Grupo12Horas.Aérea

Tam traz 190 agentes de viagem do exterior para participarem da 19ª edição da BNTM

Tam Airlines está com um estande na edição 2010 da BNTM, que começa hoje 29/04 e vai até 02/05 em Porto de Galinhas. A feira promove o encontro e intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico e possibilita a venda dos nordestinos nos mercados nacional e internacional. Esta é a primeira vez que foram convidados compradores nacionais, além dos internacionais.

Para edição deste ano, os organizadores esperam a participação de 500 operadores internacionais e de 650 fornecedores do mercado nacional. Na BNTM 2009, realizada no Ceará, o volume de negócios foi de US$ 225 milhões e a expectativa para este ano é que o valor salte para US$ 240 milhões em negócios fechados, o que representa um aumento de 15%.

Os visitantes têm perfil de compradores potenciais e desembarcarão na capital pernambucana vindos de quase 30 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Hungria, Inglaterra, Israel, Itália, Noruega, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça, Uruguai, Uruguai, Venezuela e EUA.

FONTE:mercado e eventos
Read More
Grupo12Horas.Aérea

ANAC derruba tarifa mínima para passagens aéreas internacionais

Está extinta desde a sexta-feira passada a norma que fixava um valor mínimo para as passagens aéreas internacionais vendidas no País - esse piso tarifário havia sido criado para proteger as empresas brasileiras.

Com a mudança nas regras, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende aumentar a concorrência no setor. Agora, as companhias têm total liberdade para fazer promoções nos bilhetes aéreos internacionais. Se as empresas se entusiasmarem com a medida, essa pode ser uma ótima notícia para quem pretende viajar ao exterior nas férias.


FONTE:Acritica
Read More
Paulo Olim

Novo avião C-295 em serviço nas Lajes é pilotado por uma mulher

Ao contrário de muitas crianças que sonham pilotar aviões, Diná Azevedo nunca pensou seguir esta profissão quando era pequena, acabando por vir parar aos comandos de um avião quase por um acaso.


Nascida há 38 anos em Mangualde, distrito de Viseu, a militar admitiu à Lusa que “não sabia o que queria ser quando fosse grande”, tendo a opção por esta carreira surgido quando leu um folheto promocional da Força Aérea Portuguesa.

“Fui ao Instituto Superior Técnico para ver os cursos disponíveis e vi um folheto com publicidade da Força Aérea a sensibilizar mulheres para uma carreira de piloto aviador, o que me seduziu e me conduziu até aqui”, recordou Diná Azevedo, numa conversa na Base das Lajes, na Terceira.

“Pensava em engenharia aeronáutica mas decidi experimentar ser piloto por ser a primeira vez que a Força Aérea Portuguesa admitia mulheres nas suas fileiras, o que me pareceu um desafio excitante”, acrescentou.

Diná Azevedo, que já leva cerca de duas décadas como piloto profissional, já voou em aviões tão diferentes como os Aviocar e os E-3A, comandando agora os novos C-295 recentemente adquiridos por Portugal.

“É uma aeronave diferente das anteriores pois possui equipamentos e tecnologia que se assemelha em muito aos da aviação civil”, afirmou a major, salientando, no entanto, que o C-295 “tem equipamentos específicos que fazem a diferença em termos militares”.

O novo avião é um bimotor turbo-hélice, que pode transportar 24 macas montadas para o transporte de feridos ou doentes ou transportar 9250 quilos de carga diversa, incluindo veículos ligeiros.

O C-295 tem uma capacidade de transporte e de autonomia de voo que lhe garante as condições necessárias para operar em missões de busca, salvamento e transporte sanitário nos Açores.

Duas décadas depois de ter começado a voar, Diná Azevedo assegurou que não está arrependida da opção que tomou depois de ver o folheto da Força Aérea, considerando que “as experiências têm sido sempre positivas, apesar de viver profissionalmente num mundo maioritariamente masculino”.



FONTE: Acoriano Oriental
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Embraer traz à Agrishow aeronave movida a álcool


A Embraer trará para a Agrishow 2010 a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis.
De acordo com a empresa, a aeronave é uma opção para o mercado da aviação agrícola nacional, pois reduz o impacto ambiental, os custos de operação e a manutenção, além de melhorar o desempenho geral.
Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de defensivos agrícolas e também pode atuar no povoamento de rios e no combate a incêndios, vetores e larvas.


FONTE:Jornal A Cidade
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Puma Air inicia operação nacional

No último domingo (11/04), a Puma Air Linhas Aéreas deu início oficialmente às suas operações. O voo inaugural partiu às 15 horas, e chegou a Belém no começo da noite, às 18h30, conduzido pelo comandante Márcio Rosa. Além do presidente, Gleison Gambogi, e do vice-presidente da companhia, Jorge Vianna, estiveram a bordo do voo PYL 4901, em um boeing 737-300, o diretor de planejamento e trafégo, Galhardo Junior, convidados especiais e passageiros que adquiriam bilhetes Puma Air.

Uma breve cerimônia de batismo da aeronave, com jatos de água, realizada pelo Corpo de Bombeiros do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, marcou o início das operações da empresa. O gesto é uma tradição nos aeroportos brasileiros e representa o desejo de sucesso para o inicio dos trabalhos das companhias aéreas. Durante o voo, foi servido bolo acompanhado de champanhe e os passageiros participaram de sorteios de prêmios.

Segundo Gleison Gambogi, presidente da Puma Air, o primeiro voo é a realização de um ousado projeto, que teve inicio há um ano e meio. "Representa um marco para companhia, que oferece aos passageiros horários diferenciados dos atuais praticados por outras concessionárias, voos sem escalas de Guarulhos (SP) para Belém (PA), maior espaço entre os assentos e um serviço de bordo de alta qualidade para conquistar uma fatia do mercado de aviação nacional", ressalta o executivo.

Jorge Vianna, vice-presidente da companhia, revela que já entrou com pedido na Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) para a obtenção do selo A de espaço entre as poltronas. "São 132 assentos com uma distância de 32 polegadas de uma fileira a outra. No geral, os aviões das companhias aéreas brasileiras têm espaço que variam de 29 a 31 polegadas", detalha.

O gerente de relacionamento da Linx Sistemas, Roberto Tomaz, 45, foi o primeiro passageiro a realizar o check-in e a embarcar no voo PYL 4901. "Vou ficar apenas uma semana em Belém e tenho que maximizar meu tempo. Por isso, optei pela Puma Air, pois ela oferece voo direto de Guarulhos para a capital paraense".

Para receber a aeronave, um coquetel foi servido às 19h de domingo (11/04), no terraço panorâmico do aeroporto internacional de Val-de-Cans, em Belém, reunindo autoridades, empresários e a imprensa.

