ser a rota da colonização do Oeste brasileiro, é também um rumo importante para os turistas estrangeiros, que apreciam o ecoturismo”, afirma.

Segundo Piolla, cabe à gestão integrada do turismo promover o Destino Iguaçu nessas cidades, para estimular a ocupação do voo, estreitar relacionamentos com os agentes de viagens e divulgar os atrativos da região para o público final.

Para o secretário municipal do Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, os novos voos da Trip na Terra das Cataratas são uma nova oportunidade para intensificar o ecoturismo e consolidar o Destino Iguaçu como uma porta aberta para os agentes do mercado comercializarem roteiros integrados nesse segmento. “E o mais importante, sem a dependência de alguns portões de entrada, notadamente os do Nordeste, Rio de Janeiro e Buenos Aires”, ressaltou.

Voos regionais

A Trip Linhas Aéreas estuda a proposta feita pela gestão integrada do turismo de ampliar a oferta de voos para o Destino Iguaçu. A ideia é fortalecer as ligações regionais com interior do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Foram solicitados voos ligando Foz do Iguaçu a Chapecó e Navegantes ou Florianópolis; Foz do Iguaçu a Caxias do Sul e outras cidades do interior do Rio Grande do Sul; Foz do Iguaçu a Maringá; Foz do Iguaçu a Ribeirão Preto; e Foz do Iguaçu a Uberlândia e Presidente Prudente, entre outras localidades. “Fizemos uma reunião produtiva semana passada com a diretoria da Trip. Acredito que teremos novidades em breve”, afirma Piolla.

Fonte/Via:Paranashop
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Tripulação do ônibus espacial se prepara para final da Missão

A STS-134 tripulantes foram acordados às 4:57 pm CDT com a música "Sunrise Number 1", executada pela banda Stormy Mondays. Esta canção foi escolhida em uma votação online do público em geral, o vencedor em original do Space Shuttle Program's Song Contest, que atraiu 1.350 participantes.

A tripulação do ônibus começa os preparativos desórbita às 8:26 pm e deve fechar as portas do compartimento de carga Endeavour em 9:49 pm Por 00:19 quarta-feira Entrada diretor de vôo, Tony Ceccacci checará sua equipe para um "go" ou "no-go" na o desórbita queimar, assumindo a decisão é "ir", o comandante Mark Kelly vai disparar os motores do Endeavour em 00:29 para desacelerar a nave o suficiente para ela cair fora de órbita e iniciar a última etapa de sua viagem, concluindo com um touchdown em Facilidade na pista 15 do Centro Espacial Kennedy's Landing Shuttle às 1:35 am

O ônibus espacial Atlantis começou sua viagem para Pad Centro Espacial Kennedy de lançamento 39A em 20:00 EDT ea tripulação de quatro membros da missão STS-135, a missão do vaivém espacial final, vai responder perguntas de mídia em 08:30 Ambos os eventos serão ao vivo na NASA Televisão e internet da NASA em http://www.nasa.gov/ntv ou aqui nosso site em HD 12Horas.Aérea .


Fonte/Via:Nasa
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AZUL pede autorização para nova base em Juiz de Fora (MG)


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para inclusão da rota entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, e o Aeroporto Regional Zona da Mata, que atende a cidade de Juiz de Fora – Minas Gerais. Se aprovado, a cidade estará conectada por Campinas/Viracopos com duas frequências diárias. As operações estão previstas para serem realizadas a partir de 4 de agosto, com os turboélices ATR 72-200.
 
Juiz de Fora é uma das cidades brasileiras com melhores índices de qualidade e expectativa de vida do Brasil. A cidade estrategicamente localizada entre os maiores mercados consumidores do País, é dotada de toda a infra-estrutura exigida para modernos empreendimentos e convenções. Tem intensa vida cultural com importantes museus, como o Museu Mariano Procópio, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes e uma Orquestra Filarmônica – a Orquestra Filarmônica Pró-Música. A cidade realiza anualmente um dos maiores festivais de música clássica do mundo, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que divulga a produção musical barroca brasileira.

Trata-se do terceiro destino da Azul para o estado mineiro, ao lado de Belo Horizonte/Confins e Uberaba.


