Grupo12Horas.Aérea

Lufthansa é a maior companhia aérea europeia Turkish Airlines é a que mais cresce

A Lufthansa destronou a Air France na liderança das maiores companhias aéreas europeias, ao ser em 2010 a que mais capacidade (ASK) colocou no mercado e também a que teve mais tráfego (RPK), segundo os dados recolhidos pelo PressTUR no site da AEA, de acordo com os quais a Turkish mantém-se a que mais cresce.
A Lufthansa, que já era a companhia líder da AEA em número de passageiros embarcados, com 54,664 milhões em 2008, 53,168 milhões em 2009, não só manteve o título em 2010, com 56,63 milhões, como lhe acrescentou a liderança em capacidade e tráfego, indicadores em que a Air France era líder.
No ano passado, enquanto a Lufthansa fez um aumento em 3% do total de ASK colocados no mercado, para 163 mil milhões, a Air France baixou 3%, para 155,4 mil milhões.
Em RPK, unidade de tráfego mais utilizada na aviação, enquanto a Lufthansa aumentou 5,4%, para 129,67 mil milhões, a Air France baixou 1%, para 125 mil milhões.
A Lufthansa teve assim 16,7% do tráfego de passageiros transportado por companhias da AEA, melhor 0,34 pontos que em 2009, embora ainda abaixo dos 16,9% de 2008.
A Air France, por sua vez, baixou para 16,1% em 2010 face aos 16,8% de 2009 e aos 17,6% de 2008.
Atrás da Lufthansa e Air France vem a British Airways, com 13,6% do tráfego em 2010, menos que os 14,9% de 2009 e os 15,5% de 2008.
A British Airways teve no ano passado uma queda do tráfego em 5,8% face a uma redução de capacidade em 5,1%.
O Top5 da AEA, em tráfego, é integrado ainda pela KLM, na 4ª posição, com 9,8% do tráfego total da AEA, e pela Iberia, na 5ª, com 6,6%.
A KLM cresceu 3,5% e manteve a mesma quota de mercado de 9,8% que em 2009 e a Iberia cresceu 3,3% e também manteve os 6,6% de 2009. Em relação a 2008, porém, ambas descem, já que a KLM tinha 10,4% e a Iberia tinha 7,1%.
Esta evolução é em grande medida decorrente da expansão da Turkish, que é a companhia associada da AEA que tem feito a expansão mais forte, com aumentos de 24,2% de 2008 para 2009 e de 15,2% em 2010, pelo que nos dois últimos anos tem um aumento médio de 43,1%, passando de 4,5% da capacidade total das companhias da Associação em 2008, para 5,5% em 2009 e 6,3% em 2010.
Em tráfego transportado, a Turkish é também a que mais cresce, embora menos que o aumento de capacidade, tendo um incremento médio de 2008 para 2010 em 42%, com aumentos de 19,3% em 2009 e 19% em 2010.
A Turkish, que em 2008 representava 4,4% do tráfego transportado por companhias da AEA, em 2009 subiu para 5,2% e em 2010 aumentou para 6%.
O “salto” mais forte da Turkish é, porém, em número de passageiros embarcados, ranking em que ocupa a 4ª posição na AEA.
No ano passado, a companhia turca, que é membro da Star Alliance, transportou 28,3 milhões de passageiros, mais 15,8% que há um ano, e atingiu 8,2% dos total de passageiros em companhia das AEA, depois de 7,4% em 2009 e 6,8% em 2008.
O Top5 da AEA em número de passageiros é constituído pela Lufthansa, com 56,63 milhões (+6,5% que em 2009), Air France, com 46,98 milhões (-2%), British Airways, com 30,48 milhões (-5,6%), Turkish, com 28,3 milhões (+15,8%), e Alitalia, com 23,35 milhões (+7,4%).
Depois vêm a KLM, com 22,78 milhões (+2%), SAS, com 21,5 milhões (+0,7%), Iberia, com 19,6 milhões (-4,2%), Swiss, com 14 milhões (+2,8%), e Austrian, com 9,78 milhões (+15,3%).
Em valor absoluto, os maiores aumentos foram da Turkish, com +3,85 milhões passageiros que em 2009, Lufthansa, com +3,46 milhões, Alitalia, com +1,6 milhões, Austrian, com +1,29 milhões, e TAP, com +631,3 mil.
Os maiores decréscimos foram os da British Airways, em 1,79 milhões, BMI, em 1,357 milhões, Air France, em 937,4 mil, Iberia, em 857,8 mil, e Aegean, em 320,6 mil.
Em relação a 2008, a Turkish também lidera o crescimento, com mais 6,46 milhões de passageiros, seguida da Lufthansa, com +1,96 milhões, Swiss, com +705,2 mil, Austrian, com +649,1 mil, Aegean, com +327,7 mil, e TAP, com +261 mil.
As maiores quedas são da SAS, em 3,82 milhões, Air France, em 3,39 milhões, BMI, em 3,24 milhões, Iberia, em 3,2 milhões, e British Airways, em 3,16 milhões.
Em taxas de ocupação médias dos voos, a KLM renovou a liderança em 2010, com 83,7%, mais 5,87 pontos que a média da AEA, à frente da Virgin Atlantic, com 82,5%, Swiss, com 82,3%, Iberia, com 82,2%, e Air France, com 80,5%.
Depois, e ainda acima da ocupação média do conjunto das companhias da AEA, que foi de 77,9% em 2010, vêm a Lufthansa, com 79,6%, e Icelandair, com 78,2%.


Via:PressTur

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.