A Puma Air vislumbra positivos desdobramentos para o mercado de aviação nessas regiões graças ao desenvolvimento da economia nacional, em destaque para a força do ecoturismo, e também aos grandes investimentos que o Brasil vem recebendo por conta das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), da Copa e da Olimpíada, que serão realizadas por aqui em 2014 e 2016, respectivamente. São obras e eventos que certamente impulsionarão o turismo nacional como um todo.

Loja da Puma Air em Belém: ações promocionais para conquistar o cliente

Voltada tanto para o público executivo quanto para o segmento do turismo de lazer, a Puma Air se posicionará no mercado com preços atraentes e um atendimento com foco na qualidade. "Os clientes sentirão o verdadeiro significado da relação custo-benefício", ressalta Eduardo Figueiredo Filho, diretor comercial da companhia. Durante o ano, haverá ações promocionais de forma a oferecer condições atrativas aos seus passageiros.

FONTE:Mercado & Eventos
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Trem-bala terá uma primeira etapa até São José dos Campos

A pré-candidata do PT à Presidência e ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirma que o trem-bala sai do papel e que, numa primeira etapa, irá só até São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

O trajeto completo, inicialmente previsto, liga as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, passando por São José.

"A primeira fase vai até São José dos Campos, que tem um aeroporto de tamanho de porte internacional. É preciso ter novos aeroportos com custo menor. Além disso, você revitaliza Viracopos", diz Dilma.

No Rio de Janeiro, a expectativa era a de que as obras começassem concomitantemente nos dois Estados, para que os cariocas não corressem o risco de ficar de fora do projeto. O trecho no Estado do Rio é, no entanto, considerado o de maior custo.

Para a ex-ministra, a ligação entre Rio e São Paulo é importante porque as duas cidades estão ficando inviáveis e com pouco espaço para expandir a construção de casas populares.

" Primeiro, por uma questão de logística, entre essas duas regiões metropolitanas. Esse tipo de distância e o tamanho dessas regiões são típicos para esse tipo de trem", diz Dilma. O tempo de deslocamento permite a concorrência do trem-bala com o avião e o ônibus, afirma.

O trem criará, de acordo com estimativas da pré-candidata petista, regiões alternativas de construção de moradias, de estabelecimentos comerciais, "novos polos de crescimento".

"Hoje, o problema em São Paulo e no Rio é que não temos terrenos baratos. Em alguns lugares, não tem nem terreno, mesmo que se queira pagar o preço [solicitado]", afirma.
"Quando você cria o trem-bala, muda a forma de tráfego de pessoas nessas regiões."

Dilma rebate críticas de que há obras mais necessárias, como terminais nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.
"Não tem espaço para expandir nem Cumbica nem Congonhas. Tem o problema de aproximação. Deixaram uma parte da cidade tomar conta do aeroporto", afirma, acrescentando que obras viáveis não seriam suficientes para as necessidades existentes.

"Você até consegue fazer um terceiro terminal, e consegue melhorá-lo, mas não uma terceira pista da proporção do que seria necessário para o volume de tráfego aéreo para São Paulo. Você passa então a ter como hipóteses Viracopos e São José dos Campos", diz.

Dilma também refuta o argumento de alguns setores de que o problema de transporte entre São Paulo e Rio não é de pessoas e, sim, de cargas.

"Todos os países do mundo, do porte do nosso, com regiões metropolitanas vizinhas, tomaram essa decisão [de construir o trem-bala], que melhorou o trânsito dessas regiões", diz.

"São Paulo está inviável, o Rio está ficando. Fazendo isso, você melhora o trânsito interno. Você pega o trem e vai para o centro da cidade, para dentro da cidade", acrescenta.

Dilma cita o exemplo do Japão, um dos países que demonstraram interesse em participar do trem-bala brasileiro.

"É o que fez com que o eixo de Tóquio se deslocasse", diz, ao mencionar o problema de espaço para construir moradias ou prédios comerciais. "Hoje, se deslocam ao longo do caminho, e permite fazer polos [de desenvolvimento]."

fonte: Folha de S. Paulo / Mercado Aberto
Read More
Paulo Olim

Presidente da Polónia entre os 132 mortos provocados por queda de avião na Rússia

O avião onde seguia o Presidente da Polónia e que se despenhou, hoje, ao aterrar no aeroporto de Smolensk matou as 132 pessoas que viajavam a bordo, disse Serguei Markin, porta-voz do Serviço de Investigação da Procuradoria Geral da Rússia.



Segundo este responsável, não sobreviveram nenhuma das 132 pessoas que viajavam, vindas de Varsóvia, a caminho das cerimónias fúnebres em memória das vítimas da matança de Katyn, em 1941.


"Estão a realizar-se as primeiras investigações. O número de mortos será precisado", acrescentou.

O Tupolev-154 despenhou-se ao aterrar no aeroporto de Smolensk, às 10 horas e 56 minutos (7 horas e 56 minutos em Portugal Continental). Poderá ter ocorrido um erro da tripulação, noticia a agência Ria-Novosti, citando uma fonte das forças de segurança do Círculo Federal Central da Rússia, onde aconteceu hoje a tragédia.

Segundo a imprensa polaca, além do Presidente Kaczinsk e sua mulher, viajavam no avião, altos funcionários polacos, nomeadamente o vice-presidente do Parlamento, o chefe dos Serviços Nacionais de Segurança, o dirigente da Casa Civil do Presidente, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Polónia, o presidente do Banco Central e pelo menos cinco deputados.

No aparelho viajavam igualmente Richrad Kaczorowski, último Presidente da Polónia no exílio, o diretor do Instituto da Memória Nacional da Polónia, Ianus Kurtyk.

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou a criação de uma comissão para investigar as causas da queda do avião que transportava o Presidente polaco.
Segundo um porta-voz do Kremlin, a comissão será dirigida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Medvedev enviou também para o local do acidente Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia.

Lusa

(Este texto foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico)

Video

FONTE: Sic
Read More
Paulo Olim

Bolo da semana - na semana passada, ganhando "bolo Madeira"

"bolo de Madeira" é o vencedor!



THE WINNER: Cake 10 (33%)
Transavia.com – Porto to Funchal

Uma incrível 804 leitores anna.aero participaram na votação global da semana passada para selecionar anna.aero 'Cake s da Semana da lista 11 bolo. O vencedor por uma margem significativa foi transavia.com, para o Porto para o Funchal, apesar de voto muito organizada, que colocou Tiger Airways (Brisbane para Melbourne, Adelaide e Rockhampton) e Pacific Blue (Auckland para Cairns) em segundo e terceiro lugar.

felicitações Aeroporto do Porto que realmente entrou no bolo - e para os planejadores de rede que não se destacam no cozimento assuntos - não é realmente uma receita deliciosa esponja chamada Madeira Cake - uma curiosa coincidência que podemos afirmar que esta sondagem não é de forma fixa .

