Quando se deslocava para a cidade de Macapá, no vizinho estado do Amapá, um avião monomotor Cessna modelo Caravan, fez um pouso forçado, no final da manhã de sábado, no rio Santana, próximo do município de Afuá, na ilha do Marajó, nas proximidades da divisa com o Amapá.
O avião pertence à empresa Fretax Táxi Aéreo e era pilotada por Cláudio Adão da Silva Abreu, 30 anos, que trabalha na empresa há três anos e com experiência em voos para a ilha do Marajó. A aeronave fazia o transporte de cargas para a empresa dos Correios e Telégrafos.
Segundo as informações do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa -1), o avião decolou de Belém às 10h15min e, após uma hora de voo, o piloto Cláudio Adão comunicou à torre que estava com problemas no motor da aeronave e que iria tentar um pouso de emergência.
A torre passou a acompanhar o piloto e minutos depois perdeu o contato no momento em que a aeronave pousou em situação de emergência às margens do rio Santana, em Afuá. O piloto foi socorrido por ribeirinhos, que o levaram em uma embarcação pequena até a cidade de Afuá onde a empresa mandou outra aeronave para buscá-lo, chegando a Belém no final da tarde de sábado.
Com base em informações junto ao Seripa-1, uma equipe do Comando da Aeronáutica em Belém viajou neste domingo para o rio Santana, em Afuá, para investigar as causas do pouso forçado do avião Cessna da Fretax.
O avião Cessna modelo Caravan, da Fretax, foi amarrado com cordas de nylon tipicamente usadas para amarrar embarcações na ilha do Marajó e dois barcos serviram para impedir que o mesmo afundasse. Durante todo o domingo, ribeirinhos contratados retiraram parte da carga que seria de responsabilidade, segundo informações, da Empresa dos Correios e Telégrafos. (Diário do Pará)
Fonte:Diário do Pará
Avião faz pouso forçado em rio na ilha do Marajó
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.