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Esquadrilha da Fumaça encanta pernambucanos na Praia de Boa Viagem

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecida como Esquadrilha da Fumaça, voltou a se apresentar no céu pernambucano, na manhã deste domingo (31). A exibição, de cerca de 30 minutos, foi realizada na Praia de Boa Viagem, em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado no último dia 23.
A demonstração contou com sete aeronaves, modelo Tucano, e foi composta por 24 sequências com 55 acrobacias dos aviões. Durante a exibição, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) isolou o trecho entre as ruas Padre Carapuceiro e Antônio Falcão, na Avenida Boa Viagem.
Amanhã (01), a Esquadrilha da Fumaça volta a se apresentar, desta vez na cidade de Caruaru, no Agreste do Estado.


Fonte:Pernambuco.com
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Legacy que atingiu avião da Gol em 2006 deixará o país

A Aeronáutica informou neste sábado que o jato Legacy --que atingiu o Boeing da Gol em 29 de setembro de 2006-- pousou ontem à noite, em Manaus. A cidade é último destino no Brasil antes da partida final do avião para os Estados Unidos. A Infraero não informou a data da partida do jato.
O jato Legacy estava desde a data do acidente no aeródromo militar do Campo de Provas Brigadeiro Velloso, em Cachimbo (PA). No dia 22 deste mês, o juiz substituto da Vara Federal em Sinop (MT), Fábio Henrique de Moraes, decidiu pela restituição da aeronave ao proprietário.
O Legacy, com matrícula internacional N600XL, pertencia à empresa de táxi aéreo americana ExcelAire. Foi vendido para a Cloudscape Incorporation e ganhou um novo prefixo: N965LL.
O Boeing da Gol fazia o voo 1907 de Manaus (AM) para o Rio, com previsão de fazer uma escala em Brasília (DF). Ao sobrevoar a região Norte do país, houve um choque entre a aeronave e o Legacy. Os 154 ocupantes do avião da Gol morreram.
Procurado pela Folha, o advogado Dante D'Aquino, da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, disse que a saída da aeronave do país não causará "nenhum prejuízo" à produção de provas relacionadas ao acidente.
"Os equipamentos do painel e a caixa preta, que são materiais de provas colhidos pela Polícia Federal, continuam no país. E as provas periciais no corpo da aeronave já foram todas produzidas. Não vejo nenhuma questão impeditiva", afirmou.

Jato Legacy600 N600XL

Fonte:Jornal Dia a Dia
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Faltam pilotos para atender demanda de helicópteros na produção do pré-sal

A exploração de petróleo no pré-sal pode esbarrar num gargalo que vem dos ares. Estima-se que a demanda por helicópteros que transportam passageiros até as plataformas em alto-mar (offshore) dobre em cinco anos, quando a mais promissora fronteira petrolífera brasileira estará em plena operação. Hoje, são cerca de 140 aeronaves, segundo a Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros. Com isso, mostra reportagem de Danielle Nogueira, publicada neste domingo pelo GLOBO, a tripulação de 700 pilotos que atuam no segmento terá de crescer na mesma proporção. O que poderia ser uma oportunidade de emprego, porém, pode se tornar um problema por duas razões: tempo e custo de formação de mão de obra, o que já está levando o Congresso a analisar a possibilidade de importação de pilotos. Hoje, só brasileiros podem exercer a profissão.
Os campos de petróleo do pré-sal ficam a até 300 quilômetros da costa. Para voar trajetos tão longos - hoje a distância média das plataformas em alto-mar é de cem quilômetros - os helicópteros precisam ser maiores, de modo a transportar no mínimo 15 pessoas sem necessidade de parar para reabastecer por ao menos quatro horas. Atualmente, o único fabricante de helicópteros no país, a Helibras, não produz aeronaves de grande porte. A expectativa é que só em 2012 a empresa possa atender as especificidades do pré-sal.

Enquanto isso não acontece, empresas como Líder e BHS, as duas maiores operadoras de voos offshore no Brasil, resolvem a questão importando helicópteros. Juntas, elas investiram mais de US$ 300 milhões desde 2009 na compra de 16 aeronaves - entre elas o S-92, da americana Sikorsky - capazes de voar até as plataformas do pré-sal. O problema é que não há profissionais para pilotá-las em quantidade suficiente. Na BHS, por exemplo, apenas sete dos 140 pilotos são habilitados para comandar o S-92, o que levou a empresa a trazer seis instrutores de fora para qualificar sua tripulação.
- Esses equipamentos são modelos novos na indústria e nunca haviam operado comercialmente no Brasil. Isso nos obrigou a trazer instrutores estrangeiros - disse o diretor-executivo da BHS, Décio Galvão.


Com cerca de oito toneladas e avaliado em US$ 27 milhões, o S-92 é praticamente um avião. É tão grande - tem capacidade para 18 passageiros, além da tripulação - que há até comissários de bordo nos voos. Para pilotá-lo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) exige, entre outros, a carteira de piloto comercial, obtida após cem horas de voo, e um curso de navegação por instrumentos, no qual se aprende a pilotar guiando-se por satélite.
Há ainda mais um detalhe: das três mil horas de voo, 500 devem ter sido feitas em helicópteros de porte equivalente ao que o profissional vai pilotar. Como os equipamentos grandes eram raridade no Brasil, a maior parte dos pilotos brasileiros, mesmo os experientes, não podem comandar os novos S-92. É o caso do piloto Paulo Afonso Coutinho, de 46 anos, que há 15 anos faz voos offshore em helicópteros de médio porte. Agora, está sendo treinado pela BHS para comandar o S-92:
- Fiquei um mês nos EUA fazendo um curso teórico. Agora, atingir as 500 horas é questão de tempo.
Além do tempo de formação, o custo da mão de obra é outro entrave. Para comandar o S-92, o piloto terá de gastar cerca de R$ 160 mil em cursos e exames.