Fonte/Via: Brasilturis Jornal
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TAP já tem 25 mil reservas para Porto Alegre


O novo destino da TAP nas rotas para o Brasil promete sucesso e já tem números para comemorar. Porto Alegre está com cerca de 25 mil reservas para os voos que começarão a partir do dia 12 de junho, com quatro frequê ncias semanais. Os voos – com a ligação direta entre a capital gaúcha e Lisboa – serão com aviões Airbus A330, capacidade para 263 passageiros.
Esta  nova rota terá uma posição destacada antecipadamente como ponto de distribuição de voos da TAP no Mercosul, e estará focada na captação de todo o tráfego corporativo nos dois sentidos, como afirma o vice-presidente executivo da companhia, Luiz da Gama Mor. ““O nosso objectivo, a curto prazo, é capturar todo o tráfego nos dois sentidos, depois capturar o tráfego de lazer dos gaúchos para Portugal e, a médio prazo, desenvolver o destino do Rio Grande do Sul e, mais do que isso, transformar Porto Alegre na porta de entrada do cone sul da América do Sul”.
 
Durante a apresentação do décimo e novo destino da TAP para o Brasil, realizada na capital portuguesa, foi destacado que o Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com maior tráfego internacional, grande parte parte para a Europa. Acrescente-se o fato de muitas empresas européias apresentarem investimentos e representações na economia gaúcha.

O evento em Lisboa inaugurou a série no circuito que a Secretaria de Turismo da capital gaúcha promove, em parceria com o Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, para divulgar o destino  que ficará mais próximo com a ligação direta Lisboa-Porto. O encontro ocorreu no Hotel Altis Belém com a presença de agentes de viagem, operadores turísticos e os principais veículos de comunicação.
Luiz Fernando Moraes, secretário de turismo de Porto Alegre,  ressaltou os diferenciais competitivos da cidade e região, com destaque para a história dos gaúchos, as influências europeias e as  diferenças  da cultura do Rio Grande do Sul  em relação às demais regiões do Brasil. De acordo com o secretário, o  voo Porto Alegre - Lisboa era uma antigo que irá aquecer o turismo não apenas na cidade, mas em todo o  Rio Grande do Sul.
Os participantes conferiram um painel  que mostrou um panorama do Estado  em relação a características geográficas, comerciais, climáticas , culturais e do estilo de vida dos gaúchos. Em uma exposição da presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (AbavRS), Rita Vasconcelos, conheceram as diversas possibilidades de pacotes turísticos para Porto Alegre e  demais destinos turísticos do Rio Grande do Sul. O road show prossegue com dois novos workshop em Balrcelona, dia 1 de junho e, e Madri, dia 3, para o mercado espanhol.
A TAP opera atualmente 70 voos semanais diretos para o Brasil e, no ano passado, transportou 1,4 milhões de passageiros nas suas rotas brasileiras, 189 mil dos quais portugueses,  com um crescimento de 3% em relação a 2010.


Fonte/Via: Brasilturis Jornal
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Douglas Pereira
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Quase 100 comissários de bordo são formados por ano, pelo TAS de SJC


Foi durante um congresso no Rio de Janeiro, mais especificamente o Concov (Congresso Internacional dos Comissários de Voo), em 31 de maio de 1973, que surgiu o Dia Internacional do Comissário de Bordo, comemorado hoje. Foi graças a este evento, que se criou a IFAA (Associação Internacional dos Comissários de Voo).
Uma data semelhante é lembrada em 31 de outubro, que possui o mesmo nome da comemorada neste último dia de maio. Neste caso, o Dia Internacional do Comissário de Bordo, é uma referência à enfermeira americana Ellen Church, que, no dia 15 de maio de 1930, foi escalada pela Boeing Air Transport para atender passageiros com enjôo em um voo entre São Francisco e Cheyenne, nos EUA. Ela é considerada a primeira comissária de bordo da história.
 
Na região, a escola de aviação TAS, foi a primeira  a ensinar comissários de bordo em São José dos Campos. A TAS já formou, até o momento, mais de 3.400 alunos (são 90 a cada 12 meses). A escola é homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), inclusive em outros países, como Austrália, Espanha e em Portugal. Também é reconhecida pelo Mec (Ministério da Educação) e tem cadastro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).


Fonte/Via: Agora vale por Ayrton Vignola
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Camila Santos 
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Pane em aeronave interdita Salgado Filho por mais de 40 minutos

Um avião de pequeno porte com falha técnica impediu o funcionamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho por pelo menos 44 minutos na noite desta segunda-feira. O bloqueio da pista aconteceu das 21h39min até as 22h23min, e provocou o atraso de cinco voos.

A aeronave com problemas pertencia ao Aeroclube de Eldorado do Sul e apresentou falhas quando se preparava para decolar, obstruindo as demais operações.


