A Lufthansa destronou a Air France na liderança das maiores companhias aéreas europeias, ao ser em 2010 a que mais capacidade (ASK) colocou no mercado e também a que teve mais tráfego (RPK), segundo os dados recolhidos pelo PressTUR no site da AEA, de acordo com os quais a Turkish mantém-se a que mais cresce.
A Lufthansa, que já era a companhia líder da AEA em número de passageiros embarcados, com 54,664 milhões em 2008, 53,168 milhões em 2009, não só manteve o título em 2010, com 56,63 milhões, como lhe acrescentou a liderança em capacidade e tráfego, indicadores em que a Air France era líder.
No ano passado, enquanto a Lufthansa fez um aumento em 3% do total de ASK colocados no mercado, para 163 mil milhões, a Air France baixou 3%, para 155,4 mil milhões.
Em RPK, unidade de tráfego mais utilizada na aviação, enquanto a Lufthansa aumentou 5,4%, para 129,67 mil milhões, a Air France baixou 1%, para 125 mil milhões.
A Lufthansa teve assim 16,7% do tráfego de passageiros transportado por companhias da AEA, melhor 0,34 pontos que em 2009, embora ainda abaixo dos 16,9% de 2008.
A Air France, por sua vez, baixou para 16,1% em 2010 face aos 16,8% de 2009 e aos 17,6% de 2008.
Atrás da Lufthansa e Air France vem a British Airways, com 13,6% do tráfego em 2010, menos que os 14,9% de 2009 e os 15,5% de 2008.
A British Airways teve no ano passado uma queda do tráfego em 5,8% face a uma redução de capacidade em 5,1%.
O Top5 da AEA, em tráfego, é integrado ainda pela KLM, na 4ª posição, com 9,8% do tráfego total da AEA, e pela Iberia, na 5ª, com 6,6%.
A KLM cresceu 3,5% e manteve a mesma quota de mercado de 9,8% que em 2009 e a Iberia cresceu 3,3% e também manteve os 6,6% de 2009. Em relação a 2008, porém, ambas descem, já que a KLM tinha 10,4% e a Iberia tinha 7,1%.
Esta evolução é em grande medida decorrente da expansão da Turkish, que é a companhia associada da AEA que tem feito a expansão mais forte, com aumentos de 24,2% de 2008 para 2009 e de 15,2% em 2010, pelo que nos dois últimos anos tem um aumento médio de 43,1%, passando de 4,5% da capacidade total das companhias da Associação em 2008, para 5,5% em 2009 e 6,3% em 2010.
Em tráfego transportado, a Turkish é também a que mais cresce, embora menos que o aumento de capacidade, tendo um incremento médio de 2008 para 2010 em 42%, com aumentos de 19,3% em 2009 e 19% em 2010.
A Turkish, que em 2008 representava 4,4% do tráfego transportado por companhias da AEA, em 2009 subiu para 5,2% e em 2010 aumentou para 6%.
O “salto” mais forte da Turkish é, porém, em número de passageiros embarcados, ranking em que ocupa a 4ª posição na AEA.
No ano passado, a companhia turca, que é membro da Star Alliance, transportou 28,3 milhões de passageiros, mais 15,8% que há um ano, e atingiu 8,2% dos total de passageiros em companhia das AEA, depois de 7,4% em 2009 e 6,8% em 2008.
O Top5 da AEA em número de passageiros é constituído pela Lufthansa, com 56,63 milhões (+6,5% que em 2009), Air France, com 46,98 milhões (-2%), British Airways, com 30,48 milhões (-5,6%), Turkish, com 28,3 milhões (+15,8%), e Alitalia, com 23,35 milhões (+7,4%).
Depois vêm a KLM, com 22,78 milhões (+2%), SAS, com 21,5 milhões (+0,7%), Iberia, com 19,6 milhões (-4,2%), Swiss, com 14 milhões (+2,8%), e Austrian, com 9,78 milhões (+15,3%).
Em valor absoluto, os maiores aumentos foram da Turkish, com +3,85 milhões passageiros que em 2009, Lufthansa, com +3,46 milhões, Alitalia, com +1,6 milhões, Austrian, com +1,29 milhões, e TAP, com +631,3 mil.
Os maiores decréscimos foram os da British Airways, em 1,79 milhões, BMI, em 1,357 milhões, Air France, em 937,4 mil, Iberia, em 857,8 mil, e Aegean, em 320,6 mil.
Em relação a 2008, a Turkish também lidera o crescimento, com mais 6,46 milhões de passageiros, seguida da Lufthansa, com +1,96 milhões, Swiss, com +705,2 mil, Austrian, com +649,1 mil, Aegean, com +327,7 mil, e TAP, com +261 mil.
As maiores quedas são da SAS, em 3,82 milhões, Air France, em 3,39 milhões, BMI, em 3,24 milhões, Iberia, em 3,2 milhões, e British Airways, em 3,16 milhões.
Em taxas de ocupação médias dos voos, a KLM renovou a liderança em 2010, com 83,7%, mais 5,87 pontos que a média da AEA, à frente da Virgin Atlantic, com 82,5%, Swiss, com 82,3%, Iberia, com 82,2%, e Air France, com 80,5%.