Fonte:O Globo
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Pista do aeródromo de São Jorge reabre domingo

Durante três semanas os passageiros que pretenderam viajar de avião de e para S. Jorge tiveram de embaraçar e desembarcar no Pico, sendo transferidos via marítima entre estas duas ilhas do Grupo Central dos Açores.

Orçadas em 25 milhões de euros, as obras de ampliação e alargamento da pista do aeródromo de S. Jorge foram projectadas para melhorar a sua capacidade operacional, devendo estar concluídas em meados do próximo ano.


Fonte:Acorianooriental
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Infraero simula acidente com avião no mar em Florianópolis


A Infraero realizou treinamentos de resgate durante a simulação de um acidente aéreo na tarde desta sexta-feira, na Baía Sul de Florianópolis (SC). Cerca de 200 pessoas participaram da ação, entre profissionais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e funcionários voluntários do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
No exercício, foi simulado o pouso forçado de um avião no mar, diante da Base Aérea de Florianópolis, deixando 20 pessoas feridas. O resgate consistia em buscar as vítimas na água e realizar os procedimentos de primeiros socorros em terra.
Os feridos, representados por militares, chegaram a estar maquiados para simular ferimentos graves. Quatro helicópteros, lanchas e ambulâncias também auxiliaram no exercício.
De acordo com o gerente de segurança da Infraero no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, Antônio Manoel de Lima, os funcionários do terminal catarinense participaram de um treinamento de uma semana para atuarem no socorro em caso de acidentes aéreos. Ele afirmou que os procedimentos de segurança adotados pela estatal envolvem várias entidades militares e civis e que o tempo de resposta para a chegada das equipes no local é de três minutos.
"Trabalhamos com essa cronometragem no caso específico de acidentes envolvendo aeronaves. Mais do que três minutos não é considerado um tempo satisfatório", disse. "Neste treinamento conseguimos verificar a eficácia dos procedimentos de segurança adotados, bem como os meios que usamos para chegar ao local de um possível desastre. Ao simularmos um acidente grave, ainda averiguamos as reações dos voluntários em casos de pressão".


Fonte:Terra Brasil
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Celulares já funcionam em voo da TAM

A companhia aérea TAM colocou no ar ontem o primeiro avião com sistema tecnológico que permite o uso de aparelhos celulares e navegação na internet durante os voos. Até o início de 2012, pelo menos quatro aeronaves da empresa devem oferecer o serviço em caráter experimental. Atualmente, apenas um Airbus A321, com 220 assentos, está habilitado a receber sinais dos satélites. Ele opera rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre.

No primeiro voo, de Guarulhos para Porto Alegre, a TAM estima que cerca de 20 pessoas utilizaram o serviço. A novidade faz parte de uma parceria firmada entre a companhia e a OnAir, que fornece um sistema para uso de celulares em aeronaves utilizado em mais de 135 mil voos para 356 cidades no mundo. Durante o período de testes, até oito passageiros poderão usar os celulares para ligações ao mesmo tempo. Para acesso à internet e envio de mensagens de texto, não haverá qualquer limitação.

Apesar de as rotas serem domésticas, os aparelhos só captarão sinal a 4 mil metros de altura, já considerada área de roaming internacional. Por isso, é importante checar o valor do serviço, que varia de acordo com a operadora. Na TIM, os clientes pagam R$ 7 pelo minuto da ligação realizada e R$ 6 pela recebida. O custo por mensagem de texto enviada é de R$ 1,50 e o recebimento, gratuito. Para cada megabyte transferido, o passageiro desembolsará R$ 33 na operadora. A Claro também antecipou os valores, que são de US$ 5,50 por minuto (chamada originada), US$ 3,50 para a recebida, US$ 1,25 por SMS enviado e R$ 49,90 por megabyte transferido.

A Oi também divulgou suas tarifas. Durante os voos, o recebimento de SMS será oferecido gratuitamente aos clientes da operadora. Para cada chamada realizada será cobrado R$ 6,90 por minuto. As chamadas recebidas custarão R$ 4,60 por minuto e o SMS enviado terá a tarifa de R$ 1,92 por mensagem. Os valores correspondentes às ligações executadas durante os voos não estão contemplados como parte do plano contratado pelo cliente, sendo cobrados à parte.

A TAM garantiu que o sistema oferece total segurança aos passageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência indevida nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra. Ainda assim, durante decolagens e pousos, os aparelhos devem se manter desligados. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) supervisionou os testes. Até o momento, o órgão regulador não recebeu outros pedidos de certificação para liberar sistemas parecidos para outras empresas.


Fonte:Correio Braziliense
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Simulação de acidente aéreo esta manhã no Aeroporto dos Guararapes

Infraero e diversos órgãos envolvidos com o Plano de Emergência do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre realizam esta manhã uma simulação de acidente. Portanto, não se assuste de você vir fogo,  fumaça,  helicópteros, ambulâncias, carros dos bombeiros, policiais, médicos, vítimas e socorristas naquela área.  O cenário dramático é apenas um exercício prático realizado  anualmente ao final do curso de formação do Corpo de Voluntários de Emergência e atende às recomendações da Organização
da Aviação Civil Internacional (OACI), para verificar se o planejamento
existente para situações de emergência precisa de ajustes ou melhorias.