Fonte/Via:Diário de Canoas
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Azul planeja criar voo semanal entre Campinas e Paulo Afonso


A Azul  Linhas Aéreas Brasileiras informou ontem que pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voar entre o Aeroporto  Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e o Aeroporto de Paulo Afonso, na Bahia. Se aprovado o pedido, a empresa aérea oferecerá voos regulares nas segundas-feiras, sextas-feiras e sábados, com escala em Salvador. As operações estão previstas para serem realizadas a partir de 15 de agosto. 
A Azul justificou, em nota, que Paulo Afonso tem uma posição privilegiada, limitando-se ao sul com Sergipe e a leste com o Rio São Francisco e Alagoas,  ressaltando que será o quarto destino da empresa para o estado baiano, ao lado de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. Será também  o único de uma companhia aérea a atender a esse destino.


Fonte/Via:Correio da Bahia
 Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Priscilla Campos
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Trip aumenta frequência em Mato Grosso


Depois de Cuiabá, Alta Floresta e Rondonópolis, a Trip anuncia suas operações em Garças e Matupá. A novidade foi apresentada pelo diretor de Relações Institucionais da companhia, Victor Rafael Rezende Celestino, após a conversa que ele e alguns executivos da empresa tiveram com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.
Celestino falou ainda dos planos futuros da empresa no estado. Ele acrescentou que a médio e longo prazo a Trip Linhas Aéreas passará a operar os trechos entre Cuiabá e Juína, Juara, Água Boa, Tangará da Serra e outras cidades. "Para isso precisamos de pista adequada e infraestrutura que inclui o combate a incêndio". A adequação de cada aeroporto é responsabilidade da prefeitura do município.
Em Mato Grosso desde 2001, a Trip Linhas Aérea investirá cerca de US$ 60 milhões na aquisição de mais três aeronaves para operar estas novas linhas. "Cuiabá é um de nossos hubbs. Sempre acreditamos no desenvolvimento do Estado e temos interesse de continuar investindo em Mato Grosso".


Fonte/Via:Mercado e Eventos
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Crew Awake Endeavour para começar dia 16 de Voo

A tripulação do ônibus espacial Endeavour Acordei às 18:57 EDT para a música "Dreams You Give", escrito e realizado por Brian Plunkett e jogado para toda a tripulação. Plunkett, que é de Halfway, no Missouri, segundo colocado no concurso da NASA canção original. O vídeo de "Sonhos que você dê" está em: http://www.youtube.com/watch?v=evry9loMlu4 .

O concurso recebeu 1.350 inscrições para a consideração, ea NASA selecionou 10 canções finalistas. A partir de 29 de março a 16 de maio, o público elenco 1.581.531 votos para a sua música favorita. Mais detalhes sobre o concurso estão nohttps://songcontest.nasa.gov/voteOrigResult.aspx .

Hoje a equipe vai verificar se o vôo e os sistemas de controle de reação e se preparar para seu retorno à Terra.

Às 09:06, os membros da tripulação do Endeavour vai falar com os repórteres da ABC News, CBS, CNN, NBC News e Fox News Radio. Em 00:26, a tripulação vai prestar homenagem a Endeavour em sua viagem final.

O briefing status missão será às 5 da manhã


Fonte/Via: Nasa
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Grupo12Horas.Aérea

Pane no sistema da TAM e da Azul provoca filas quilométricas no Aeroporto de Fortaleza


Uma pane no sistema de informática nas empresas TAM e Azul Linhas Aéreas, registrada a partir das 11h40min desta segunda-feira, 30, provoca enormes filas de passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
O atendimento por parte da Tam para quem vai viajar está sendo feito manualmente, enquanto a Azul, que tem plano de contingência, consegue emitir bilhetes.
Até agora, dois voos da TAM apresentam, por conta do problema, atrasos da ordem de 40 minutos. Entre os passageiros há muita reclamação, alguns alegando perda de compromisso e outros a chateação por aguardar mais de uma hora por atendimento.
Alguns funcionários da TAM se queixaram de problemas no sistema da internet da Oi, que estaria provocando o clima de dificuldades. O servidor público Nazareno Assis, que está deixando Fortaleza com destino a Brasília após férias, lamentou a situação, mas diz que, como está sem trabalhar, tinha que “relaxar e gozar”, como recomendou a ex-ministra do Turismo e senadora, Marta Suplicy.
A Infraero, segundo o superintendente estadual Wellington Santos, reforçou o pessoal nos balcões de atendimento para facilitar o fluxo. Avisos no sistema de som também foram permitidos para orientar os passageiros. A TAM e a Azul estão priorizando passageiros que já tem embarque programado para antes das 15h.
Ainda sobre o assunto, o superintendente Wellington Santos considerou “pontual esse tipo de problema”, e disse não ter dúvidas de que situação do gênero não vai se registrar quando da Copa de 2014 no aeroporto de Fortaleza.


