O aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo) deve ganhar 6.768 novas vagas para carros com a construção de um edifício garagem, que funcionará de maneira automatizada. O edital para a contratação da empresa responsável pela construção e administração do novo estacionamento foi publicado na sexta-feira (18) pela Infraero no "Diário Oficial da União".
Atualmente, faltam vagas para parar o carro no estacionamento do aeroporto durante a manhã e o final da tarde. Cerca de 3.500 veículos chegam a se espremer em um espaço destinado a 3.000. Para isso, os automóveis ocupam todos os vazios, até calçadas e o canteiro gramado.
Segundo a estatal, o sistema a ser aplicado no novo estacionamento será similar ao dos transelevadores já usados em alguns terminais de carga da Infraero. Estrutura modulares automatizadas, de até seis andares cada, vão armazenar os v eículos. Sem interferência humana, o trabalho de estacionar será feito com auxílio de plataformas móveis.
Ainda de acordo com a Infraero, o usuário colocará o carro sobre um rampa, que se movimentará guardando o veículo dentro do prédio. Na saída, o motorista inserirá o tíquete na máquina e o sistema automatizado tirará o carro da vaga.
A tecnologia deve ampliar o número de vagas de 2.948 para 9.716. A estatal afirma que não haverá aumento no preço do estacionamento por conta do novo sistema, e que o valor aplicado seguirá o preço de mercado.
A previsão é de que projetos no mesmo molde sejam realizados também nos aeroportos de Brasília, Porto Alegre e no Santos Dumont, no Rio. Também está sendo estudada a possibilidade de implantar o sistema em Viracopos e Salvador.
Via:Diário do Turismo