Os bolos emergiu das muitas festas que marca o lançamento de 150 rotas na Fase 1 da Temporada de Verão 2010.










Cake 9 (26%)                                                                                            Cake 6 (17%)

Pacific Blue – Auckland to Cairns
Tiger Airways – Brisbane to three destinations


FONTE: Para mais informações esta neste link  ANNA AERO
Read More
Paulo Olim

Substituição atrasou voos em dia de pico de tráfego

Chegada tardia e certificação dos pilotos cancelou voo da Manhã para o Porto Santo

A SATA Air Açores foi obrigada a cancelar o voo de ontem de manhã entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo, por via de um atraso na chegada do avião e pelo facto das tripulações terem de fazer algumas descolagens e aterragens com o novo Bombardier Q200, que entrou ao serviço na linha interinsular.


José Gamboa, porta-voz do grupo aéreo açoriano, disse ontem ao DIÁRIO, que compreendia a insatisfação dos passageiros afectados, mas a saída do avião de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) sofreu um atraso imprevisível de cerca de cinco horas, a que se juntou o facto das tripulações terem de fazer algumas descolagens e aterragens, para familiarização com as condições dos novos aeroportos onde estão a actuar desde ontem. Outro facto que deixou a companhia açoriana sem alternativa, foi o do ATP que até anteontem tinha assegurado as ligações, ter abandonado o nosso arquipélago nesse dia à noite, em direcção a Ponta Delgada.

A SATA Air Açores deslocou para a Madeira um avião e três tripulações.

Ao fim do dia de ontem a situação já estava regularizada, tendo o Q200 feito cinco viagens entre as duas ilhas madeirenses. O primeiro voo foi cancelado por indisponibilidade de equipamento e tripulação. Seguiram-se a partir da hora do almoço cinco voos. Ao fim da tarde verificaram-se três partidas do Aeroporto da Madeira: 18h40, 20h00 e 21h40.


Segundo José Gamboa, o tráfego ficaria regularizado com esses voos, não restando passageiros em espera. Estes atrasos criaram alguma inquietação entre os organizadores do Open Madeira em golfe, que se realiza neste fim-de-semana na ilha do Porto Santo. Da parte da companhia açoriana, a resposta é clara: não houve nenhum propósito, apenas uma desagradável coincidência, imponderável, que ninguém estava à espera.

A SATA tem destacado ao longo dos últimos meses o facto da renovação da sua frota de transporte regional permitir a deslocação para a Madeira do Bombardier Q200, uma aeronave que, embora seja mais pequena, é muito mais moderna e evoluída, e apontada como ideal para uma operação com as características da que é feita entre as duas ilhas do nosso arquipélago. Permite também maior transporte de carga e maior flexibilidade, não só horária, como também em termos de transporte de passageiros e carga.

A aeronave tem lotação para 37 passageiros e 8,4 metros cúbicos de carga em porão. Contudo pode ser adaptada para a configuração Combi (passageiros e carga) ou só para Cargo. Na versão Combi pode ter duas configurações: 29 passageiros e 18 metros cúbicos de carga ou 21 passageiros e 25 metros cúbicos de carga. Na versão Cargo o Q200 não leva assentos para passageiros. São situações que valorizam o novo avião numa linha como a da Madeira para o Porto Santo, em que, por vezes, devido ao mau tempo no mar, por exemplo, seja necessário, na primeira aberta, reabastecer a ilha dourada.

O Q200 irá realizar na época de Verão quatro ligações diárias entre as duas ilhas da Região Autónoma, cumprindo as obrigações contratuais do serviço que a SATA assumiu em 1 de Julho de 2007, pelo período de três anos, com o Governo da República. Contudo, está apto a realizar mais voos desde que existam procura e reservas e desde que os serviços comerciais da empresa considerem que essas operações são viáveis.

ATP avariado retido na Madeira Avião não regressará aos Açores

O ATP da SATA Air Açores danificado pelo temporal que assolou a Madeira no passado dia 20 de Fevereiro continua avariado e retido no nosso aeroporto. O avião, matrícula CS-TGL, baptizado com o nome 'Santa Maria', está inoperacional, pois o vento forte que se fez sentir nesse dia provocou uma avaria grossa no leme de cauda. O avião está na placa de estacionamento, sem essa peça (visível na foto ao lado), estando a companhia a aguardar que uma nova peça chegue da fábrica, a British Aerospace, no Reino Unido.

O avião foi construído em 1989, tendo sido entregue à SATA em Novembro desse ano. Durante os anos 1992/93 esteve ao serviço da Air Malta e no Inverno 1996/97 esteve novamente fora dos Açores, durante seis meses, ao serviço da PGA- Portugália Airlines. Em 30 de Março de 1997 regressou à SATA. Este avião não é propriedade da companhia açoriana, pelo que logo que esteja reparado será devolvido à empresa de 'leasing', na Europa, não voltando aos Açores.



FONTE: Net Madeira  Texto copiado Net Madeira
Read More
Grupo12Horas.Aérea

KLM-Air France lideram RANKING em site da Anac

A KLM e a Air France são as companhias aéreas internacionais melhor avaliadas pelos mais de 3 mil usuários cadastrados no “Espaço do Passageiro”, no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O “Espaço do Passageiro” é um local onde o viajante pode dar notas pelo desempenho da empresa aérea que utilizou dentre vários quesitos de avaliação, como atendimentos a necessidades especiais, na sala de embarque, na venda de passagens, no check-in, pela internet e durante reclamações. A qualidade de atributos como conforto da aeronave, cuidados com a bagagem, pontualidade dos voos, relação custo-benefício e serviço de bordo também podem ser avaliados.

Este espaço foi criado há menos de um ano e já conta com a marca de 20 mil visitantes. Sua finalidade é aferir a satisfação do cliente com os serviços oferecidos pelas companhias aéreas e medir o seu nível de excelência. A KLM desponta em primeiro lugar do ranking, com a nota 9,11 dentre cem avaliações. Logo em seguida está a Air France, com a nota 8,35 de acordo com a opinião de 85 usuários.

