A Tam anunciou hoje (28/07) que voltará a disponibilizar o seu conteúdo completo de tarifas e inventário nos Sistemas Globais de Distribuição (GDS). A companhia firmou acordo com o Sabre, que começa a valer no dia 2 de agosto, e com a Amadeus, com início no próximo dia 6. A empresa também está em processo final de negociação com a Travelport e deve anunciar o acordo nos próximos dias.
Castello Branco explicou que os GDSs são o grande canal de distribuição das companhias aéreas no mundo todo e que, por este motivo, espera um crescimento nas vendas, especialmente dos voos internacionais. Segundo ele, cerca de 18% das vendas da Tam já acontecem por meio desse sistema.
Klaus Kühnast, diretor de Vendas da companhia, ressaltou a importância desta volta para o mercado corporativo. Ele destacou que existem muitas ferramentas de reserva que utilizam os GDSs como fonte e que agora a Tam vai também estar presente neste canal. "O portal não tinha essa integração e isso é muito importante para o mercado global", disse.
Segundo Castello Branco, essa volta da Tam aos GDSs foi uma decisão comercial com o objetivo de estar presente no maior número possível de canais de distribuição. "Gosto da ideia de ter uma quantidade maior de opções. Isso é melhor para os agentes e também para o consumidor final", comentou. "Não é verdade dizer que voltamos aos GDSs por causa da entrada na Star Alliance, mas sim devido ao nosso crescimento no mercado internacional", garantiu.
E-Tam – De acordo com os executivos, nada muda no portal e-Tam, que continuará funcionando normalmente e se desenvolvendo. "Desde o início, nossa intenção foi deixar o mercado livre e sem barreiras para escolher. Queremos estar em todas as ferramentas e canais de distribuição para aproveitar o que cada uma tem de melhor", afirmou Kühnast. "Estamos satisfeitos com o nosso portal, e ele continuará forte", completou Castello Branco.
Operadoras e grupos – Mesmo ressaltando que todo o conteúdo estará disponível no Sabre e Amadeus, há duas exceções, as tarifas especiais para operadoras e os grupos. Para os dois casos, explicou Kühnast, existe uma ferramenta específica no portal e-Tam. "Seria difícil fazer essa ligação. Mas tanto os clientes, como os agentes de viagens, não perdem nada", disse.
Fonte:Mercado & Eventos