Depois, e ainda acima da ocupação média do conjunto das companhias da AEA, que foi de 77,9% em 2010, vêm a Lufthansa, com 79,6%, e Icelandair, com 78,2%.
Via:PressTur
A Lufthansa, que já era a companhia líder da AEA em número de passageiros embarcados, com 54,664 milhões em 2008, 53,168 milhões em 2009, não só manteve o título em 2010, com 56,63 milhões, como lhe acrescentou a liderança em capacidade e tráfego, indicadores em que a Air France era líder.
No ano passado, enquanto a Lufthansa fez um aumento em 3% do total de ASK colocados no mercado, para 163 mil milhões, a Air France baixou 3%, para 155,4 mil milhões.
Em RPK, unidade de tráfego mais utilizada na aviação, enquanto a Lufthansa aumentou 5,4%, para 129,67 mil milhões, a Air France baixou 1%, para 125 mil milhões.
A Lufthansa teve assim 16,7% do tráfego de passageiros transportado por companhias da AEA, melhor 0,34 pontos que em 2009, embora ainda abaixo dos 16,9% de 2008.
A Air France, por sua vez, baixou para 16,1% em 2010 face aos 16,8% de 2009 e aos 17,6% de 2008.
Atrás da Lufthansa e Air France vem a British Airways, com 13,6% do tráfego em 2010, menos que os 14,9% de 2009 e os 15,5% de 2008.
A British Airways teve no ano passado uma queda do tráfego em 5,8% face a uma redução de capacidade em 5,1%.
O Top5 da AEA, em tráfego, é integrado ainda pela KLM, na 4ª posição, com 9,8% do tráfego total da AEA, e pela Iberia, na 5ª, com 6,6%.
A KLM cresceu 3,5% e manteve a mesma quota de mercado de 9,8% que em 2009 e a Iberia cresceu 3,3% e também manteve os 6,6% de 2009. Em relação a 2008, porém, ambas descem, já que a KLM tinha 10,4% e a Iberia tinha 7,1%.
Esta evolução é em grande medida decorrente da expansão da Turkish, que é a companhia associada da AEA que tem feito a expansão mais forte, com aumentos de 24,2% de 2008 para 2009 e de 15,2% em 2010, pelo que nos dois últimos anos tem um aumento médio de 43,1%, passando de 4,5% da capacidade total das companhias da Associação em 2008, para 5,5% em 2009 e 6,3% em 2010.
Em tráfego transportado, a Turkish é também a que mais cresce, embora menos que o aumento de capacidade, tendo um incremento médio de 2008 para 2010 em 42%, com aumentos de 19,3% em 2009 e 19% em 2010.
A Turkish, que em 2008 representava 4,4% do tráfego transportado por companhias da AEA, em 2009 subiu para 5,2% e em 2010 aumentou para 6%.
O “salto” mais forte da Turkish é, porém, em número de passageiros embarcados, ranking em que ocupa a 4ª posição na AEA.
No ano passado, a companhia turca, que é membro da Star Alliance, transportou 28,3 milhões de passageiros, mais 15,8% que há um ano, e atingiu 8,2% dos total de passageiros em companhia das AEA, depois de 7,4% em 2009 e 6,8% em 2008.
O Top5 da AEA em número de passageiros é constituído pela Lufthansa, com 56,63 milhões (+6,5% que em 2009), Air France, com 46,98 milhões (-2%), British Airways, com 30,48 milhões (-5,6%), Turkish, com 28,3 milhões (+15,8%), e Alitalia, com 23,35 milhões (+7,4%).
Depois vêm a KLM, com 22,78 milhões (+2%), SAS, com 21,5 milhões (+0,7%), Iberia, com 19,6 milhões (-4,2%), Swiss, com 14 milhões (+2,8%), e Austrian, com 9,78 milhões (+15,3%).
Em valor absoluto, os maiores aumentos foram da Turkish, com +3,85 milhões passageiros que em 2009, Lufthansa, com +3,46 milhões, Alitalia, com +1,6 milhões, Austrian, com +1,29 milhões, e TAP, com +631,3 mil.
Os maiores decréscimos foram os da British Airways, em 1,79 milhões, BMI, em 1,357 milhões, Air France, em 937,4 mil, Iberia, em 857,8 mil, e Aegean, em 320,6 mil.
Em relação a 2008, a Turkish também lidera o crescimento, com mais 6,46 milhões de passageiros, seguida da Lufthansa, com +1,96 milhões, Swiss, com +705,2 mil, Austrian, com +649,1 mil, Aegean, com +327,7 mil, e TAP, com +261 mil.
As maiores quedas são da SAS, em 3,82 milhões, Air France, em 3,39 milhões, BMI, em 3,24 milhões, Iberia, em 3,2 milhões, e British Airways, em 3,16 milhões.
Em taxas de ocupação médias dos voos, a KLM renovou a liderança em 2010, com 83,7%, mais 5,87 pontos que a média da AEA, à frente da Virgin Atlantic, com 82,5%, Swiss, com 82,3%, Iberia, com 82,2%, e Air France, com 80,5%.
Depois, e ainda acima da ocupação média do conjunto das companhias da AEA, que foi de 77,9% em 2010, vêm a Lufthansa, com 79,6%, e Icelandair, com 78,2%.
Via:PressTur