Teoricamente  um  Boeing  747/200  com  30  pessoas  a  bordo,  da fictícia operadora  CVE Airlines, faz um pouso forçado, seguido de incêndio. O plano de emergência é acionado, os recém-formados socorristas são convocados e os órgãos  integrantes  do  plano  -  Infraero,  Força Aérea Brasileira, Anac, Defesa  Civil do Estado e municípios, Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar  e  Civil, Corpo de Bombeiros, CTTU, hospitais públicos e privados, companhias  aéreas,  cooperativas de táxis, entre outras instituições - são mobilizados para uma luta contra o relógio no esforço de salvar vidas.
O Corpo  de  Voluntários  é  uma  grande  rede  solidária  formada  por funcionários  de  diversas  empresas que operam no aeroporto, que ano a ano vai  sendo ampliada pela capacitação de novos socorristas. O objetivo é ter pessoas  preparadas  para agir de forma organizada numa eventual emergência aeronáutica ocorrida dentro ou nas proximidades do aeroporto. Todos recebem informações  sobre  temas  como primeiros socorros e combate a princípio de incêndio.  O  curso  teve  duração  de  oito  dias, com início no dia 18. O simulado  da sexta é a oportunidade dos 97 concluintes colocarem em prática os conteúdos aprendidos nas aulas teóricas e práticas. 

Fonte:Pernambuco.com
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Gulf Air incorpora dois jatos EMBRAER 190 à frota

Dois jatos EMBRAER 190 foram entregues este mês à Gulf Air, a empresa aérea estatal do Reino do Bahrein, por meio de um novo acordo com a Jetscape, Inc., uma companhia de arrendamento de aeronaves com base em Fort Lauderdale, Estado da Flórida, EUA. Esta entrega acontece sete meses após o recebimento dos dois primeiros jatos EMBRAER 170 pela empresa aérea, em março.

“Estamos felizes com a decisão da Gulf Air de incorporar dois jatos EMBRAER 190 à sua frota atual de EMBRAER 170”, diz o vice-presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial, Paulo César de Souza e Silva. “Beneficiando-se da flexibilidade, comunalidade e baixos custos operacionais dos E-Jets, a Gulf Air poderá agora utilizar os EMBRAER 190 de 96 assentos em rotas de média densidade com as aeronaves narrowbody convencionais de 130 a 160 assentos em rotas de alta densidade, oferecendo aos seus exigentes passageiros, em ambas as aeronaves, o mesmo serviço de alta qualidade.”

Os jatos EMBRAER 190 da Gulf Air deverão realizar voos regionais e de médio alcance a partir
do seu centro de operações (hub) no Aeroporto do Bahrein. Com duas classes de serviço – 12
assentos na executiva e 84 na econômica –, as aeronaves possuem um sistema de entretenimento In-Flight Entertainment (IFE) individual para mais comodidade dos passageiros.

“A combinação dos jatos EMBRAER 170 e EMBRAER 190 na frota da Gulf Air aumentará a
nossa flexibilidade para ajustar o tamanho da aeronave à demanda em cada rota específica,
assegurando conforto aos nossos passageiros”, diz o CEO da Gulf Air, Samer Majali. “Esta é uma importante conquista para o nosso programa de expansão e reforça a posição da empresa de possuir o maior número de conexões no Oriente Médio.”


Fonte:Brasilturis Jornal
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Caças americanos escoltaram avião dos Emirados Árabes

Oficiais das autoridades norte-americanas confirmaram que dois aviões militares escoltaram um avião de passageiros desde a fronteira com o Canadá, cujo destino é o aeroporto J.F.K., em Nova Iorque. O avião é suposto de trazer carga suspeita proveniente do Iémen.
Está a decorrer uma investigação para determinar se uma série de pacotes que acusaram vestígios de explosivos, provenientes do Iémen, fazem parte de uma tentativa de transporte de bombas destinados a um atentado.
A suspeição surgiu depois de ontem à noite terem sido encontrados cartuchos de tinta ligados a fios e pó no Reino Unido e no Dubai. Os cartuchos foram identificados como pertencentes à carga de dois voos com destino aos Estados Unidos e os pacotes foram identificados como tendo vestígios de explosivos.

Investigação em quatro aeroportos


Sabe-se que os pacotes deveriam ser entregues pela empresa de distribuição UPS, que já suspendeu as suas encomendas com origem no Iémen, e teriam como destino uma sinagoga.
Esta descoberta levou a que as autoridades norte-americanas ordenassem que três aviões e um camião fossem revistados.
Foram conduzidas buscas em Filadélfia, Newark, Nova Jérsia e Nova Iorque, apesar de nenhum explosivo ter sido encontrado nestes aeroportos. Contudo, foi encontrado um engenho explosivo em Inglaterra, cuja origem é do Iémen.

