Alan Alves

Governo repassará mais de 30 aeroportos a estados e municípios, que poderão concedê-los ao setor privado

BRASÍLIA e RIO - Infraero vai perder mais da metade dos 67 aeroportos que administra atualmente, adiantaram ao GLOBO fonte do governo e da equipe de transição. A estatal ficará com cerca de 30 terminais. Os demais serão repassados aos estados e municípios, que poderão concedê-los à iniciativa privada. Os mais movimentados e mais rentáveis, no entanto, como Galeão (Tom Jobim), Cumbica (Guarulhos-SP) e Viracopos (Campinas), continuarão sob o guarda-chuva da Infraero. No Rio, os de Jacarepaguá e de Macaé, por exemplo, poderão ser explorados pelo setor privado.
Conforme informou ontem o colunista do GLOBO Ancelmo Gois, as medidas para a concessão dos aeroportos à iniciativa privada já estão sendo discutidas pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e a presidente Dilma Rousseff, que toma posse hoje.
Segundo fonte do governo, todos os aeroportos das capitais, por questões políticas, e os considerados estratégicos, nos quais eventuais problemas podem comprometer a malha nacional, continuarão administrados pela Infraero. Isso também se aplicará a terminais importantes para a defesa nacional, como o de Cruzeiro do Sul, no Acre, localizado na fronteira.
Mudança de olho em Copa e Olimpíadas
Além disso, o governo manterá a orientação de que os novos aeroportos sejam construídos e explorados por empresas privadas, a exemplo do terceiro aeroporto paulista. O modelo de concessão a ser seguido é o de São Gonçalo do Amarante (RN), já em construção. O caminho para essas alterações foi aberto com a aprovação pelo Congresso, em meados de dezembro, de uma emenda à proposta do Executivo que instituiu o Sistema Nacional de Viação (SNV). Este reunirá as malhas rodoviária, ferroviária, hidroviária e aeroportuária.
- A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai definir quais são os aeroportos de interesse da federação que continuarão com a Infraero - disse uma fonte ligada às discussões.
Segundo essa fonte, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul já mostraram interesse em assumir terminais para repassá-los ao setor privado. Isso já foi feito, por exemplo, no aeroporto de Cabo Frio. O objetivo é atacar mais rapidamente os gargalos da infraestrutura aeroportuária. No Rio, a Infraero só ficará com Galeão e Santos Dumont. Em São Paulo, a estatal continuará com Viracopos, Guarulhos e Congonhas. Poderão ser privatizados Campo de Marte e São José dos Campos. No Rio Grande do Sul, só Porto Alegre não sofrerá mudanças. Em Minas, apenas Confins (Belo Horizonte) ficará com a Infraero. E na Bahia, a estatal só ficará com o aeroporto de Salvador.
Além da Anac, o Comando da Aeronáutica vai listar os terminais importantes do ponto de vista da segurança nacional, que a Infraero deverá continuar administrando.
O Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) já permite que a Infraero faça convênios com estados e municípios para transferir a administração de aeroportos. Mas a medida é pouco usada, segundo técnicos do governo, devido à burocracia. A emenda ao marco da viação vai facilitar o processo.
O novo governo também será obrigado a adotar um sistema de contratação especial para a Infraero, sem licitação tradicional, semelhante ao da Petrobras, a fim de agilizar as obras para preparar os aeroportos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O sistema atual da Lei de Licitações levou o Tribunal de Contas da União (TCU) a embargar várias obras, como nos aeroportos de Vitória e Goiânia.
Apesar de estudos do BNDES recomendarem a privatização dos aeroportos, estima-se que só isso e a abertura do capital da Infraero não vão resolver o atraso das obras. Esses processos são demorados: segundo o próprio BNDES, seus efeitos só seriam sentidos depois de três a cinco anos.
Webjet tem quase 20% de atrasos
Ainda assim, fontes afirmam que Dilma quer profissionalizar a Infraero, por isso vem se recusando a colocar um político no comando da empresa. O plano de criar uma secretaria especial de aeroportos e retirar a aviação civil da esfera da Defesa também não foi descartado, ainda que a médio prazo.
O dia foi calmo nesta sexta, dia 31, nos aeroportos. Até as 18h, dos 1.909 voos domésticos programados, 137 (7,2%) atrasaram e 240 (12,6%) foram cancelados. Dos 124 internacionais, 16 (12,9%) sofreram atraso e seis (4,8%) foram suspensos. A Webjet novamente teve o pior desempenho: em 101 voos, foram 20 atrasos (19,8%) e 30 cancelamentos (29,77%) . A Gol registrou 5,4% de atrasos, e a TAM, 7,5%.



Via:OGlobo
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Paraibano passa no vestibular do ITA

O estudante Victor Gonçalves Elias, de 17 anos, foi aprovado no vestibular 2011 do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Ele foi aprovado para o Curso de Engenharia Aeronáutica, que teve o resultado do vestibular divulgado hoje. A aprovação é para muito poucos: foram 7.627 inscritos para apenas 130 vagas nos cursos oferecidos pelo ITA. Victor foi aprovado para o curso mais concorrido, que é o de Engenharia Aeronáutica, com 2.198 inscritos para 28 vagas. “ “A preparação que a escola me proporcionou foi determinante. Agradeço aos meus pais e a todos os professores pelo apoio decisivo”, disse Victor. Victor Gonçalves Elias, que é natural de João Pessoa e aluno do 3º ano do ensino médio, foi o único estudante da Paraíba aprovado no ITA. “ “Essa conquista é um orgulho para o aluno e também para a escola, porque nossa missão é oferecer uma educação completa, capaz, inclusive, de potencializar talentos”, afirma o professor Karamuh Martins, diretor do colégio.

