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Webjet anuncia que volta a operar normalmente amanhã

A Webjet informou no início da noite de hoje que voltará a operar com 100% de sua capacidade amanhã, conforme compromisso assumido junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Em nota, a companhia esclareceu que a situação nos aeroportos hoje foi de tranquilidade, com movimentação normal dos passageiros nos balcões da empresa, a exemplo do que ocorreu na terça-feira e ontem.
A Webjet também reforçou que os cancelamentos de hoje aconteceram de forma programada ao longo do mês de setembro, o que permitiu que todos os passageiros fossem devidamente informados e reacomodados em outros voos da própria empresa ou realocados para voos de outras companhias aéreas. A decisão da Webjet em cancelar esses voos teria permitiu que a situação dos passageiros nos aeroportos durante todo o dia fosse de tranquilidade.
A empresa informou que já havia entrado em contato com os passageiros, por meio do seu call center, informando-os sobre os cancelamentos. Aqueles que não conseguiram ser contatados foram recebidos por funcionários da empresa nos aeroportos e orientados sobre os novos horários de seus voos.
Ainda segundo a nota, "o compromisso de que a situação estará plenamente normalizada amanhã, sexta-feira, deve-se ao fato de que, com a mudança de mês, a empresa pode novamente contar com todas as suas equipes de tripulantes, bem como com novas equipes que estavam em treinamento e que começarão a voar em outubro".


Fonte:MaisComunidade.com
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Boeing adia primeira entrega do avião 747-8 Freighter

A Boeing anunciou nesta quinta-feira o adiamento da primeira entrega do 747-8 Freighter, seu maior jato comercial, mas as ações da companhia subiram uma vez que a empresa assegurou que o atraso não iria afetar seus resultados financeiros de 2010.

A entrega dos aviões foi adiada do quarto trimestre de 2010 para meados de 2011 e é o terceiro atraso anunciado pela Boeing, segunda maior fabricante de aviões comerciais depois da Airbus, unidade da EADS.

O atraso já era esperado após o anúncio de agosto de que a Boeing iria novamente adiar o lançamento do 787 Dreamliner para o primeiro trimestre de 2011.

"Esperávamos que um pequeno atraso custaria à Boeing 150 milhões de dólares, então o fato de que nada foi cobrado é um pouco estranho", disse o analista da RBC capital Markets, Robert Stallard, em nota.

"Embora o impacto financeiro seja mínimo, nós acreditamos que este último atraso reforça o ceticismo dos investidores com relação à capacidade da Boeing de eventualmente fazer as entregas de toda a série 787", afirmou.

Stallard reiterou a classificação da corretora para a Boeing, de "outperform", apontando a melhora nas perspectivas para o setor.

Fonte:O Globo
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Base Aérea de Campo Grande realiza “Portões Abertos” no domingo

A Base Aérea de Campo Grande promove no próximo domingo, dia 3 de outubro, a partir das 9 horas, o seu tradicional “Dia dos Portões Abertos”, com diversas atrações para a população, como a Esquadrilha da Fumaça, exposição de aviões de caça, de transporte e de helicópteros, além de demonstração de resgate e salto de paraquedistas. Os visitantes poderão ainda ver de perto os mais de 150 carros antigos que participarão do IX Encontro de Veículos Antigos de Campo. O Exército deixará em exposição Carros de Combate.

O evento, segundo estimativas, deverá atrair um público ainda maior que as cerca de 50 mil pessoas que participaram no ano passado. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será revertido para instituições de caridade de cidade. No último evento foram arrecadas mais de 12 toneladas de alimentos.

O objetivo maior dos “Portões Abertos” é a integração com a comunidade, que poderá conhecer mais de perto o trabalho realizado pelos militares da Força Aérea Brasileira.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67)3368-3122, (67)3368-3123, (67) 8121-6489 e (67) 9258-2616.

Exibir mapa ampliado
Serviço

O evento começa às 9 horas do dia 3, na Base Aérea de Campo Grande, na Av. Duque de Caxias, 2905 e se encerra às 18 horas.

A entrada é 1 kg de alimento não perecível que será doado para instituições assistenciais da cidade.

Os interessados em levar seu veículo antigo (carro, moto ou caminhão), devem entrar em contato com os organizadores para combinar o horário de montagem da exposição. Telefones (67)3368-3122, (67)3025-2124 e (67)9984-1810.

Fonte: Midiamax
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Paraíba ganha novo voo da Gol no Aeroporto Castro Pinto; Azul também tem interesse em operar na PBParaíba ganha novo voo da Gol no Aeroporto Castro Pinto; Azul também tem interesse em operar na PB

A Paraíba vai ganhar mais um voo da Gol Linhas Aéreas a partir desta sexta-feira (01). O voo, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) chegará ao Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, às 18h30, de Brasília, retornando à capital federal às 19h.

Para o superintendente da Infraero no aeroporto, Alexandre Oliveira da Silva, esse voo representa o início da ocupação de horários ociosos. O Castro Pinto tem uma média de 17 horas ociosas - sem movimentação de voos. O superintendente afirmou que a Gol também deverá iniciar mais um voo em dezembro para São Paulo, com chegada à capital paulista às 21h30, com retorno às 00h30.

O presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Rodrigo Freire, comemora o início de mais um voo no Castro Pinto. Na opinião dele, o início de ocupação dos horários ociosos representa o resultado do trabalho de divulgação que vem sendo feito pelo Governo nos principais mercados emissores de turistas para a Paraíba, como Brasília e São Paulo.

Rodrigo Freire confirmou que tem mantido contato com a direção da Azul Linhas Aéreas para viabilizar a vinda da companhia para a Paraíba. O presidente da PBTUR já esteve reunido com o diretor de Institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, que confirmou a intenção de investir no mercado paraibano a partir de 2011. O executivo deixou claro que João Pessoa seria o futuro destino, não descartando Campina Grande.

O presidente da PBTUR apresentou o relatório de embarques e desembarques nos dois aeroportos paraibanos ao diretor da Azul, que ficou surpreso com o crescimento da movimentação de passageiros. O movimento no Castro Pinto, de janeiro a agosto deste ano, já superou os números registrados em todo o ano passado, segundo dados repassados pelas próprias companhias aéreas à Infraero.

“A possibilidade da chegada da Azul é muito grande. Eles realmente estão interessados em iniciar operações na Paraíba”, afirmou Rodrigo Freire. O superintendente da Infraero em João Pessoa afirmou que ainda não tem qualquer informação sobre a vinda de voos da Azul, mas revelou que já deu início a estudos de áreas para futura instalação de balcões de chek’in e de comercialização da empresa. Paraíba ganha novo voo da Gol no Aeroporto Castro Pinto; Azul também tem interesse em operar na PB

Fonte:PBAgora - A Paraíba o tempo todo
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Azul começa a voar para Aracaju

A partir de amanhã, sexta-feira (1/10), Aracaju, a capital de Sergipe, passará a ser servida diariamente pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Serão duas opções de voo todos os dias entre Campinas e Aracaju, um voo sem escalas e outro com escala em Maceió, o que garantirá a ligação entre as duas capitais nordestinas. Maceió já está conectada pela Azul com voos sem escalas para Campinas todos os dias.

Nestas semanas de lançamento, as passagens aéreas estão com preços promocionais. Para a rota Campinas-Aracaju, os preços variam a partir de R$ 169 por trecho. De Aracaju para Maceió, a passagem aérea varia a partir de R$ 39 por trecho. Os valores são válidos por trecho para compra com antecedência mínima de 21 dias e sujeitos à disponibilidade.

O voo sem escalas parte todos os dias de Campinas às 9h42 com chegada a Aracaju às 12h20. De Aracaju para Campinas, o voo sem escalas parte às 3h40 e chega em Viracopos às 6h08. Já o voo com escala em Maceió sai de Campinas às 23h12 e chega a Aracaju às 3h15. No sentido contrário, decola às 12h45 e chega a Viracopos às 16h58.

Quem quiser voar entre Aracaju e Maceió pode partir da capital do Sergipe todos os dias às 12h45 e chegar a Maceió às 13h25. Ou decolar da capital alagoana às 2h35 e chegar a Aracaju às 3h15.