Situação controlada em Newark e Filadélfia


Kristin Lee, a porta-voz da Administração da Segurança de Transportes, revelou que os aviões em Newark e Fildélfia estavam seguros. Os aviões foram desviados dos terminais enquanto as forças policiais realizavam a investigação.
Uma fonte não identificada, mas que pertence à equipa de investigações em Newark, revelou que o FBI e a brigada de bombas examinaram dois invólucros e confirmaram que o local estava livre de perigo.
Em Filadélfia foram examinados os voos provenientes de Colónia, na Alemanha e da capital francesa, Paris..
É no Iémen que está sediado um dos ramos da Al-Qaeda, o mesmo que aclamou a responsabilidade pela tentativa de atentado a bordo de um avião no dia 25 de dezembro de 2009.
A Associated Press diz que um dos oficiais destaca a "cooperação entre agências de segurança de todo o mundo, depois da descoberta do envio dos pacotes suspeitos".

Presidente Obama já foi notificado


A Casa Branca já revelou que o Presidente Barack Obama foi notificado sobre a potencial ameaça terrorista, depois do alerta gerado pelos pacotes suspeitos em dois aviões.
Baseado nestes alertas, Obama ordenou aos serviços de informações e às forças policiais que tomassem medidas de segurança suplementares e que determinassem se estas ameaças emanam de "novos projetos terroristas".
Recentemente foi detido um homem de origem paquistanesa , que desde abril era seguido pelo FBI por planear um ataque à rede de metro de Washington D.C., a capital dos EUA.


Fonte:
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Embraer acumula receita de R$ 1,82 bi no terceiro trimestre de 2010

A Embraer divulgou os resultados do terceiro trimestre de 2010. No período, a companhia atingiu receita líquida de R$ 1,82 bilhões, com a venda de 44 aeronaves, acumulando R$ 6.038,7 milhões no ano. O lucro líquido da Embraer no 3º trimestre foi de R$ 220 milhões e a margem líquida foi de 12,1% em comparação aos R$ 228,4 milhões e 9,8% no mesmo período do ano passado.
Para 2010, a companhia mantém expectativa de receita de US$ 5,25 bilhões e espera entregar um número maior de aeronaves no último trimestre por conta da certificação e entrada em produção do Legacy 650 no quarto trimestre. Ao final deste terceiro trimestre, a Embraer entregou 44 aeronaves, sendo 20 para a aviação comercial e 24 para a executiva. Associado aos pedidos firmes que ocorreram neste período, a Embraer totalizou US$ 15,3 bilhões ou três anos da receita anual atual projetada.
Comparados com o terceiro semestre de 2009, a participação dos segmentos de  Defesa, Executiva e  Serviços Aeronáuticos cresceu 7,1%, 19,2% e12,5%, respectivamente. A aviação comercial reduziu sua participação para 57,8%. Já a aviação execusiva deve aumentar sua participação devido às entregas esperadas para o último trimestre deste ano. Está previsto o aumento de cadência produtiva do Phenom 300 e do início das entregas do Legacy 650. Até o terceiro semestre deste ano, a Embraer entregou 70 aeronaves.
Dados da Iata apontam que a demanda no tráfego aéreo vem se recuperando e as empresas aéreas já projetam um lucro da ordem de US$ 9 bilhões em 2010. "O interesse das companhias aéreas pelos jatos da Embraer vem crescendo novamente em função do aumento da demanda por aeronaves mais eficientes e pela melhora de seus resultados financeiros", disse Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Aviação Comercial.
Em julho deste ano, a empresa anunciou na feira de Farnborough, no Reino Unido, a venda de 37 aeronaves, sendo dois Embraer 190 para a Trip e 35 Embraer 175 para a Flybe. Além disto, a Embraer assinou uma carta de intenções de 24 Embraer 190 com a Republic Airlines, maior operadora de E-Jets no mundo, e uma carta de intenções de 15 Embraer 190 com a Air Lease Corp para compra e leasing de aeronaves, que recentemente foi convertida em contrato firme. Em setembro, a Austral Líneas Aéreas recebeu sua primeira aeronave Embraer 190.
Aviação executiva - As entregas para a aviação executiva no terceiro trimestre deste ano totalizaram 24 aeronaves, sendo 16 Phenom 100, 6 Phenom 300 e 2 Lineage 1000. Embora o ano de 2010 continue apresentando uma recuperação lenta, em outubro, a Embraer e a NetJets Inc. assinaram um acordo de compra de 50 jatos executivos Phenom 300, e mais 75 opções, que deverá ser incluído no backlog em janeiro de 2011, após condições contratuais serem cumpridas. "Esta nova parceria é não somente uma gratificante conquista, mas também um forte endosso dos nossos jatos executivos", disse Frederico Fleury Curado, Presidente e CEO da Embraer.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency - EASA) certificaram o jato executivo Legacy 650, abrindo caminho para as primeiras entregas no quarto trimestre. O Legacy 650 cumpriu todos os requisitos originais estabelecidos, em particular o alcance de 3.900 milhas náuticas, que possibilita à aeronave ligar importantes cidades e abrir novos mercados para a Embraer.


Fonte: Mercado & Eventos
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Aviões da Emirates Airlines um ano na rota de Angola

A Emirates Airline, companhia de aviação dos Emiratos Árabes Unidos, celebra hoje o seu primeiro ano de operação em Luanda, numa altura em que regista uma grande procura. Na sequência do forte aumento de clientes neste primeiro ano de operações em Angola, a companhia vai começar a operar com o avião Boeing 777-200 que entra em cena a partir do final deste mês e tem capacidade para 274 lugares. 
Luís Berenguel, director da Emirates em Angola, disse ao nosso jornal que a companhia tem vindo a assistir a uma crescente procura desde o primeiro dia, quer de passageiros de lazer, quer de negócios.  “Tudo isso, é prova do nosso empenho que se traduz nos serviços de qualidade, entretenimento a bordo, alimentação e as características da cabine”, disse Luís Berenguel.
Acrescentou que a introdução do Boeing 777-200 reflecte o esforço para a melhoria dos seus produtos e serviços. “Continuamos empenhados em oferecer aos clientes em Angola o máximo conforto possível”, referiu. 
A Emirates voa três vezes por semana entre Luanda e Dubai, às terças-, quintas-feiras e domingos. Com uma frota de 150 aviões. A companhia é responsável por 40 por cento dos voos dentro e fora do Aeroporto Internacional do Dubai.