O ITA está localizado na cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo. A instituição oferece cursos de Engenharia Eletrônica (26 vagas), Aeronáutica (28), Mecânica-Aeronáutica (28), Computação (23), Civil-Aeronáutica (15) e a recém criada Engenharia Aeroespacial (10). O vestibular foi realizado no dia 17 de dezembro em 22 cidades brasileiras. O aluno paraibano fez as provas em Natal (RN).

O ITA é uma referência no ensino superior não apenas para quem deseja seguir carreira militar ou na indústria aeronáutica, em crescimento no Brasil e no mundo. Os alunos do ITA estão em muitas empresas, multinacionais e grandes corporações espalhadas pelo mundo.  


Via:PBAgora - A Paraíba o tempo todo
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Voos domésticos têm 11% de atraso antes da véspera de Ano-Novo

Até o último boletim divulgado pela Empresa  Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no início da noite, 10,8% dos voos domésticos registraram atrasos no país. Do total de 2.082 voos previstos para hoje (30), 224 tiveram atrasos. O percentual de voos cancelados chegou a 8,8%, de acordo com o boletim divulgado às 19h. Isso equivale a 184 voos cancelados.
A companhia aérea com maior percentual de voos atrasados é a Webjet, com 19,3% dos 114 programados. A empresa também tem o maior percentual de cancelamentos, com 20,2%.O percentual de atrasos nos voos internacionais da Webjet é menor, com 14,5% dos 152 previstos para hoje atrasados. No total das empresas aéreas, os voos internacionais cancelados representam 3,3%.
Ontem (29), os trabalhadores do setor aéreo descartaram a possibilidade de fazer uma paralisação no feriado do Ano-Novo. A decisão foi tomada em reunião entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), no Rio de Janeiro.
A Infraero aproveitou o período de festas para lançar a campanha Fique por Dentro, que tem o objetivo de esclarecer os passageiros sobre a responsabilidade de órgãos e empresas com relação à prestação do serviço de transporte aéreo. De acordo com nota divulgada pela Infraero, foram instalados painéis com informações para usuários do sistema aéreo em nove aeroportos brasileiros. São eles os aeroportos internacionais de Brasília (DF), de Curitiba (PR), de Florianópolis (SC), no Galeão (RJ), de Guarulhos e Congonhas (SP), de Belo Horizonte (MG), de Porto Alegre (RS) e de Recife (PE).
A Infraero informou ainda que, desde a última quinta-feira (23), usa as redes sociais para atualizar as informações para os passageiros. Os usuários do sistema de transporte aéreo também podem agora consultar a situação dos voos em celulares do modelo smartphone.


Via:Jornal do Brasil
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Venda de helicópteros dispara no País impulsionada pelo mercado executivo

SÃO PAULO - O mercado de helicópteros no Brasil mostrou uma forte recuperação neste ano de carona no bom desempenho do chamado "mercado executivo". A Helibras, subsidiária da Eurocopter, quintuplicou as vendas para a iniciativa privada, passando de 5 unidades, em 2009, para 25, em 2010.
A expansão das vendas totais também foi significativa. A companhia comercializou 35 unidades em 2010, comparado com 14 no ano passado. O desempenho das compras do setor público quase não mudou . O governo brasileiro adquiriu nove helicópteros da Helibras no ano passado e 10 neste ano.
O padrão se repetiu na TAM Aviação Executiva, que representa a americana Bell no Brasil, e diz ter crescido por causa das compras feitas por grandes companhias privadas e por empresas de táxi aéreo, que fazem viagens de helicópteros para executivos.
De acordo com Leonardo Fiuza, diretor comercial da companhia, o número de aeronaves vendidas quintuplicou entre 2009 e 2010, passando de quatro para 20 unidades. "Este ano foi o melhor para a Bell nesta década", afirma Fiuza, ressaltando que a empresa espera voltar a bater recorde nos próximos anos.
Os modelos mais vendidos pela TAM são o Bell 407, comercializado por US$ 2,95 milhões, e o Bell 429, que custa US$ 5,8 milhões. A maior parte da procura é por modelos monoturbina, para deslocamentos na capital paulista e região metropolitana.
Contrato extra
Em 2009, ainda durante a crise, a Helibras firmou com o governo brasileiro um contrato de 2 bilhões para a produção de 50 helicópteros militares ao custo de US$ 30 milhões cada. O valor inclui também a implantação de uma nova linha de produção em Itajubá (MG), onde a companhia mantém uma fábrica há mais de 30 anos, e a transferência de tecnologia para a fabricação do modelo EC725 no País a partir de 2012.
Hoje a única linha de produção de helicópteros no Brasil é do modelo AS350, conhecido como Esquilo – neste ano, a aeronave respondeu por 80% das entregas da Helibras no País. Segundo a empresa, por ser fabricado internamente, o modelo tem a vantagem de contar com o financiamento pelo Finame, linha oficial com taxa de juros de 5,5% ao ano, um ano de carência e dez anos de prazo para pagamento.
Segundo o diretor presidente da Helibras, Eduardo Marson Ferreira, a nova linha de produção vai aumentar a complexidade do trabalho de montagem de helicópteros. Hoje, um Esquilo leva quatro meses para ficar pronto, enquanto a fabricação de um EC 725 pode durar um ano e meio.
O helicóptero feito no país custa em média US$ 3 milhões e carrega até sete passageiros. O EC 725 para uso militar pode carregar 34 pessoas e é vendido a um preço até dez vezes maior.
Crescimento
Com a expansão, a Helibras já aumentou o número de funcionários no País.Desde junho de 2009, foram contratadas 170 pessoas, e a equipe hoje tem 450 trabalhadores. Em dois anos, quando a nova planta estiver pronta, a empresa projeta ter 1 mil funcionários.