Fonte:Jornal da Mídia
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Iberia vai inaugurar rota ligando Madri a Recife e Fortaleza

A empresa aérea espanhola Iberia vai inaugurar em fevereiro de 2011 uma rota ligando a capital Madri às cidades brasileiras de Fortaleza e Recife, com previsão de alcançar 80 mil passageiros no primeiro ano de operação, informou a companhia nesta quinta-feira.
A nova rota terá três frequências semanais (às terças, sextas e domingos) e será operada por aviões Airbus A340/300, com capacidade para 254 passageiros.
Em 2009, a Iberia transportou cerca de 500 mil passageiros entre a Europa e o Brasil, país que, segundo a companhia, se consolida como o destino mais importante da companhia aérea na América Latina e o que tem previsão de maior crescimento para o ano que vem.
Atualmente, a Iberia opera duas frequências diárias entre Madri e São Paulo e um voo diário ao Rio de Janeiro.
Iberia vai inaugurar rota ligando Madri a Recife e Fortaleza
Fonte: EFE
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Voos na Argentina atrasam com protesto de controladores

Os voos do Aeroparque Jorge Newbery e do aeroporto internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, registraram atrasos nesta quarta-feira em razão dos protestos realizados pelos controladores de voo, que pedem mudanças em sua classificação de trabalho na Administração Nacional de Aviação Civil (Anac).

Fontes do sindicato disseram que os manifestantes começaram a trabalhar seguindo as normas à risca a partir da 6h30, com o objetivo de reafirmar seus questionamentos sobre a classificação trabalhista do orgão, ao considerar que "não reconhece seu histórico de trabalho e hierarquia." A medida provocou atrasos de até 40 minutos nos voos.

Os controladores aéreos que trabalharam de acordo com o regulamento não estavam reunidos sob um sindicato, mas contam com o apoio do ex-secretário de Transporte Aéreo e do chefe da associação dos técnicos aeronautas (APTA, sigla em espanhol), Ricardo Cirielli.

fonte: Valor on line
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Viracopos deve fechar 2010 42% acima da capacidade

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) comemora os dados do Aeroporto de Viracopos nos oito primeiros meses deste ano. Foram 3.368.716 embarques/desembarques de janeiro a agosto, contra os 3.364.300 em todo o ano de 2009. O mês de maior movimentação foi julho, com 501.502 embarques/desembarques. Já a movimentação de aeronaves cresceu de 33.656 para 47.904, entre janeiro e agosto de 2009 e 2010.

A previsão é que o aeroporto registre cinco milhões de passageiros até o final de 2010, o que representa 42,8% acima da capacidade do aeroporto, que é de 3,5 milhões/ano. Os números preocupam. É flagrante o comprometimento da infraestrutura oferecida aos passageiros. Há poucas lojas de serviços, filas nos cafés, escassez de vagas nos estacionamentos, sobram irritação e desconforto.

Lillian Neves Ratto, superintendente de Viracopos, diz que a "Infraero trabalha diuturnamente para oferecer infraestrutura e atender com segurança os usuários do aeroporto" e adianta que as obras que permitirão atender mais de 60 milhões de passageiros quando concluídas, estão em fase de licenciamento ambiental e todos os trâmites legais estão sendo cumpridos pela Infraero".

Ela complementa, destacando que "o aumento na utilização de Viracopos é considerado por especialistas em aviação um dos maiores registrados no mundo, seguido do Aeroporto de Atatürk, em Istambul, na Turquia".

Luiz Antônio Guimarães, presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, acredita que estes números devem ser os referenciais para a agilização das obras que dotarão a área de todos os equipamentos e serviços necessários aos passageiros.

Fonte: Panrotas
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Trip: Maringá tem rota direta para Curitiba e Cuiabá

Começou a operar a rota aérea direta que liga Maringá a Curitiba e Cuiabá (MT) pela Trip Linhas Aéreas. O trecho será realizado por um Jato Embraer 175, com capacidade para 86 passageiros e autonomia para percorrer até 3.704 km.

Segundo a Trip, o potencial de desenvolvimento econômico de Maringá tem influenciado a aposta da companhia em novas rotas com passagem pela cidade. Em 2009, a companhia transportou 47 mil passageiros em Maringá.

Até o final do ano, a estimativa é que esse número atinja a faixa de 60 mil pessoas embarcando e desembarcando no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior a bordo de aeronaves da Trip.

Fonte:odiario.com
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TAM recebe A320 e frota cresce a 148 aeronaves

A companhia aérea TAM recebeu mais uma aeronave A-320 da empresa Airbus, com capacidade de transportar 174 passageiros, totalizando 148 aeronaves em sua frota, contando as aeronaves da Pantanal. Agora a frota da aérea é composta por 136 aviões da Airbus, 7 da americana Boeing, e cinco ATR, usados pela Pantanal.

Já a situação da aérea Webjet continua complicada. Ontem mais de 55% dos voos programados foram cancelados e 11% sofreram atrasos. Em nota, a companhia informou que a situação deverá ser normalizada até amanhã, dia 1º de outubro.

Fonte: DCI
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Pássaros fazem avião da SATA a aterrar de emergência

Um Airbus A320 da SATA foi, quarta-feira, obrigado a aterrar de emergência em Ponta Delgada (Açores), quando vários pássaros embateram contra o vidro do cockpit do aparelho.

Segundo a Sic Notícias, o avião fazia a ligação entre a ilha do Faial (Açores) e Lisboa. Os 119 passageiros a bordo seguiram, entretanto, viagem noutro aparelho. O Airbus está, agora, a ser vistoriado por peritos.

Fonte: A Bola
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Qual o real risco de morte em um acidente aéreo?

Os sobreviventes de acidentes aéreos são tidos como tão raros que são tratados como participantes e testemunhas de uma espécie de milagre. Mas será que o risco de morte em um acidente dentro de um avião é tão alto assim?
Em um primeiro momento, tudo indica que sim. Em quedas ou colisões - sejam no ar com outro avião ou em terra com prédios, por exemplo - a impressão que se tem é que dificilmente alguém sairá vivo. Porém, dados estatísticos em diversas pesquisas apontam que a chance de sobrevivência em um acidente aéreo é de, no mínimo, 90%.
Segundo Carlos Camacho, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, "o lugar mais seguro para escapar de um acidente é o fundo da aeronave. Estatísticas apontam que a quantidade de vítimas entre as pessoas sentadas na região que vai das asas à cauda do avião é menor".
Um estudo realizado no Reino Unido diz que a probabilidade de um acidente aéreo é de um a cada 67 mil voos, e que a chance de um acidente com morte ocorrer é de um para cada 345 mil voos. Já estudo realizado nos Estados Unidos, pelo Departamento Nacional de Segurança nos Transportes, analisou todos os acidentes aéreos ocorridos entre 1983 e 2000 e descobriu que de 53.487 pessoas envolvidas em acidentes, 51.207 sobreviveram.
Neste mesmo estudo, calculou-se que, caso as pessoas, ao entrarem no avião, observassem as normas de emergência e memorizassem a distância que ficarão das saídas emergenciais, aproximadamente 600 pessoas a cada 1,5 mil vítimas mortais poderiam ter sobrevivido.
Empresas aéreas têm como base o dado de que 80% de todos os acidentes de avião ocorrem durante 11 minutos do voo: os três primeiros e os oito últimos. "O momento mais crítico de um voo é a decolagem. Como o motor esquenta, é mais fácil ocorrer algum problema", diz Camacho. Em média, é de 90 segundos o tempo máximo que será possível escapar em caso de ocorrência de um desastre. Em caso de incêndio no motor, por exemplo, estes são os segundos em que o fogo demorará a atravessar a estrutura que protege os passageiros.

"Um problema conhecido é quando um pássaro é sugado pelas turbinas. Como no caso ocorrido em janeiro de 2009, em Nova York. Isso ocorre geralmente na decolagem, colaborando para que este momento seja o mais crítico", completou Camacho.
A impressão de que a morte em um acidente é certa existe porque os acidentes divulgados na mídia são os mais desastrosos, com mais mortes. Cria-se a sensação de que a sobrevivência é impossível.
Outros fatores podem ajudar na sobrevivência. Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachussetts, Estados Unidos, mostra que as chances de um passageiro não sobreviver em um voo de companhia aérea de países mais pobres é sete vezes maior do que em um voo de uma companhia de um país mais rico.
O Brasil é incluído no primeiro caso, onde estatísticamente um acidente no qual todos os passageiros perdem a vida ocorre a cada 2 milhões de voos. No caso dos países ricos, o índice vai para um acidente sem sobreviventes a cada 14 milhões de voos.