FONTE:Brasilturis Jornal
Read More
Grupo12Horas.Aérea

São Paulo recebe FEIRA de aviação civil

Em sua terceira edição, a Feira Nacional de Aviação Civil chega à capital paulista - e promete um bom programa de final de semana para toda a família. O evento será realizado nos dias 28 a 30 de maio, ao lado do Aeroporto de Congonhas, e deverá receber mais de 50 mil visitantes, que poderão conhecer de perto aviões e helicópteros, participar de oficinas, entre inúmeras outras atividades.

No primeiro dia, o acesso à feira estará restrito aos alunos de escolas públicas de São Paulo, que farão uma visita guiada por monitores. Nos outros dois dias (sábado e domingo), o evento será aberto ao público, em geral. A entrada é gratuita, mas os organizadores apenas solicitam que, se possível, o visitante doe um quilo de alimento não-perecível.

A Feira Nacional de Aviação Civil é organizada pela Sator e conta com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em 2008, o evento foi realizado em Brasília e recebeu aproximadamente 20 mil visitantes. No ano passado, cerca de 50 mil pessoas estiveram na feira, que ocorreu no Rio de Janeiro.
Fonte:Brasilturis Jornal
Read More
Grupo12Horas.Aérea

SP desafia Infraero, aplica multa e mantém exigências sobre Congonhas

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo autuou ontem a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) pelo não cumprimento de 13 das 93 exigências ambientais impostas ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul.

A multa de R$ 1 milhão só não pode ser aplicada porque uma liminar livra a estatal de punições até sábado, dia 10.

O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, diz que a Procuradoria do Município vai recorrer da decisão, concedida na semana passada pela Justiça Federal em São Paulo.

"Esse é um processo longo, que se arrasta há mais de três anos. A secretaria procurou diálogo com a Infraero, definimos prazos (para o cumprimento das exigências ambientais), estendemos em alguns casos e agora chegou a hora de o aeroporto se adequar", disse.

Para ele, o relatório encaminhado no dia 1.º pela estatal, com o detalhamento do estágio de cumprimento das exigências, cujos prazos estavam prestes a expirar, "é insuficiente". Ontem, a Infraero não quis se manifestar sobre o assunto.

Horário. O item mais polêmico da discussão entre Infraero e Prefeitura diz respeito ao horário de funcionamento de Congonhas. Hoje, o segundo terminal mais movimentado do País funciona das 6 às 23 horas.

Ao conceder o alvará, a SVMA estabeleceu a redução das operações. De segunda a sábado, o novo horário deveria ser das 7 às 22 horas. Aos domingos e feriados, a limitação seria ainda maior, com abertura às 9 e fechamento às 22 horas.

A medida faria Congonhas perder 62 pousos ou decolagens por dia, o equivalente a 12% do fluxo de aeronaves.

"É preciso respeitar a saúde das pessoas que vivem no entorno do aeroporto", defende Jorge. Até a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) interveio na disputa. Em 23 de março, a Anac entregou ofício à SVMA em que contestava a competência da Prefeitura em interferir no horário de funcionamento de área sob jurisdição federal.

Dois dias depois, procuradores elaboraram um parecer técnico ratificando as atribuições do Município, sob o argumento de que se trata de um caso de uso e ocupação do solo. "Todas as nossas ações neste caso têm amparo legal", assinalou Jorge.

Outro ponto muito contestado pela SVMA se refere à operação de helicópteros em Congonhas. A pasta quer saber quantos pousam ou decolam no aeroporto todos os dias, além de ter controle mais criterioso das operações noturnas, principalmente no corredor aéreo entre Congonhas e Cumbica, em Guarulhos.

"Eles se recusam a nos fornecer o movimento de helicópteros em Congonhas. Dizem que não há helipontos lá", diz Jorge. "Com não tem helipontos? Isso é um absurdo."

Decisão. A decisão final sobre o embate deve ser dada pela 2.ª Vara Federal Cível de São Paulo. No mesmo despacho em que concedeu a liminar pleiteada pela Infraero, a juíza federal Anita Vallani determinou o encaminhamento dos autos para a 2.ª Vara.

É lá que, desde janeiro, tramita a ação civil pública ajuizada pela Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa). A entidade reivindica o cumprimento das mesmas exigências ambientais.

No dia 26, a juíza Rosana Ferri Vidor havia concedido uma liminar em favor da Abrapavaa. A decisão fixava diferentes prazos - 30, 60 e 90 dias - para que a Infraero atendesse a 11 das 93 exigências da SVMA, sob pena de multa de R$ 10 mil a R$ 50 mil. A medida perdeu eficácia depois que a Justiça detectou problemas com o CNPJ da entidade, o que deve ser solucionado nos próximos dias, segundo os advogados da Abrapavaa.

Pontos-chave

Regras não cumpridas
Acesso
A Infraero deverá regularizar os acessos ao Parque de Abastecimento de Aeronaves e aos portões localizados em zonas residenciais

Ruído
Mudança do local de teste de motores e entrega do Programa de Monitoramento de Ruído Aeronáutico

Horário
Alteração do horário - de segunda a sábado, das 7 às 22h e, aos domingos e feriados, das 9 às 22h

Helicópteros
Apresentar registro de funcionamento dos helipontos dentro de Congonhas; criar plano de comunicação com pilotos e companhias para que evitem os impactos negativos das operações; e realizar manutenção em hangares fechados e com proteção acústica

Resíduos
Entregar um Plano de Gerenciamento de Resíduos; atingir reciclagem de 100% dos resíduos orgânicos, óleos lubrificantes e de cozinha

Poluição
Monitorar emissão dos poluentes atmosféricos

Operação
Apresentar certificado operacional do aeroporto

fonte: O ESTADO DE S.PAULO
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Anac tem 3 diretorias vagas e não pode tomar decisões importantes

Órgão regulador do setor aéreo - um dos principais nós da infraestrutura do Brasil da Copa e dos Jogos Olímpicos -, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não pode tomar decisões importantes por falta de quórum.

Dos cinco cargos de comando, incluindo a presidência, três que respondem por áreas estratégicas - as diretorias de regulação econômica, de operações e de infraestrutura aeroportuária - estão vagos.

A indicação dos nomes está parada na Casa Civil, repetindo o cenário de esvaziamento da agência três anos depois do apagão aéreo.

Embora o dia a dia da instituição não seja prejudicado porque há uma estrutura em funcionamento, especialistas alertam que o trabalho da agência ficará comprometido, principalmente na tomada de decisões para melhorar e ampliar o sistema aeroportuário, foco do trabalho daqui em diante.

Dentro de dois meses, o BNDES entrega o diagnóstico completo do setor, com propostas de políticas para 2014, 2020 e 2030 - o que vai exigir da agência forte atuação na reorganização do sistema.

