Grupo12Aérea

Brasil deve se tornar maior fonte de receita da TAP em 2012

O Brasil deve passar Portugal no ano que vem como a maior fonte de receita para a TAP. No ano passado, o país europeu respondeu por 29% da receita da empresa, enquanto o Brasil ficou com 21%. No primeiro semestre de 2011, essa proporção foi mantida, mas Luiz Gama Mór, vice-presidente da TAP, acredita que haverá a inversão a partir do ano que vem, motivada pela crise econômica europeia.

Mór afirmou que a empresa portuguesa não está ameaçada pela atual crise, uma vez que tem diversificado seus destinos, investindo no Brasil, Norte da África e Leste Europeu.

"A partir do ano que vem o Brasil será provavelmente o maior mercado da TAP", disse Mór, que participou do 39º Congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), no Rio de Janeiro. "A dispersão da receita é uma vantagem. A África e a Europa do Leste têm nos ajudado", acrescentou, lembrando que o problema maior está em Portugal e Espanha.

Mas, segundo ele, "o Brasil vai ser [um país] chave, evidentemente". O executivo acrescentou que, atualmente, a maior dificuldade no mercado brasileiro é o patamar do câmbio. "O Brasil está muito caro", afirmou.

No Brasil, a companhia portuguesa tem 74 voos semanais, para 10 cidades, sempre a partir de Portugal. Esse ano foi lançado uma rota ligando Porto Alegre ao país europeu. Nessa estratégia, Lisboa se tornou um hub, ligando cidades brasileiras a mais de 50 destinos na Europa.

O número de frequências realizadas pela TAP para o Brasil cresceu 221% entre 2001 e 2011. Este ano, entre janeiro e setembro, o número de frequências subiu 6% na comparação com os nove primeiros meses do ano passado.

O número de passageiros transportados em voos para o Brasil aumentou 7% nos nove primeiros meses de 2011, em relação a igual período de 2010, chegando ao volume total de 1,550 milhão passageiros.

Em 2010, a TAP transportou 9,087 milhões de passageiros, um aumento de 7,7% em relação ao ano anterior e obteve crescimento de seis pontos percentuais na taxa de ocupação das aeronaves, passando de 68,5% para 74,5%.

A empresa fechou o ano passado com lucro líquido de 62,3 milhões de euros e Luiz Gama Mór, apesar da crise, afirmou que a companhia continuará no azul em 2011, embora não tenha feito projeções. Mór lembrou ainda que a TAP tem ainda uma encomenda de 12 A350-300 com a Airbus, que deverão se entregues a partir de 2015.


As informações são"Economia.UOL por Guilherme Serodio | Valor".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves  

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.