Fonte: Terra Brasil
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Avião da SATA com aterragem forçada após embate com pássaros

Um avião da transportadora aérea açoriana SATA embateu em pássaros quando voava hoje à tarde da ilha do Faial para Lisboa, sendo forçado a aterrar em Ponta Delgada.
Uma fonte da companhia adiantou à agência Lusa que no aparelho, um airbus 320, seguiam 119 passageiros, que entretanto prosseguiram viagem num outro avião da SATA.

A mesma fonte acrescentou que os pássaros embateram no vidro do coquepit do avião que vai agora ser vistoriado pelos técnicos conforme determinam as normas aplicáveis neste tipo de situação.

Fonte: Diário Digital
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Avião de guerra vai adornar praça na avenida Guilherme Schell, em Canoas

Um avião de guerra vai adornar o canteiro central de uma praça que está sendo construída na avenida Guilherme Schell em Canoas. A aeronave do modelo Xavante – utilizada para treinamento avançado, reconhecimento e ataque no solo – foi içada em um pedestal pelo setor de engenharia do 5º Comando Aéreo Regional (V Comar).

Segundo o major Steven, o Xavante foi utilizado durante anos no treinamento de pilotos em missões de defesa e lançamentos de foguetes e bombas. Ainda restam 12 aeronaves do mesmo modelo em atividade no Brasil. Elas estão todas no Rio Grande do Norte e devem ser desativadas no próximo ano.

O major, que foi instrutor e voou durante sete anos na aeronave, comemorou o fato de ela encerrar a carreira sendo homenageada. A aeronave é um AT-26 Xavante produzido pela Embraer em 1975 e que pertenceu a base aérea de Santa Maria, onde passou por reparos a fim de ser deslocada para Canoas.

Militares usaram equipamento semelhante a um guinho para içar o avião para cima de um pedestal, onde ficará exposto.



A nova praça do avião em Canoas está sendo construída no espaço localizado junto à alça de acesso do viaduto da Augusto Severo, ao lado do Parque Esportivo Eduardo Gomes, e junto à entrada do V Comar.

– O espaço pertence à aeronáutica e a prefeitura vai fazer o trabalho de ajardinamento e urbanização do local, com a colocação de calçamento ao redor do pedestal onde será colocada a aeronave e bancos. Será muito vistoso, pois quem passa pela avenida Guilherme Schell irá enxergar a aeronave – disse o Coordenador de Integração Institucional da Prefeitura, Luiz Possebom.



Fonte: Zero Hora


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Pluna solicita voo Campinas-Montevidéu à Anac

A Pluna já encaminhou pedido à Anac para operar voos diários (exceto sábado), entre Campinas e Montevidéu. O voo possibilitará conexões para Buenos Aires, Santiago, Punta del Este, Córdoba e Assunção.

Será a segunda ligação regular internacional do Aeroporto Internacional de Viracopos. Hoje a Tap é a única aérea que mantém frequencia internacional, ligando Campinas a Lisboa, três vezes por semana.

Fonte:Panrotas - Portal de Turismo
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TAP cancela 12 voos por causa da greve em Espanha

A TAP está a ser afectada pela greve em Espanha, onde os aeroportos estão a operar apenas 40 por cento dos voos previstos. No caso da companhia de aviação portuguesa, estão previstos 12 cancelamentos ao longo do dia. Ontem, a previsão apontava para 11.

Os aeroportos espanhóis operaram, até às 7h de hoje, 95 dos 234 voos programados. Muitas transportadoras aéreas, como é o caso da espanhola Ibéria, já admitiram que estão a ser afectadas pela greve.

Também a TAP teve de reajustar a operação. Ontem, tinha previsto cancelar 11 voos durante o dia de hoje, mas o número foi revisto para 12, de um total de 26 ligações programadas.

"Estamos a realizar mais de metade da operação. Os cortes são transversais a todos as ligações entre Portugal e Espanha, mas, até agora, não há nenhum destino sem ligação", avançou ao PÚBLICO fonte oficial da empresa.

É possível que os impactos da greve nas ligações da TAP aumentem, não só impondo mais constrangimentos nos voos para cidades espanholas, mas também para outros destinos europeus.

No entanto, no período da manhã, não se verificou nenhum cancelamento de frequências para outros países. Mas a transportadora aérea nacional admite que "não está livre de que possa acontecer".

Fonte: Público.pt
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British Airways anuncia aliança com Iberia e AA

A empresa aérea britânica British Airways (BA) disse que assinou um acordo com a American Airlines e a espanhola Iberia para operarem um negócio transatlântico em conjunto, que poderá gerar uma receita combinada de US$ 7 bilhões por ano. O acordo permitirá que as três companhias cooperem comercialmente nos voos entre a União Europeia, Suíça e Noruega e entre os Estados Unidos, México e Canadá.

Os benefícios do negócio conjunto serão partilhados entre as empresas, independentemente de qual companhia fizer a reserva. O acordo foi aprovado pelas autoridades reguladores da União Europeia e dos EUA. O negócio conjunto será iniciado em outubro e fornecerá aos consumidores um acesso maior a tarifas reduzidas, conexões mais convenientes e um melhor acesso à rede das companhias aéreas mundiais. Ele também permitirá que as companhias aéreas da aliança oneworld possam competir em pé de igualdade com as outras principais alianças globais, que obtiveram a aprovação reguladora para operar negócios transatlânticos em conjunto há vários anos. As informações são da Dow Jones.

Fonte: CLARISSA MANGUEIRA Agencia Estado
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Star Alliance aprova candidatura de aérea africana

A Star Alliance anunciou hoje que o Conselho Executivo aprovou por unanimidade a candidatura da Ethiopian Airlines, da Etiópia, para se juntar à aliança. A Ethiopian Airlines passará a ser a terceira operadora Star Alliance no continente africano, juntando-se à Egypt Air e à South African Airways.

“Em nome do Conselho Executivo, tenho o prazer de convidar a Ethiopian Airlines para se juntar à Star Alliance. A extensa rede intra-africana da Ethiopian proporcionará uma maior opção de escolha aos nossos viajantes e trará os benefícios da aliança a novos mercados”, destaca o CEO da Star Alliance, Jaan Albrecht. “Além disso, no futuro, teremos três principais hubs em África – Adis Abeba, Cairo e Joanesburgo – possibilitando um acesso ideal ao continente africano”, completa Albrecht.

“Estamos felizes e honrados com o convite para a grande família das companhias aéreas. A Ethiopian Airlines vai certamente melhorar a rede global da Star Alliance. A nossa longa experiência no mercado de África, juntamente com o nosso hub estratégico de Addis Abeba e o recém-criado hub em Lomé, permitirá aos membros da Star Alliance aceder a muitos novos mercados na África”, enfatiza o CEO da aérea, Girma Wake.

As equipes de integração da Ethiopian Airlines, da transportadora tutora Lufthansa e da Star Alliance darão início ao trabalho em breve, com o objetivo de concluir o processo de adesão nos próximos 12 meses.

A Ethiopian Airlines vai acrescentar mais cinco países (Chade, Congo, Djibuti, Mali e Níger) e 24 destinos africanos à rede da Star Alliance, que abrangerá assim um total de 29 operadoras, oferecendo um leque de mais de 21.380 voos diários para 1196 destinos em 186 países. O site da empresa é o www.ethiopianairlines.com.
Perspectiva artística de um dos Boeing 777 que a Ethiopian Airlines encomendou (imagem Boeing)

Fonte: Panrotas - Portal de Turismo
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TAAG: Refundação ou (Re)afundação?

Viajo com frequência por imperativos laborais e predominantemente opto pela nossa companhia de bandeira ou se preferirem das bandeiras, a TAAG. Como angolano, penso que devo, como qualquer nacional, contribuir para criar riqueza no meu país, em vez de ajudar a pagar (sem qualquer tipo de conotação xenófoba) os salários dos Europeus ou de outros. Mas torna-se cada vez mais desagradável viajar na TAAG.

Mesmo para os nacionalistas convictos a TAAG abandalha e destrata qualquer um. A nossa companhia de bandeira convida qualquer passageiro a viajar na concorrência, basta que para isso experimente os seus serviços.

A minha última experiência traumatizante foi em primeira classe com bilhete pago, repito pago (para não se confundir com os muitos oferecidos) na casa dos 8.000 dólares, numa viagem Luanda – Lisboa - Luanda, e fui brindado com algumas das novas medidas de refundação em curso.

A bolsa distribuída a bordo com pequenos utensílios de higiene pessoal passou de uma embalagem de pele sintética (deduzo) com bom aspecto, para um saco (faz lembrar os sacos de serapilheira em ponto pequeno) sem qualquer tipo de apresentação.

