A Anac – Agência Nacional de Aviação Civil determinou o fechamento de 16 helipontos na cidade de São Paulo para atender a uma lei municipal.
A legislação recentemente aprovada determina a proibição do funcionamento de helipontos durante a madrugada, determinando distância de 300 metros de escolas e hospitais, com ruído máximo de 95 decibéis.
Maior parte dos pontos interditados fica em prédios comerciais da Avenida Luís Carlos Berrini e os empresários que se utilizam de helicópteros para fugir do trânsito já estão reclamando.
A cidade tem 272 helipontos homologados pela Anac, dos quais só 85 possuem licença do governo municipal para operar.
Um exemplo de heliponto homologado é este que vemos nas proximidades da Avenida João Dias, em Santo Amaro, onde um helicóptero começa a circundá-lo para pousar.
As leis que regem o tráfego aéreo, assim como o terrestre, são de âmbito nacional, mas o prefeito Gilberto Kassab sancionou a lei dos helipontos, de autoria do vereador Chico Macena (PT) aprovada pela Câmara Municipal.
Como os vereadores não pensam muito sobre aquilo que decidem, Kassab admitiu rever a lei propondo a liberação pelo menos de heliportos para operações 24 horas.
Existem emergências que precisam em várias situações serem atendidas por helicópteros durante as madrugadas.
Para isso é que existem os heliportos que são apenas dois na capital paulista, um no Jaguaré e outro no Campo de Marte.
Muita gente não sabe a diferença entre heliponto e heliporto.
Os helipontos ficam na parte mais alta dos edifícios e para pleno uso precisam estar sinalizados.
Neles os helicópteros podem pousar para embarques ou desembarques e depois seguem retomam o voo.
Alguns helipontos entram em desuso e perdem a homologação da Anac. É o que está sendo visto na foto acima.
Este é o topo do prédio onde funcionou a Itautec, na Avenida do Estado.
A empresa mudou-se de lá e a plataforma para pousos e decolagens está abandonada.
Logo abaixo o que aparece é o prédio da Polícia Federal na Lapa, onde se pode pousar desde que autorizado pela direção do edifício e na presença de um bombeiro. Este procedimento é válido para todos os helipontos.
Para a Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero a decisão de se fechar 16 helipontos em São Paulo
irá causar mais transtornos que benefícios.
As operações ficarão restritas aos demais 272 helipontos que escaparam da penalização.
A decisão ia aumentar o número de reclamações por parte dos moradores.
Atualmente existem 550 helicópteros registrados na capital paulista. É a maior frota do mundo, superando inclusive Nova York que possui 445 aparelhos.
Na cidade de São Paulo ocorrem diariamente cerca de 200 operações de pouso e decolagem envolvendo helicópteros.
Fonte:TERRITÓRIO ELDORADO por Geraldo Nunes
Foto:GN/Cmte. Anderson
A legislação recentemente aprovada determina a proibição do funcionamento de helipontos durante a madrugada, determinando distância de 300 metros de escolas e hospitais, com ruído máximo de 95 decibéis.
Maior parte dos pontos interditados fica em prédios comerciais da Avenida Luís Carlos Berrini e os empresários que se utilizam de helicópteros para fugir do trânsito já estão reclamando.
A cidade tem 272 helipontos homologados pela Anac, dos quais só 85 possuem licença do governo municipal para operar.
Um exemplo de heliponto homologado é este que vemos nas proximidades da Avenida João Dias, em Santo Amaro, onde um helicóptero começa a circundá-lo para pousar.
As leis que regem o tráfego aéreo, assim como o terrestre, são de âmbito nacional, mas o prefeito Gilberto Kassab sancionou a lei dos helipontos, de autoria do vereador Chico Macena (PT) aprovada pela Câmara Municipal.
Como os vereadores não pensam muito sobre aquilo que decidem, Kassab admitiu rever a lei propondo a liberação pelo menos de heliportos para operações 24 horas.
Existem emergências que precisam em várias situações serem atendidas por helicópteros durante as madrugadas.
Para isso é que existem os heliportos que são apenas dois na capital paulista, um no Jaguaré e outro no Campo de Marte.
Muita gente não sabe a diferença entre heliponto e heliporto.
Os helipontos ficam na parte mais alta dos edifícios e para pleno uso precisam estar sinalizados.
Neles os helicópteros podem pousar para embarques ou desembarques e depois seguem retomam o voo.
Alguns helipontos entram em desuso e perdem a homologação da Anac. É o que está sendo visto na foto acima.
Este é o topo do prédio onde funcionou a Itautec, na Avenida do Estado.
A empresa mudou-se de lá e a plataforma para pousos e decolagens está abandonada.
Logo abaixo o que aparece é o prédio da Polícia Federal na Lapa, onde se pode pousar desde que autorizado pela direção do edifício e na presença de um bombeiro. Este procedimento é válido para todos os helipontos.
Para a Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero a decisão de se fechar 16 helipontos em São Paulo
irá causar mais transtornos que benefícios.
As operações ficarão restritas aos demais 272 helipontos que escaparam da penalização.
A decisão ia aumentar o número de reclamações por parte dos moradores.
Atualmente existem 550 helicópteros registrados na capital paulista. É a maior frota do mundo, superando inclusive Nova York que possui 445 aparelhos.
Na cidade de São Paulo ocorrem diariamente cerca de 200 operações de pouso e decolagem envolvendo helicópteros.
Fonte:TERRITÓRIO ELDORADO por Geraldo Nunes
Foto:GN/Cmte. Anderson