Via:Estadão
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Aeroporto Portela: Nº passageiros cresceu 2,5 vezes em 20 anos

Um estudo sobre a evolução do transporte aéreo do aeroporto de Lisboa, no período 1990-2009, conclui que o número de passageiros aumentou 2,5 vezes, a uma taxa de crescimento médio anual de 5 por cento.


"O número de passageiros aumentou 2,5 vezes em vinte anos, a uma taxa de crescimento médio anual de 5 por cento", é uma das principais conclusões do estudo do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC, IP), divulgado hoje.
Segundo o documento, “nos últimos 20 anos deram-se alterações profundas na estrutura dos mercados de aviação civil. Durante este período o aeroporto de Lisboa teve um crescimento assinalável".
O número de passageiros cresceu, passando de pouco mais de 5 milhões de passageiros em 1990 para cerca de 13,3 milhões em 2009.
"Para 2010 e para 2011, os resultados até agora obtidos e as perspetivas são animadores”, lê-se na introdução do estudo.
No aeroporto de Lisboa "a evolução do tráfego aéreo, desde 1990 até 2009, segue uma taxa de crescimento relativamente estável de cerca de 5 por cento ao ano, embora se identifiquem duas fases de crescimento mais fraco e outras duas de crescimento mais forte", observa ainda. 


Via:Diário Digital
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Aviação: Tráfego internacional aumenta 8,2% em novembro - IATA

O tráfego aéreo internacional de passageiros aumentou 8,2 por cento em novembro e o transporte de mercadorias aumentou 5,4 por cento, valores que comparam com o mesmo mês de 2009, segundo revelou hoje a IATA.

No entanto, e apesar dos sinais de recuperação, em 2010 registou-se uma desaceleração, mas 'esta diminuição do crescimento não significa necessariamente sinal de uma tendência negativa', segundo a International Air Transport Association (IATA).

A IATA revela que, 'em termos absolutos, as viagens aéreas diminuíram 0,8 por cento e o frete aéreo caiu 1,1 por cento entre outubro e novembro de 2010'. No entanto, e apesar do 'declínio' em novembro, passageiros e mercadorias continuam a aumentar, com taxas anuais entre 5 por cento e 6 por cento, 'o que está em linha com a tendência histórica de crescimento da indústria'.


As transportadoras europeias registaram um crescimento de 7,3 por cento, apesar de terem sido atingidas pelo mau tempo que perturbou as vários aeroportos europeus.


'O impacto destas alterações climáticas irão reflectir-se no tráfego de dezembro', observou a IATA.

As transportadoras norte-americanas registaram, em novembro, um crescimento na ordem dos 9,5 por cento, enquanto as companhias aéreas da Ásia-Pacífico alcançaram um crescimento de 5,8 por cento.

No Médio Oriente, as transportadoras aéreas registaram um crescimento de 16,7 por cento em novembro, segundo a IATA, sublinhando que essas companhias ganharam quota de mercado durante o período de recessão.

Também as companhias aéreas africanas apresentaram um crescimento de 16,4 por cento no mês anterior, face ao mesmo mês de 2009, com um aumento de 11 por cento neste período, um número superior ao registado antes da recessão.

Ao contrário do tráfego de passageiros, a IATA destaca que o tráfego de mercadorias voltou aos níveis da pré-recessão.




Via:Correio do Minho
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Tensão em voo da Delta Airlines que vinha de Atlanta (EUA) para o Rio de Janeiro

Os passageiros do voo 61 da Delta Airlines, que voltaram ontem à noite de Atlanta, nos Estados Unidos, com destino ao Rio, viveram momentos de suspense e tensão a bordo. Uma pane atrasou em duas horas a decolagem e o clima de insegurança fez com que vários deixassem o avião antes mesmo de o conserto ser providenciado.
O boeing estava se preparando para seguir para a área de decolagem, no aeroporto de Atlanta, quando teve todo o seu sistema elétrico buscamente interrompido. Os motores, as luzes e até o sistema de refrigeração desligaram. Os passageiros foram informados de que o avião seria rebocado de volta para que o conserto fosse realizado.
Sem mais esclarecimentos, muitos começaram a ficar tensos enquanto mecânicos entravam pelos corredores rumo à cabine do piloto para tentar solucionar o problema.
Depois de mais de uma hora de suspense, uma passageira se levantou afirmando que iria deixar o voo, sendo prontamente seguida por outros, também preocupados com a segurança  da viagem. 
"Estou aqui com minha mulher e meus dois filhos. Pelo amor de Deus, preciso de mais informações", dizia um.
"Estou voltando de mudança para o Brasil depois de mais de um ano fora. Preciso saber o que está acontecendo com este avião", apelava outro.
Neste instante, um deles pediu ao piloto, que estava na porta de embarque, uma explicação mais detalhada sobre o problema, alegando que isso minimizaria a tensão a bordo.
Só então o piloto esclareceu que um dos geradores havia apresentado uma pane, mas que o avião tinha outros três, apesar de ser capaz de voar com apenas um. E que só levantaria voo se houvesse 100% de segurança.
Aos poucos, os passageiros que deixaram a aeronave acabaram voltando e o voo pôde partir para o seu destino, com duas horas de atraso. No decorrer do trajeto, não houve registro de mais incidentes.


