O Aeroporto de Curitiba é considerado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o segundo terminal aeroportuário mais eficiente do Brasil — o de Brasília apresentou o melhor desempenho. O desempenho foi apontado com base na portaria publicada no Diário Oficial da União de ontem, na qual a Anac estabelece metas de eficiência a todos os aeroportos brasileiros. Os que apresentam as menores metas podem ser considerados mais eficientes e, como consequência, poderão apresentar as menores tarifas de embarque e desembarque. A partir de 2013, a Anac passará a usar o critério de eficiência para estabelecer os valores.
Calculada com base em parâmetros internacionais de desempenho, que levam em consideração o número de embarques e desembarques e o volume de cargas dividido pelos custos operacionais, as metas acabam por formar uma espécie de ranking dos aeroportos. Em primeiro lugar aparece o Aeroporto de Brasília, com meta de 7,48% de melhora na eficiência. O Aeroporto Afonso Pena vem logo em seguida, com meta de 8,89%. A meta mais alta (30,78%) foi aplicada ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, o que pode ser interpretado como um atestado de que o Galeão é o mais ineficiente entre os 16 de igual porte e categoria. Em seguida vêm os aeroportos de Manaus e de Maceió.
Estas metas puderam ser implementadas após a Anac dividir os aeroportos brasileiros em quatro categorias, classificados pelo porte. Entre os aeroportos de categoria 1 estão os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro, Manaus, Maceió, Belém, São Luís, Natal, Recife, Guarulhos (São Paulo), Confins (Belo Horizonte), Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Congonhas (São Paulo), Curitiba e Brasília. A ordem dos aeroportos está de acordo com as metas estabelecidas pela Anac, sendo o Galeão o menos eficiente e o de Brasília o mais.
Via:Bem Parana