Fonte:Jornal de Angola
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Ryanair com 12 aviões a partir de Portugal


A Ryanair vai ter, a partir de Março, o quinto avião sediado na base do Porto e o sétimo em Faro. A informação foi avançada ontem pelo responsável de marketing para a Península Ibérica, Luís Fernández-Mellado. O objectivo é transportar 2,3 milhões de passageiros a partir do Porto e 1,7 milhões a partir de Faro.
A este anúncio acresce ainda o lançamento de duas novas rotas a partir do Porto para o horário de Verão 2011. As duas novas rotas são Roma Ciampino e La Rochelle, ambas com dois voos semanais. O destino de Roma estará operacional a partir de 28 de Março, enquanto que o destino de La Rochelle estará operacional deste 11 de Janeiro.
Luís Fernandez-Mellado adiantou ainda que com "estes dois destinos, o Porto fica a operar em 35 rotas de Verão, enquanto que a cidade de Faro fica com 31 rotas". O director de marketing refere ainda que a Ryanair assegura emprego a mais de quatro mil pessoas entre Porto e Faro, sendo ainda responsável por um total de 66 rotas e quatro milhões de passageiros por ano.
Sobre a eventualidade da companhia aérea se instalar no aeroporto da Portela, em Lisboa, não há ainda novidades. A Ryanair diz que é "necessário que os preços baixem" para que se possa vir a instalar na capital.
A Ryanair, como já vendo sendo hábito, vai promover o lançamento do horário de Verão 2011 e das duas novas rotas, disponibilizando um milhão de lugares a sete euros para quem viaje em Dezembro e em Janeiro. A oferta é extensível às 500 rotas que a empresa dispõe em toda a Europa e está disponível desde a meia-noite de ontem até à meia-noite de segunda-feira, um de Novembro.
A entrada destas novas rotas acaba por ter um papel fundamental no número de passageiros que viajam através do aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Segundo fonte do aeroporto do Porto, aquela infra-estrutura registou um crescimento acumulado de 17% no número de passageiros, atingindo um total de quatro milhões de passageiros. De referir que durante o ano de 2009, passaram pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro 4,5 milhões de passageiros.



Fonte:Económico
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Juiz autoriza devolução do Legacy

A Força Aérea Brasileira (FAB) entregará à empresa norte-americana Cloudscape Incorporation o jato Embraer Legacy, a aeronave que, em setembro de 2006, chocou-se com o Boeing da Gol que realizava o voo 1907 num dos piores acidentes da aviação nacional no espaço aéreo-mato-grossense. A liberação foi determinada pela Justiça Federal em Sinop (a 500 Km de Cuiabá), cidade em cujas proximidades a aeronave da Gol caiu matando 154 pessoas. 

Segundo a FAB, o Legacy encontra-se numa base da serra do Cachimbo (sul do Pará) desde o acidente em 2006, ainda com todas as avarias sofridas no episódio. Embora a entrega para a empresa proprietária ainda não tenha data marcada, o hangar onde a aeronave estava já foi desmontado para atender à decisão judicial. 

A Vara Federal em Sinop explicou que advogados da empresa norte-americana no Brasil entraram com um pedido no dia 13 de agosto para restituir o equipamento apreendido sob o argumento de que a devolução não trará problemas ao andamento do processo que visa responsabilizar os culpados pelo acidente em 2006. Sete dias depois, o Ministério Público Federal apresentou seu parecer favorável à devolução da aeronave e, dentro de outros sete dias, o juiz substituto da Vara Federal em Sinop, Fábio Henrique de Moraes, deferiu o pedido da Cloudscape Incorporation. 

A ressalva para a entrega da aeronave é que ela voltará aos Estados Unidos sem equipamentos como o transponder e outros itens de comunicação apreendidos e ainda em poder da Polícia Federal. 

O transponder, aliás, é palavra-chave no embate jurídico sobre o caso, pois não teria sido devidamente acionado durante o percurso do Legacy. O equipamento é utilizado para evitar colisões de aeronaves em pleno voo. O controlador de tráfego aéreo, sargento Jomarcelo Fernandes dos Santos, que trabalhou no dia do acidente da Gol, foi inclusive condenado esta semana pela Justiça Militar a um ano e dois meses de detenção por homicídio culposo porque não informou ao controlador que o substituiria no posto sobre a mudança de altitude e sobre o desligamento do transponder do Legacy, onde estavam os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que também estão sendo processados na Justiça brasileira. O processo está na fase de oitivas. 

Fonte:Diário de Cuiabá
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Lucro líquido da Embraer cai 3,68% no terceiro trimestre

O lucro líquido da fabricante aeronáutica Embraer caiu 3,68% no terceiro trimestre de 2010 em comparação com os números registrados no mesmo período do ano passado, informou nesta quinta-feira a companhia.