Falta definir padrões de qualidade de atendimento aos usuários, o que vai orientar o trabalho da autoridade aeroportuária, às vésperas de ser criada pelo governo, com o intuito de melhorar o conforto dos passageiros nos aeroportos, reduzindo filas e o mau uso dos fingers (as "vagas" de aviões nos terminais) pelas empresas.

Sobram ainda como pendências os desdobramentos do processo de concessão aeroportuária, como preparar os editais de licitação - o governo mantém a disposição de privatizar a administração de vários terminais.

Em outra frente que precisa de acompanhamento da Anac, em junho entram em vigor as novas regras de atendimento aos passageiros em casos de atrasos, cancelamentos de voos e overbooking (venda de bilhetes acima da capacidade da aeronave).

Solange: Anac está preparada para funcionar

Ronaldo Seroa da Motta, que deixou a diretoria da Anac em agosto do ano passado, afirma que a agência cumpriu só parte do seu papel: - A regulação dos aeroportos é uma lacuna da direção da Anac.

Segundo Seroa, esta regulação passa por estabelecer como os aeroportos devem funcionar, critérios de definição de tarifas e padrões de qualidade dos serviços.
Também estão no radar da Anac o processo de mudança radical na Infraero - introdução de métodos de gestão mais próximos da iniciativa privada e reformulação das tarifas aeroportuárias - e uma coordenação afinada com a Aeronáutica, responsável pelo controle de tráfego aéreo.

- No mundo inteiro, esses órgãos são centralizados debaixo de uma agência. Aqui no Brasil, há uma tentativa de articular os trabalhos, principalmente depois da crise aérea, mas há limites - destacou Seroa.

Para a presidente da Anac, Solange Vieira, cujo mandato termina em dez meses, a diretoria incompleta do órgão não é problema, por ser condição temporária.

- A Anac está preparada para funcionar sozinha - afirmou Solange.

Pode, por exemplo, tomar decisões adreferendum (ou seja, a ser referendada posteriormente pela diretoria colegiada).

Fontes do órgão contam que Solange, antevendo a situação, preparou uma saída paliativa. Elas afirmam que os gabinetes dos diretores foram desmobilizados e as superintendências subordinadas a eles foram orientadas a tratar diretamente com a presidência.

Amanhã (6), Solange ficará dez dias na China a trabalho, e a Anac ficará apenas na mão do diretor de Aeronavegabilidade, Cláudio Passos Simão.

A última reunião da diretoria colegiada foi realizada no dia 17 de março, às vésperas da conclusão dos mandatos dos diretores Marcelo Guaranys (Regulação Econômica) e Alexandre Gomes de Barros (Infraestrutura Aeroportuária).

Fontes do setor já relacionam o esvaziamento da Anac ao fim de governo e não esperam grandes decisões no setor até o fim de 2010.

Há ainda a avaliação de que a demora nas indicações está relacionada ao viés político da agência, que deveria ser um órgão regulador e fiscalizador independente.

Dentro do próprio governo, há preocupações com a continuidade dos trabalhos do órgão regulador. O entendimento é que houve avanços no que se refere à assistência aos passageiros, mas, mesmo neste aspecto, ainda falta definir novas regras para franquia de bagagens, por exemplo. Isso sem falar na necessidade de ampliação da capacidade aeroportuária.

Defendendo o perfil técnico de Guaranys, o Ministério da Fazenda tentou reconduzi-lo ao cargo, mas, até agora, não obteve êxito, pois seu nome não aparece na lista dos indicados.

Ele deverá assumir, então, a Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa. Guaranys completou o mandato de Denise Abreu.

O engenheiro Alexandre Gomes de Barros, que completou mandato de Leur Lomanto, também é um nome respeitado pelo mercado.

Ele voltou ao Canadá, onde fez doutorado na área de infraestrutura aeroportuária.

Seroa da Motta, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), terminou o mandato de Josef Barat em agosto de 2009.

Os nomes indicados pela Defesa à Casa Civil em fevereiro são Rubens Vieira (atual corregedor do órgão); Carlos Eduardo Pellegrino (Superintendente de Segurança Operacional da agência) e Sílvio Holanda (assessor da presidência da Anac).

fonte: O Globo
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Falta de pilotos pode travar setor aéreo em dois anos

Há tempos o país enfrenta dificuldades para recrutar pilotos de aviões comerciais, devido ao número reduzido de pessoas que se profissionalizam para exercer esta tarefa.

Com o crescimento projetado para o turismo do Brasil, que está às vésperas de sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, o setor aéreo tende a entrar em colapso em, no máximo, três anos.
Entre 2007 e 2009, a média de licenciamento de novos pilotos comerciais de linhas aéreas foi de 373 profissionais por ano. Esse número é suficiente para atender apenas 62 novas aeronaves, de acordo com especialistas ouvidos pelo R7.

TAM, Gol e Azul, juntas, absorveriam pelo menos 70% desse total, considerando o número de aviões que elas compram a cada ano.
Isso porque é preciso ter 12 pilotos por avião em uso no país, para que se formem seis duplas por aeronave, entre piloto e copiloto. Esse arranjo é necessário porque ambas as categorias profissionais têm limites de horas para voar.
Nesse cenário, sobraria menos de um terço dos formandos para atender todo o restante do mercado, que inclui as outras empresas que precisam repor seus quadros devido à aposentadoria de seus pilotos, companhias aéreas internacionais e novatas como Webjet e OceanAir.
Anac oferece bolsa para quem quer ser piloto
Um dos principais empecilhos para quem quer ser piloto é o preço do curso. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o investimento necessário para este tipo de formação vai de R$ 14 mil a R$ 70 mil.
O superintendente de capacitação e desenvolvimento da agência, Sidney Nogueira, afirma que formar um piloto é certamente o processo que mais exige investimento financeiro de um aspirante à profissão.
- Sem contar que o candidato também precisa reunir outras habilidades e características bem específicas, como ter boa visão, boa audição e reflexos apurados. Por isso é que esta é provavelmente a área da aviação civil em que a oferta de profissionais é mais escassa.
fonte: R7
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Azul amplia voos entre Rio de Janeiro e Salvador

A partir do dia 19 de abril, a Azul vai oferecer mais um voo diário ligando as cidades do Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Salvador. Com isso serão duas as frequências diárias sem escalas entre as duas cidades. Além dos voos que partem diariamente do Rio de Janeiro para Salvador às 19h50 e retornam da capital baiana às 4h30 para o Rio de Janeiro, a Azul vai voar todos os dias saindo 8h35 do Rio de Janeiro, com chegada a Salvador às 11h05. No sentido contrário, o voo parte de Salvador às 12h03 e chega ao Rio de Janeiro às 14h06.