Fonte/Via:O POVO Online
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Paulo Olim

Companhia aérea easyJet passa pela Madeira com o seu 200ª Airbus

Para celebrar  a aeronave 200ª Airbus, a easyJet e a Airbus revelaram um A320 num esquema de pintura único, com a aeronave pintada toda na cor laranja.
A easyJet já opera com a maior frota de aeronaves Airbus A319 do mundo, com cerca de 166 em operação atualmente. Com a inclusão dos A320s que estão sendo recentemente integrados na frota, a companhia aérea cresce para tornar-se a maior operadora de aeronaves da família A320 da Europa. Desde que a easyJet recebeu sua primeira aeronave Airbus(um A319) em setembro de 2003, a Airbus está recebendo uma aeronave a cada 14 dias em média nos últimos oito anos.
Mais fotos do momento da sua presença no aeroporto da Madeira.

Fonte/Via:PLANES & STUFF...
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Passaredo faz promoção com passagens aéreas a partir de R$39

A Passaredo Linhas Aéreas lança nesta terça-feira, dia 31 de maio, uma promoção especial para trechos de destinos que a empresa opera com voos diretos. Os valores promocionais variam de R$ 39,00 a R$ 209,00 e os bilhetes podem ser adquiridos até o dia 02 de junho pelo site ou direto com os agentes de viagem.

As passagens em promoção são válidas para viagens até o dia 30 de junho.

Segundo a empresa, a promoção mais uma vez vem para firmar ainda mais com os clientes a proposta da Passaredo de oferecer voos diretos, sem escala com preços acessíveis.

Os assentos com valores promocionais são limitados.

Além disso, a empresa desde o dia 21 de maio parcela o valor total das passagens em até 6x - em todos os cartões de crédito - desde que a parcela mínima seja de R$60,00. 
 
Acesse:
www.voepassaredo.com.br/
A Passaredo Linhas Aéreas 
A Passaredo Linhas Aéreas, empresa aérea com sede em Ribeirão Preto (SP), voa atualmente com uma frota 100% nacional composta por 11 aeronaves - 10 Jatos ERJ 145 e 1 Jato ERJ 135- que atendem 18 destinos: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Cuiabá, Palmas, Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Ribeirão Preto, Ji-Paraná, Uberlândia, São José do Rio Preto,  Araguaína e Londrina. Além disso, a empresa recebeu da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) nota A, o que corresponde que a distancia entre os assentos de todas as suas aeronaves são maiores do que 73cm, favorecendo um maior conforto e comodidade aos passageiros.


Fonte/Via: Assessoria de Imprensa Passaredo Linhas Aéreas
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SATA estabelece acordos de interline com companhias aéreas de Leste

O grupo SATA assinou recentemente acordos de interline com três companhias aéreas da Europa de Leste, com o objectivo de penetrar neste mercado, que soma mais de 300 milhões de habitantes.
A companhia russa Aeroflot, a húngara Malév e a polaca LOT são as transportadoras que assinaram os acordos de interline com a SATA, parcerias que, de acordo com o grupo de aviação português, representam “um passo significativo na estratégia de penetração no mercado da Europa de Leste, com vista à angariação de turistas de um vasto conjunto de países em franco desenvolvimento”.
“A assinatura destes acordos de Interline visa, sobretudo, a angariação de passageiros dos países da Europa de Leste para o Hub de Frankfurt, plataforma localizada no centro da Europa, para onde a SATA Internacional voa semanalmente”, explica a SATA em comunicado.
Em 2012, a SATA Internacional vai aumentar as ligações entre Ponta Delgada e Frankfurt, acrescentando a esta rota 24 novas rotações durante as épocas baixa e média, número que se traduz num crescimento de 47% no número de lugares oferecidos, num total de 7.755 lugares.
“O reforço da operação para a Europa visa, essencialmente, atenuar a sazonalidade que se regista nas épocas baixa e média do turismo nos Açores”, destaca António Gomes de Menezes, presidente do Concelho de Administração do grupo SATA.
O presidente da SATA destaca o acordo de interline assinado com a Aeroflot, que considera ser um “um marco na história da SATA”, uma vez que coloca a companhia “na rota de uma das maiores companhias aéreas do mundo e, por outro lado, permite a entrada da SATA na Rússia, país com mais de 140 milhões de habitantes e com um dos maiores índices de crescimento económico do mundo”, considera.
Com estes acordos, a SATA passa a poder emitir bilhetes para os voos das companhias parceiras e vice-versa, o que, sublinha a transportadora açoriana, “permite aos passageiros viajarem com o mesmo bilhete electrónico em rotas operadas por ambas as companhias”.