Entre julho e setembro, o lucro líquido da Embraer foi de R$ 220 milhões, conforme balanço divulgado pela empresa.
O resultado foi considerado como positivo, pois os analistas de mercado esperavam lucro menor da companhia nesse período.
"O forte resultado financeiro e o crédito do imposto de renda devido ao efeito da variação cambial sobre os ativos não monetários, contribuíram para a margem líquida do trimestre", detalhou a empresa em comunicado.
A quarta maior fabricante de aviões no mundo e líder do mercado de pequenas aeronaves comerciais obteve no período um faturamento líquido de R$ 1,820 bilhão, número 22,5% inferior a do terceiro trimestre de 2009.
O lucro bruto de exploração Ebitda, entretanto, foi de R$ 227,4 milhões, 19,7% abaixo dos números para o período julho-setembro do ano passado.
A aviação comercial respondeu por 57,8% das vendas, enquanto o segmento de defesa representou 7,1% e o executivo 19,2%.
A prestação de serviços aeronáuticos contribuiu com 12,5% do faturamento.
No trimestre, a companhia tinha pedidos no valor de US$ 15,3 bilhões, valor inferior aos US$ 18,6 bilhões em igual período de 2009.
No período, a empresa entregou 44 aviões, 20 deles ao mercado comercial e aos outros 24 para o setor executivo, no total 17 aeronaves menos do que as entregues entre julho e setembro de 2009.
A caixa líquida até 30 de setembro de 2010 foi de R$ 1,046 bilhão, 10,9% inferior à da mesma data de 2009, enquanto a dívida no mesmo comparativo caiu até os R$ 2,430 bilhões, que representam 32,5% menos


Fonte:Yahoo
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Pantanal cancela mais um voo que faria de Guarulhos para Araçatuba

A empresa Pantanal Linhas Aéreas cancelou nesta noite (28) mais um voo que faria de Guarulhos para Araçatuba. A alegação é a mesma de pelo menos outros três episódios em quase dois meses: problemas na aeronave.

Dos cerca de 30 passageiros que aguardavam no aeroporto de Cumbica, dez preferiram viajar de van e os outros 20 seguiram em ônibus contratado pela empresa, que deixou o aeroporto às 23h20. Entre eles está a jornalista Aline Galcino, da Folha da Região. Por telefone, ela contou que o voo para Araçatuba sairia às 20h20. O embarque aconteceria às 19h50 e que a informação da empresa é que estaria dentro do horário.

Por volta das 20h, os passageiros foram informados que a decolagem foi adiada para 21h, sem dar mais detalhes. Enquanto isso, voos para outras rotas saíram normalmente.

Às 21h, funcionários da empresa avisaram que o embarque foi "retido" por problemas técnicos e que daria mais informações às 21h40. Somente às 22h veio a notícia do cancelamento do voo por "problemas na aeronave".

Ainda segundo Aline, o aeroporto de Cumbica carece de estrutura. Enquanto aguardava por informações da empresa, a jornalista precisou se acomodar entre cerca de 300 pessoas. "Não há assento para todos, há crianças chorando e pessoas sentadas nas escadas", afirmou.
CONFUSÃO
Durante a confusão provocada por mais um cancelamento, um funcionário da empresa chamou a Polícia Federal para impedir que Aline registrasse em fotos e vídeo o caos no aeroporto. Um passageiro, muito revoltado, chegou a pegar a câmera digital da jornalista para continuar filmando caso ela fosse impedida. Outros se prontificaram a dar entrevistas à Folha da Região para denunciar o descaso.
Ao chegar no local, um policial federal disse que não poderia impedir que as fotos fossem feitas por não configurar crime. E ainda sugeriu aos passageiros que entrassem com uma ação contra a empresa.
REEMBOLSO
Um a um os passageiros estão sendo chamados por funcionários para receber um documento, por escrito, para que possam ser reembolsados. A viagem de Guarulhos para Araçatuba, que demoraria uma hora e meia de avião, deve durar cerca de sete horas de ônibus
RECLAMAÇÃO
Por causa dos transtornos provocados pela Pantanal, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou nesta semana que está acompanhando o problema. A empresa corre o risco de perder a autorização para embarque e desembarque em Araçatuba.

A Anac mantém o telefone 0800-725-4445 à disposição dos usuários para registrar reclamações 24 horas por dia. Também é possível entrar em contato com a agência pelo site www.anac.gov.br/faleanac

Já o Procon de Araçatuba orienta os passageiros que se sentirem prejudicados a procurar o órgão de defesa do consumidor e registrar reclamação. 


Fonte:Folha da Região
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Alexandre Lima

Sindag: Interessados já podem se inscrever para o Congresso Aeroagrícola do Mercosul 2011

A praia do Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina, foi o local escolhido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) para a realização do próximo Congresso Aeroagrícola do Mercosul. O evento, que está sendo organizado pela entidade brasileira, acontecerá de 15 a 17 de Junho de 2011. No local, também será realizada a XX Reunião do Comitê Executivo Aeroagrícola Privado do Mercosul. Devem participar empresários, pilotos, agrônomos, técnicos agrícolas e demais profissionais ligados ao setor.

A inscrição de interessados já pode ser realizada pelo site www.aviacaoagricola.com. Ela dá acesso às exposições, auditórios e palestras durante todos os dias do evento; crachá individual que deverá ser retirado no momento da recepção/credenciamento; pasta com material; e certificado de participação.

Acompanhe o site do Sindag, www.sindag.org.br, e mantenha-se atualizado sobre a programação completa deste congresso que reunirá profissionais de diversos países em busca de um mesmo objetivo: atualização e aperfeiçoamento, por meio de discussão de assuntos relevantes para o setor aeroagrícola.

