Grupo12Aérea

TAM e GOL perdem 4,6 pontos de quota de mercado Azul distancia-se de Webjet, Trip e Avianca

A TAM e a GOL, as duas maiores companhias aéreas brasileiras, perderam em Outubro 4,6 pontos de quota de mercado, concentrando ainda assim 82,1% do tráfego doméstico e internacional transportado neste mês, pela crescente penetração de quatro companhias, a Azul, a Webjet, a Trip e a Avianca, que alargaram a sua fatia de mercado de 12,5% para 17,3%.
Esta é um perfil de evolução comum a diversos sectores, nomeadamente quando surgem novos players ou quando players já existentes se reforçam para tirar partido do mercado em crescimento, pelo que naturalmente a companhia que mais perde quota de mercado é a TAM, que baixa 2,9 pontos, para 51,8% do tráfego total, e depois a GOL, que baixa 1,7 pontos, para 30,3%.
A novidade é, assim, que a Azul continua não só a ganhar quota de mercado, subindo 1,9 pontos, para 6,9% do total de tráfego transportado por companhias aéreas brasileiras, como a ganhar mais que as concorrentes Webjet, Trip e Avianca, que se contam entre as companhias que mais têm reforçado as posições de mercado.
A Azul, que há um ano tinha mais 0,7 pontos de quota de mercado que a Webjet em Outubro aumentou a diferença para 2,5 pontos, em relação à Trip passou de 3,4 para 4,0 pontos e para a Avianca subiu de 3,0 para 3,7 pontos, embora estas três companhias também tenham ganhos quota de mercado, respectivamente de 0,2 pontos, para 4,4%, de 1,3 pontos, para 2,9%, e de 1,3 pontos, para 3,2%.
No mercado doméstico, que é onde se trava “a grande batalha”, a Azul ganhou 2,5 pontos de quota de mercado em Outubro, atingindo 9,1%, enquanto a Webjet, que está em processo de ser comprada pela GOL, ganhou 0,2 pontos, para 5,8%, a Trip ganhou 1,7 pontos, para 3,8%, e a Avianca ganhou 1,2 pontos, para 3,7%.
Estas quatro companhias somaram 22,5% do tráfego doméstico, mais 5,6 pontos que há um ano, retirados basicamente à TAM, que baixou 3,6 pontos, para 39,6%, e à GOL, que baixou 1,9 pontos, para 37,1%.
Estes dados mostram que embora o mercado doméstico brasileiro, por um lado, está menos concentrado nas duas grandes e, por outro, está mais concentrado nas seis maiores, que transportaram 99,2% do tráfego, quando há um ano tinham 99,1%.
No segmento de voos internacionais, a TAM não só manteve como reforçou em Outubro a liderança destacada, com 88,5% do tráfego transportado, mais 0,8 pontos que há um ano, beneficiando designadamente do decréscimo da GOL em 2,3 pontos, para 10%.
A Avianca, que há um ano não tinha operações internacionais, este ano obteve uma quota de mercado de 1,6%.


As informações são"PressTur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.