Fonte/Via:Turisver
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Easyjet recebe avião Airbus de número 200

A Easyjet, do Reino Unido, recebeu na semana passada o avião Airbus de número 200 (foto acima, divulgação Airbus) em uma cerimônia festiva em Toulouse, na França – local de uma das fábricas da Airbus.

O avião 200 é um A320, e o voo inaugural, com passageiros a bordo, partiu de Toulouse para a capital francesa e depois para Londres.

Fonte/Via:Panrotas
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American Airlines comemora lucros e anuncia novos investimentos

O crescimento da economia nordestina e o aumento do poder aquisitivo da população tem estimulado diversos setores, entre eles a aviação. Não é à toa o anúncio de novas rotas de empresas estrangeiras, ligando a região à Europa e aos Estados Unidos. No caso da American Airlines – que iniciou a operação do voo Salvador/Recife/Miami no auge da crise financeira, em 2008, os primeiros resultados começaram a acontecer no ano passado e estão rendendo louros em 2011.

“No primeiro ano trabalhamos para firmar o voo, mas o planejamento era de longo prazo. Do ano passado pra cá, saímos de uma ocupação média da aeronave de 66% para 80% de aproveitamento até o mês de abril”, ressaltou o diretor comercial da American Airlines no Brasil, Dilson Verçosa, que participou da Mostra Internacional de Turismo (MIT), no Centro de Convenções, na última semana.

Dos bilhetes vendidos, a maior parte (76%) é comercializada no Brasil, com apenas 24% de fluxo dos Estados Unidos para cá. Verçosa explica que os resultados positivos das operações para o Brasil farão a empresa investir US$ 2,5 milhões em divulgação dos destinos do país nos Estados Unidos.

Ele reconhece que a valorização do real tem favorecido um maior fluxo de viagens dos brasileiros para o exterior. Da região Nordeste, além do Recife e de Salvador (locais de partida do voo diário para Miami), destacam-se os passageiros vindos de Fortaleza e João Pessoa. “Temos os que vêm de avião para embarcar aqui, mas muita gente vem de carro e outros meios de transporte. O perfil do passageiro também tem mudado, alcançando pessoas que antes não pensavam em viajar para o exterior e agora já veem esta possibilidade”, ressalta o diretor comercial.

Rotas

A American Airlines atua com 64 voos semanais do Brasil para os Estados Unidos, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador/Recife, Brasília e Belo Horizonte. Até o fim de 2011, a companhia planeja aumentar os voos, e, em julho de 2012, lançar a rota Manaus/Miami. Na rota Salvador/Recife/Miami, o avião é um Boeing 757.
Verçosa diz que mesmo com o crescimento do fluxo de passageiros, a empresa não pensa em aumentar o tamanho do avião. Questionado sobre os problemas ocorridos na última temporada de férias, quando houve queixas de paradas não programadas em San Juan, no Caribe, na volta dos EUA para o Brasil, o diretor da American Airlines reconheceu que o problema aconteceu em seis oportunidades, mas atribuiu a questões pontuais.

“Foram seis escalas no ano passado, ocasionadas pelas condições de peso da aeronave, por excesso de bagagens dos passageiros, e de condições de vento. A aeronave voou duas horas e meia e fez um pouso em San Juan para reabastecer. Casos pontuais, que não justificam a mudança da aeronave. Apenas maior ocupação da classe executiva compensaria a troca”. 


Fonte/Via:Pernambuco.com
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Concorde lance loteria museu