Via:Jornal do Brasil
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TAAG anuncia alteração e suspensão de voos intercontinentais

A companhia aérea angolana TAAG divulgou hoje, em comunicado, alterações em alguns voos internacionais, bem como a suspensão das ligações com os Emirados Árabes Unidos e com a China, alegando razões operacionais.


De acordo com a nota informativa da transportadora aérea, os voos com destino aos Emirados Árabes Unidos e à China, a rota Luanda/Dubai/Pequim/Dubai/Luanda, estão suspensos por razões operacionais, até data a anunciar.
A TAAG vai realizar ainda alterações nas ligações com Havana e Lisboa.
O voo que faz a ligação com a capital cubana, inicialmente previsto para o dia 03 de janeiro, foi alterado para o dia 04 às 08:00 (hora local), enquanto que o voo entre Luanda e Lisboa, previsto para o dia 04, foi adiado para o dia 06 às 13:00 (hora local).


Via:Diário Digital
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Webjet voltará a oferecer voos para Maceió (Al)

A partir de março de 2011 a Webjet faz uma mudança na sua malha aérea e volta a operar em Maceió, destino que desde 2009 não recebia voos da empresa, além de incluir operação em Goiânia, São José dos Campos e Uberlândia. A frequencia de Maceió terá como destino direto Brasília e Belo Horizonte.

As passagens só serão vendidas depois da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, que deve sair no final de janeiro de 2011.

Outros voos - Goiânia terá frequencias diretas para o Rio de Janeiro e Porto Alegre; Uberlândia terá voos diretos para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte; E São José dos Campos terá opções diretas para a capital fluminense e Brasília.


Via:Panrotas - Portal de Turismo
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Preço do combustível de avião acaba 2010 em máximos desde o “pico” de 2008

O preço da tonelada de combustível de avião atingiu os 848,9 dólares na semana terminada a 24 de Dezembro, que é o valor mais alto dos anos de 2009 e 2010 e representa um aumento de 26,3% face à semana homóloga de 2009 e 80,5% em relação à semana homóloga de 2008, segundo os dados do Índice IATA do Jet Fuel.
Os dados do Índice mostram que na última semana, com o preço do petróleo consistentemente acima dos 90 dólares por barril, o preço da tonelada de jet fuel encareceu 3% ou 24,6 dólares.
Aliás, a informação mostra que este mês os preços têm atingido sucessivamente recordes, tendo passado de 270,4 pontos na semana terminada a 26 de Novembro, para 284,6 pontos na semana de 3 de Dezembro, que era recorde do ano, para um novo máximo na semana seguinte, nos 284,5 pontos, 285,9 pontos na semana de 17 de Dezembro e, agora, 285,9 pontos na semana de 24 de Dezembro.
De acordo com estes dados do Índice, em um mês o preço do combustível de avião ficou mais caro 8,9%, tendo passado de 779,6 dólares a tonelada para 848,9.
Ainda de acordo com os dados do Índice, o preço da tonelada de jet fuel acima dos 800 dólares já não acontecia desde a semana terminada a 10 de Outubro, quando os preços estavam a ajustar em baixa depois do “pico” da semana de 4 de Julho de 2008.
O reflexo desta evolução é que o preço médio do combustível de avião este ano subiu para 91,1 dólares por barril, mais 28,5% que no período homólogo de 2009.


Via:PressTur
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Companhia aérea chinesa comprará 50 Airbus

Hong Kong, China - A companhia aérea China Eastern Airlines anunciou esta quinta-feira que assinou um acordo com o consórcio europeu Airbus para comprar 50 aviões A320 por 3,22 biliões de dólares.
              
A empresa assegurou em um comunicado à bolsa de Hong Kong que os aviões serão entregues em várias etapas entre 2012 e 2015 e que, com esta aquisição, aumentará em quase 15% sua frota de aviões (11% se levada em conta também a frota de sua filial, a Shanghai Airlines).