Bem, ignorei e esperei pela comida, na entrada os legumes que acompanhavam o presunto estavam “queimados”, pareciam que tinham feito alguns voos antes de serem servidos. O prato principal, resumiu-se a peixe, dado que agora reservam por voo, mesmo em primeira-classe, segundo a assistente de bordo, apenas o numero de pratos para o mesmo numero de passageiros e como fui o ultimo a ser servido, tive a sorte ou azar dependendo do ponto de vista. A sobremesa nem vi, porque a hospedeira estava tão acelerada que retirou tudo o que tinha na mesa, sem eu conseguir dizer que gostaria de saber o que havia mais.

Outro aspecto que me preocupa como utente é a degradação das aeronaves. Para os passageiros frequentes da TAAG só pelo nome do avião já se sabe quais são os lugares que não funcionam, aqueles em que as cadeiras não rebaixam. As avarias pontuais que acontecem em qualquer companhia tornam-se sucessivamente prolongadas.

A higiene passou a ser igualmente preocupante, o avião com destino a Lisboa cheirava mal, estava empoeirado e até se encontram lugares com as superfícies laterais de apoio riscadas com canetas.

Tentei relaxar e liguei o sistema de entretenimento a bordo. Os filmes continuavam os mesmos desde a minha ultima viajem. Voltei a constatar o número excessivo de filmes em chinês sem legendas. Mas será que já fomos colonizados pelos chineses?

Procurei outras opções e para minha felicidade encontrei um documentário nacional. Para minha (in)felicidade o único conteúdo nacional era um retrato fiel de tudo o que nós temos de pior. Parecia uma cópia do Club-K (que tanto respeito pelo trabalho que fazem) em audiovisual, que em nada entretém quem viaja. O documentário começou com o caos do transito, passou pela pobreza, depois a guerra, a UNITA, teve tempo de denegrir os governantes, e acabou, nem sei muito bem como, porque não consegui chegar ao fim.

Pensei comigo, se eu fosse estrangeiro, investidor ou turista a ir para um determinado país, ao ver aquele tipo de conteúdo identificado como local, a minha reacção seria antecipar a viagem de regresso na hora, e com certeza nem sairia do aeroporto. Uma companhia de bandeira em qualquer parte do mundo não faz campanha contra o seu próprio país. Existem fóruns próprios para tudo, não vejo na TAP documentário a falar da crise financeira em Portugal ou dos meninos da Casa Pia, etc, etc, não vejo nas companhias brasileiras documentários a falarem dos arrastões, do mensalão ou das meninas de programa. Porquê motivo a TAAG que nunca teve conteúdos nacionais nas suas escolhas opta por inserir algo do género?!

Bem, nem vou abordar a questão das marcações, “quedas” ou reservas confirmadas que desaparecem do sistema. Nem tão pouco, “bater” nas aerovelhas que depois de conhecer o serviço e simpatia no atendimento da aeronovas, fiquei com muitas saudades das cotas.

Apesar dos muitos motivos que tenho para deixar de voar na TAAG, e não me esqueço de um episodio também recente, um verdadeiro “encontro imediato” com a senhora Mangueira, chefe de escala, que num momento de aflição, na eminência de perder um voo, porque não chamaram os passageiros em executiva e primeira-classe, basicamente em plena conversa, virou-me as costas e deixou-me a falar sozinho, como cidadão do meu país, como contribuinte, pagador de impostos, tenho muita dificuldade em aceitar que a companhia de todos nós seja desta forma vergonhosa enterrada.

Partilho estas linhas na esperança de que alguém entenda, na minha modesta opinião, que este não parece ser o caminho correcto. Não é abandalhado os passageiros que pagam, que se consolida uma empresa, que se quer produtiva e financeiramente viável.

Refundar a TAAG deve passar pelo respeito para com os seus utentes.

Fonte:AngoNotícias
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Pluna apresenta primeiro de três Bombardier CRJ900

Na presença do vice-presidente do Uruguai, de ministros de Estado e de diversas outras autoridades locais, a Pluna apresentou na manhã de ontem (terça, dia 28), no galpão da companhia, a primeira das três aeronaves Bombardier CRJ900 que receberá até o final do ano – a segunda chega ainda esta semana e a terceira, em novembro. Com os jatos, a frota da aérea passa a ser composta por dez aviões, todos do mesmo modelo, com capacidade para 90 lugares.

A aeronave apresentada e as duas que estão por vir serão utilizadas, basicamente, em novos voos para o Brasil com saídas de Montevidéu: Florianópolis (semanal, a partir de 2 de outubro), Rio de Janeiro (segunda frequência diária, em 5 de outubro) e Curitiba (também semanal, em 6 de outubro).

“A demanda por viagens aéreas no Brasil só cresce. Segundo o Ministério do Turismo, 11 milhões de brasileiros deverão voar pela primeira vez no ano que vem. Isso interessa muito à Pluna”, afirma o vice-presidente da aérea uruguaia, Arturo Demalde.

Além de Florianópolis, Rio de Janeiro e Curitiba, a Pluna também voa no Brasil para Foz do Iguaçu (três vezes por semana), Porto Alegre e São Paulo (GRU).

Fonte:Panrotas - Portal de Turismo
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Anac notifica TAM e Gol sobre venda online de seguro

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou hoje as companhias aéreas TAM e Gol/Varig, determinando prazo de 48 horas para que as empresas corrijam a forma de venda de seguros de viagem aos passageiros que adquirem bilhetes pela internet.

Segundo a Anac, a medida foi tomada para impedir que os passageiros sejam induzidos a comprar os seguros de viagem sem conhecimento, uma vez que as páginas na internet das duas empresas apresentam a compra do serviço já previamente selecionada, como se fosse parte das tarifas do transporte aéreo.

Os seguros são serviços adicionais e facultativos, que podem ser comercializados pelas companhias assim como a locação de automóveis e hotéis. No entanto, de acordo com as normas que regem o contrato de transporte aéreo, a informação deve estar clara ao consumidor e o preço do seguro não pode estar previamente selecionado. A venda dos seguros poderá ser feita, desde que o passageiro opte por clicar na aquisição do serviço.

Fonte:Portal Nacional de Seguros
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Avianca faz pouso forçado em VG

Uma falha no sistema hidráulico provocou o pouso forçado de um avião da Avianca, que fazia o voo 6186, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. O incidente aconteceu ontem de manhã, por volta das 7h30. Ninguém ficou ferido.

O avião MK28, que tem capacidade para 100 pessoas, mas estava com 41 a bordo, saiu de Porto Velho, em Rondônia, com destino a Brasília, onde faria conexão para Guarulhos, em São Paulo.

Ao perceber o problema no sistema hidráulico da aeronave, o piloto solicitou um pouso de emergência no Marechal Rondon.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Infraero, uma equipe do Corpo de Bombeiros e uma ambulância foram para a pista para esperar pelo pouso, que aconteceu normalmente.

Os passageiros foram transferidos para um avião da TAM e seguiram viagem. Ainda segundo a assessoria da Infraero, nenhum passageiro ficou ferido.

O avião da Avianca foi rebocado para fazer reparos e até ontem à tarde estava na pista do Marechal Rondon.

Recentemente, a Infraero concluiu o curso de formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), cujo objetivo é que os participantes recebam treinamento especial em primeiros socorros no caso de algum acidente envolvendo aviões.

O curso foi destinado a pessoas que trabalham no aeroporto, como funcionários das empresas aéreas, e contou também com a participação das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

No encerramento do curso, foi feito o Exeac - Exercício de Emergência Aeronáutica Completo. Na simulação, um avião em pane tenta pousar no aeroporto, mas bate na pista e explode. Os bombeiros se deslocam, então até o local do acidente para trabalhar no combate às chamas, dando início ao trabalho de resgate dos sobreviventes.


Fonte:Diário de Cuiabá
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Acidente da Air France foi crime, diz Justiça francesa

As famílias das 228 vítimas do voo 447 da Air France, desaparecido no Atlântico em 31 de maio de 2009 na rota Rio-Paris, não precisam mais esperar pelo fim das investigações para buscar indenizações. O Tribunal de Grande Instância de Var, no Sul da França, reconheceu anteontem a "existência de um crime" no desastre.

O caso foi definido como "homicídio involuntário" pela Justiça - o equivalente no Brasil ao homicídio culposo (quando não há intenção de matar). A decisão é inédita na França e pela primeira vez se fala em crime envolvendo um acidente aéreo.

