Grupo12Horas.Aérea

Aviação reduzirá para metade as emissões de CO2 até 2050

A Associação Internacional de Transporte Aéreo anunciou que o sector da aviação compromete-se a reduzir as emissões de CO2 em 50% até 2050, utilizando aviões com menor consumo e apostando nos biocombustíveis, numa aposta que deverá significar um investimento de mais de 1,5 mil milhões de dólares.
Nos passados dias 6 e 7 de Dezembro, decorreu a conferência "Aviação, Ambiente e Custos Energéticos", em Lisboa, organizada pela Logistel e pela APPLA - Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea. "A aviação é responsável por 2,5% das emissões totais de CO2 e por 8% do PIB mundial", explicou o secretário-geral da iniciativa, João Moutinho, para quem as companhias aéreas são as que mais têm contribuído para uma redução "extraordinária" da pegada ambiental.
A adopção de bilhetes electrónicos permitiu evitar o abate de 50 mil árvores por ano e, na última década, a emissão de óxido de nitrogénio (NOx) baixou 41%, segundo os dados revelados pelo responsável. "Os blocos funcionais também podem trazer poupanças importantes, já que questões, como o início da descida ou o tempo de espera dos aviões, representam 245 toneladas extra de combustível", adiantou.
A Galp tem, desde há três anos, um projecto para utilizar os biocombustíveis no sector, mas as tecnologias ainda não estão suficientemente testadas. Nos próximos cinco anos, no entanto, a empresa planeia investir numa unidade de óleo vegetal hidrogenado. Entretanto, a Associação Portuguesa de Transporte e Trabalho Aéreo (APPTA) e o Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG) querem produzir uma amostra de meio litro de um combinado de síntese de origem biológica, para aplicação específica na aviação, que será depois submetido a testes antes de a sua utilização ser massificada.
"Um aeroporto que movimente 15 milhões de passageiros por ano, como o de Lisboa, tem um consumo energético equivalente a uma pequena cidade de 300 mil habitantes", revelou ainda João Moutinho. A eficiência energética será ainda assegurada, a partir de agora, pela integração da aviação no Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), embora os limites de referência, com base em dados entre 2004 e 2006, estejam ainda por definir.
Através de uma avaliação comparativa, baseada nas emissões por tonelada/quilómetro do passado recente da sua actividade, cada operador irá receber uma quantidade inicial de licenças de emissão, que poderá aumentar através de aquisições no mercado. Segundo o jornal Água & Ambiente, está ainda a ser criado um sistema, que será lançado ainda este ano, que irá permitir o acesso das autoridades à lista de operadores, que, em Portugal, são 163, sendo que 15% pertencem à União Europeia.





Via:www.greensavers.pt

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.