Grupo12Horas.Aérea

Nove obras de aeroportos da Copa só começam ano que vem


Nove obras de oito aeroportos do Mundial de 2014 serão iniciadas somente a partir de 2012, a aproximadamente um ano da abertura da Copa das Confederações. É o que aponta cronograma divulgado pela Infraero no início deste mês.

Segundo a estatal, no total, serão 23 obras nos 13 aeroportos da Copa do Mundo. Cinco já estão em andamento e outras nove têm data de início marcada para 2011.

Na comparação com outros três cronogramas divulgados pela Infraero - em março, maio e novembro de 2010 -, 16 obras de 13 aeroportos foram adiadas, com atraso médio de 20 meses. 
O caso mais grave é o do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. As obras de ampliação do terminal deveriam ter começado em janeiro de 2009, mas foram prorrogadas para novembr o deste ano, após 34 meses.
Mesmo com o adiamento, a Infraero manteve a data de entrega dos aeroportos. "Eventuais atrasos nas fases de licitação de projetos e obras serão compensados durante a execução da obra", diz a empresa em nota.
Planejamento
De acordo com Claudemiro Santos Jr., presidente do Sinaenco-BA, o não cumprimento dos prazos está relacionado com a falta de planejamento de médio e longo prazo. "O planejamento deveria ter ocorrido quando o Brasil foi escolhido para sede da Copa, em 2007." 

Para o professor Elton Fernandes, da Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia), ocorreu um "subdimensionamento" em relação aos planos. "O brasileiro mudou o hábito e passou a viajar mais de avião. O investimento não acompanhou a demanda." 
Cuiabá
A modernização do aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá, por exemplo, teria início em dezembro de 2009. Em maio do ano passado, foi adiada para janeiro de 2012. O último prazo da Infraero prevê obras apenas em março de 2012 (27 meses após o primeiro cronograma).  

A expectativa é que a área do atual terminal passe de 5,5 mil m² para 13 mil m². A capacidade aumentará de 1,6 milhão para 2,8 milhões de passageiros por ano. Em 2010, contudo, cerca de 2,1 milhões de pessoas utilizaram o aeroporto da capital mato-grossense, quando ele já operava acima da capacidade.
A demanda foi 27% maior em relação a 2009. Se o crescimento continuar nesse ritmo, o aeroporto deverá receber quase 3 milhões de pessoas já em 2011. Ou seja, a obra que será concluída em julho de 2013 não surtirá efeito, pois o terminal já estará saturado.
Puxadinho
Hoje, apenas os aeroportos de Viracopos (Campinas), São Paulo (Guarulhos), São Gonçalo do Amarante (RN) e Galeão estão em obras. Em Campinas, porém, as duas maiores intervenções, orçadas em R$ 737 milhões, também só terão início em 2012. < br>

Desde outubro do ano passado um Módulo Operacional Provisório (MOP), o chamado "puxadinho", é erguido no aeroporto. O mesmo deve ser feito Brasília, Cuiabá, Guarulhos e Porto Alegre.

Segundo o presidente do Sinaenco-BA, na situação atual, com os aeroportos operando no limite, os módulos são uma boa alternativa. "O problema é quando as soluções temporárias se tornam permanentes."

Durante o Mundial, a Infraero deve utilizar alternativas para receber os turistas, como a utilização de horários fora do pico e voos extras no mês do torneio. Para Sérgio Parada, arquiteto e autor do projeto de Brasília, no entanto, é preciso atender às demandas atuais, pois esses artifícios serão eficientes somente durante a Copa. "Não temos terminal nem para atender a atual demanda. Vai ser difícil vencer a barreira desses três anos", disse.




Via:Portal 2014, por Diego Salgado
 Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.