O número de embarques e desembarques no aeroporto de Maringá bateu recorde em julho. No mês passado, 41.370 passageiros passaram pelo terminal, 34% a mais que em julho de 2009 e 146%, que julho de 2008. O recorde anterior pertencia a outubro de 2009, quando foram registrados 37.684 embarques e desembarques.
Os motivos do crescimento, segundo o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, foram as férias escolares, o maior número de voos e companhias em operação no terminal e a queda no preço das passagens.
Ricardo Lopes foto |
Em abril, os passageiros pagaram em média R$ 256,13 em um bilhete por um voo realizado no Brasil. É o menor valor para um mês de abril desde 2002, quando o levantamento começou a ser feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De janeiro a julho deste ano, foram 252.511 embarques e desembarques no aeroporto de Maringá, número 73% maior se comparado ao período de 2009.
Com o crescimento médio de 34%, acima da taxa nacional - que gira em torno de 20% -, os problemas de infraestrutura do terminal maringaense começam a aparecer. Valêncio enumera as adequações necessárias:
"Precisamos ampliar a sala de embarque e desembarque e o número de banheiros, ter mais vagas de estacionamento, aumentar o pátio e a pista e instalar instrumentos para que o aeroporto possa operar com baixa visibilidade".
Até o fim do ano, 450 mil passageiros devem embarcar e desembarcar no aeroporto, quantia acima da capacidade do terminal, que é de 430 mil pessoas.
Em 2008, foram 217.248 embarques e desembarques. No ano seguinte, 319.576. Valêncio comenta que até 2030 o número de passageiros deve triplicar no País.
"Dentro de 20 anos, ou até antes disso, vamos chegar a um milhão ou 1,5 milhão de embarques e desembarques mensais em Maringá".
O aeroporto conta com quatro companhias e 32 pousos e decolagens. Os voos de carga chegam a cada 15 dias. Com a conclusão do pátio de manobras, as operações serão semanais.
A administração do terminal negocia a vinda de mais duas companhias para Maringá para começar a operar este ano. Ainda este mês, serão incluídos dois voos: um da Trip, para Curitiba, e outro da Gol, com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Fonte: Carla Guedes por odiario.com
Abaixo tem uma Maps