Fonte: Sindag
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Avião de pequeno porte sai da pista no Campo de Marte, em São Paulo

Nota da redação: Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o incidente ocorreu pouco depois das 16h30, após o pouso da aeronave. Às 17h30, a pista do Campo de Marte ainda estava fechada para pouso de aeronaves de asa fixa (aviões), sendo usada apenas por helicópteros. No avião, usado pelo Aeroclube de São Paulo para instrução, havia apenas duas pessoas. Ninguém ficou ferido.

Na foto, é possível ver as equipes da Infraero prestanto socorro e tentando retirá-lo, para não atrapalhar o movimento do aeroporto.
Avião de pequeno porte saiu da pista do Campo de Marte na tarde desta quinta-feira (28). (Foto: Attílio Piraíno Filho/VC no G1)

Fonte:pe360graus.com
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Passaredo inicia venda do novo voo para Porto Alegre

A Passaredo Linhas Aéreas iniciou ontem (27) as vendas para o mais novo voo da companhia, ligando Goiânia à Porto Alegre/RS sem escalas, com duas frequências diárias. O primeiro voo Goiânia - Porto Alegre vai ser no dia 22/11.

A partir: 22/11

De Segunda à Sexta-feira

PTB2372 - POA 08:52 11:20 GYN
PTB2373 - GYN 11:50 14:11 POA

PTB2374 - POA 14:42 17:00 GYN
PTB2375 - GYN 17:30 19:48 POA

Sábado e Domingo

PTB2372 - POA 08:52 11:20 GYN
PTB2373 - GYN 11:50 14:11 POA

GYN: Goiânia / POA: Porto Alegre

Fonte: GYN Online
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Tam testa celulares a bordo a partir de hoje

Em parceria com a OnAir, empresa que fornece sistemas para uso de celulares em aeronaves, a Tam passa a oferecer o serviço de telefonia móvel em uma de suas aeronaves. O serviço utiliza os satélites da Inmarsat SwiftBroadband e está disponível aos passageiros que viajarem a bordo do Airbus 321 — que realiza as rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre. Com o OnAir, os passageiros podem realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens e acessar a internet via rede GPRS, com seus próprios aparelhos de telefone GSM.

Segundo a diretora de Marketing da Tam, Manoela Amaro, a companhia é a primeira aérea das Américas a oferecer a facilidade. “Fiéis ao nosso espírito de servir, estamos inovando mais uma vez para oferecer o melhor serviço. O uso de celular a bordo foi uma demanda detectada por meio de pesquisas com os nossos passageiros que desejam estar conectados ao trabalho, família e amigos enquanto viajam”, afirma. O mecanismo oferecido pela Tam permite que até oito passageiros utilizem celulares em ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para envio de sms e dados, não há restrições.

A OnAir é uma joint venture da Airbus e da Sita, organização que desenvolve tecnologia de ponta para aviação. O sistema já foi utilizado em mais de 135 mil voos para 356 cidades, conectando passageiros de 83 países com acordos de roaming com aproximadamente 200 operadoras de telefonia móvel. “Estamos muito satisfeitos em entregar à Tam um serviço considerado um diferencial pelos clientes da companhia, que agora podem manter-se conectados mesmo durante deslocamentos aéreos, o que é cada vez mais importante”, diz o CEO da OnAir, Ian Dawkins. A utilização do serviço é cobrada pela operadora de telefonia e os aparelhos entram em roaming internacional a partir dos quatro mil metros de altura.

Fonte:Panrotas - Portal de Turismo
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Veículo da Boeing combina funções de avião e helicóptero

Aprovado em 2008, O CSAR DiscRotor, uma colaboração entre a Boeing e a DARPA (Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa), levou dois anos para ficar pronto. Trata-se de um heliplane - mistura de helicóptero e avião – com asas retráteis.


O DiscRotor combina a habilidade de pairar e o controle de aterrissagem de um helicóptero com a velocidade e capacidade de voar alto de um avião, algo que pode ser útil em situações militares especiais.


As hélices se retraem em um disco plano, que pode ser usado como uma asa adicional quando a aeronave está voando em elevada velocidade e altura. Segundo a DARPA, o DiscRotor, que está atualmente em fase de teste, pode “providenciar a capacidade de sobrevivência, mobilidade e responsividade na inserção de tropas e carga”.
Confira o vídeo demonstrativo abaixo:
Fonte:Galileu
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LAN compra cia aérea colombiana Aires

A companhia aérea LAN anunciou no final da quarta-feira que acordo para comprar a empresa colombiana Aires, ampliando sua malha e reforçando a posição da chilena como uma das maiores do setor na América Latina. A LAN acertou um acordo para comprar 99% das ações da Aires, em uma operação avaliada em US$ 33 milhões e que está sujeita a avaliação de seus livros contábeis.

Com a operação, que deve ser concluída em 30 a 60 dias, a LAN cumpre outro objetivo traçado nos últimos dois anos: o ingresso no mercado colombiano, um dos maiores da América do Sul.

Com a Aires, segunda maior companhia aérea da Colômbia, a LAN, que está em processo de se fundir com a brasileira TAM, planeja fazer frente a um negócio dominado pela Avianca, maior companhia aérea do país e que em 2009 anunciou união de suas operações com a salvadorenha TACA.

