Sua missão de 11 dias vai ver que entregar uma sala nova loja e um sofisticado robô humanóide para a Estação Espacial Internacional (ISS).
Apenas dois vôos ainda permanecer após este, pelo Endeavour e Atlantis. A Nasa está tentando obter essas missões concluído nos próximos meses.
A frota orbital é do que o esperado para se aposentar aos museus.
Como de costume, grandes multidões se reuniram em todas as vias de acesso principal para a instalação da Nasa e nas praias Space Coast da Flórida - todo mundo querendo assistir a um pedaço da história.
A descoberta é considerada como o "líder da frota", e foi confiada a duas missões de retorno ao vôo após o acidente da Challenger e Columbia.
Primeiramente lançado em 1984, esta é sua primeira excursão 39. Quando ele cair na Terra em tempo quase duas semanas ele terá percorrido uma distância de carreira acumulado de 230 milhões km (143 milhões de milhas). Isso é mais do que a distância da Terra ao Sol (149 milhões de km).
Uma vez que os ônibus estão aposentados, o plano é para os astronautas dos EUA para voar para a estação de espaço em foguetes russos Soyuz talvez até meados da década.
Uma série de empresas americanas, então espero estar em condições de vender os serviços de lançamento para a NASA em uma série de veículos novos.
A intenção é que a agência deve colocar seus esforços em liderar o desenvolvimento de um foguete de grande - conhecido como o Sistema de Lançamento Espacial - que podem enviar astronautas fora da estação espacial para destinos como asteróides.
Congresso estabeleceu as amplas capacidades que espera ver neste foguetes e deu um prazo até 2016 para a sua introdução. No entanto, a Nasa disse que não pode entregar um veículo desse tipo no tempo e com o orçamento que os políticos tenham especificado.
O astronauta Steve Lindsey está comandando Discovery, Eric Boe é o piloto.Eles são unidos por especialistas de missão Alvin Drew, Michael Barratt, Nicole Stott e Steve Bowen. Bowen foi chamado no final para substituir Tim Kopra tripulante que foi ferido em um acidente de bicicleta no mês passado.
Uma das principais tarefas será a de oferecer a logística de fabrico italiano módulo conhecido como Leonardo. O módulo, que é utilizado como uma caixa de embalagem para os fornecimentos em compartimento de carga da nave, que normalmente retornam à Terra com cada missão do vaivém, mas para o vôo da Discovery será deixado na estação de proporcionar espaço de armazenamento extra.
retenção de Leonardo sobre o ISS representa mais uma realização notável pela Thales Alenia Space em Turim, que produziu a maior parte do volume pressurizado, ou espaço vital, do lado dos EUA da plataforma.Apropriadamente, o italiano eo astronauta da Agência Espacial Europeia Paolo Nespoli serão a bordo da estação para ajudar a encaixar Leonardo no lugar do nó de ligação da Unidade.
Houve um interesse particular em um "passageiro" a ser realizada em Leonardo.Esta é robonauta 2, ou R2, o primeiro robô com aparência humana no espaço.
R2 é o produto de uma pesquisa de 15 anos na Nasa e General Motors.
Em sua versão atual, o robô é apenas uma cabeça, braços e torso montado sobre um pedestal. Mas o plano é eventualmente dar R2 algumas pernas para deixá-lo passar ao redor da estação. E em um par de anos, ela também vai receber uma atualização do corpo que devem avançar significativamente as suas capacidades.
A expectativa é que antes da década, este robô será escalando sobre na parte externa da estação espacial, ajudando os astronautas em caminhadas espaciais. Dentro da estação, R2 é susceptível de assumir muitas tarefas rotineiras, como limpeza.
Discovery deve chegar à ISS no sábado. A primeira das duas caminhadas espaciais para realizar tarefas de manutenção no exterior da plataforma deve ocorrer em cinco dias da missão.
Endeavour está prevista para voar para a estação em abril. Atlantis vai não antes de junho.
Via:bbc.co.uk By Jonathan Amos