Grupo12Horas.Aérea

Aeroporto de Jacarepaguá faz 40 anos e Infraero anuncia novidades

Na próxima quarta-feira, o Aeroporto de Jacarepaguá, peça importante na história da região e marco no desenvolvimento da aviação brasileira, completa 40 anos. Para comemorar a data, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anuncia uma série de novidades que beneficiarão a unidade. Já estão abertas licitações de projetos para a construção de uma nova torre de controle, para ampliar o pátio de aeronaves e para modernizar a infraestrutura da área de hangares ocupados pelas empresas ali instaladas. Essas obras e outras de menor porte fazem parte de um investimentos estimado em R$ 5 milhões, até 2015. 

Para este ano também estão previstas a revisão do Plano Diretor do Aeroporto (necessária a cada cinco anos para adequações às novas tendências da instalação), obras de restauração de uma das vias de acesso, a continuação da revitalização do sistema elétrico e a realização de trabalhos de topografia para delimitar áreas civis e militares e chegar a cadastramento de áreas de concessões. Segundo o superintendente regional da Infraero no Rio, Willer Larry Furtado, os investimentos são necessários devido ao crescimento da demanda já previsto para o aeroporto. 



O espaço é usado para voos desde a década de 30. O aeroporto, porém, só foi inaugurado oficialmente pelo Ministério da Aeronáutica em 19 de janeiro de 1971. Antes, a área era usada como auxiliar ao Campo dos Afonsos, onde a Companhia Aeropostale (mais tarde Air France) fazia seus voos. Entre os que chegaram a voar neste ponto está o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico “O pequeno príncipe”. 

Hoje, há 89 empresas operando no aeroporto nos mais diversos ramos, entre eles abastecimento de aeronaves, academia e alimentação. Passam pela unidade, em média, 10.990 passageiros por mês, sendo 366 por dia. Ao todo, 2.140 pessoas trabalham dentro do aeroporto. 



O Aeroporto de Jacarepaguá é considerado uma área estratégica na aviação do estado por servir de base para atendimento a helicópteros de resgate e a emergências médicas, já que está voltado somente para a aviação executiva. Pesa no conceito ainda o fato de contribuir para o desenvolvimento econômico do Rio garantindo estrutura a atividades offshore, em franca expansão. Assim como nos Jogos Pan-americanos, a Infraero espera utilizar a unidade como ponto de apoio a serviços de segurança e de imprensa, tanto na Copa do Mundo de 2014 quanto nas Olimpíadas de 2016.


Via:O Globo por Felipe Sil 

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.