A TAP e LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, vão passar a conjugar, a partir de Junho, todos os voos directos das duas companhias entre Portugal e Moçambique e África do Sul. Lisboa e Maputo vão passar a estar unidas quatro vezes por semana em via aérea.
O acordo foi formalizado num memorando de entendimento. Actualmente a TAP tem três voos semanais entre Lisboa e Joanesburgo, em operação combinada com Maputo, e um quarto voo servindo exclusivamente a capital moçambicana. Como se lê em informação da TAP, a decisão da LAM voltar a ter operação própria para Lisboa “determinou a necessidade de reformular o enquadramento do acordo comercial entre as duas companhias, com vista a adequar a oferta à nova realidade e aproveitando ainda para avaliar mutuamente a possibilidade de introduzir melhorias nos serviços oferecidos aos clientes de cada uma das transportadoras aéreas”.
Na sequência do acordo, a partir do Verão Lisboa e Maputo terão quatro voos por semana a ligar as duas capitais, todos operados em “code-share” pelas duas companhias, sendo dois operados em aeronaves TAP e dois em aeronaves da LAM. As ligações de Maputo a Joanesburgo, também em “code-share”, passarão a ser efectuadas em equipamentos LAM, com horários conjugados com os voos de Lisboa, onde se fará o check-in para todo o percurso e despacho da bagagem para o destino final, Joanesburgo. A TAP deverá ainda acrescentar voos extra de e para Joanesburgo, em épocas de maior procura.
O mesmo modelo deverá em breve ser aplicado à operação para a Cidade do Cabo, informa a TAP. Estão em curso conversações com a South African Airways, companhia parceira da TAP na Star Alliance, no sentido de alargar o âmbito da respectiva cooperação tendo em vista diversificar as opções de encaminhamento entre Portugal e a África do Sul.
Via:Turisver