“Tenho o prazer de informar a melhoria contínua que tivemos durante o primeiro trimestre de 2011, apesar do aumento significativo dos preços dos combustíveis ano a ano. Esta evolução foi o resultado do nosso comprometimento rigoroso em buscar as prioridades corporativas que têm apoiado a transformação da Air Canada”, disse Calin Rovinescu, Presidente e CEO.
No primeiro trimestre de 2011, as receitas de passageiros do sistema aumentaram CAD$ 216 milhões dólares, ou 10,3% em relação ao primeiro trimestre de 2010 sobre um cres cimento de 5,7% no tráfego, e 4,2% de melhoria no yield. A capacidade do sistema aumentou 7,7% desde o primeiro trimestre de 2010, resultado do aumento de capacidade implementado após o primeiro trimestre de 2010, que continuou no primeiro trimestre de 2011, apoiado por um aumento de 7.3% na utilização de aeronaves. O crescimento de 4,2% do yield refletiu, principalmente, em um aumento das tarifas e sobretaxas de combustível para compensar parcialmente os preços do combustível. As receitas da cabine Premium cresceram CAD$ 57 milhões, ou quase 13% em relação ao mesmo trimestre de 2010, devido, principalmente, ao crescimento de 12% no tráfego. A receita de passageiros por assento disponível (RASM, na sigla em inglês) aumentou 2,2% em relação ao primeiro trimestre de 2010 devido à melhoria do yield. Excluindo o impacto desfavorável do câmbio nas receitas em moeda estrangeira, o RASM aumentou 3,3% no primeiro trimestre de 2011.
As despesas operacionais aumentaram CAD$164 milhões, ou 6% em relação ao primeiro trimestre de 2010, principalmente devido ao crescimento da capacidade de 7,7%, e ao aumento no preço dos combustíveis de CAD$ 123 milhões, ou 20%, em relação ao trimestre do ano passado. O impacto da valorização do dólar canadense em despesas em moeda estrangeira compensou parcialmente esses aumentos (o que reduziu as despesas operacionais em CAD$ 63 milhões, quando comparado ao primeiro trimestre de 2010). A iniciativa do Programa de Transformação de Custo da Air Canada (“CTP”, na sigla em inglês) também reduziu diversas categorias de despesa operacional.
O custo unitário no primeiro trismestre de 2011, mensurado pela despesa operacional de assento disponível por milha voada (CASM, na sigla em inglês), decresceu 1,4% em comparação ao primeiro trimestre de 2010. Excluindo os gastos com combustível, o CASM diminuiu 5,3% ano a ano. Comparado com o quarto trimestre de 2010, o impacto favorável da valorização do dólar canadense em m oeda estrangeira, denominados de despesas operacionais (principalmente dólares americanos), o crescimento da capacidade, o impacto das iniciativas de CTP, assim como aumentos na utilização das aeronaves e etapa média, contribuíram para a diminuição do CASM ano a ano.
A Air Canada reportou um prejuízo líquido de CAD$19 milhões no primeiro trimestre de 2011, comparado a um prejuízo líquido de CAD$112 milhões no primeiro trimestre de 2010. O prejuízo líquido no primeiro trimestre de 2011 incluiu ganhos cambiais de CAD$104 milhões, enquanto o prejuízo líquido do primeiro trimestre de 2010 incluiu ganhos cambiais de CAD$ 123milhões.
A Air Canada anunciou perdas por ação diluída de CAD$0,07 no primeiro trimestre de 2011, sobre uma base não corrigida. A companhia relatou um prejuízo por ação diluída, em uma base ajustada, de (CAD$0,45) no primeiro trimestre de 2011 comparado a um prejuízo por ação diluída, em uma base ajustada, de (CAD$0,85) no primeiro trimestre de 2010. O prejuízo por ação diluída no primeiro trimestre de 2011 foi ajustado para remover os ganhos de CAD$104 milhões em moeda estrangeira. A perda por ação diluída no primeiro trimestre de 2010 foi ajustado para eliminar os ganhos da Air Canada em moeda estrangeira de CAD$123.
Em 31 de março de 2011, o caixa da Air Canada, caixa equivalente e investimentos em curto prazo, somaram CAD$2.114 bilhões, representando 19% da receita operacional de 2010.
A Air Canada espera que o aumento no seu sistema de capacidade em 2011 seja na faixa de 4,5 a 5,5% e planeja aumentar sua capacidade doméstica em todo o ano de 2011 em até 1,5%. Em resposta ao alto preço do combustível, a Air Canada planeja aumentar seu exercício pleno no sistema de capacidade em 2011, medido por assentos disponíveis por milha voada (ASMs), de 3,5 para 4,5%, e planeja diminuir a capacidade ASM doméstica no ano de 2011 em até 0,5%, respectivamente, a partir dos níveis de 2010. O aumento do sistema de capacidade está previsto para ser alcançado principalmente através da utilização de aeronaves da frota atual da Air Canada. A companhia espera que seu CASM do ano de 2011, excluindo gastos com combustível, diminua 2% em relação ao nível de 2010.
Para o segundo trimestre de 2011, a Air Canada planeja aumentar seu sistema de capacidade ASM de 5,5 para 6,5% em relação ao segundo trimestre de 2010 e espera que a CASM, excluindo despesas com combustível, diminua a partir do segundo trimestre de 2010 de 0,5 para 1,5%.
A Air Canada tinha projetado o EBITDAR no primeiro semestre de 2011 aproximadamente no mesmo nível do primeiro semestre de 2010. A Air Canada espera agora que o EBITDAR do primeiro semestre de 2011 ultrapasse em até 5% o EBITDAR do primeiro semestre de 2010.
Em meados de 2009, a Air Canada lançou a CTP, identificando e implementando iniciativas com o objetivo de gerar ganhos de receita anual e reduzir custos, inclusive através de contrato, processo de melhorias operacionais e ganhos de produtividade. Para 2010, a Air Canada tem alcançado e emitido benefícios anuais de CAD$330 milhões, CAD$30 milhões a mais do que o seu objetivo CTP de CAD$300 milhões programados para 2010 – o resultado de ter concluído as iniciativas CTP planejadas para 2011 antes do esperado. A Air Canada também obteve CAD$400 milhões de sua meta CTP global para o final de 2011 de CAD$530 milhões, com base em uma taxa de execução. Na visão da Air Canada, a CTP é uma das prioridades mais importantes. A transformação de custos e a melhoria contínua seguem sendo objetivos fundamentais daqui para frente, além do alcance e da realização dos objetivos CTP.
As perspectivas da Air Canada presumem que a economia norte-americana continuará a se recuperar em 2011. Além disso, a empresa espera que o dólar canadense seja comercializado, em média, em CAD$0,97 por dólar americano no segundo trimestre de 2011, e CAD$0,98 por dólar americano para o ano todo de 2011. A empresa também prevê que o preço do combustível seja, em média, 90 centavos por litro para o segundo trimestre de 2011 e 88 centavos por litro para o ano todo de 2011.
Fonte/Via:Aviação Brasil
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