Grupo12Horas.Aérea

Região Norte fica sem escritórios da ANAC


A situação é ainda mais grave diante das expectativas para a Copa de 2014, já que das doze capitais selecionadas para sediar os jogos do mundial, apenas quatro localidades terão escritórios de aviação civil
A decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de extinguir unidades regionais e 22 escritórios bem como os postos de atendimento em todo o País deixou a região Norte sem qualquer tipo de órgão fiscalizador dos procedimentos da Aviação Civil já que nenhum dos sete Estados do Norte do País possui representatividade da Agência.
A situação é ainda mais grave diante das expectativas para a Copa de 2014, já que das doze capitais selecionadas para sediar os jogos do mundial, apenas quatro localidades terão escritórios de aviação civil. São elas: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Salvador (BA). O escritório da ANAC no R io de Janeiro funcionará em Macaé (município distante 183 quilômetros do Centro do Rio de Janeiro).
A agência alega que a reformulação se deu por causa da baixa procura na comparação com os postos virtual e telefônico: em média, cada posto físico realizava quatro atendimentos por dia, segundo a Anac, contra 86 atendimentos via internet e telefone
A portaria do Governo Federal que trata da reformulação da Agência consta no Boletim de Pessoal e Serviço nº 7 e foi assinada em 16 de fevereiro de 2011.
No documento, o órgão estabelece o prazo máximo de 60 dias para a extinção das unidades regionais de Porto Alegre e Recife e concede um prazo de 30 dias para a extinção dos 22 escritórios de aviação.
Justiça
O procedimento da Agência descumpre decisão da Justiça Federal que ao julgar uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal no Amazonas em 2003, determinou à União Federal que mantivesse em regime de plantão por 24 ho ras nos aeroportos de Manaus e Tabatinga, servidores preparados a prestar informações, colher depoimento de passageiros prejudicados, elaborar relatórios diários das ocorrências entre outras exigências.

A sentença é datada de 9 de abril de 2008 e foi concedida pela juíza federal substituta Marília Gurgel de Paiva e Sales.
Consumidor
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), classificou como discriminatória a medida tomada pela Anac de extinguir o posto de atendimento no Amazonas. "Somos sempre os últimos a saber. Não há nenhum tipo de justificativa. Fiz uma indicação à Infraero e ao Ministério Público Federal sobre a questão e isso já tem mais de um mês e não obtive resposta. Os órgãos precisam informar se essa decisão é a curto prazo ou é definitiva", declarou o parlamentar.

Servidores
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) sustenta que não houve diálogo sobre a situação dos funcionários, que terão de deixar seus Estados, nem sobre os reflexos dessa mudança no atendimento ao público.






Via: Portal A Crítica, com informações da Abetar
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.