Via:AngolaPress
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Projeto reduz limite máximo para atrasos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7928/10, do deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), que reduz de quatro horas para 30 minutos o limite máximo para atraso de voos antes que as companhias aéreas sejam obrigadas a embarcar o passageiro em outro voo para o mesmo destino ou restituir o valor do bilhete. A proposta altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7565/86).
O limite de 30 minutos de atraso também valerá, de acordo com o projeto, para os voos em escala. Nesse caso, além de poder optar pelo reembolso do trecho não utilizado, o passageiro terá direito a retornar gratuitamente ao aeroporto de origem.
Indenização
A proposta também cria indenização de 50% do valor do bilhete a ser paga pela empresa aérea ao passageiro nos casos de cancelamento da viagem ou atraso superior a 30 minutos.
A indenização de 50% do valor da passagem valerá para atrasos e cancelamentos que não estejam relacionados a más condições meteorológicas. Nesses casos, as companhias ficarão isentas do pagamento da indenização.
"Com essas medidas, pretendemos não apenas minimizar a banalização dos atrasos de voos nos aeroportos brasileiros, mas devolver o merecido e devido respeito aos usuários dos serviços de transporte aéreo do País", afirmou o autor do projeto.
Tramitação
A proposta está apensada ao PL 6716/09, que muda as regras do setor aéreo no País. O projeto, que tramita em regime de prioridade, está pronto para ser analisado pelo Plenário.


Via:Correio do Estado
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Aeroportos brasileiros registram 25 atrasos e 97 cancelamentos

De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), dos 1417 voos programados até as 14h desta quarta-feira, 25 (1,8%) voos estão atrasados e 97 (6,8%) foram cancelados.
O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, opera por meios visuais e tem quatro atraso e 24 cancelamentos. Em Cumbica, Guarulhos, funciona nas mesmas condições com quatro partidas atrasadas e uma cancelada.
No Rio de Janeiro, o aeroporto Santos Dumont, está aberto para pousos e decolagens e registra um voo atrasado e 22 cancelados. Já o Galeão, também no Rio, opera normalmente e apresenta um cancelamento.


Via:eBand
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Aeronave executiva vira instrumento para ganhar tempo e agilizar negócios

 Há muito, aeronaves executivas deixaram de ser sinônimo de luxo e passaram a ser instrumentos de trabalho. Grandes corporações, bancos, construtoras, empresas de varejo, atacadistas, entre outras, com presença nacional, muitas vezes chegam a ter, além da sua própria aeronave executiva, um departamento de aviação só para gerenciar a logística e operação de voos.

“Quem tem necessidade de se deslocar com agilidade para diferentes regiões do Brasil, tendo que depender da aviação comercial brasileira perde muito tempo ou tem muita dificuldade de chegar em determinados destinos”, disse Cassio Polli, diretor da Aerie Aviação Executiva. No Brasil, a aviação comercial atende pouco mais de 100 dos mais de 5 mil municípios existentes em todo país. “A comparação é inevitável, estamos muitos anos atrás dos Estados Unidos e da Europa, onde os recursos dos aeroportos tem que ser investidos no mesmo aeroporto, onde são comuns decolagens e pousos simultâneos, tem infra-estrutura aeroportuária que torna o serviço mais ágil. 

Para quem viaja com freqüência, a rotina de sair de casa, ir até o aeroporto, passar por todas as etapas até decolar, aterrissar e repetir o ritual pode consumir um tempo valioso. Mais valioso do que o valor gasto com a compra e manutenção de uma aeronave executiva. “Dependendo da origem e do destino, pode-se levar o dia todo ou quase meio período para se chegar, com grande dose de aborrecimento e de perda de tempo”, afirma Polli.

Segundo ele, a análise de viabilidade de uma aeronave executiva deve partir do princípio de que se trata de um Ativo Imobilizado, como ferramenta multiplicadora de negócios e que possui liquidez de revenda. “Além disso, nunca é demais lembrar as vantagens de contar com o próprio avião: agilidade de acesso, embarque e desembarque; administração de horários de decolagem e pouso; flexibilidade de uso de aeroportos privados/executivos; segurança no sentido de transporte e segurança pessoal; sigilo e confidencialidade dos destinos e do propósito das viagens; suporte “logístico” diferenciado a clientes, fornecedores e parceiros exclusivos e, por fim, economia de tempo e agilidade nos negócios.”

Polli afirma que muitos empresários estão descobrindo que possuir sua própria aeronave é muito mais acessível do que parece, os financiamentos domésticos ou internacionais tem viabilizado muitas aquisições, nas quais o comprador dispõe de uma entrada e assume parcelas mensais, quase sempre menores que um fretamento.

Sobre a Aerie - A Aerie Aviação Executiva trabalha em parceria com a Fortune Jet há mais de dois anos para a negociação de aeronaves nos Estados Unidos. A Fortune Jet soma mais de 320 aeronaves vendidas nos últimos 20 anos, enquanto a Aerie, em seis anos, vendeu 60 aeronaves. Juntas, as duas empresas fizeram a venda de 20 aeronaves. Só para dar uma idéia apenas três jatos Cessna Citation X (10) vendidos ao longo de apenas 6 meses somam de US$ 40 milhões. A Aerie atua especialmente com turboélices, jatos e helicópteros executivos. 


Via:ABN
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Avião militar cai e mata 12 pessoas na Rússia

 Um avião militar da Rússia caiu, na noite de terça-feira, na região de Tula, 300 quilômetros a sudoeste de Moscou, e matou 12 passageiros. A informação foi divulgada nesta quarta-feira por autoridades russas.

Segundo a imprensa internacional, a aeronave Antonov An-22 estava um voo de treinamento na noite de terça. A causa do acidente ainda é desconhecida.


Via:O Dia Online
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Aeroviários e aeronautas descartam greve no Ano-Novo

A paralisação dos trabalhadores do setor aéreo durante o período do Ano-Novo está descartada. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (29), após reunião entre Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), no Rio de Janeiro.

