Alan Alves

Chuva de meteoros atravessa o céu na madrugada desta sexta

Se as nuvens deixarem, será possível ver, a olho nu, uma chuva de meteoros no céu na madrugada de quinta (12) para sexta-feira (13). Esse tipo de fenômeno acontece quando a Terra passa pelos rastros deixados por cometas, fazendo com que partículas de poeira flamejantes risquem o céu à medida que passam pela atmosfera da Terra a 216 mil km/h.
De acordo com Leandro Guedes, astrônomo do planetário do Rio de Janeiro, o melhor horário para observar o fenômeno na cidade é entre 1h e 3h desta sexta. Em São Paulo, o fenômeno fica mais evidente no meio da madrugada. Não é preciso usar binóculos ou lunetas para observar as partículas, mas a observação completa vai depender do céu limpo. É aconselhável procurar um local escuro, com bom ângulo de visão.


Essa chuva de meteoros é chamada Perseid, em razão do chamado radiante (o ponto de onde todos os meteoros parecem estar caindo) estar na constelação de Perseus. Neste ano, a expectativa é grande para esse evento porque a Lua está em fase nova, o que diminui as chances de o satélite natural da Terra ofuscar a vista.

As partículas que causam essa chuva de meteoros foram deixadas há muito tempo pelo cometa Swift-Tuttle e são distribuídos ao redor do Sol. Todo ano, a Terra passa por esse "rio de detritos" em meados de agosto.

Fonte:R7

Alan Alves

About Alan Alves -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.