Mas o Concorde Trust disse que permaneceram positivos sobre o projeto de R $ 9 milhões em Bristol, apesar de ser recusado pelo Heritage Lottery Fund (FAN).
presidente Trust Mike Littleton disse: "Embora a decisão é um revés HLF, continuamos determinados a fazer deste projeto uma realidade."
A Save Concorde Group (SCG) disse que os planos eram demasiado ambiciosos e caros.
Ben Lord, presidente da SCG, disse que tinha uma "mais realista" plano que foi "uma fração do custo" e será apresentado à British Airways nos próximos dias.
O plano - chamado Concorde 216 ou Alpha Foxtrot - foi o último da frota a voar quando Concorde foi retirado de serviço pela British Airways, em 2003, devido ao aumento de custos de funcionamento.
A confiança do Concorde planos para o museu em Cribbs Causeway foram primeiramente apresentados em 2007 mas a construção não tenha começado devido à falta de financiamento.
O museu foi dado um impulso £ 840.000 em dinheiro pela Airbus na semana passada, mas tem quase R $ 8 milhões ainda por criar.
"Um apoio esmagador"
Sr. Littleton disse não ver o fracasso HLF como um golpe para atrair outros investidores e que a visão ainda estava para abrir o museu em 2014.
Ele disse que a confiança estava avaliando feedback do FAN, a fim de submeter novamente a sua aplicação no futuro próximo.
Ela também está em busca de outras fontes importantes de financiamento.




"Nós precisamos agora de algum tempo para analisar e decidir os próximos passos, mas continuamos confiantes", disse o Sr. Littleton.
"Nossa equipe profissional fez um lance de primeira classe para o Heritage Lottery Fund com um projeto que foi excepcionalmente bem pesquisado, financeiramente sustentável e, acreditamos, preencheram os critérios de financiamento.
"Dado o enorme apoio que recebemos do público em geral, do governo local, indústria e educação, estamos confiantes de que podemos lidar com as questões e ter sucesso com as nossas ambições."
Deputado disse Littleton feedback do FAN foi que os pedidos de financiamento tinha sido três vezes maior do que o montante disponível e que ele não achava que os planos eram demasiado ambiciosos.
"Este é um dos berços da aviação no Reino Unido, o único com uma história da produção industrial contínua e continua a ser um centro mundial de inovação aeroespacial", disse ele.
"Totalmente possível"
Senhor Senhor, da SCG, disse: "Nós temos dito já há algum tempo que tem havido um certo grau de ambigüidade em que o Confiança Concorde era de sair para conseguir.
"Fizemos apoiá-lo porque era o único plano a ser plenamente exercidas para obter Alpha Foxtrot abrigo, mas também expressou nossas preocupações de que era demasiado ambiciosa em termos de custo do projeto."
Ele disse: "Apesar de tudo isso foi acontecendo, SCG foi olhando para um plano muito mais realista que iria ver Concorde permanecer como centro do palco e oferecer os passeios de classe mundial exclusivo que o anterior" Concorde em Filton exposição 'tinha vindo a oferecer.
"Embora seja em seus estágios iniciais, acreditamos que este plano é totalmente viável e garantiria destaque em curso da associação original desta aeronave com Filton e Bristol como um todo."
O jato foi em Filton desde 2003 e foi fechada ao público em outubro de 2010 para manutenção.
BAE Systems, que detém Filton aeródromo onde o jato é baseado, para fechar a partir do final de 2012, significando uma nova casa em breve terão que ser encontrada para o jato.


Fonte/Via:BBC News
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Infraero deve lançar edital de concurso na próxima semana


A Infraero deverá lançar na próxima semana o concurso de cadastro reserva para candidatos de níveis médio e superior. As provas serão elaboradas pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Já a remuneração inicial oferecida varia entre R$ 1,9 e R$ 4,8 mil, dependendo do cargo escolhido pelo candidato.
Os servidores também receberão benefícios como vale alimentação (R$ 669,50), cesta alimentação (R$ 44,63), auxílio combustível de R$ 150 ao mês, programa de auxílio odontológico e programa de auxílio babá. Os novos servidores serão regidos pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Serão abertas vagas de nível médio para profissionais das áreas de Navegação Aérea e Tráfego Aéreo. Aqueles que possuem nível técnico poderão se candidatar aos postos de profissional de Segurança do Trabalho, de Engenharia e Manutenção e de Meteorologia.

Já aqueles que possuem nível superior completo poderão tentar uma vaga de analista nos cargos de arquivista, assistente social, biólogo, jornalista, publicitário, relações públicas, pedagogo, administrador, advogado, auditor, contador, economista, médico do trabalho, analista de sistemas, arquiteto, engenheiro civil, engenheiro elétrico e engenheiro mecânico, entre outros.

 A empresa - A Infraero é empresa pública nacional vinculada à Secretaria de Aviação Civil. Sediada em Brasília, está presente em todos os Estados brasileiros, reunindo uma força de trabalho de aproximadamente 36.744 profissionais, entre empregados concursados (13.480) e terceirizados (23.294).

