Grupo12Aérea

Notícias»Ciência Nasa recria supernova vista há 2 mil anos

Um misterioso evento observado no céu há quase dois mil anos foi elucidado por pesquisadores americanos.


Cientistas conseguiram, finalmente, explicar porque a explosão estelar RCW 86 é tão maior do que o esperado e recriar como ela teria ocorrido.



As observações foram feitas com o Telescópio Espacial Spitzer e  Wide-field Infrared Survey Explorer, ou WISE, da Nasa, equipamentos que medem radiação infravermelha.  A equipe liderada por Brian J. Williams, da Universidade Estadual de North Carolina, publicou as descobertas no Astrophysical Journal.
Conto chinês
Em 185 DC, astrônomos chineses notaram uma estrela que misteriosamente apareceu no céu e ali ficou por cerca de oito meses. Somente séculos depois, em 1960, cientistas determinaram que o objeto misterioso foi a primeira supernova documentada.  As supernovas são explosões que anunciam a morte de uma estrela.
Astrônomos acabaram determinado que a “estrela” vista no século I  era a luz da supernova RCW 86, localizada a 8 mil anos-luz de distância. O problema é que os restos dessa explosão eram duas ou três vezes maiores do que o que seria esperado de uma supernova observada há 2 mil anos.  Para se ter uma noção do seu tamanho, se ela pudesse ser vista hoje no nosso céu, em infravermelho, pareceria maior do que a Lua cheia.
Com os dados do telescópio, os astrônomos puderam determinar o por quê: o evento foi uma supernova "Tipo Ia" , criada pela morte relativamente tranquila de uma estrela como o Sol. O astro, então, encolheu para uma estrela menor, uma anã-branca. As observações indicam que a anã-branca deve ter explodido em uma supernova quando foi abastecida por material vindo de alguma estrela vizinha.
O estudo provou que uma anã branca pode criar uma cavidade em torno de si antes de explodir. Essa ausência de matéria ao seu redor explicaria porque os restos da RCW 86 se espalharam tanto: o material ejetado teria viajando muito rápido, sem nada em torno .



As informações são"Info Online".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.