Depois do fechamento do balcão de atendimento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no aeroporto Leite Lopes, os passageiros das companhias aéreas passaram a registrar as queixas apenas pelo 0800, desde o mês passado.
No entanto, mesmo com esse canal de comunicação disponível, não há qualquer garantia que o usuário terá sua reclamação apurada pela agência ou mesmo receberá retorno sobre o andamento do caso.
A reportagem do A Cidade testou o serviço ao registrar uma queixa contra uma companhia no dia 24 de março, depois que o atraso de um voo causou tumulto no aeroporto.
Do Leite Lopes, ligamos para o 0800. No primeiro momento, não houve qualquer dificuldade para falar com as atendentes.
Do Leite Lopes, ligamos para o 0800. No primeiro momento, não houve qualquer dificuldade para falar com as atendentes.
Já a reclamação foi formalizada em 10 minutos. Portanto, 20 dias depois não houve qualquer retorno sobre o andamento do processo. As atendentes informaram que uma primeira resposta seria enviada para o e-mail dentro de 10 dias.
A reportagem constatou no site da Anac que não houve qualquer avanço na investigação sobre o porque do atraso do voo, e se a empresa pelo menos teria sido notificada. Na internet aparece apenas que o processo aberto encontra-se em providência.
Para registrar a reclamação, é preciso informar os dados pessoais do repórter, do voo - como origem e destino. Depois de relatar o problema, a atendente elabora um texto e lê para aprovação, antes de concluir o processo. Ela ainda informa os direitos do consumidor no caso de atrasos e cancelamentos.
Após concluir o registro da queixa, a agência informa um número de protocolo para que o passageiro possa acompanhar o andamento pela internet.
Para os usuários, a Anac trata os passageiros com descaso. "Antes tínhamos a comodidade de ter o balcão da Anac no aeroporto, mas agora tiraram e pedem para usar o telefone. Mas não funciona", diz o advogado Pablo Meirelles.
Sobre o teste realizado por A Cidade, a Anac informou que não há prazo regulamentado para que as empresas respondam a manifestações de usuários.
A agência diz que se compromete a responder apenas, dentro de 15 dias, informação sobre serviços prestados por ela.
Já em relação ao andamento da reclamação formalizada pela reportagem de A Cidade, a assessoria de imprensa informou que uma notificação foi encaminhada à empresa aérea e ainda encontra-se pendente de resposta.
Fonte/Via: Jornal A Cidade por Wesley Alcântara
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.
O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de: Denilson