Grupo12Horas.Aérea

TAP sobe ganhos na aviação, mas grupo fica no vermelho


Apesar de 2010 não ter sido um bom ano para a aviação comercial, em especial na Europa, a TAP conseguiu chegar a Dezembro com um aumento de 8,7% dos lucros, que atingiram 62,3 milhões de euros, anunciou ontem a empresa. Isto tendo em conta apenas o negócio do transporte aéreo, porque o resultado consolidado do grupo - que engloba as tradicionalmente deficitárias Groundforce e TAP Manutenção & Engenharia Brasil - deverá ainda ficar no vermelho.
Para os lucros da TAP SA, a holding para o negócio da aviação, "contribuiu decisivamente o aumento das vendas no estrangeiro, nomeadamente nos mercados brasileiro (mais 55% do que em 2009) e angolano (mais 30%)", salientou em conferência de imprensa o presidente da empresa. Fernando Pinto lembrou, aliás, os "múltiplos efeitos adversos" que a companhia enfrentou no ano passado, como o agravamento em 45%, face a 2009, da factura com combustíveis, que saltou para 523 milhões de euros.
"As melhorias [de exploração] verificadas permitiram ainda absorver os prejuízos provocados pela nuvem de cinzas do vulcão islandês, pelos conflitos dos controladores aéreos franceses e espanhóis e pela quebra de tráfego provocada pela catástrofe na Madeira, rota da TAP com o maior número de passageiros", explicou a transportadora aérea portuguesa.
Apesar de todas as adversidades, a companhia transportou 9,077 milhões de passageiros no ano passado, mais 7,7% do que em 2009, com as vendas totais (passagens, carga aérea e serviços de manutenção) a crescerem 15,4%, para 2,221 mil milhões de euros. Os custos de exploração também aumentaram, para 1,9 mil milhões de euros (+18,75%), sobretudo devido à factura com combustíveis, mas os resultados operacionais conseguiram ficar 55,4% acima dos registados em 2009, passando para 1,9 mil milhões de euros, contra os 1,6 mil milhões do exercício anterior.
O aumento de passageiros levou a uma subida de seis pontos na taxa de ocupação dos aviões, que passou de 68,5% para 74,5%, tendo sido registadas igualmente subidas no volume de carga aérea transportada, que atingiu 94,2 mil toneladas, mais 24% do que em 2009, permitindo arrecadar 112 milhões de euros (+31%). A Manutenção & Engenharia também voltou a crescer, com os proveitos com a prestação de serviços a terceiros a passar de 96,6 milhões de euros para 123,7 milhões (mais 28%).


Via: Diário de Notícias - Lisboa
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.