O Rio de Janeiro hoje já é servido pela Azul com três destinos sem escalas, ligando a capital carioca a Salvador, a Porto Alegre e a Campinas, onde a Azul oferece conexões para diversos outros destinos no país. Salvador também é atendida com voos diretos para Campinas, para Vitória e para o Rio de Janeiro.

FONTE:Mercado & Eventos
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Aerolíneas Star Peru inicia nova rota entre Lima e Rio Branco

Acontece hoje (01/04) o voo inaugural que liga Lima, passando por Cuzco, no Peru, até Rio Branco, no Acre, operado pela empresa Aerolíneas Star Peru. A bordo, profissionais de turismo e jornalistas que, com o apoio do governo do Estado do Acre, trade local e Embratur irão conhecer um pouco mais dos atrativos turísticos que a região oferece.
 
Os profissionais permanecerão no Brasil por cinco dias para conhecer a diversidade cultural e natural do Acre, por meio de city tours, trilhas ecológicos, visita a centros de artesanatos e restaurantes de culinária típica. Na programação, também está prevista uma rodada de negócios entre os profissionais brasileiros e peruanos.
 
"A nova rota chega como uma grande oportunidade não só de aumentar a quantidade de turistas peruanos, mas também de oferecer roteiros integrados de Brasil e Peru para turistas que vêm da Ásia ou Europa, por exemplo, que tendem a combinar visitas a mais de um país na região durante suas viagens", explica José Luiz Cunha, diretor de Mercados Internacionais da Embratur.
 
Para o secretário do Turismo e Lazer do Acre, Cassiano Marques, a história, parques ambientais, geoglifos e o próprio modo de viver do acreano apresentam o Estado como uma nova opção aos turistas nacionais e internacionais. "Estamos situados numa posição estratégica que permite que os visitantes do Peru venham ao Brasil com mais facilidade e economia passando pelos ambientes mais ricos em biodiversidade do mundo". 


FONTE:Mercado & Eventos
Read More
Grupo12Horas.Aérea

American Airlines anuncia sete novos destinos a partir de Nova York

A American Airlines está expandindo seus serviços para clientes de Nova York ao acrescentar sete novos destinos com 23 voos adicionais de e para os dois aeroportos da cidade, aprimorando a experiência de viajar com aeronaves atualizadas e melhores instalações nos terminais.

Além disso, a empresa anunciou um acordo com a JetBlue Airways que oferecerá aos clientes JetBlue conexões simples para voos internacionais da American e novas opções de voos domésticos para clientes que chegam e saem de Nova York e Boston.

A American acredita que essas novas iniciativas criarão uma demanda de passageiros para a sua rede internacional de voos para a Europa, Airways e Iberia entre a América do Norte e a Europa, que devem ser aprovados pelos órgãos regulatórios e implementados ainda este ano.

As expansões somam-se à estratégia fundamental de rede da American anunciadas em setembro de 2009, que expande a rede da American nos mercados de Nova York, Dallas/Fort Worth, Chicago, Miami e Los Angeles.

Além disso, a American anunciou expansão de esforços de marketing com a NYC & Company, a organização oficial de marketing e turismo da cidade, para assegurar que os clientes de Nova York estejam cientes das últimas melhorias e iniciativas futuras.

"Essas novidades demonstram nosso forte compromisso com Nova York e esperamos expandir esse compromisso nos meses e anos por vir," afirmou Gerard Arpey, Presidente e Diretor Executivo da American Airlines. "Temos uma longa história em Nova York e vamos crescer essas raízes com novas rotas, novas parcerias, relações locais mais profundas e o tipo de serviço que os nova-iorquinos esperam e que atrairão mais visitantes e comércio para a cidade."

A American também nomeou Art Torno como Vice-Presidente para Nova York, sendo responsável pelas operações de aeroporto e supervisão geral de todas as atividades da empresa no mercado da cidade. A empresa aérea e a JetBlue Airways anunciaram essa semana um acordo de colaboração comercial em Nova York e Boston que beneficia clientes de ambas as empresas aéreas.

O acordo fornecerá aos clientes um serviço de interline em mercados não repetidos, o que lhes trará mais escolha e conexões convenientes. A parceria focará em rotas para e dos aeroportos internacionais JFK e Boston, que estenderão e
complementarão as redes um do outro.

FONTE:Mercado & Eventos
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Azul prevê expansão de até 20% da aviação doméstica

Ele lembrou que há uma estreita ligação entre o aumento do PIB e a demanda no setor de aviação.

No ano passado, apesar da crise, o mercado teve taxa de crescimento de 17%, de acordo com o executivo. "Em 2009, foi uma coisa muito desigual; tivemos crescimento zero, por assim dizer, no primeiro semestre; e avanço de 30% no mercado de aviação no segundo semestre. Um resultado acabou equilibrando o outro", explicou.

Segundo o executivo, a Azul pretende participar ativamente deste processo de crescimento. "A minha companhia praticamente vai dobrar de tamanho este ano", afirmou. Ele lembrou que a Azul tem previsão de receber sete aeronaves encomendadas da Embraer este ano, e terminar 2010 com uma frota de 21 aviões, como previsto. "Já recebemos uma aeronave, há três semanas. Agora faltam mais seis", informou. O executivo comentou ainda que a empresa atenderá 18 localidades até maio, quando será incluída a capital de Mato Grosso, Cuiabá.

Ele lembrou ainda a recente aquisição de dois slots (horários de pouso e decolagem) no Aeroporto de Congonhas (SP) para fim de semana. "Isso é limitado, mas é muito importante, pois a Justiça brasileira entendeu que os slots são de propriedade do governo federal, gerenciados pela Anac", afirmou. A Azul deve começar a voar em Congonhas a partir de abril. Atualmente o aeroporto "hub" de operações da Azul é o de Viracopos, em Campinas (SP).

Ocupação

A Azul deve fechar março com uma ocupação em torno de 86%, segundo Janot. "É o nosso padrão, esse patamar. Tivemos ocupação de 90% em janeiro e de 86% em fevereiro", disse.

Ele destacou que, atualmente o mercado doméstico encontra-se muito aquecido para o setor de aviação. Em sua palestra durante workshop oferecido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), hoje, o executivo comentou que nos próximos meses ocorrerão "grandes movimentos na aviação". Isso porque Janot espera um aumento na demanda de passageiros originados da classe C. "Creio que voar de avião é a última fronteira para essa classe média, e as empresas sabem disso", afirmou, não descartando uma onda de promoções e facilidades para pagamento nos próximos meses a serem oferecidas pelas companhias aéreas, na tentativa de atrair este tipo de cliente.

