A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, entre os dias 19 e 21, contará com um megaesquema de segurança, especialmente montado em cooperação entre as autoridades brasileiras e norte-americanas. Além do Serviço Secreto dos EUA, responsável pela escolta de seu presidente, o aparato contará com um pool de policiais federais, militares, civis e militares das Forças Armadas, no que é chamado de “segurança combinada” no jargão militar. A coordenação nacional ficará a cargo de um oficial superior do Exército.
A “segurança aproximada” do presidente dos Estados Unidos é feita unicamente por agentes do Serviço Secreto americano. São eles que ficarão próximos a Obama em todos os momentos, em seus deslocamentos e em qualquer ambiente público, durante o tempo no Brasil. Sempre sem armas aparentes, também ocuparão os corredores do hotel e estarão em frente à porta da suíte presidencial, por exemplo.
O esquema completo, porém, ainda sendo montado em conjunto com as autoridades brasileiras, e contará com policiais federais brasileiros e apoio das polícias Militar e Civil, das Forças Armadas e da Guarda Municipal, no Rio.
Também serão trazidos duas limousines presidenciais blindadas, chamadas de USA One – a exemplo do avião presidencial Air Force One – ou pelo apelido de “A Besta”.
Sobre Air Force One
Não importa onde no mundo o presidente viaja, se ele voa em um jato da Força Aérea, o avião é chamado Air Force One. Tecnicamente, o Air Force One é o sinal de chamada de qualquer aeronave da Força Aérea que transportava o presidente. Na prática, porém, o Air Force One é usado para se referir a um dos dois aviões altamente personalizados série Boeing 747-200B, que carregam códigos de cauda 28000 e 29000. O Air Force designação para a aeronave é VC-25A.
Air Force One é um dos símbolos mais conhecidos da Presidência, gerando inúmeras referências não só na cultura americana, mas em todo o mundo. Estampada com a palavra "United States of America", a bandeira americana, eo Selo do Presidente dos Estados Unidos, é uma presença inegável, sempre que ele voa.
Capaz de reabastecimento em pleno ar, o Air Force One tem alcance ilimitado e pode levar o presidente sempre que ele precisa para viajar. A eletrônica de bordo estão endurecidos para proteger contra um pulso eletromagnético, e do Air Force One é equipado com avançados equipamentos de comunicação segura, permitindo que a aeronave para funcionar como um centro de comando móvel, no caso de um ataque contra os Estados Unidos.
No interior, o presidente e seus companheiros de viagem desfrutar de 4.000 metros quadrados de área construída em três níveis, incluindo uma suite extensa para o presidente que tem um grande escritório, lavabos e sala de conferências. Air Force One inclui um conjunto médica que pode funcionar como uma sala de cirurgia, um médico e está permanentemente a bordo. O plano de duas cozinhas de preparação de alimentos pode alimentar 100 pessoas por vez.
Air Force One também tem quartos para aqueles que acompanham o presidente, incluindo os consultores seniores, agentes do Serviço Secreto, que viajam de imprensa e outros convidados. Vários aviões de carga normalmente voam à frente do Air Force One para fornecer o presidente e com os serviços necessários em localidades remotas.
Ouça a Escuta Aérea - da Chegada no SBGR em 2007.
Atenção! As escuta não é compatível com Internet Explore.
Escuta Aérea, O Primeiro áudio em HTML5
Reportagem:Denilson Pereira, Camila Santos, Alan Alves
Via:IG, R7,
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.