Grupo12Horas.Aérea

TAM fecha acordo para ter 31% da Trip

A TAM anunciou nesta quarta-feira, dia 30, a assinatura de uma carta de intenções que dará à empresa o direito de comprar 31% da companhia aérea Trip, sendo 25% do seu capital social votante e o restante em ações preferenciais.

O acordo entre TAM e Trip não é novo. As duas empresas já possuem um acordo de codeshare, que permite à Trip vender assentos em vários voos da TAM. Essa parceria fez surgir rumores de aquisição da companhia, que foram negados pelas duas empresas em meados deste mês.

Apesar de o negócio ainda não ter sido fechado, já que depende de diligências e acertos de valores, em entrevista a Época NEGÓCIOS, representantes das duas companhias se mostraram muito otimistas em relação à parceria. Marco Antonio Bologna, presidente da TAM S.A., e José Mario Caprioli, presidente da Trip, acreditam num barateamento das tarifas, numa maior capilaridade dentro do território brasileiro e num menor tempo de espera para conexões em voos das duas empresas.

A infraestrutura tecnológica também será integrada, ao ponto de permitir a venda de passagens em conjunto. “Uma pessoa na Amazônia, poderá comprar passagem para Frankfurt no balcão da Trip”, diz José Mario Caprioli, presidente da Trip.

Para a TAM, a união com a Trip vem em boa hora. Com a abertura do céu brasileiro para mais companhias internacionais, a concorrência deve aumentar ainda mais para as gigantes TAM e GOL, que hoje detêm uma participação de mais de 80% do mercado. “O Brasil é um país de destino e não de passagem e ter uma maior capilaridade por todas as regiões passa a ser uma vantagem competitiva”, diz Marco Antonio Bologna, presidente da companhia aérea.

Fundada em 1998, a Trip possui 43 aeronaves e atende 82 destinos no Brasil, o maior número de destinos operados por uma empresa aérea na América do Sul. Controlada pelos grupos Caprioli e Águia Branca, a empresa possui 3.000 funcionários e faturou R$ 747 milhões em 2010.

Entre as empresas aéreas de médio porte, a Trip ocupa a terceira colocação com uma participação de mercado de 2,7%, atrás da Azul (7,5%) e da Webjet (5,1%). Mas é a primeira em número de destinos. Esse segmento da aviação brasileira, chamado de setor de média densidade, é o que vem enfrentando uma maior competição no Brasil. “Para uma empresa regional, o número de destinos é um dos aspectos mais importantes”, diz Caprioli.

As duas empresas operam em mercados diferentes, o que as tornam complementares. Enquanto a TAM é uma das maiores empresas do país, com 39,6% de market share, a Trip é considerada uma companhia que opera no novo (e crescente) setor de média densidade. A frota da TAM é formada por grandes aeronaves, com capacidade para muitos passageiros e a Trip possui aviões ATR, que possuem 48 a 68 assentos e os Embraer, que vão de 86 a 110 assentos. "Se eu usar um ATR ou Embraer numa ponte aérea, eu não tenho dúvida de que eu não serei competitivo. Ao mesmo tempo, nesses mercados onde o volume de passageiros é mais ajustado para aviões médios, a gente se torna até mais competitivo”, afirma Caprioli.

O acordo com a Trip dará à TAM mais combustível para crescer no setor aéreo regional e brigar com a Gol pelo primeiro lugar. No último dia 17 de março, a Anac anunciou que a Gol havia ultrapassado a TAM e assumido a liderança do mercado brasileiro pela primeira vez.


Via:Época NEGÓCIOS
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.