Grupo12Aérea

Helicóptero Águia ajuda no combate ao incêndio na Serra

O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e funcionários da Diretoria de Viação e Serviços Públicos, da Prefeitura de Itupeva, montaram, na manhã desta quarta-feira, uma força tarefa para combater o incêndio, que destruía a mata nativa, na Serra da fazenda Inhandjara.

Cerca de trinta homens, com auxílio de caminhões pipas, adentraram a mata para combater os focos de incêndio que, segundo a Defesa Civil de Itupeva, já destruíram cerca de 30% da vegetação da serra.

A equipe do Jornal Itupeva acompanhou, de perto, o trabalho dos bombeiros e funcionários da Prefeitura Municipal, que estavam sob comando do sargento Coutinho e do chefe da Defesa Civil, Marco Randa.

As chamas começaram há oito dias, quando os trabalhos de combate ao fogo foram iniciados. O helicóptero Águia sobrevoou e jogou milhares de litros de água na mata, principalmente nos locais de difícil acesso, onde os bombeiros não tiveram acesso. 

Os trabalhos só foram interrompidos ao anoitecer, porém, terá continuidade na manhã desta quinta-feira, 
provavelmente com novo apoio do helicóptero.

O sargento Coutinho disse que “a dificuldade no combate ao fogo é grande, devido o local ser de difícil acesso e as mangueiras não alcançarem os principais focos, devido à grandiosidade da mata”. 

Coutinho também afirmou que “o fogo se alastra por debaixo das folhas e galhos secos. Um terreno fofo que, diante a alta temperatura, facilita a expansão das chamas”. Ele também afirmou que boa parte do foco já foi controlada e que a fumaça, que as pessoas enxergam a longa distância, não se trata de chamas, mas, sim, de raízes e grandes troncos úmidos que geram a nuvem de fumaça.

Quanto às labaredas, ele disse que isso ocorre devido ao vento, que acende a madeira já queimada, causando novas chamas. “Este fato faz com que o fogo se alastre, porém, devido ser em local de difícil acesso, fica muito difícil combatê-la, uma vez que a vida humana também tem que ser preservada”.

Do alto da serra, o helicóptero Águia é fotografado em combate às chamas. 


Usuário de drogas é encontrado com fósforos na mata.
Incêndio pode ter sido criminoso


O Corpo de Bombeiros de Itupeva acredita que o fogo, na Serra Inhandjara, foi criminoso, ateado por “malandros” que utilizam o local como ponto para uso de substâncias químicas entorpecentes.

Na manhã da última quinta-feira, quando era iniciada a operação de combate ao fogo, um rapaz foi flagrado no interior da mata. Ele se arrastava e pedia socorro, com evidência de estar sob efeitos de drogas. 

Já na manhã de ontem, quarta-feira, outro jovem, usuário de crack, também foi localizado na mata. 

Com ele foram encontrados duas caixas de fósforos, uma pedra de crack e uma lata de refrigerante vazia, usada como “cachimbo”, para o uso do entorpecente. 

Acredita-se que estes viciados podem ser os responsáveis pelo incêndio, que há uma semana destrói a mata local. O acusado foi conduzido pelos soldados Fernando, Peixoto e Policiano 
à delegacia de Polícia de Itupeva, para averiguação.


As informações são"Jornal de Itupeva Online".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Santos 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.