Grupo12Aérea

Dia do Aviador e Semana da Asa agitam o mês de outubro

No dia 23 de outubro de 1906, a humanidade alcançou o sonho de voar como os pássaros. Foi nesse dia que Santos Dumont levantou voo com o seu 14 Bis, o primeiro voo de um aparelho mais pesado do que o ar. Estava dada a largada para o início da história da aviação, o meio mais rápido de locomoção já desenvolvido pelo homem. 

É por isso que há tanto o que comemorar nesse dia, e pipocam pelo país eventos que lembram a importância da aviação no mundo. A Semana da Asa, de 19 a 26 de outubro, reforça a solenidade da data. O dia da Força Aérea Brasileira também é comemorado no dia 23. Enfim, outubro é o mês da aviação. 

Apesar da polêmica sobre quem inventou a primeira aeronave, se Santos Dumont ou os Irmãos Wright , que viviam nos Estados Unidos e eram construtores de bicicletas e fabricaram o Flyer - primeiro avião registrado na história da aviação dotado de manobralidade longitudional e vertical – a relevância de Dumont é indiscutível. 

Santos Dumont sempre foi fascinado por máquinas. Em 1891, visitando Paris com o pai, teve contato com os primeiros motores à explosão interna. Envolveu-se com o automobilismo e trouxe para o Brasil o primeiro automóvel que rodou pelas ruas de São Paulo. Em 1898 ele projetou o seu primeiro balão e depois disso criou uma série de dirigíveis, alguns voando com sucesso e outros não. Muito se falou sobre esses feitos em todo o mundo, de forma muitas vezes irônica e sensacionalista.

O 14 Bis percorreu pouco mais de 200 metros em seu primeiro voo, em 23 de outubro de 1906. E, ao contrário do Flyer dos irmãos Wright, não precisava de trilhos, catapultas e ventos contrários para alçar voo. Daí seu grande feito ter sido reconhecido em todo o mundo. 

Curiosa é a estrutura do 14 Bis, uma aeronave tipo canard. Em francês, canard significa pato. As asas ficam bem na parte traseira do avião, formando um V para a frente, como as asas de um pato voando, enquanto o profundor ou leme ficam ligados à parte da frente, direcionando a aeronave. O piloto ia sentado atrás, próximo às asas do avião. Não é fácil voar assim, mas ele conseguiu. Os outros aviões que surgiram depois já tinham as asas mais na parte central ou dianteira. 

Mas as controvérsias não param por aí. Há quem diga que aeronaves estiveram voando pelo céu antes das invenções de Santos Dumont e dos Wright. O que importa é a iniciativa de todos esses inventores que dedicaram seu tempo para desenvolver formas de facilitar a vida por meio de suas ideias. 



As informações são"360 Graus por Sara Nanni".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.