A aviação polar russa - o mais antiga do mundo - celebra 80º aniversário. A primeira subdivisão para Ártico surgiu em março de 1931, que acelerarou dramaticamente o desenvolvimento de suas vastas áreas.
Muito antes desta data os aviadores russos tinham conquistado o terreno severo. Ivan (Ian) Nagursky em 1914 fez o primeiro vôo para a ilha de Terra Nova. Naquela altura tinham desaparecido três expedições polares de Rusanov, de Brusilov e de Sedov. Hydroaeroplano de Nagursky participou na busca. O piloto polar provou a utilidade dos aviões em altas latitudes. Mesmo assim durante muito tempo só entusiastas atreviam a fazer esses voos. Mais tarde, a situação mudou, - diz a historiadora Lyudmila Gorbunova, que de co-autoria com Andrey Pochtarióv lançou para o aniversário o livro "A aviação Polar na Rússia. 1914-1945 anos."
O decreto de 1918 começou o domínio da Rota do Mar do Norte, que ligava as regiões do norte da Rússia européia, a Sibéria e o Extremo Oriente. Em 1929 houve 3 aviões “Komseverput”, eles foram em missão de reconhecimento de gelo e mostraram: para fazer o mesmo o avião levava horas e o navio quebra-gelo demorava alguns dias. Pensaram em criar uma conexão de serviço em tempo integral, em usar aviões para a Rota do Mar do Norte. Quando em 1931 a ordem sancionou o tal serviço, já incluia o serviço aéreo.
Assim aviação foi incluida no desenvolvimento dos recursos do Ártico. Os aviões estavam voando mais perto do pólo - para salvar a tripulação do navio quebra-gelo “Chelyuskin” afundado, para levar ao Árctico a primeira expedição de Papanin. Krasnoyarsk tornou-se o berço da aviação polar. Lá os aviões foram adaptadas para as condições do norte para depois serem transportados para os aeródromos polares de Murmansk até Chukotka. Durante a II Guerra Mundial Krasnoyarsk recebia aviões militares transportados sob Lend-Lease dos Estados Unidos, através de Chukotka. Estes foram pesados torpedeiros enviados para proteger as escoltas árticas do nazismo, diz o diretor de gestão da aviação polar daquela altura, Vasily Sidorchuk.
O primeiro avião chegou desmontado. Tivemos dois engenheiros que compreendiam as instruções. Nenhuma palavra em russo. Deram-me quatro folhas onde estáva escrito quais velocidades manter. A principal tarefa destes aviões era destruir os submarinos e os navios. Eles trabalharam bastante bem. Os alemães perderam muito. O Norte foi libertado dos fachistas.
Agora é difícil imaginar o Ártico sem aviação - existem muitas zonas para ouco assecíveis. São o norte das montanhas Urais, a Chukotka inteira, Taimyr, Jamal, Yakutia, um grande centro industrial de Norilsk. No Oceano Ártico funciona Bornéu, servindo para expedições científicas e para trabalhadores da indústria petrolífera. Os pilotos polares tornaram-se um tipo especial de pessoas infinitamente fieis ao Ártico e ao seu trabelho. Isso é compreensível - o Norte aceitaria outro tipo da gente. Famoso explorador do Ártico e deputado à Duma Artur Chilingarov foi dar os parabéns aos pilotos da aviação russa polar pelo aniversário. Ele chegou, a propósito, logo depois da reunião Duma no mesmo dia ter ratificado o projeto de lei sobre a disputa com a delimitação das regiões árticas com a Noruega. Críticos do documento dizem que a delimitação é desvantajosa para os pescadores russos: eles ficam com uma parte oriental do Mar de Barents, supostamente a pior para pesca. O deputado dissipou as dúvidas.
Os nossos são não só o Norte também o Ártico. Dizem em vão que tentamos entregar algo. Não há nada que nós daremos. Estamos à procura de uma solução. Antes de ser tomada durante 40 anos não podíamos concordar com a Noruega. Entendemos que ainda restam questões para resolver. Portanto, à ratificação do projeto da lei segue imediatamente uma afirmação que a Duma verá como se desenvolvam os eventos ligados com os interesses dos pescadores russos no mar de Barents.
Os pilotos responderam com aplausos a essas palavras: todos os problemas relacionados ao Ártico preocupam-lhes mais do que a outras pessoas quiaquer. A aviação polar continua seu vôo de duração de 80 anos.
Via:Voz da Russia
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.