Segundo a sentença provisória, os problemas ocorridos com os sensores de velocidade da marca Thales AA em voos anteriores ao AF-447 são suficientes para configurar um crime. Erros de aferimento da velocidade em aviões Airbus equipados com as sondas já haviam sido verificados mais de uma dezena de vezes antes do acidente, entre eles pela companhia Air Caraïbes. Os técnicos da empresa haviam alertado a Airbus, fabricante da aeronave, que o entupimento dos sensores pelo gelo poderia resultar numa cadeia de falhas nos sistemas de navegação do avião.

"A coexistência de falhas anteriores e a falha constatada na noite do acidente, afetando as duas sondas pitot, são suficientes para indicar a existência de um crime, caracterizando delito de homicídio involuntário", diz a sentença da Justiça.

Ainda de acordo com o veredicto, não é preciso aguardar o fim das investigações do Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA), com sede em Paris, para reconhecer a implicação dos sensores de velocidade entre as principais causas do acidente.

Indenização. O juízo decidiu ainda que o Fundo de Garantia das Vítimas de Terrorismo e outras Infrações, mantido pelo governo da França, deve indenizar a família da aeromoça franco-argentina Clara Mar Amado em ? 20 mil - ? 10 mil para o pai da vítima e outros ? 10 mil para um irmão.

"O juiz tinha à disposição um primeiro relatório de experts que lhe apresentei e julgou que a responsabilidade da Air France era enorme", afirmou à rádio France Info o advogado da família, Jean-Claude Guidicelli. "As sondas pitot apresentavam tamanhos defeitos que os dois infelizes pilotos não tinham elementos para poder navegar em condições de segurança."

A decisão abre um precedente para que outras famílias de vítimas peçam indenização. O valor, contudo, ainda deve ser objeto de discussão, uma vez que algumas famílias pedem centenas de milhares de euros em reparação. O acidente do voo AF-447 é avaliado por especialistas em seguros de acidentes como um dos mais caros da história da aviação, podendo chegar a ? 700 milhões. A sentença põe em xeque ainda o argumento das autoridades de aviação civil da França, que afirmavam que, sem as caixas-pretas, jamais seria possível descobrir as causas do desastre.

Fonte:Estadão
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Líder Aviação abre inscrições para o trainee 2011

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Programa Trainee da Líder Aviação, empresa de aviação executiva da América Latina. São cinco vagas para as áreas de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica, aeronáutica e de produção.

Os candidatos podem se cadastrar até 12 de outubro pelo site da empresa (www.lideraviacao.com.br). As vagas são para algumas das 19 bases que a Líder possui em todo o território nacional.

Desde sua criação, o programa já contratou 26 profissionais e vários deles ocupam hoje cargos de liderança ou desenvolvem projetos importantes para a empresa.

"A Líder preza por seus talentos. Queremos que ele tenha um grande aprendizado e, acima de tudo, faça questão de trabalhar na empresa", afirma Cristianne Cota, gerente de Recursos Humanos da Líder Aviação.

De acordo com ela, um dos maiores obstáculos enfrentados pelas empresas é reter os talentos que forma.

"Definitivamente, o candidato não se torna apenas mais um na organização. Nosso programa tem um foco operacional e temos metas já definidas para o programa. O candidato é acompanhado diretamente por um gestor operacional, e tem a oportunidade de vivenciar a rotina da empresa bem de perto, participando ativamente dos processos internos. Uma oportunidade para conhecimento mútuo entre empresa e trainee", completa.

De acordo com ela, o investimento médio por trainee é de R$ 100 mil reais, distribuídos entre treinamentos, disponibilização de pessoal para instrução e viagens pelo país, entre outro3es.

Fonte: Administradores.com.br
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Azul Linhas Aéreas recebe 22ª aeronave – Embraer 195

A Azul Linhas Aéreas recebeu mais um Embraer 195 e foi batizado “Amazônia Azul” por sugestão do gerente da base Manaus da empresa, Gustavo Fortunato. Todos os aviões da Azul recebem nomes de batismo, sugeridos pelos próprios funcionários. Esta nova aeronave já está integrada na frota da empresa que agora conta com 22 unidades, sendo dez Embraer 190 e 12 Embraer 195. A expectativa é fechar o ano com 26 aeronaves.

Em 2011, começam a chegar as aeronaves da nova frota de ATR 72-600, com isso a Azul pretende ampliar ainda mais a malha doméstica regional. Foram encomendadas 40 aeronaves ATR 72-600.


Fonte:Panrotas - Portal de Turismo
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Avião tem pane e faz pouso forçado no principal aeroporto de MT

Uma aeronave modelo fokker-100 fez um pouso forçado, hoje de manhã, no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros, a aeronave se aproximou para pouso na pista 35 do aeroporto com suspeita de pane hidráulica. Constatado o problema, a torre de controle acionou o alerta para posicionamento de três carros Conta Incêndio (CCI), dos Bombeiros, cada um com capacidade para 5,7 mil litros de água, 750 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) e 250 quilos de Pó Químico.

O pouso foi acompanhado pela unidade do Corpo de Bombeiros, que conduziram a aeronave até a área de estacionamento. Não foi informado qual era a companhia áerea e nem o número de passageiros que haviam dentro da aeronave, apenas que ninguém se feriu. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no sábado (25), por volta das 17h30, uma aeronave com 94 passageiros vindos de Campo Grande-MS, com aproximadamente cinco mil litros de combustível, teve uma pane em um dos motores. O mesmo procedimento foi aplicado para a segurança do pouso.

Fonte:Só Notícias/Alex Fama
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Iberia vai ligar Fortaleza à Madri a partir de fevereiro

A empresa aérea Iberia, através de voos as terças, sextas e domingos irá ligar Fortaleza à Madri. As operações começarão a partir do mês de fevereiro, com previsões de que a rota contará com cerca de 80.000 passageiros durante o primeiro ano de operação. A venda dos bilhetes já está no site da companhia aérea http://www.iberia.com/br/.

Para o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, que desde 2007 trabalha para regularizar este voo, “ essa conquista enobrece o destino Ceará. A Iberia é uma companhia aérea tradicional de grande porte, maior ainda agora porque está associada à British Airways”, comemora.

A rota será operada com um Airbus A-340/300 (A 343) com capacidade para 254 passageiros e com a nova classe Business Plus que oferece assentos totalmente reclináveis que se transformam em camas, conforme informações da própria Iberia.

A abertura desta nova rota vai representar um impulso para o investimento europeu no Nordeste do Brasil, região que mais cresce no país, com um grande número de
planos de investimento. Além disso, permitirá a chegada de mais turistas à zona e facilitará as viagens de caráter familiar entre estas duas cidades brasileiras e a Europa.


Fonte:O POVO Online
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Chocolates da Nestlé vão estampar aviões da Azul

A Nestlé fechou contrato com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras para adesivar 15 aviões da companhia com imagens e mensagens de sua linha de chocolates. Os temas escolhidos para estampar as aeronaves serão: "Eu Sou Chocolover", "Suflair" e "Especialidades". Cada um estará em cinco aviões da frota da companhia.

Das 15 aeronaves que receberão a marca Nestlé, quatro já podem ser vistas voando em diversas rotas da Azul. A previsão é que o restante esteja pronto nos próximos 40 dias. Também estão previstas ações de marketing a serem promovidas pela Nestlé dentro das aeronaves. A concepção e o desenvolvimento do projeto são da Trade Comunicação.

Fonte:Exame
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WebJet cancela 28% dos voos após suspensão de vendas pela Anac

A quarta maior companhia aérea do país, WebJet, cancelou até o final da manhã desta terça-feira 14 voos de um total de 50 previstos, apontam dados da Infraero, estatal que administra aeroportos do país.

O número corresponde a índice de 28 por cento, melhora ante o quadro da véspera, quando a WebJet teve de cancelar cerca de metade de seus voos previstos para não ultrapassar o limite legal de horas de voo de tripulantes. Os cancelamentos culminaram com decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspender a venda de passagens pela empresa até sexta-feira.

No total, o número de voos cancelados no país até às 11h era de 90, cerca de 10 por cento de 904 partidas programadas.

A Gol apresentava o segundo maior índice de cancelamentos até o horário, 12,1 por cento, com 38 voos cancelados de um total de 314 previstos. A TAM tinha cancelamentos de 19 voos de um total de 301, equivalente a 6,3 por cento.

Às 11h48, as ações da TAM exibiam queda de 0,47 por cento enquanto os papeis da Gol caíam 0,15 por cento. O Ibovespa subia 0,05 por cento.