O secretário-geral do SNA, Marcelo Schmidt, afirmou que houve avanços nas propostas discutidas, permitindo uma aproximação entre os percentuais reivindicados pelos trabalhadores e o índice de reajuste oferecido pelas empresas.

“Foram retomadas as negociações com as empresas. Isso afasta o risco de uma paralisação [no Ano-Novo]. O sindicato patronal cedeu de uma parte e nós cedemos de outra. Vamos avaliar as propostas e buscar um meio termo”, afirmou Schmidt.

Segundo ele, se houver problemas nos aeroportos durante o feriado do Ano-Novo será por questões ligadas ao excesso de carga horária das tripulações, que são obrigadas por lei a não ultrapassar o limite, ou por eventual desorganização do sistema.

“Os problemas estruturais da aviação continuam. A sujeira não pode ser varrida para baixo do tapete. Não existe política de aviação no Brasil e as empresas aéreas continuam sem contratar funcionários.”

A próxima rodada de negociações deverá ocorrer até o dia 12 de janeiro.


Via:DCI
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BAHIA ganha novos voos regionais

Os interessados em conhecer as belezas de Porto Seguro e Ilhéus vão ter mais uma forma de acesso a essas regiões, tão famosas pelos seus diversos atrativos. A partir de 31 de janeiro, a Trip Linhas Aéreas lança o seu mais novo roteiro, que partirá do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, em direção a Porto Seguro e Ilhéus.

O voo, com capacidade para 84 pessoas, será realizado, diariamente, pelo Jato EMBRAER 175. As passagens custam a partir de R$149,90 (Confins-Porto Seguro) e R$ 169,90 (Confins-Ilhes). Os valores variam de acordo com o roteiro e com a classe escolhida.

De acordo o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrerro, desde o início do atual governo vem sendo solicitada a ligação área desses municípios com outros estados, o que irá intensificar o movimento nos aeroportos regionais, bem como aumentar o movimento nessas localidades. “Este voo é importante para o desenvolvimento do turismo nessas regiões. Nossa expectativa é que o número de voos regionais continue aumentando, comenta Ferrerro.

Para Ferrerro, o decreto assinado pelo governador Jaques Wagner, que reduz a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado sobre o querosene de aviação (QAV), a partir de janeiro de 2011, vai intensificar ainda mais o interesse de empresas aéreas em realizar paradas em outros aeroportos baianos. Atualmente, os municípios de Lençóis, Barreiras, e inclusive Ilhéus, já recebem voos de outros estados.

Segundo o decreto, os descontos começam a valer a partir de janeiro de 2011 e serão concedidos conforme o número de localidades atendidas pelas companhias aéreas no Estado. Para quem opera no mínimo em quatro cidades, a cobrança do imposto cai dos atuais 18% para 10%, cinco cidades de 18% para 7%, seis ou mais destinos, para 4%.



Via:Brasilturis Jornal
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Argentina cria comissão para registro e observação de Ovnis

BUENOS AIRES — A Força Aérea Argentina (FAA) decidiu criar uma comissão para registrar e investigar denúncias de aparecimento de Ovnis (Objetos Voadores Não identificados) no espaço aéreo do país, disse esta quarta-feira à AFP um porta-voz da instituição.
"A Comissão de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais está em processo de formação", disse o capitão Mariano Mohaupt, assessor de imprensa da FAA.
O militar revelou que a Força já tem registro de experiências vividas por alguns de seus pilotos e que não puderam ser explicados, mas "agora dá as cartas no assunto de um ponto de vista formal, profissional, que contribui para a sua própria missão, que é o controle do espaço aéreo".
A equipe será interdisciplinar, com meteorologistas, controladores de voo, pilotos e especialistas em radares, e será a receptora das denúncias feitas pelos cidadãos sobre fenômenos observados no espaço.
"Há muitíssimas denúncias que depois acabam se esclarecendo e ocorre que não se trata de fatos não convencionais", explicou Mohaupt.
Organizações deste tipo já existem em outros países do Cone Sul, como o Uruguai, onde funciona desde 1979 a Comissão Receptora e Investigadora de Denúncias de Objetos Voadores Não identificados, subordinada à Força Aérea.
Em agosto, o Brasil anunciou que o aparecimento de Ovnis no espaço aéreo do país será oficialmente registrado pelo Comando da Aeronáutica.
As autoridades instaram aos pilotos de aviões civis e militares, bem como os controladores do tráfego aéreo nacional, que relatem suas experiências ao organismo e também enviem provas documentais sobre objetos voadores não identificados.


Via:AFP
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Gol encurta treinamento de comissário para suprir voos

Com parte da tripulação perto do limite de horas de trabalho antes do fim do mês, a Gol encurtou o treinamento de comissários para incorporá-los ao trabalho. A informação é da reportagem de Mariana Barbosa publicada na edição desta quarta-feira da Folha. 

Documento interno da Gol obtido pela Folha revela que uma turma de comissários está sendo incorporada sem concluir o treinamento. "Devido a necessidade de substituirmos comissários que estão no limite de horas, a turma está sendo disponibilizada para voar", diz o documento. 

O texto afirma que eles tiveram instruções relativas à segurança e emergência. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) diz que os comissários podem voar. Para o diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas Carlos Camacho, as 15 horas de treinamento "fazem a diferença na segurança". 