No mesmo evento, o executivo reiterou a proposta de fazer a oferta pública de ações da Azul em 2011. Janot afirmou ainda que a empresa está bem capitalizada, e não pensa em operações como de debêntures ou commercial papers para captar dinheiro no mercado.

FONTE:AE
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Anac tenta barrar veto a voos em Congonhas

Agência e Infraero dizem que Prefeitura de SP não tem competência legal para restringir pousos e decolagens no aeroporto

Vence amanhã último prazo dado pela gestão Kassab para reduzir voos, mas Infraero não deve cumpri-lo; prefeitura anuncia na 2ª o que vai fazer

O governo federal quer barrar a tentativa da Prefeitura de São Paulo de limitar as operações no aeroporto de Congonhas (zona sul), o segundo mais movimentado do país.
O aeroporto é alvo constante de queixas de ruído pela vizinhança.

O último prazo dado pela gestão Gilberto Kassab (DEM) à Infraero vence amanhã, mas não deve ser cumprido. Na segunda, a prefeitura divulgará o que fazer -entre as possibilidades disponíveis estão a aplicação de multa e até a interdição de Congonhas.

Tanto a Infraero quanto a Anac (Agência Nacional de Avião Civil) sustentam que a prefeitura não tem competência legal para reduzir o horário de Congonhas -por tratar-se de situação regida pela legislação aeronáutica, o tema cabe ao governo federal, argumentam.

Para a prefeitura, a questão é de uso e ordenação do solo, sobre a qual o município tem poder para estabelecer regras.

O objetivo, diz a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, é "mitigar transtornos e perigos causados pelo aeroporto, adequando as atividades aeroportuárias às necessidades" de SP.

Atualmente, o horário de Congonhas é das 6h às 23h, todos os dias. A secretaria determinou que a Infraero diminua em duas horas o horário de Congonhas de segunda a sábado -o novo horário será das 7h às 22h; aos domingos e feriados, a redução terá de ser de quatro horas (9h às 22h) em relação ao praticado hoje.

A medida faria Congonhas perder 62 operações de pouso e decolagem por dia -quase 12% do movimento.

Restringir o horário foi uma das condições para a prefeitura conceder à Infraero o licenciamento ambiental de Congonhas.
O primeiro prazo para a estatal se ajustar às regras venceu em 1º de março, mas foi prorrogado por 30 dias. Como a Infraero foi notificada no dia 3, a nova data-limite é amanhã.
Contrárias à medida, as companhias aéreas dizem não saber da restrição.

A Folha procurou TAM e Gol, as duas principais empresas a operar no aeroporto. Ontem, ambas vendiam passagens com saída ou chegada nos horários alvo de veto.

O Snea (sindicato da categoria) afirma que também não foi informado. O diretor Ronaldo Jenkins lembrou que, na ocasião da redução de voos no Santos Dumont, no Rio, em 2009, o debate começou meses antes.

fonte: Folha de São Paulo
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Movimento no aeroporto de Foz do Iguaçu cresce 55% e bate recorde histórico

O Aeroporto Internacional Cataratas, de Foz do Iguaçu, registrou aumento de 55,5% no movimento de embarque e desembarque de passageiros no primeiro trimestre de 2010. É quase o dobro da média nacional, de 30%. Segundo a Infraero, o número de embarques e desembarques no terminal somou 277.616 passageiros entre os meses janeiro e março deste ano, contra 178.495 nos três primeiros meses de 2009.

O movimento do mês de março, de 95.767 passageiros, contribuiu para o aeroporto, que tem 35 anos, superar seu recorde histórico. “Já tínhamos batido nossa melhor marca em janeiro, com 95.111 passageiros, e agora, em março, batemos novamente o recorde, o que nos deixa muito animados. É recorde em cima de recorde”, afirma Joacir Araujo dos Santos, superintendente da Infraero.

O crescimento apresentado pelo aeroporto de Foz do Iguaçu só perde, em termos percentuais, para os terminais de Campinas e Navegantes, que passaram a concentrar as operações da Azul Linhas Aéreas. Foz se posiciona à frente de outros aeroportos brasileiros, semelhantes no fluxo de passageiros, como Aracaju, Maceió, São Luís e Campo Grande. E também supera, com larga margem, aeroportos internacionais com grande demanda turística, como Florianópolis, Fortaleza, Galeão, Natal e Salvador.

O superintendente da Infraero atribui o crescimento à estratégia de divulgação bem-sucedida do Destino Iguaçu no Brasil e no exterior. “Desde que o setor turístico de Foz do Iguaçu se uniu, há três anos, e lançou a campanha Foz do Iguaçu, Destino do Mundo, para melhorar a sua imagem, o movimento não para de crescer. Neste feriado de Páscoa, por exemplo, a expectativa dos hoteleiros é fechar com perto de 100% da ocupação. Ontem, quem queria passar o feriado em Foz, passando por Curitiba ou São Paulo, não encontrava assento nos aviões”, afirma.

Segundo ele, a previsão é que o movimento cresça acima de 40% no acumulado do ano, o que vai precipitar novos investimentos da Infraero na reforma e ampliação do terminal de passageiros, com ampliação das salas de embarque e desembarque e outras obras de melhoria.

No início de março, o trade turístico da cidade entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado e autoridades aeroportuárias um documento solicitando melhorias no aeroporto. Entidades como a Secretaria Municipal de Turismo, Iguassu CVB, Comtur, Itaipu Binacional, SindHotéis, Abav, ABIH e Singtur, entre outras, subscreveram o documento.

Dentre as revindicações do trade turístico de Foz do Iguaçu, destacam-se: 1) reforma e ampliação do terminal de passageiros, no valor de R$ 35 milhões; 2) aquisição do ILS-CAT2, sigla em inglês para Sistema de Pouso por Instrumento categoria 2, que permite o pouso em uma distância igual ou superior a 400 metros; o aeroporto tem o ILS-CAT1, “muito limitado”; o valor do ILS-CAT2 é de R$ 6 milhões; 3) construção de uma nova pista de 3.450 metros de comprimento por 60 metros de largura (a atual tem 2.196 metros de comprimento por 45 metros de largura); valor: R$ 78 milhões; o relatório aponta ainda a possibilidade da expansão da atual para 3.450 metros (R$ 53 milhões) e o valor estimado para a desapropriação da área (R$ 10 milhões); 4) Flexibilização Tarifária, equiparando as tarifas internacionais às de voos domésticos; e 5) Transformação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu em “hub” do Mercosul.

FONTE: H2 Foz
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Anac renova concessão da Pantanal por mais 10 anos

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) renovou a concessão da Pantanal Linhas Aéreas até 2020. A Pantanal está autorizada a explorar o serviço de transporte aéreo público regular de passageiro, carga e mala postal por mais dez anos.

