No sábado (24), a companhia cedeu uma aeronave e tripulantes para a realização de um voo-teste organizado pelo DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, responsável pelo controle estratégico do espaço aéreo brasileiro, utilizando procedimentos RNP (Performance de Navegação Requerida), que visam reduzir o ruído, economizar combustível e a emissão de gases poluentes na atmosfera.
O voo partiu do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim e realizou aproximação no Aeroporto Santos-Dumont, na mesma cidade. Nesse processo, o comandante realiza um voo com uma trajetória de aproximação mais precisa e constante. Dessa maneira, além de todas as economias conferidas, proporciona melhor condição para a visualização da pista, o que garante um pouso ainda mais seguro e confortável”, explica Adalberto Bogsan, vice-presidente Técnico da GOL.
O voo-teste foi o primeiro passo para que a companhia seja homologada e obtenha autorização para praticar esse tipo de procedimento em seus voos de linha.
Em maio deste mesmo ano, a GOL contratou a GE Aviation PBN Services para consultoria visando obter autorização da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar procedimentos com RNP. Este recurso permite a otimização do espaço aéreo por meio de trajetórias mais precisas, sem depender de sinais terrestres de rádio-navegação. A exatidão e confiabilidade da RNP ajudam, também, os controladores de tráfego aéreo a diminuir os atrasos dos voos e aliviar os congestionamentos.
As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves