Grupo12Horas.Aérea

NASA está prestes a dizer adeus ao robô Spirit que gelou em Marte

A NASA faz esta quarta-feira a última tentativa para comunicar com o robô Spirit que está em Marte. O robô deixou de comunicar para a Terra em Março de 2010, depois de ficar preso num banco de areia um ano antes.
O veículo foi lançado em 2003 (NASA)
“A NASA está a terminar as tentativas de recuperar o contacto com o Spirit, que fez a última comunicação a 22 de Março, de 2010”, explicou o comunicado da NASA.

O Spirit foi enviado em 2003 e caiu em Marte em 2004, era uma espécie de geólogo que foi analisar as rochas para compreender o que aconteceu à água de Marte, ao longo da história do planeta. O robô de 180 quilogramas e com seis rodas tinha painéis solares que alimentavam os sistemas de aquecimento que o mantinham mais quente no Inverno gelado de Marte.

A NASA fez contas oficiais para três meses de actividade, mas o robô viveu normalmente durante cinco anos até ficar preso em 2009, num extremo da cratera de Tróia, num planalto do Hemisfério Sul. A NASA defende que os painéis solares não se mantiveram no melhor ângulo para receber energia e alimentar os aquecedores.

Marte está a entrar na Primavera, e a equipa da NASA esperava que o Spirit ganhasse energia suficiente para comunicar, mas teme que os danos feitos pelo Inverno gelado tenham comprometido vários sistemas do robô.

“Não acreditamos mais que haja uma probabilidade de ouvirmos o Spirit”, dizia a NASA no comunicado. Todos os satélites utilizados neste esforço vão agora dedicar-se ao robô Curiosity, a próxima geração para estudar o planeta vermelho.

Este laboratório com rodas vai tentar perceber se Marte alguma vez teve as condições químicas necessárias para suportar vida. O lançamento de Curiosity – Laboratório Cientifico de Marte, será entre 25 de Novembro e 18 de Dezembro. A melhor janela de tempo para se enviar o módulo para o planeta, depois disso terá que se esperar mais dois anos até nova oportunidade.

Entretanto, o companheiro de Spirit, o Opportunity, lançado no mesmo ano para o planeta vermelho, continua a caminhar pela paisagem marciana. Apesar dos efeitos da idade já se fazerem notar – as articulações do braço do robô já não funcionam bem e os técnicos puseram-no a andar de marcha atrás, para gastar o lado oposto dos dentes da caixa de velocidades, que têm sido menos usados –, o Opportunity continua a enviar dados válidos para a Terra.

O destino da viagem corrente do robô, que agora está sozinho, qual Wall-E marciano, é a cratera Endeavour, que tem um diâmetro de 22 quilómetros. Os cientistas defendem que o impacto desta cratera expôs rochas com minerais de argila formados entre 4 e 4,5 mil milhões de anos atrás. Na sua formação, estes minerais estiveram submetidos a água neutra – o tipo de condição que pode também ter suportado vida microscópica.


Fonte/Via:Público.pt
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Denilson Pereira

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.