A empresa, em recuperação judicial, foi comprada pela holding que controla a TAM. A aquisição foi homologada em 15 de março, pela ANAC. A TAM S.A. pagou o valor de R$ 13 milhões pela totalidade das ações. A Pantanal possui 245 funcionários e transportou em 2009 cerca de 260 mil passageiros.

Com operações a partir do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Pantanal atende cidades de densidade populacional média nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná e faz voos regulares para Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Juiz de Fora e Maringá.

FONTE:O Globo
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Lufthansa e pilotos divergem sobre proposta de negociação

A Lufthansa e seus pilotos voltaram a discutir nesta quinta-feira após a companhia aérea propor negociações salariais mediadas para evitar uma greve de quatro dias, que pode custar à empresa milhões de euros em prejuízo.

Os pilotos concordaram em negociar, mas se recusaram a cancelar a greve até que os termos da mediação estejam claros.

A Lufthansa, por sua vez, respondeu que não discutiria os termos até que a greve prevista para entre 13 e 16 de abril seja cancelada.

Os pilotos da Lufthansa já fizeram uma paralisação em fevereiro que levou ao cancelamento de 2 mil voos e custou cerca de 48 milhões de euros em perda de receita.

FONTE:O Globo
Read More
Grupo12Horas.Aérea

TAM volta ao azul e faz mudanças no comando

A TAM anunciou ontem uma mudança na divisão de comando da empresa, com a cisão das áreas operacional e de novos negócios. Na mudança, ganha poder o ex-presidente da empresa, Marco Antonio Bologna, que vinha ocupando atualmente o cargo de presidente da TAM Aviação Executiva e um assento no conselho de administração do grupo.

Ele passa a ser o presidente da holding TAM, sendo o responsável pela área de novos negócios e pelo relacionamento institucional do grupo. Líbano Barroso, atual presidente, fica à frente das operações aéreas.

As mudanças foram comunicadas no dia em que a empresa apresentou seu balanço de 2009, que trouxe um lucro de R$ 1,34 bilhão, revertendo o prejuízo de R$ 1,51 bilhão registrado em 2008 ? perda quase toda registrada no quarto trimestre, quando a crise global se iniciou. A receita líquida do ano passado foi de R$ 9,9 bilhões, uma queda de 6,5% sobre os R$ 10,5 bilhões de 2008.

"A decisão de separar os cargos de comando da TAM S.A. e da TAM Linhas Aéreas representa um importante passo para a criação de uma grande corporação, tendo sempre como espinha dorsal a sua operação aérea", disse, em comunicado, a presidente do conselho de administração da TAM, Maria Cláudia Amaro. "Chegamos a um estágio da companhia onde se tornou estratégica a definição precisa das funções corporativas."

Até o fim do ano, o grupo colocará também um novo presidente à frente da gestora de programas de fidelidade Multiplus, cargo que hoje é exercido por Barroso. O executivo continuará comandando as operações da TAM Linhas Aéreas, TAM Airlines (Mercosur), Pantanal Linhas Aéreas e TAM Viagens, incluindo a área de cargas.

Crescimento. Confiante em um "forte" crescimento da demanda por voos domésticos, a TAM revisou seu plano de frota para este ano, que fechou 2009 com 132 aeronaves com idade média de seis anos. Agora, com a absorção de cinco modelos ATR da Pantanal Linhas Aéreas, empresa adquirida em dezembro, e a compra de novos aviões, a TAM planeja fechar 2010 com 148 aviões ? a previsão original era ter 137 aviões na frota. A empresa afirma já ter conseguido financiamento para todas as aeronaves que chegarão ao longo do ano.

A TAM também anunciou ter revisado para cima suas projeções de crescimento do tráfego aéreo. No lugar do avanço de até 12% do tráfego doméstico, a empresa agora espera um crescimento de 14% a 18% ante 2009. Entre janeiro e fevereiro, o mercado conseguiu saltar 36%, acima do que a indústria aguardava para o período. A TAM calcula que o mercado apresente em 2010 taxa de ocupação da ordem de 69% ? 66% nos trechos domésticos e 75% nos internacionais.

De acordo com Líbano Barroso, os preços das passagens aéreas nas rotas domésticas, porém, caíram de 12% a 14% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2009. Na comparação com os três meses finais do ano passado, os valores dos bilhetes da TAM mostram estabilidade. "Como no início do quarto trimestre há predominância do público que viaja a negócios, a estabilidade pode ser considerada uma vitória", afirmou o executivo, em teleconferência com analistas e investidores.

De acordo com o executivo, nas rotas internacionais, os preços em dólares no primeiro trimestre tiveram aumento de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período de 2009. Contudo, frente ao quarto trimestre, há uma queda nos preços das passagens, também da ordem de 10%.

Credores. Este mês, a TAM vai quitar uma dívida de R$ 18 milhões que a Pantanal tem com fornecedores ? dos quais a própria TAM é credora de R$ 6 milhões. Ao comprar a Pantanal por R$ 13 milhões, em dezembro, a TAM aceitou assumir uma dívida de R$ 90 milhões da companhia aérea regional. O restante da dívida, de acordo com Barroso, diz respeito a débitos com impostos com prazo de vencimento em até 15 anos.

FONTE:Estadão
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Anac combate o 'Overbooking'

Um dos grandes problemas enfrentados pela aviação civil brasileira nos últimos anos, é o chamado 'Overbooking', que consiste na empresa aérea vender mais bilhetes do que o disponível no voo, com base na média de desistência dos voos anteriores.
Isto é, devido ao passageiro ter até um ano para remarcar as passagens aéreas, e muitas vezes marcar e não comparecer ao voo. O problema é que isso acarreta na decolagem de diversas aeronaves com acentos vazios, mesmo tendo uma demanda maior de passageiros, trazendo grandes prejuízos às empresas.
Porém, durante a alta temporada de férias, o número de desistentes cai, o que causa um número excedente de passageiros, gerando um déficit na quantidade de poltronas por passageiro.
Foi por essa prática, que nos últimos anos, diversas empresas tiveram problemas de longas filas, voos cancelados e passageiros chegando a dormir no saguão dos aeroportos.
Diante da fragilidade do sistema aéreo do país, foi que a Anac resolveu tomar medidas que garantam os direitos básicos do passageiro. Segundo a assessoria da Anac, “de 2007 pra cá, existe uma filosofia de trabalho, que prioriza o bom atendimento do cliente, através de novas regulamentações e maior fiscalização nas empresas aéreas”, informou a Agência.

FONTE: Correio Popular de Rondônia
Read More
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.