A empresa administra desde grandes aeroportos brasileiros até alguns tão pequenos que ainda não recebem vôos comerciais. Ao todo são 67 aeroportos, 69 Grupamentos de Navegação Aérea e 51 Unidades Técnicas de Aeronavegação, além de 34 terminais de logística de carga.


Fonte/Via:Portal do Jornal A Crítica de Campo Grande/MS
 Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Samuel Pereira
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Controladora de voo tieta Ivete Sangalo e põe voo em risco


Uma controladora de voo de São Paulo colocou em risco a segurança do tráfego aéreo ao manter uma conversa informal com a cantora Ivete Sangalo pelo sistema de comunicação dos pilotos. A notícia foi divulgada com exclusividade na última quinta-feira (26) an RedeTV.
O incidente ocorreu em novembro de 2010. A conversa entre a controladora fã de Ivete Sangalo e o avião da artista durou 1 minuto e 14 segundos e fez com que outras aeronaves perdessem contato com a unidade de aproximação de tráfego áereo, que orienta as aeronaves que estão fora da jurisdição dos aeroportos.
A frequência de rádio não é como o telefone. Se uma aeronave está em contato com a torre de controle, outros aviões não conseguem estabelecer contato com o solo, explica Agostinho Aurélio dos Santos, especialista em segurança de voo.
Segundo a RedeTV!, o avião da cantora iria pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
Para João Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, "essa é uma irregularidade grave", pois os controladores de voo são responsáveis por orientar o pouso e decolagem de várias aeronaves simultaneamente. Cada controlador é responsável por gerenciar o tráfego de 10 a 15 aeronaves.
O Ministério da Defesa recomenda que as comunicações dos controladores de voo devem ser as mais breves possíveis. Até mensagens simples como "bom dia" ou "feliz natal" devem ser evitadas. Para os especialistas e ex-pilotos, conversas paralelas colocam a vida dos passageiros em risco.
Gustavo Ferreira, tenente-coronel aposentado da Força Aérea Brasileira, diz que um incidente semelhante ao ocorrido entre o avião de Ivete Sangalo e a unidade de aproximação de tráfego aéreo pode ter contribuído para a queda do avião dos Mamonas Assassinas em 1996. O controlador de voo teria bloqueado a frequência de voo durante 12 minutos.
A assessoria de Ivete Sangalo informou a RedeTV que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre o caso.
Afastada
A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu uma nota na última sexta-feira (27) informando que afastou de suas funções a controladora de tráfego aéreo que manteve uma conversa informal e tietou a cantora Ivete Sangalo pelo sistema de comunicação reservado aos pilotos. O procedimento colocou em risco a operação de aeronaves em São Paulo.



Fonte/Via: Carnasite/RedeTV
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves 
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Grupo12Horas.Aérea