Fonte:O Globo
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Japan Air Lines deixa de operar no Brasil

Ontem à noite, às 22h55, a Japan Air Lines (JAL) fez o último voo entre São Paulo e Tóquio. O fim das operações no Brasil é resultado do plano de reestruturação da companhia aérea japonesa, que desde janeiro está em concordata.

A empresa abriu o escritório no Brasil em 1978, depois de três anos de parceria com a Varig. A tripulação chegou a ter 70 brasileiros para atender a cinco voos semanais. Recentemente passou a ter apenas dois voos. Nos últimos tempos os tripulantes não passavam de 15.

Atualmente ainda há no escritório e no Aeroporto Internacional de Guarulhos por volta de 40 funcionários. Segundo Shigehiko Komatsu, um dos executivos da JAL no País, os demais funcionários deverão ser demitidos até dezembro, quando o escritório será fechado.

No fim de agosto, a direção da JAL anunciou que demitiria um terço do total de trabalhadores. O corte, ao final do processo, colocará na rua 16.114 funcionários, de um total de 48.714.

No Brasil, a partir de dezembro, quando o escritório deixará de funcionar, as passagens da JAL serão vendidas por meio de parceria com a TAM e a American Airlines. "Passaremos a vender apenas passagens a partir dos Estados Unidos e da Europa para o Japão", explica.

Segundo Komatsu, o clima entre os funcionários "não é de tristeza, mas de lamentação". "O Brasil tem um mercado muito grande. O que não falta é passageiro. É uma pena que o trecho tenha entrado no plano de reestruturação da companhia", afirma o executivo.

A taxa média de ocupação dos voos entre São Paulo e Tóquio, de acordo com a empresa, é de 85% - considerada boa para trechos internacionais. Ontem, no dia da despedida, 90% das poltronas estavam ocupadas, de um total de 303 assentos. Para Komatsu, numa situação como essa, o governo brasileiro poderia ter agido para tentar manter os voos entre os dois países. "O Brasil tem mercado", salienta.

Não houve nenhum tipo de festa de despedida. Apenas um agradecimento feito pela equipe de bordo e o comunicado aos passageiros de que aquele era o último voo. O plano de reestruturação da JAL não prevê uma data para a possível volta dos voos.

Embraer. Enquanto aperta o cinto e corta voos, a JAL tem procurado reforçar o atendimento nas rotas regionais. Tanto que, apesar do enxugamento do quadro de funcionários e de voos, a empresa manteve as encomendas feitas à Embraer de dez aviões do modelo 170, configurados para 76 lugares.

Na semana passada, foi entregue o oitavo avião, e a empresa não falou até agora sobre possíveis cancelamentos. Além dos pedidos confirmados, há outras cinco opções que ainda podem se tornar encomendas firmes.

Concorrente. Enquanto isso, a principal concorrente, a All Nippon Airways (ANA), procura aproveitar as brechas da JAL para crescer. Há duas semanas a companhia assinou uma parceria com o grupo chinês First Eastern Investiment Group, que pretende criar a primeira companhia aérea de baixo custo do Japão. O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2011.

A ANA entraria com 39% do capital, o First Eastern com 33,3% e o restante seria diluído entre investidores japoneses e estrangeiros.

Por aqui, a TAM tem operações de compartilhamento de assentos (code share) com a ANA por meio da aliança Star Alliance, mas também tem um acordo de reserva de assentos com a JAL. Com o fim dos voos da JAL entre Brasil e Japão, a aposta do mercado é que a concorrência aproveite a brecha para crescer.


PARA ENTENDER
Reestruturação prevê extinção de rotas

Com uma dívida de R$ 45,2 bilhões, a JAL protagonizou a mais grave crise de uma companhia não financeira japonesa, o que a obrigou a deixar de ter suas ações listadas na Bolsa de Tóquio.
A JAL recorreu à concordata em janeiro deste ano e apresentou ao governo um plano de reestruturação, com foco no corte de gastos, que inclui a extinção de 45 rotas - 30 delas domésticas e 15 internacionais. A proposta da direção da empresa de reduzir despesas foi a forma encontrada de costurar um aporte de capital da Enterprise Turnaround Initiative Corp. of Japan, entidade do governo japonês que está apoiando a reestruturação.

Fonte:Estadão
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Avião que partiu de Porto Alegre arremete em São Paulo

Devido ao mau tempo, o voo 7489 da Gol, que vinha de Montevidéu, no Uruguai, e fez escala em Porto Alegre nesta segunda-feira, foi obrigado a arremeter na chegada no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 20h15. Nenhum dos 127 passageiros ficou ferido.

O horário inicial previsto para o pouso em São Paulo era 19h35, mas a aterrissagem só ocorreu às 20h15. Nesse período, o avião sobrevoou a cidade, que registra tráfego aéreo intenso durante esta noite.

Outros sete voos foram desviados de Congonhas para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, por causa do mau tempo. O terminal de Congonhas esteve fechado por cerca de meia hora, até às 19h43 desta segunda.

Entenda o procedimento realizado

Arremeter é um procedimento em que o piloto de uma aeronave, durante o pouso, decide voltar a subir, como se estivesse decolando novamente. Pode ocorrer por diversos fatores, entre eles, problemas de visibilidade, falhas na aeronave ou obstruções na pista na hora do

Fonte:GAZ
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Embraer busca remover obstáculos para a fabricação do modelo E-190

A Embraer, terceira maior empresa aeronáutica do mundo, continua em busca por manter este posicionamento no ranking global. Uma parte dessa estratégia passa pelas suas operações na China, que atravessam um momento de turbulência com a negociação com o sócio na joint venture que a companhia controla, a Embraer Harbin Aircraft Industry Company, a produção -e consequente salvamento de sua operação chinesa- do E-jet 190, cuja capacidade é de 108 passageiros.

Por se tratar de um setor considerado estratégico pelo governo comunista de Pequim, a participação estatal na sociedade é de 49%. Os demais 51% são detidos pela companhia brasileira. Atualmente, o único modelo que a empresa fabrica por lá é o ERJ-145, de 50 lugares. A Embraer tem como rival local o ARJ-21 da chinesa Avic Commercial Aircraft Company (Acac, na sigla em inglês) cuja capacidade é de 70 a 80 lugares.

A demanda da Embraer -de produzir o E-190 é decorrente da perspectiva de entrega da última encomenda do ERJ-145 naquele país, fato que deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2011. A empresa não crê em novas vendas da aeronave, pois, para a companhia, aquele mercado está maduro e não tem mais espaço para jatos de 50 lugares.

A capacidade de produção na China é de 15 aeronaves por ano e nunca foi alcançada nos 10 anos em que se encontra no país asiático. De acordo com dados apresentados pela empresa, a ocupação média da fábrica nesse período foi de até 7 unidades entregues por ano.

Apesar de pleitear essa autorização, em 2007 a China assinou um acordo com a maior concorrente da Embraer, a canadense Bombardier, para desenvolver uma versão estendida do modelo que concorre com o ERJ-145, que foi renomeado de ARJ21-900 e cuja capacidade varia de 90 a 149 lugares, o que o coloca frente a frente ao E-190 e até mesmo a modelos mais populares da Boeing, como o 737, e da Airbus, como o A319/A320. A expectativa é de que esse novo jato entre em operação em 2011, quando a Embraer deverá decidir entre manter-se na China ou encerrar essa operação.

Oficialmente a companhia aeronáutica brasileira não comenta o assunto, pois está em fase final de negociação com o governo chinês para definir o futuro da joint venture naquele país. A expectativa é de que essa decisão seja tomada ainda este ano, pois, se a saída for o fechamento da fábrica, essa medida não pode ser implementada em 3 meses. A plataforma do modelo ERJ-145 é a mesma do modelo da família Legacy, da divisão de aviação executiva da Embraer, mas a companhia brasileira possui apenas a autorização para fabricar o modelo utilizado na aviação comercial. Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Aviação Executiva disse, durante a feira Labace, em São Paulo, que a empresa não tem planos de levar essa divisão para a China.

Apesar de não comentarem as negociações, na opinião de Tang Wei essas conversas entre o governo chinês e a Embraer devem envolver a transferência de tecnologia da companhia brasileira para a China, pois este país, embora tenha diversas empresas que produzem aviões, ainda não possui um com a capacidade do E-190, que é adequado para a demanda regional chinesa. Na opinião de Wei, nem mesmo o acidente ocorrido em 24 de agosto trouxe ruído à negociação porque o próprio governo divulgou que o erro foi do piloto, que não estava habilitado a comandar aquele modelo de aeronave.

