Grupo12Horas.Aérea

SDC Aviation e Air Service deixam de voar para São Tomé e Príncipe

As duas principais companhias aéreas gabonesas com balcões em São Tomé e Príncipe deixaram de voar para este país bem como para outros da costa africana, soube a lusa de fonte da aviação civil são-tomense.

Tratam-se da Air Service, cujo balcão em São Tomé funciona através da Mystral Voyages, e a SDC Aviation, do alemão Roumbont Suarbont, proprietário do hotel Homali Lodjy na ilha de São Tomé, e do Ilhéu Bombom, na ilha do Príncipe.

Segundo a mesma fonte, a Air Service encerrou as suas actividades no passado dia 3 de Agosto "devido a vários problemas financeiros, técnicos e sociais".

"Quanto à SDC Aviation, soubemos que ela foi proibida de voar pelo Instituto Nacional de Aviação Civil do Gabão por não reunir requisitos para o efeito", acrescentou a mesma fonte.

A aviação civil gabonesa já comunicou o facto às autoridades são-tomenses que, no entanto, têm permitido à empresa fazer a ligação entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe.

O Instituto de Aviação Civil do Gabão não renovou a licença da companhia SDC Aviation, por esta "não ter cumprido algumas exigências de navegação".

Um comunicado emitido pela Instituto de Aviação Civil Nacional do Gabão, a que a Lusa teve acesso, indica que a renovação da licença está pendente "da validação da licença dos pilotos e a homologação dos centros de manutenção das aeronaves".

Uma outra fonte da companhia SDC Aviation, que confirmou o facto, confidenciou à Lusa que a direcção da companhia "submeteu um recurso provisório" e aguarda a decisão das autoridades gabonesas, o que poderá ocorrer no dia 1 de Setembro.


A SDC Aviation ligava São-Tomé/Gabão e outras capitais africanas e iniciou as actividades em 2008.

Quanto à Air Service, esta decidiu encerrar as suas actividades, alegadamente, devido a "problemas técnicos, financeiros e humanos".

No entanto, a imprensa gabonesa dá conta de que a "gestão danosa dos recursos humanos e financeiros", terá originado uma dívida de 800 milhões de francos CFA da companhia à segurança social gabonesa (CNSS) e a anulação dos mercados com certas companhias petrolíferas.

A Air Service foi criada em Julho de 2004 com um capital de 120 milhões de Franco CFA por accionistas gaboneses e outros não nacionais.

Fonte:OJE/Lusa

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.