Paulo Olim

Presidente da Polónia entre os 132 mortos provocados por queda de avião na Rússia

O avião onde seguia o Presidente da Polónia e que se despenhou, hoje, ao aterrar no aeroporto de Smolensk matou as 132 pessoas que viajavam a bordo, disse Serguei Markin, porta-voz do Serviço de Investigação da Procuradoria Geral da Rússia.



Segundo este responsável, não sobreviveram nenhuma das 132 pessoas que viajavam, vindas de Varsóvia, a caminho das cerimónias fúnebres em memória das vítimas da matança de Katyn, em 1941.


"Estão a realizar-se as primeiras investigações. O número de mortos será precisado", acrescentou.

O Tupolev-154 despenhou-se ao aterrar no aeroporto de Smolensk, às 10 horas e 56 minutos (7 horas e 56 minutos em Portugal Continental). Poderá ter ocorrido um erro da tripulação, noticia a agência Ria-Novosti, citando uma fonte das forças de segurança do Círculo Federal Central da Rússia, onde aconteceu hoje a tragédia.

Segundo a imprensa polaca, além do Presidente Kaczinsk e sua mulher, viajavam no avião, altos funcionários polacos, nomeadamente o vice-presidente do Parlamento, o chefe dos Serviços Nacionais de Segurança, o dirigente da Casa Civil do Presidente, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Polónia, o presidente do Banco Central e pelo menos cinco deputados.

No aparelho viajavam igualmente Richrad Kaczorowski, último Presidente da Polónia no exílio, o diretor do Instituto da Memória Nacional da Polónia, Ianus Kurtyk.

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou a criação de uma comissão para investigar as causas da queda do avião que transportava o Presidente polaco.
Segundo um porta-voz do Kremlin, a comissão será dirigida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Medvedev enviou também para o local do acidente Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia.

Lusa

(Este texto foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico)

Video

FONTE: Sic

Paulo Olim

About Paulo Olim -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.