Durante a crise internacional a Embraer perdeu cerca de 50% de seus pedidos do modelo ERJ-145 na China, e desde então a demanda não se recuperou. A empresa não divulga qual é a participação dos negócios da unidade chinesa no total da companhia. Segundo os dados do segundo trimestre deste ano, foram colocadas no mercado mundia

Fonte: DCI
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Emirates é quem mais utiliza o A380

A Emirates Airline recebeu mais um A380 com a chegada e entrada em operação do 12o. avião da série Torna-se, com este número, a maior operadora dos super jumbos em todo o mundo. Além dos 12 que estão voando, tem 78 unidades já encomendadas.

"Estes aviões significam um sonho de viagem, e são extremamente populares entre nossos passageiros. Ao colocá-lo em uma rota, eles se enchem quase que imediatamente, com mais de 90% de taxa de ocupação", diz Maurice Flanagan, vice-presidente da Emirates. Ele recorda que a partir da última encomenda, realizada em junho, durante a Berlim Air Show, mais de 20 consultas de aeroportos ao redor do mundo foram feitas à direção da empresa perguntando sobre as necessidades físicas para receber o A380.

O primeiro voo para Manchester marca também o início do serviço regular de um super jumbo para um aeroporto regional. Para o Diretor do Aeroporto de Manchester, Andrew Cornish, o investimento de cerca de R$ 10 milhões em infraestrutura foi bem gasto. "O início dos serviços diários do A380 de Dubai para Manchester é um momento histórico para o nosso aeroporto e toda a região. É de tal importância que recebemos milhares de pessoas no aeroporto, apenas para ver o primeiro voo do maior avião do mundo em seu aeroporto local."

A Emirates opera o Airbus A380 nas seguintes rotas: Londres (Heathrow), Manchester, Paris, Sidney, Auckland, Toronto, Bangkok, Seul, Jeddah e Pequim. O voo para Hong Kong entrará nesta lista a partir de 1º de outubro e, no dia 31 de outubro, o A380 fará um retorno ansiosamente aguardado ao aeroporto JFK, em Nova York.
Chegada do A380 ao aeroporto de Manchester, noroeste da Inglaterra



Fonte: Brasilturis Jornal
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Após pane, avião pequeno faz pouso forçado no Campo de Marte

Uma aeronave de pequeno porte realizou, às 16h50 desta segunda-feira, um pouso forçado no aeroporto do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Ninguém ficou ferido. O avião teve um problema em uma das turbinas, informou a Infraero.
O avião, da marca Mitsubishi, pertence à empresa Sete Táxi Aéreo, que tem sede em Goiás. Na empresa, uma funcionária disse ao Terra que as pessoas que podem falar com a imprensa não estavam mais no local. Devido ao pouso, o aeroporto foi fechado e permaneceu sem operação por causa da má visibilidade na região até as 18h25, quando reabriu. Às 19h30, porém, fechou novamente devido às condições meteorológicas.

Exibir mapa ampliado

Fonte:Terra Brasil
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Pane em aeronave força piloto a pousar de `barriga´ em NY

Uma pane obrigou o piloto de um avião da companhia Delta Airline que seguia de Atlanta para uma cidade no interior a fazer um pouso de barriga no aeroporto de Nova York. Sessenta e quatro pessoas estavam a bordo e ninguém ficou ferido.

Um vídeo feito por um dos passageiros registrou o momento do pouso. Quando o avião se aproximou do aeroporto, a comissária gritou para os passageiros ficarem de cabeça baixa, na posição para o pouso de emergência. Sem o trem de pouso, o piloto teve de aterrissar de barriga. Assim que o avião tocou a pista, foi possível ver as faíscas saindo da fuselagem.

Fonte/Foto:eBand
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Azul ligará Campinas a Joinville direto por R$ 99,00

A Azul Linhas Aéreas inicia no próximo dia 9 de novembro a ligação entre as cidades de Campinas em São Paulo a Joinville, em Santa Catarina, através de voos sem escalas. As passagens já começaram a ser vendidas com tarifas promocionais. Até o dia 19/10/10, vai ser possível voar de Campinas para Joinville, por exemplo, pagando apenas R$ 99,00 por trecho. Todos os dias da semana, exceto aos sábados, o voo da Azul decola de Viracopos às 22h10 com chegada a Joinville às 23h15. No sentido contrário, a companhia vai oferecer todos os dias, exceto aos domingos, voos partindo de Joinville às 5h50 com chegada a Campinas às 6h40. Aos domingos, o voo parte de Campinas às 13h08 e chega a Joinville às 14h10 e sai de Joinville às 14h40 e chegada ao Aeroporto de Campinas às 15h40.
www.voeazul.com.br

Fonte:Revista Hoteis
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Bombardier vence contrato para monotrilho de SP

A canadense Bombardier anunciou que venceu uma licitação para o design, suprimento e instalação de um sistema de monotrilho para a Companhia do Metropolitano de São Paulo. O valor total do contrato é de US$ 1,44 bilhão (R$ 2,46 bilhões) e a fatia da Bombardier é de US$ 816 milhões (R$ 1,4 bilhão). A companhia venceu a licitação em um consórcio junto com a Queiroz Galvão e a OAS.

Em comunicado, a Bombardier afirmou que a nova linha, chamada Expresso Tiradentes, vai servir como uma extensão da linha 2 do Metrô de São Paulo e terá capacidade para transportar 40 mil passageiros por hora entre a Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista.

A Bombardier vai desenhar e fornecer os elementos elétricos e mecânicos do sistema, que terá 24 quilômetros de extensão, incluindo 54 trens de sete carros - num total de 378 carros. Os testes serão concentrados na unidade da Bombardier em Kingston, Canadá. A construção dos carros iniciais será feita na unidade da companhia em Pittsburgh (EUA), e os carros subsequentes serão construídos na fábrica da Bombardier em Hortolândia, no interior de São Paulo.

Segundo a Bombardier, a fase 1 do sistema deverá ser aberta para serviços aos passageiros em 2014. As informações são da Dow Jones.

Fonte: DANIELLE CHAVES Agencia Estado
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Anac suspende venda de passagens da WebJet até Sexta Feira

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender até sexta-feira a venda de passagens da quarta maior companhia aérea do país depois que a empresa cancelou cerca de metade dos seus voos nesta segunda-feira.

Segundo a autarquia, um crescimento nos índices de voos cancelados da WebJet vinha sendo acompanhado desde agosto, quando eram de 2,4 por cento. A taxa subiu para 5,7 por cento este mês e atingiu 9,7 por cento na última semana.

"Com o aumento do número de cancelamentos verificado hoje, a Anac decidiu suspender a venda de bilhetes nos voos programados até sexta-feira e intensificar a fiscalização da companhia", afirma a agência em comunicado à imprensa.

Até as 14h desta segunda-feira, a WebJet suspendeu 47,2 por cento dos voos programados para o dia, afirma a Anac.

Em julho, a Anac multou a WebJet em 225 mil reais por ter excedido carga horária da tripulação e afirma que "medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana se a situação não for equacionada pela empresa".

Mais cedo, a assessoria de imprensa da agência havia confirmado que a empresa decidiu cancelar os voos para evitar ultrapassar o limite de horas de voo dos tripulantes. A legislação brasileira determina que o tripulante de aviões a jato, como os usados pela WebJet, não pode ultrapassar 85 horas de tempo de voo por mês.

Procurada, a WebJet informou em comunicado que os cancelamentos e atrasos causam "problemas localizados em alguns aeroportos". Segundo a companhia, "o forte crescimento da demanda em setembro levou a empresa a remanejar passageiros por meio de contatos antecipados via call center". Sem informar quantos passageiros foram afetados pelos problemas, a empresa afirma que "90 por cento deles foram avisados previamente, evitando deslocamentos desnecessários até os aeroportos".

A companhia afirma que está tomando medidas para realocar passageiros em voos da própria WebJet e de outras companhias. Entre o final de julho e início de agosto, a Gol também enfrentou problemas significativos de atrasos e cancelamentos. Na época, a implantação de um novo sistema de horários de tripulantes pela empresa acabou afetando mais de 300 voos da companhia. A Anac acabou decidindo multar a empresa em 2 milhões de reais.

