Dados avançados esta tarde pela ANA Aeroportos de Portugal, apontam para um crescimento de 7,9% no tráfego de passageiros processados em 2010. A empresa destaca a performance do segmento 'low cost' (+15,2%). No que diz respeito aos mercados, o destaque vai para os crescimentos do Brasil, Espanha, França e Itália.
Pela negativa, regista-se uma quebra do Reino Unido, o mercado internacional de maior volume nos aeroportos 'lusos'.
A ANA divulga também os 'rankings' das companhias aéreas, segundo o qual a Ryanair ostenta o comportamento mais positivo (68,0%), em virtude da indução de tráfego conseguida com as novas rotas, o mesmo acontecendo com a TAP Portugal (+6,6%) e a easyJet (+12,1%).
Durante o ano de 2010, nos aeroportos geridos pela ANA foram inauguradas 54 novas rotas: 8 em Lisboa, 15 no Porto, 26 em Faro e 5 nos Açores. Em igual período, foram encerradas 15 rotas: 6 em Lisboa, 3 no Porto e 6 em Faro.
No que concerne ao tráfego de carga aérea , os aeroportos ANA dão conta de um crescimento "considerável" em 2010 (+11,3%, o equivalente a mais 14 mil toneladas) baseado na performance dos Aeroportos de Lisboa e Porto. Também os Açores contribuiu com cerca de mil toneladas para esta evolução positiva.
Via:Diário de Notícias - Funchal