Via:ClickPB (Blogue)
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Aeroportos podem ter greve no dia 1º

Os aeronautas e aeroviários prometem cruzar os braços no próximo sábado, dia 1º de janeiro, caso as negociações com os patrões não sejam retomadas. "Tudo será decidido na quarta-feira, mas a tendência é essa. Escolhemos o dia 1º de janeiro por causa da posse", disse a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbuíno. Caso a promessa seja cumprida, os aeroportos brasileiros devem ficar abarrotados no feriado de ano-novo. 


No início da semana, os funcionários das empresas aéreas ameaçaram entrar em greve e a Justiça Federal no Distrito Federal expediu liminar que estendia até 10 de janeiro a proibição de greve da categoria, sob pena de multa de R$ 3 milhões por dia no caso de descumprimento. Na noite da última quinta-feira, a liminar foi derrubada, mas ficou mantida a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determina atividade de 80% do efetivo até 2 de janeiro, sob pena de aplicação de multa de R$ 100 mil por dia. A categoria deve recorrer da decisão amanhã. "Nosso advogado jáestá preparando o recurso. Por lei, é exigido apenas 30% do efetivo trabalhando", reclamou a presidente do sindicato.

A reivindicação inicial da classe era um reajuste salarial de 15%, reduzido para 13% por falta de acordo. Os aeroviários e aeronautas também lutam pela criação de novos pisos salariais, com ganho de 30%, e pela criação de um piso para os operadores de equipamento de viatura - aqueles veículos que circulam na pista dos aviões levando bagagem e mantimentos. De acordo com o SNA, a categoria rejeita qualquer proposta com percentual abaixo de dois dígitos. As companhias ofereceram inicialmente um reajuste de 6,5%, que já subiu para 8%. O índice, no entanto, não foi aceito. 


Via:Jornal O Norte
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Webjet registra atrasos em mais de 43% dos voos domésticos


A companhia aérea Webjet registrava, até as 19h, atrasos em 43,6% dos voos programados para esta terça-feira e 27,4% de cancelamentos. Em nota oficial, a empresa disse que os atrasos acima da média foram provocados por problemas meteorológicos, aliados ao fechamento de aeroportos. Segundo a Infraero, do total de 2.109 voos domésticos previstos para até as 19h, 16% tiveram atrasos e 7,6% foram cancelados.
Além da Webjet, as empresas que registraram os maiores atrasos foram a Gol, com 16,3% dos voos e a TAM, que contabilizou 13,2%. A Azul apresentou até as 19h atrasos em 12% dos voos. Nas partidas internacionais, foram registrados 18,2% de atrasos e 6,3% de cancelamentos.
Esta manhã o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), permaneceu fechado por causa das fortes chuvas que atingiram o Estado. Segundo a Webjet, os atrasos provocados pela condições do clima, "além de prejudicar a malha aérea, comprometem também a escala da tripulação, que precisa ter seu tempo de descanso regulamentar respeitado". A companhia disse que trabalha para normalizar a situação o mais breve possível.
Na segunda-feira, os voos da companhia aérea também registraram atrasos acima da média. Caso não haja mais problemas causados pelo mau tempo, a Webjet disse que acredita que a situação comece a se normalizar ainda nesta terça-feira.


Via:Terra Brasil
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Aeroporto de Santa Helena será inaugurado nesta quarta

Em cumprimento a uma extensa agenda de inaugurações em Santa Helena amanhã, o governador Alcides Rodrigues entregará o Aeroporto de Santa Helena. O Terminal conta com mais de 460 metros quadrados de área construída e uma pista com 1,4 mil metros quadrados por 30 metros de largura, adequada para operações de aeronaves de até 66 assentos. Foi investido em sua infra-estrutura um montante de R$ 1,04 milhão. O Terminal foi projetado com duas bilheterias, sala para despacho de bagagem, duas lojas, bar, sala vip, varanda, estacionamento e sanitários localizados no térreo. No mezanino estão localizadas a administração e a sala de controle sob responsabilidade da Agência Nacional da Aviação Civil – Anac.

Via:Goiás Agora
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Bombardier vai contratar um engenheiro civil e um gerente de projetos

A Bombardier, empresa canadense da área de transportes, está com duas vagas abertas. Uma é para um engenheiro civil e outra para gerente de projetos, na fábrica de Hortolândia (SP).
Para se candidatar, os interessados devem acessar o site da Monster, empresa responsável pelo processo de seleção, e se candidatar à vaga desejada.
Para a vaga de gerente de projetos, é necessária experiência de cinco anos na área (preferencialmente no setor ferroviário); formação em Engenharia; MBA ou equivalente; conhecimento prático no desenvolvimento e administração de planos de recursos e orçamentos; experiência com as ferramentas de avaliação de riscos e oportunidades; e gerenciamento de recuperação de custos e gestão de projetos.
Para a vaga de engenheiro civil é necessária formação superior em Engenharia Civil, fluência em inglês, disponibilidade para viagens nacionais e internacionais e, no mínimo, oito anos de experiência em gerenciamento de projetos e execução de obras.


Via:piniweb
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Mundo registou o maior número de acidentes aéreos dos últimos sete anos

O ano de 2010 registou o maior número de vítimas mortais dos últimos sete anos, em acidentes e incidentes, envolvendo aviões de passageiros ou de carga, de acordo com dados disponíveis ao longo dos últimos 12 meses.