A TAM e a LAN anunciaram em 13 de agosto acordo para unir suas operações e formar uma gigante da aviação na região, com faturamento anual de US$ 8,5 bilhões.


Fonte:O Globo
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EMBRAER inicia testes de comandos de voo dos Legacy 450 e 500

A EMBRAER anunciou o início dos testes do sistema de comandos de voo fly-by-wire de seus novos jatos executivos em desenvolvimento, os Legacy 450 e 500.

As avaliações estão sendo realizadas em uma bancada de ensaios conhecida como Iron Bird, nome que traduzido para o português significa "pássaro de ferro", pois o equipamento é um esqueleto da aeronave representado por seus sistemas integrados.

Contando com uma cabine de pilotagem totalmente equipada com os sistemas da aeronave real, o Iron Bird integra em uma única bancada equipamentos e componentes do sistema eletrônico de voo fly-by-wire, sistema aviônico, hidráulico e demais interfaces dos dois jatos.

Além disso a plataforma pode ser conectada ao controle digital do motor (FADEC, na sigla em inglês) e ao sistema elétrico, que possuem bancadas de ensaio próprias.

"A EMBRAER atingiu hoje uma importante etapa do programa Legacy 450/500 e eu gostaria de dar os parabéns à nossa equipe por esta conquista", disse o Diretor de Engenharia da EMBRAER, Aviação Executiva, Humberto Pereira. "O Iron Bird é uma importante bancada de ensaios para o desenvolvimento do fly-by-wire, pois permite a validação de determinados sistemas integrados e contribui para aumentar a maturidade da aeronave por ocasião da entrada em serviço."

O desenvolvimento dos novos jatos executivos da EMBRAER segue assim dentro do cronograma, que prevê o início dos testes em voo com o Legacy 500, o primeiro deles a decolar, no segundo semestre de 2011.

Fonte: Site Aegoes
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Procura por voos domésticos cresce 27,38% em 2010

A procura por transporte aéreo dentro do território nacional aumentou 27,38% nos primeiros nove meses de 2010 em relação ao mesmo período de 2009, segundo informou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na última quarta-feira (27).

No mercado internacional, considerando somente os voos operados por companhias brasileiras, o crescimento acumulado de janeiro a setembro é de 18,42%.

Em setembro, o aumento foi de 29,93%, no segmento doméstico, em relação ao mesmo mês de 2009.
Mercado
As companhias de menor porte já possuem cerca de 18% do mercado nacional, sendo a Azul (6,7%), Webjet (5,34%), Avianca (2,84%) e Trip (2,26%).

Ocupação

A Anac informou também que a ocupação dos voos domésticos passou de 66,43% em setembro de 2009 para 73,38% no mês passado.

As empresas brasileiras que operam no mercado internacional também tiveram aumento da ocupação. A taxa ficou em 82,20% em setembro, uma alta de 8,49 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2009. 

Fonte: R7
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Aeroporto realiza simulado de acidente aéreo

Com o objetivo de capacitar os integrantes da comunidade aeroportuária para o atendimento às vítimas de acidente aeroportuário, a Infraero está promovendo o treinamento para formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), no Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, em Belém.
O curso, que iniciou na última segunda-feira (25), está sendo desenvolvido com atividades teóricas e práticas, e no encerramento, na próxima sexta-feira (29), as 9h, será realizado o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo – EXEAC, com a simulação de um acidente aeronáutico. O exercício tem como objetivo testar a eficácia do Plano de Emergência do Aeroporto (PLEM) e verificar a capacidade de disponibilidade de recursos internos e externos previstos para este tipo de ação.
No simulado, com duração de aproximadamente 90 minutos, está prevista a simulação da queda de uma aeronave com vítimas, incêndio e resgate em helicópteros, disponibilizados por instituições militares para o transporte das vítimas até os hospitais.
Durante o exercício haverá a participação de diversos órgãos que fazem parte do Plano de Emergência do Aeroporto, tais como: 2º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), Comar I, Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE), Base Aérea de Belém, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, de Empresas de Táxi Aéreo instaladas no aeroporto, hospitais (Metropolitano, de Aeronáutica, do Exército e Samu), que receberão as “vítimas” do acidente simulado, e ainda de empresas contratadas pela Infraero que fazem parte do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE). (Ascom Infraero)


Fonte:Diário do Pará
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Após mudança de marca, AVIANCA integra equipes comerciais

Como parte da reformulação na área comercial, a comando do Diretor Comercial e de Marketing da Avianca no Brasil, Renato Pascowitch, a companhia aérea anuncia, cinco meses após a mudança de marca, a criação das gerências de Vendas Indiretas e Diretas, que ficarão a cargo, respectivamente, de Carlos Barbosa e Mara Cardoso, cuja principal missão será integrar as equipes comerciais internacional e doméstica da companhia aérea.

Nesta nova estrutura, Carlos Barbosa terá sob sua responsabilidade todo o canal, agências e empresas. Como suporte à esta gerência, respondem de forma direta os coordenadores das regionais no Sul, Centro-Oeste, Nordeste, Grupos, Corporativo, além da gerência Regional de São Paulo - que também compreende as Key Accounts . A equipe se completa com o coordenador para os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, que se encontra em fase de contratação.

Já a Gerência de Vendas Diretas da Avianca no Brasil , sob responsabilidade de Mara Cardoso,  responderá pelas áreas de Call Center, WEB e Lojas de Aeroportos. Cada área terá um coordenador e equipe que darão suporte à nova gerente.


Fonte: Brasilturis
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