A menos de dois meses de completar seu segundo aniversário, a companhia aérea Azul se firma como a quarta companhia criada pelo empresário David Neeleman a se consolidar no mercado. Depois da estrear na sexta posição em janeiro de 2009, a Azul aérea surfou em um crescimento acentuado e desbancou as concorrentes Trip, Avianca (ex-OceanAir) e Webjet. Agora, com fatia de cerca de 7% no mercado doméstico, só perde para TAM e Gol.
Azul foi primeira empresa brasileira comercial a voar com jatos da Embraer em solo brasileiro. Antes de entrar no mercado de aviação civil brasileiro, Neeleman, nascido em São Paulo, esteve envolvido na fundação das americanas Morris Air e JetBlue, além da canadense WestJet. A projeção da Azul é de chegar a 2013 com 20% do mercado, metade do que a Gol detém hoje. O caminho para chegar a essa taxa passa por uma entrada forte na aviação regional a partir de novembro do ano que vem, quando a empresa recebe a primeira aeronave turboélice ATR, de uma encomenda de 20 aviões, com opção para mais 20.
“Quando recebermos o primeiro avião ATR, vamos dar início ao projeto de conectar aos nossos minihubs 50 cidades que giram em torno deles, com frequências diárias. Esses aviões vão permitir que os clientes de cidades como Passo Fundo (RS), Petrolina (PE) e Presidente Prudente (SP) acessem os hubs das suas capitais próximas para que essas conexões os levem para o Brasil todo”, disse o presidente da Azul, Pedro Janot. Com a utilização dos ATR, aviões de menor porte fabricados para percorrer distâncias de até 700 quilômetros, a Azul pretende entrar nessas novas rotas regionais com preços agressivos. “Essas conexões serão feitas por turboélices, que permitem maior economia e possibilitam tarifas mais baixas sem perder tempo em relação aos jatos”, afirma.
Segundo Janot, a Azul estuda 60 cidades de todo o País, mas ainda não definiu para que destinos regionais voará. As informações são do jornal . Quem é este brasileiro dono da Azul: David Neeleman (foto) Nascido em São Paulo, David Neeleman é filho de um repórter da UPI que, na época, estava trabalhando no Brasil. Logo que completou 7 anos, a família voltou para os Estados Unidos, para Salt Lake City, em Utah, onde o jovem prosseguiu com os estudos. Anos mais tarde, com 18 anos, retornou ao Brasil, desta vez como missionário Mórmon e foi para o Rio de Janeiro e para o Nordeste, pregar nas favelas.
(Similarmente, seu filho mais velho está atualmente em missão no Brasil) De volta aos Estados Unidos, Neeleman começou a vida profissional vendendo pacotes turísticos para o Havaí, depois foi trabalhar na Morris Travel, onde ajudou a transformar a empresa de agência de viagem à arrendadora, e, depois, operadora de aeronaves. Numa ascensão espantosa, a Morris Air acabou sendo comprada pela Southwest, graças à eficiência do esquema criado por Neeleman e equipe. Na indústria da aviação, várias inovações são atribuídas a David Neeleman, entre elas a invenção do bilhete eletrônico e a TV ao vivo a bordo das aeronaves. Foi ele quem criou a Live TV, empresa que produz e opera um sistema de TV ao vivo para aviões.
O executivo também tem participação na Open Skies, uma companhia voltada para a administração de receita, recursos e reservas com base na internet, que vem substituindo os pesados e onerosos sistemas CRS (Computer Reservation Systems) nas companhias aéreas. A Gol, por exemplo, é cliente da Open Skies. Após a venda da Morris Air, Neeleman ainda trabalhou por seis meses na Southwest e, depois disso, por força de contrato, não podia atuar em outra empresa aérea norte-americana por cinco anos. Foi, então, para Calgary, no Canadá, onde começou a desenvolver e aplicar as ideias inovadoras na WestJet, transformando a companhia em um case de sucesso.
Muitos destes conceitos seriam aplicados mais tarde na JetBlue. A nova companhia começou a ser criada em 1999, tendo como base Nova York, e fez o primeiro vôo em 11 de fevereiro de 2000, entre Nova York - JFK e Fort Lauderdale. No ano seguinte, a JetBlue já foi eleita a melhor em vôos domésticos nos Estados Unidos e daí em diante não parou de colecionar prêmios. Hoje se destaca pela alta qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros e conta com mais de 100 jatos A320 e 200 Embraer 190 em operação ou em vias de entrar em serviço. Serve 53 cidades, com 550 vôos diários e diferenciais como, todos os assentos marcados, sem bilhetes.
A empresa diferencia-se pela alta qualidade dos serviços, recebendo prêmios desde sua fundação. Ao mesmo tempo, a companhia vem experimentando um vigoroso crescimento, com vendas na casa de US$ 3 bilhões ao ano. David Neeleman continua na JetBlue como Chairman sem função executiva, o que propiciará tempo suficiente para que se dedicar totalmente à Azul Linhas Aéreas Brasileiras. A tecnologia foi fator fundamental na carreira de David Neeleman: “A cada empresa que abri, conheci mais tecnologia. Quando conheci mais profundamente, vi que tinha muita gente boa trabalhando nisso.”
Via:News Agency Jornal.us (Blogue) by Paulo Monauer