Grupo12Horas.Aérea

Base Aérea de Campo Grande tem novo comandante

Depois de quatro anos trabalhando na Base Aérea de Campo Grande, os dois últimos como Comandante, o Coronel Aviador Reynaldo Pereira Alfarone Júnior, deixa a frente da Organização Militar no próximo dia 14 de janeiro. No seu lugar, assume o Tenente-Coronel Aviador John Kennedy Greiffo da Justa Menescal.
A Solenidade de Passagem de Comando acontece na próxima sexta-feira, dia 14 de janeiro, às 10 horas, na Base Aérea.
O novo comandante, Tenente-Coronel Menescal, que veio transferido de Brasília e serviu no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro e na Assessoria do Comandante da Aeronáutica, pretende estreitar ainda mais os laços de respeito e amizade com a comunidade civil do Estado. “Sabemos da importância desta Organização Militar da Força Aérea para toda a Região, e do respeito e admiração que toda a comunidade sul-mato-grossense nutre pela Base Aérea. Temos aqui três importantes Esquadrões Aéreos que fazem as missões de Transporte, Busca e Salvamento e Defesa Aérea, e outros que estão chegando. Cabe a Base Aérea promover uma aproximação cada vez maior com a sociedade”, explica o novo Comandante.
O Coronel Alfarone, deixa o comando da Base Aérea para realizar o curso de Política e Estratégia Aeroespaciais, no Rio de Janeiro.

A Sentinela Alada do Pantanal
Nos últimos dois anos, a Base Aérea de Campo Grande passou por significativas mudanças, principalmente em sua infra-estrutura, que cresce a cada dia para suportar a chegada de novas unidades. A primeira delas é o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento(PARASAR), que começou a ser transferido para Campo Grande em outubro do ano passado. O novo Esquadrão será responsável por missões de Operações Especiais e terá atuação em todo território nacional. 

O começo de tudo
A história da Base Aérea de Campo Grande, a Sentinela Alada do Pantanal, se confunde com a da própria região Centro-Oeste. 
Tudo começou no então estado do Mato Grosso, em maio de 1932, com a ativação do Núcleo de Destacamento de Aviação de Campo Grande. O objetivo era proporcionar o apoio necessário às aeronaves que por aqui passavam. Nesta época, a aviação era cercada de romantismo e de poucos recurso técnicos. 
O Núcleo era um segmento do 2º Regimento de Aviação, subordinado à Nona Região Militar, ainda sob o controle do Exército. O efetivo inicial do destacamento era constituído por um Sargento e três praças.
A primeira pista do Destacamento, com 600 metros de extensão e 60 metros de largura, localizava-se nas proximidades do atual Cemitério Santo Amaro, no bairro que leva o mesmo nome, na capital de Mato Grosso do Sul.
O crescimento da cidade e o da própria Força Aérea, fizeram com que as instalações fossem transferidas, em 1944, para a Fazenda Serradinho, onde permanece até hoje. Novos prédios foram construídos e hoje a Base Aérea de Campo Grande é uma das mais importantes da Força Aérea.
Desde os anos 30, já passaram por esta instituição milhares de jovens no cumprimento do serviço militar obrigatório, alguns com ligações que duram até os dias de hoje.
Na Base Aérea de Campo Grande estão sediados três importantes Esquadrões Aéreos: o 1º/15º Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Onça; o 2º/10º Grupo de Aviação, Esquadrão Pelicano; e o 3º/3º Grupo de Aviação, Esquadrão Flecha. O Esquadrão Onça é o responsável pelo transporte de tropas e cargas para as mais distantes regiões do País, principalmente para os destacamentos do Exército na região de fronteira, além de prestar apoio a Confederação Brasileira de Paraquedismo. Outro que tem destaque na Força Aérea Brasileira é o Esquadrão Pelicano, que tem a nobre missão de realizar buscas e salvamentos de aeronaves e embarcações desaparecidas em todo o território nacional. O mais novo integrante da Base Aérea de Campo Grande é o 3º/3º Grupo de Aviação, Esquadrão Flecha, ativado em 11 de fevereiro de 2004, sendo responsável pela vigilância do nosso espaço aéreo. Equipado com aviões A-29 Super Tucano, funcionam com uma equipe de alerta 24 horas por dia, todos os dias do ano. 


Via:MS Notícias

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.