As pequenas companhias aéreas brasileiras voltaram a ganhar espaço das grandes TAM e Gol em julho, com Azul e WebJet registrando participação de mercado na casa dos 6 por cento cada.
Dados disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a grande perdedora de market share na comparação anual foi a Gol, que recentemente enfrentou atrasos e cancelamentos de voos por problemas no software de gestão da carga horária de seus pilotos e comissários.
Somando-se as participações de Azul, WebJet, Avianca, Trip e Passaredo, as empresas aéreas de menor porte alcançaram uma participação de 18 por cento do tráfego aéreo brasileiro no mês passado, contra pouco menos de 14 por cento um ano antes.
No geral, o tráfego aéreo dentro do Brasil aumentou 18,51 por cento em julho sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta de assentos subiu 21,41 por cento na mesma base de comparação.
A TAM permaneceu líder em julho, com fatia de 43 por cento, acima dos 42,90 por cento de junho e ligeiramente abaixo dos 43,15 por cento de um ano antes.
A Gol, enquanto isso, viu a sua participação no mês passado cair para 38,15 por cento, ante 39,11 por cento em junho deste ano e 42,88 por cento em julho de 2009.
A Azul aparece em seguida, ampliando seu market share para 6,31 por cento em julho, acima dos 5,68 por cento de junho e também dos 4,69 por cento um ano atrás.
A WebJet tinha em julho participação de 6,03 por cento, ligeiramente abaixo dos 6,15 por cento de junho e superior aos 4,52 por cento de um ano atrás.
Avianca, Passaredo e Trip obtiveram, juntas, 6,01 por cento do mercado doméstico de aviação em julho. Um ano antes, o market share combinado das três companhias aéreas era de 4,4 por cento, de acordo com os dados da Anac.
Fonte:Reuters/Brasil Online via O Globo
Abaixo tem uma Maps
Empresas aéreas pequenas atingem 18% do mercado doméstico
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.