Grupo12Horas.Aérea

Há muito Tempo: Primeiro vôo comercial do Concorde para o Brasil foi há 24 anos

O supersônico Concorde inaugurou uma de suas primeiras rotas em um vôo Paris-Rio, há 24 anos, pousando no aeroporto internacional do Rio, o Galeão, em 21 de janeiro de 1976.

Seis anos depois, no entanto, a rota, operada pela Air France, foi desativada por causa de seu alto custo e da concorrência os preços das passagens costumavam ser 20% mais caros do que o de outros tipos de aviões, em razão do Concorde consumir muito combustível.

O Concorde, no entanto, já havia aterrissado em terras brasileiras antes, em um vôo experimental realizado em setembro de 1971 e em vôos para convidados em 1974.

O primeiro acidente com o supersônico foi registrado na tarde desta terça-feira, em cidade próxima à Paris, onde um Concorde da Air France que ia para Nova York caiu em cima de um hotel-restaurante. Pelo menos 113 pessoas morreram.

Congestionamento

No vôo experimental de 1971 para o Brasil o Concorde causou um dos maiores congestionamentos já vistos à época na região do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), onde pousou depois de passar pelo Rio. Os curiosos paravam seus carros em locais proibidos para ver a aeronave pousar.

Ao chegar a São Paulo, o avião quebrou recorde de velocidade. Conseguiu pela primeira vez atingir velocidade duas vezes maior que a do som em 22 minutos após a decolagem ( o recorde anterior era de 25 minutos).

Cinco anos depois, quando foram inauguradas as primeiras rotas comerciais do supersônico, o Rio foi uma das cidades escolhidas para fazer parte do trajeto da aeronave. Além do trajeto Paris-Rio, o avião começou no mesmo dia, 21 de janeiro, a fazer a rota Londres-Bahrein. A Air France tentou fazer a inauguração com a rota Paris-Nova York, mas não obteve licença das autoridades americanas.

A alegação dos norte-americanos era de que ainda estava sob análise o impacto que o supersônico poderia trazer nas grandes cidades, causando poluição sonora.

No Brasil, o sucesso do avião, no início da operação da rota Paris-Rio, foi enorme. Concorde virou nome para salões de beleza e restaurantes.

Depois do fim da rota comercial, houve algumas viagens excepcionais do supersônico para o Brasil. Em 1992 o avião trouxe o então presidente da França, François Miterrand, para a Rio-92. Em janeiro de 96, uma operadora de turismo francesa fretou um vôo para o Brasil no mês em que o Concorde comemoraria o aniversário de 20 anos da inauguração da rota Paris-Rio se esta ainda existisse.


Fonte/Via:Folha Online
 Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves 

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.