Em Jundiaí, movimento de jatos triplica em cinco anos

Sala de embarque e desembarque vazia. Poucos carros passando pelas ruas que ligam os hangares e movimento pequeno de funcionários. O ambiente vazio, proporcionado pela descentralização dos passageiros em diversos hangares, esconde a transformação do Aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, a 67 quilômetros da capital paulista. O local é hoje um dos principais destinos da aviação executiva na Grande São Paulo, com cerca de 6 mil pousos e decolagens por mês.O número ainda pode ser pequeno se comparado com o de Congonhas, que registra aproximadamente 18 mil pousos e decolagens mensais, mas o trânsito de aviões no aeroporto de Jundiaí triplicou nos últimos cinco anos.
Enquanto em 2005 foram 25 mil pousos e decolagens, em 2010 o número subiu para cerca de 78 mil. Na mesma comparação, o número de aeronaves que pousaram e decolaram em Congonhas caiu de 228 mil para 205 mil, considerando aviação executiva e comercial. No Campo de Marte, na capital paulista, exclusivo da aviação executiva, a movimentação de aeronaves cresceu 45% em igual comparação, chegando a 123 mil pousos e decolagens em 2010.
A saturação dos grandes aeroportos de São Paulo, como Congonhas e Guarulhos, foi a maior indutora desse crescimento na cidade do interior. O aumento do uso de aviões particulares e da demanda por manutenção das aeronaves levou empresas do ramo para Jundiaí. O espaço, porém, já está prestes a se esgotar e as companhias começam a procurar alternativas.
"Atraímos as empresas porque tínhamos lugar para a construção de hangares. Mas hoje só temos mais um espaço, que deve ser licitado em breve, que comporta em média quatro a cinco aviões", diz Ricardo Volpi, superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão que administra o aeroporto. O número de hangares em Jundiaí - que são as empresas que oferecem garagem e manutenção para as aeronaves - passou de 19 em 2006 para 25 em 2011.Manuel Navaro, sócio-gerente da metalúrgica Plasinco, de Várzea Paulista (SP), conta que utiliza o aeroporto pelo menos uma vez por mês a negócios. Até agora, a empresa aluga helicópteros ou monomotores, mas a expectativa é adquirir uma aeronave própria caso o crescimento da empresa exija mais deslocamento dos executivos. "Não tem comparação com o voo comercial. Aqui a gente chega na hora do voo e tem segurança de que não vai atrasar, sem falar do conforto", diz ele.
O comandante Flávio Estiphan, que trabalha como piloto para executivos de um grupo do setor de energia, conta que foi de quatro anos para cá que começaram a usar o aeroporto com mais frequência. Hoje Jundiaí é destino de 40% dos voos do grupo para São Paulo. "Começamos a usar esse aeroporto porque estávamos com dificuldade de utilizar Congonhas, onde o nosso limite de uso é de duas movimentações por dia", diz.
Apesar de mais distante do centro de São Paulo, segundo Estiphan, Jundiaí é a melhor opção para os executivos diante dos frequentes atrasos e cancelamentos de voos na aviação comercial. "A tendência é usarmos cada vez mais o aeroporto de Jundiaí."
A Colt Aviation começou a operar em Jundiaí em agosto do ano passado com garagem e atendimento de voos particulares. A empresa aguarda para os próximos três meses autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar o trabalho de manutenção de aeronaves, que é o foco da empresa lá. "Já trabalhamos em Congonhas há seis anos com táxi aéreo, e começamos a ter muita procura para manutenção de aeronave de terceiros, mas não era possível expandir por falta de espaço", conta Alexandre Eckmann, sócio-presidente da Colt Aviation.
O hangar concedido à Colt Aviation por 34 anos pelo Daesp terá capacidade para fazer a manutenção de cerca de dez aeronaves por dia da linha Learjet. A empresa investiu R$ 1 milhão para equipar o espaço. "O tempo é sempre bom no aeroporto de Jundiaí, sem neblina, e podemos operar 24 horas", diz Eckmann sobre as vantagens do local. Segundo ele, a empresa estava há três anos tentando obter uma concessão no aeroporto.
Para permitir o aumento da utilização do local, o Daesp investiu R$ 4,5 milhões de 2008 a março deste ano em obras como a construção de torre de controle, pavimentação do pátio de aeronaves e substituição do farol rotativo. Em 2011 ainda serão investidos mais R$ 1,8 milhão. Segundo Ricardo Volpi, mesmo com o aumento da movimentação, a administração do aeroporto não é lucrativa. "A construção da torre de controle foi necessária para o aumento do número de pousos e decolagens, mas é um serviço terceirizado e caro", diz. O Daesp não abre os números de gastos e receitas por aeroporto.
A TAM Aviação Executiva (TAM AE) deixou em 2004 o aeroporto de Congonhas e transferiu suas atividades para Jundiaí. A mudança permitiu que a empresa aumentasse o atendimento com manutenção de 20 aeronaves por dia para 60, segundo o gerente-geral da empresa, Roberto Fajardo. A empresa, explica, estava em busca de alternativas devido à saturação de Congonhas. "Tínhamos uma demanda maior e não conseguíamos atender em São Paulo", diz. A empresa escolheu Jundiaí por haver um plano estadual de melhoria da estrutura do aeroporto e hoje possui o maior hangar no local.
Segundo eles, o aumento do movimento no aeroporto se acentuou a partir de 2007, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) restringiu o número de voos em Congonhas. "Também notamos um aumento no uso de aeronaves particulares por executivos, não sei se por causa do desenvolvimento econômico, ou pelas dificuldades das linhas regulares suprirem o mercado", diz Fajardo.
O crescimento da demanda por manutenção e garagem de aviões executivos fez com que a companhia expandisse seus planos além de São Paulo e chegasse a Minas Gerais, Brasília e Ceará. Em Belo Horizonte (MG), no aeroporto de Pampulha, as atividades da TAM AE já começaram com capacidade de atender sete aeronaves por dia.
Em Brasília, a empresa começará em breve a realizar apenas atendimento dos voos particulares, sem garagem, para suprir a demanda de quem passa pela cidade. Em Fortaleza (CE), ela deve começar a operar no fim de 2012 para atender os clientes do Norte e Nordeste com serviço semelhante ao de Jundiaí e atendimento de 50 aeronaves por dia.


Fonte/Via:Valor, 30/05/2011/Administradores
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