No início do ano, um avião da Ethiopian Airlines, com 90 passageiros e sete tripulantes a bordo, despenhou-se no mar mediterrâneo. O Boeing 737-800 fazia um voo de Addis Abeba para Beirute, num momento em que se registava uma chuva intensa na capital libanesa.

Em 10 de Abril, num dos desastres aéreos mais marcantes, o presidente da Polónia, Lech Kaczynski, morreu na queda do seu avião oficial, na Rússia, em companhia de outros 95 ocupantes, entre os quais a sua esposa e vários membros do executivo.

O Tupolev 154 caiu sem deixar sobreviventes, perto da pista de aterragem na periferia da cidade de Pechersk, a alguns quilómetros de Smolensk, na Rússia.

O aparelho teria embatido em árvores, incendiando-se em seguida.  

No dia 13 de Maio, o único sobrevivente da tragédia que matou 103 pessoas, na Líbia, foi um bebé holandês que regressava de uma viagem à África do Sul com a família. O Airbus A330-200 da Afriqiyah Airways voava para Tripolí, capital da Líbia, quando se acidentou, pouco antes de aterrar no aeroporto.

O modelo do aparelho, com 11 membros da tripulação, é o mesmo do avião 447 da Air France que caiu no ano passado no Atlântico, também no mês de Maio, curiosamente.

No dia 17 de Maio, nenhum dos 44 ocupantes do avião comercial que se despenhou nas montanhas a norte de Cabul, Afeganistão, sobreviveu ao acidente de um Antonov 24 da companhia Pamir Airways.

O aparelho, que fazia a ligação entre as cidades de Kunduz (norte) e Cabul, espenhou-se 37 minutos depois da sua descolagem e aponta-se o mau tempo como a causa do acidente.    

Ainda em Maio, um boeing da Air Índia, com 172 pessoas a  bordo, incluindo os seis tripulantes, saiu da pista ao pousar, no aeroporto de Mangalore, sul da Índia, e pegou fogo. Oito passageiros, entre eles uma criança, foram resgatados com vida dos destroços.

Mais fatal, uma aeronave da companhia privada Air Blue despenhou-se no Paquistão, no final de Julho, matando todas as 152 pessoas que seguiam a bordo.

O Airbus A321 vindo de Karachi, caiu ao embater contra as montanhas de Margalla, norte de Islamabad, a capital.

O trágico acidente aconteceu durante a estação das monções, com chuva forte e pouca visibilidade. 

No dia 16 de Agosto, na Colômbia, um violento acidente com um avião que transportava 131 pessoas, terminou com um morto. Um balanço que, entretanto, os peritos locais e internacionais consideraram milagroso.

O boeing das Linhas Aéreas das Caraibas partiu-se em três ao aterrar na ilha de Santo André, no país latino americano,  durante uma forte tempestade.

No mesmo mês, 11 pessoas morreram e quatro ficaram feridas num acidente aéreo em voo doméstico na Rússia, quando um AN-24 procedente de Krasnoiarsk (Sibéria) caiu no momento de aterragem, perto do aeroporto da cidade de Igarka, antes de explodir.

Três membros da tripulação e um passageiro sobreviveram à queda.

No dia 03 de Setembro, cinco pessoas morreram, incluindo dois deputados federais e dois prefeitos eleitos na altura, após a queda de um avião Cesna (particular) no Estado de Oaxaca, no sul do México, além do piloto.

Na Venezuela, no dia 13 de Setembro, registou-se a queda de um avião que fazia um voo doméstico. Quinze mortos e 36 feridos é o balanço deste acidente. 

 O aparelho, um ATR-42 da companhia estatal Conviasa, tinha 51 pessoas a bordo, e caiu próximo da pista, a leste do aeroporto internacional Manuel Carlos Piar, doze minutos depois da descolagem.

No dia 5 de Outubro, um acidente aéreo ceifou a vida de quatro turistas britânicos no sul do Peru, além dos dois pilotos que estavam a bordo. O pequeno avião caiu no solo, após a descolagem do aérodromo Maria Reiche, quando tentava efectuar uma aterragem de emergência.

Nos finais do mês passado, doze pessoas perderam a vida na sequência da queda de um avião de carga no Paquistão, sendo oito tripulantes e quatro trabalhadores locais que estavam em terra. A aernonave incendiou-se de imediato.

O avião, um Iliuchin il-76, caiu pouco tempo depois da descolagem perto de uma zona residencial da localidade de Dalmal, arredores da capital, provocando um enorme incêndio. Um dos motores do avião estava em chamas antes da queda e cerca de vinte casas foram destruidas.

Outros aviões de grande e pequeno porte caíram neste ano no Líbano, no México, em Cuba e no Afeganistão.

Em Cuba, um avião da companhia aérea do país a “Aero Caribbean” caiu na região central da ilha, causando a morte das 68 pessoas a bordo, entre eles 28 estrangeiros.

No avião viajavam 40 cubanos e 28 estrangeiros: nove argentinos, sete mexicanos, três holandeses, dois alemães, dois austríacos, um espanhol, um francês, um italiano, um japonês e um venezuelano, segundo informações do Instituto Aeronáutico Civil.

A aeronave, de fabrico franco-italiano, vinha da cidade de Santiago de Cuba, no extremo leste da ilha e ia para Havana.


Via:AngolaPress
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