Fonte: O Globo
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Alitalia inicia voo direto Roma – Rio em junho de 2011

A Alitalia anuncia hoje que vai recomeçar a voar de Roma ao Rio de Janeiro em 4 de junho de 2011, com o Airbus A330, e os bilhetes já estão à venda. A empresa, quando ainda era estatal, deixou de operar no Galeão - Tom Jobim em 1998. A companhia iniciará a rota com três voos semanais e no mês seguinte, ampliará para quatro. Dessa forma, a aérea italiana será a única a garantir voos diretos regulares entre a Itália e o Rio de Janeiro e se tornará a primeira companhia em voos entre os dois países, com uma oferta de 11 frequências semanais para o país: São Paulo com sete voos e Rio de Janeiro com quatro.

A partida do aeroporto de Roma Fiumicino será às 22h30, às terças-feiras, aos sábados e aos domingos e, a partir de julho, também às sextas-feiras. O voo terá chegada prevista no Rio de Janeiro (Galeão – Tom Jobim) às 5h40, horário local. Do Rio de Janeiro, a decolagem será às 14h45 às segundas-feiras, às quartas-feiras e aos domingo e, em julho, também aos sábados. A chegada em Roma Fiumicino será as 7h10, horário local.

“O início do novo voo faz parte da estratégia de desenvolvimento e de crescimento da oferta intercontinental da Alitalia, que registrou do início deste ano um incremento de passageiros de cerca de 20% se comparado ao ano passado”, analisa o diretor de Marketing, Revenue Management & Network da Alitalia, Andrea Stolfa.

“Neste processo, a Alitalia já lançou os voos Roma-Los Angeles e Milão Malpensa-Miami, e em outubro se tornará a única companhia a ligar a Itália com o Japão, aumentando a frequência de conexões de Tóquio para Milão Malpensa e Roma. Com o voo Roma-Rio de Janeiro, a Alitalia reforça a expansão de sua malha intercontinental para a América do Sul, onde, além do Brasil, já voa para Argentina (um voo diário partindo de Buenos Aires) e para Venezuela (sete frequências semanais partindo de Caracas)”, emenda Stolfa.

O avião da rota, o Airbus A330 (dois já incorporados na frota este ano) tem três classes: a econômica Classica, a Premium Economy Classica Plus e a Executiva Magnifica.

Fonte: Panrotas - Portal de Turismo
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Southwest vai comprar AirTran por US1,04 bilhão

A Southwest Airlines vai comprar a AirTran Holdings por cerca de 1,04 bilhão de dólares em dinheiro e ações para ampliar seus serviços de aviação regional.

A Southwest irá adquirir a AirTran por 7,69 dólares por ação, um ágio de 69 por cento sobre o preço de fechamento da ação na sexta-feira. Incluindo dívida da AirTran, o valor da transação é avaliado em cerca de 3,4 bilhões de dólares, informou a Southwest.

A indústria de aviação está atravessando fase de consolidação enquanto se recupera de um avanço dos preços do petróleo e queda na demanda por causa da recessão.

Em maio, a controladora da United Airlines, UAL Corp, anunciou a compra da Continental Airlines por 3,17 bilhões de dólares em ações.

Após o anúncio, as ações da AirTran saltavam 67 por cento no pregão eletrônico da bolsa de Nova York.

Fonte:O Globo
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Aeroporto de Cumbica registra quatro cancelamentos da Webjet

Pelo menos quatro voos da companhia aérea Webjet com partida programada do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, foram cancelados das 6h às 10h desta segunda-feira (27). Segundo a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), não há informações sobre o que teria causado o problema.
A companhia aérea opera no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, apenas nos finais de semana. Em nota, a empresa afirma que foi obrigada a reduzir o número de vôos na última semana de setembro para cumprir a lei que regula os limites de trabalho dos aeronautas. A WebJet afirma que já está contratando novos profissionais para atender a alta demanda que vem tendo com o crescimento da companhia.

Fonte:G1.com.br
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TAP reforça parceira com Alitalia e expande para mais 14 cidades

A companhia aérea portuguesa, mediante a colocação do seu código em voos efectuados pela companhia aérea italiana, oferece várias opções, a sua maioria para pontos domésticos em Itália, como Ancona, Brindisi, Bari, Catania, Florença, Génova, Nápoles, Palermo, Pisa, Reggio Calabria, Lamezia Terme, Turim, Trieste e Verona.

A Alitalia também efectuará voos com o código da TAP. Os novos destinos proporcionados por este acordo, vêm somar-se à oferta de voos de que a TAP já dispõe para Itália, com uma operação de voos multi-diários, à partida de Lisboa e do Porto.

Para Roma, a companhia disponibiliza cinco frequências diárias, quatro à saída de Lisboa e uma do Porto. Com dois serviços diários da capital para Malpensa e um para Linate, mais os dois diários da Invicta para Malpensa igualmente, são também cinco as ligações oferecidas todos os dias entre Portugal e a cidade de Milão. Acrescem ainda voos diários à partida de Lisboa para Veneza e para Bolonha, totalizando, no conjunto, 84 voos semanais operados pela TAP para Itália.


Fonte:Jornal de Negócios - Portugal
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Avião da TRIP Linhas Aéreas faz pouso de emergência em Manaus

Após momentos de tensão, avião pousa com segurança em Manaus. Passageiros se apressam em informar famíliares pelo celular. Um dos passageiros, Osvaldo Romanholi, de 46 anos, presidente do Sindicato dos Madereiros do Sudoeste do Pará (Simaspa), afirmou que 25 minutos após a decolagem o comandante avisou que iria pousar. "Já fiquei apreensivo porque conheço o trajeto e sei que o tempo estimado de viagem é de uma hora", conta ele, que desceria em Itaituba, no Pará. "O comandante avisou que estava com problemas técnicos e iria tomar medidas de segurança para pousar com tranquilidade", afirma, acrescentando que os passageiros não foram informados de qual seria o problema.

Segundo ele, houve muita tensão dentro do avião porque ninguém sabia ao certo o que estava acontecendo. "Ele ficou sobrevoando por 2h30, foram as piores horas da minha vida", diz. Outro grande momento de apreensão, diz ele, foi quando o avião começou a se aproximar do solo e os passageiros puderam observar o grande aparato que estava montado no aeroporto para o caso de algum acidente. "Vimos equipe de resgate, ambulância, bombeiros. Aquilo me deu desespero", conta.
Ele ressalta que a tripulação se esforçou para passar tranquilidade aos passageiros e manter a situação sob controle, mas ainda assim uma mulher passou mal e, ao pousar, foi atendida por médicos. "A tripulação foi profissional, não deixou criar pânico", elogia.

Ao pousar com segurança às 8h35 (no horário local), houve aplausos e choradeira entre os passageiros. "Eu mesmo não contive a emoção e chorei bastante", admite Romanholi. Ele, que afirma estar sempre voando por motivos profissionais, diz que a tensão será inevitável. "Voo porque preciso, mas voava tenso, agora será ainda pior".
Procurada, a TRIP informou, por meio de nota, que o avião teve um "problema de ordem técnica no sensor do trem de pouso". "A tripulação técnica adotou o procedimento padrão de pouso nesta condição, e, após a confirmação de se tratar de um erro de sensor, a aeronave pousou normalmente", diz.

Fonte:Na Hora Online
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Passagens aéreas mais caras em até 10,8%

Após forte alta nas férias escolares e queda em agosto, os preços das passagens aéreas voltaram a subir em setembro, segundo dados apurados pelo IBGE.

O aumento, de até dois dígitos, foi verificado nas dez cidades pesquisadas pelo instituto e, segundo especialistas, deve-se à combinação de aumento da renda do brasileiro e reaquecimento dos negócios no país.

São Paulo, Rio e Belo Horizonte lideram a alta, com reajustes de 10,78%, 9,53% e 9,51% em relação ao mês passado, respectivamente. A média nacional foi de 7,56% para uma inflação medida pelo IPCA-15 (que se refere ao período de 15 de agosto a 15 de setembro) de apenas 0,3%.

A coleta de preços abrange apenas voos domésticos.

Para o analista de aviação da Link Investimentos Felipe Rocha, o aumento verificado em setembro deve se repetir nos próximos meses, ainda que não com a mesma intensidade, invertendo a tendência de baixa verificada até agora.

Com exceção de junho (+ 12,5%) e julho (+ 9,16%), o IBGE apurou queda em todos os meses do ano até agosto. A maior delas ocorreu justamente em agosto (-10,31%), quando as companhias fazem as tradicionais ofertas pós-férias.

Com isso, nos oito primeiros meses de 2010, a queda acumulada nos preços foi de 12,96%, para uma inflação de 3,14% no período.
Foto: / Fábio Rossi

Fonte:O Globo
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