Grupo12Horas.Aérea

Aeroclube de Piracicaba realiza primeiro voo após acidente


O Aeroclube de Piracicaba retomou os voos neste sábado (21), após o acidente com o bimotor Sêneca que matou quatro pessoas no dia 16 de maio. O primeiro voo realizado foi de navegação (de uma cidade a outra) e deve ser finalizado por volta das 16h.
Segundo o presidente do aeroclube, Fernando do Valle Pavan, houve uma reunião com os instrutores para motivá-los e reforçar a segurança. “Ainda estão todos muito abalados, por isso essa conversa de incentivo foi necessária antes do voo”, conta.
O voo de instrução é necessário para retirar tanto o registro de Piloto Privado ( 40 horas), quanto o de Piloto Comercial (150 horas). “O aluno precisa aprender na prática como lidar com a bússola, com os equipamentos, com o tempo, enfim, com todos os instrumentos vistos na teoria”, explica Pavan.
O aeroclube, que tem atualmente 75 alunos, suspendeu temporariamente a viabilização de carteira para bimotor, já que o único avião deste modelo que possuía foi completamente destruído no acidente. “Segundo me informaram, o maior destroço do avião tem cerca de 1 metro, foi perda total mesmo e agora precisamos comprar outro”, afirma o presidente. Os voos realizados são em monomotor.
DestroçosO aeroclube de Piracicaba aguarda a autorização oficial do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), que já finalizou a perícia, para retirar os destroços do avião do local do acidente.
Segundo Pavan, o trabalho deverá ser feito com a supervisão do órgão. “Quando nossa ida for oficialmente liberada, vamos precisar de ajuda do Águia (helicóptero) ou da FAB (Força Aérea Brasileira), já que o acesso à área é muito difícil”, afirma o presidente.
Investigação
O presidente do aeroclube de Piracicaba afirmou que a probabilidade de serem descobertas as causas do acidente aéreo é de 50%, já que o bimotor não possuía caixa-preta.
De acordo com Pavan, a aeronave estava em ótimo estado e havia passado por uma revisão no dia 13 de maio, em Americana. A empresa responsável pela manutenção do bimotor confirmou a última vistoria, mas preferiu não se pronunciar sobre o acidente.
“O que importa em uma aeronave não é o seu ano de fabricação, mas sim a frequência da revisão, já que nesses momentos ela é praticamente montada de novo. E só estando dentro dos parâmetros é que a Anac (Agência Nacional de Aviação) libera os vôos”, destaca Pavan.
As investigações sobre as causas do acidente serão mantidas em sigilo. Um relatório detalhado só deve ser concluído e divulgado dentro de 90 dias.
O acidente
O bimotor Sêneca voltava São José do Rio Preto quando, por volta das 22h30 da segunda-feira (16), fez o último contato com a Força Aérea Brasileira, em Pirassununga, avisando que estava a 10 minutos de Piracicaba. Segundo o aeroclube, o voo era a última etapa do curso dos alunos, após cumprirem todas as horas teóricas.
A aeronave foi localizada 12 horas depois do desaparecimento, pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. A operação foi em conjunto com a FAB que enviou um helicóptero e um avião na manhã de terça-feira (17). Segundo o grupamento aéreo, os policiais reconheceram o bimotor pela letra "S" escrita na parte externa do avião, que trazia o escrito "Sierra".
O bimotor foi encontrado em uma mata fechada entre a Serra de São Pedro e a Serra de Itaqueri, a 38 quilômetros de Piracicaba, segundo especificação da FAB.


Fonte/Via: EPTV
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e deResponsabilidade de:Priscilla Campos

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.