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Governo dos EUA autoriza fusão das companhias aéreas Delta e Northwest

A Direção Federal de Aviação Civil dos Estados Unidos autorizou a fusão das companhias aéreas Delta e Northwest, informou hoje o chefe de operações da Delta, Stephen Gorman.

Em memorando distribuído aos empregados de sua firma, Gorman assinalou que a agência, conhecida por sua sigla em inglês FAA, autorizou as companhias aéreas para que efetuem voos sob o mesmo certificado de operações.

A decisão permite que as companhias aéreas, que já combinaram muitas atividades, usem manuais técnicos e estrutura de organização comuns para todos os empregados. Gorman disse que agora serão combinados os horários de voos e dos pilotos. A Delta paneja fundir seu sistema de reservas de passagens com o da Northwest no início de 2010. Os passageiros não comprarão mais passagens da Northwest, pois todos os voos serão operados pela Delta, e o site nwa.com vai deixar de existir. A Delta, com sede em Atlanta, adquiriu a Northwest em outubro de 2008 por US$ 2,8 bilhões, para se transformar em uma das maiores companhias aéreas do mundo.

Apesar dos empregados de ambas as companhias aéreas usarem os mesmos uniformes, muitos dos aviões da Northwest foram repintados, e foram combinados os programas de milhagens para passageiros frequentes. As empresas mantinham operações separadas enquanto a Delta não tinha obtido o certificado da FAA. EFE


FONTE:G1
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SATA prepara voo regular entre Lisboa e Porto Santo


A SATA deverá iniciar um voo regular semanal entre os aeroportos de Lisboa e do Porto Santo, já a partir do próximo Verão.

A nova ligação que agrada ao mercado turístico responde assim ao desafio que tem sido lançado pelos operadores turísticos nacionais e pelas entidades regionais para abertura de mais ligações directas para o Porto Santo.

Actualmente a TAP tem dois voos directos semanais de Lisboa, às sextas-feiras e domingos, que no Verão passa para três, com mais uma ligação às terças-feiras. Ainda na época estival, realiza um voo regular do Porto, normalmente entre Junho e final de Setembro.

O que a SATA pretende é transformar o voo 'charter' que tem feito nos últimos dois anos, de Abril a Outubro, consolidado pela 'Halcon Viagens', e que nos últimos meses de operação neste ano teve ocupações médias acima dos 85%.



FONTE:
DNoticias Madeira
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Passagens aéreas esgotam na véspera do Réveillon

Passagens de avião podem custar até 35% a mais do que no começo do mês Os brasileiros que ainda têm dúvidas sobre ficar ou não em casa na virada do ano vão se surpreender se decidirem fugir de última hora: é possível, mas custa caro. Muito caro. Os pacotes aéreos nacionais e internacionais estão esgotados nas maiores agências do país, e mesmo assim ainda tem gente procurando. A saída é buscar cruzeiros ou viajar de carro.

Quem quiser viajar neste Réveillon pela Stella Barros vai pagar de 30% a 35% a mais do que os preços regulares dos pacotes. Mas o problema para o cliente de última hora não para por aí: todos os pacotes de viagens estão lotados durante todo o verão até o Carnaval. Para conseguir um espaço no avião, os “atrasados” terão que desembolsar muito mais do que quem se programou e pagou antes.

As passagens para os Estados Unidos chegam a custar R$ 6.000 (US$ 3.500), enquanto antes podiam ser compradas por menos de R$ 3.400 (US$ 2.000).

O gerente comercial da Stella Barros, Ricardo Malter, disse que não é possível encontrar vagas nos aviões com preços de classe econômica, apenas executiva. E, mesmo assim, é preciso confirmar com as operadoras parceiras para poder dizer um sim definitivo para o cliente.

Malter explica que o maior problema não são os hotéis. Há quartos disponíveis, principalmente no exterior, mas é difícil conseguir um assento em voo internacional.

- Tem bastante gente procurando. Ficamos barrados em montar [viagens para os clientes]. Não são nem os hotéis, é o aéreo que não tem mais espaço. É o grande problema. E quando tem, a tarifa está altíssima.

A empresa não trabalha com pacotes rodoviários, mas pode conseguir montar viagens junto às operadoras com as quais tem parcerias.A concorrente CVC trabalha com todos os tipos de transporte, mas também não tem mais nenhum tipo de passeio para esta virada de ano. Quem quiser viajar terá que pegar o próprio carro e ir para algum destino onde existam vagas em resorts e hotéis fazenda.

A Record Trips informou que os últimos pacotes a acabar foram os com preços “salgados”: custavam mais de R$ 10 mil e vão levar o turista ao Réveillon nordestino. E a Tam Viagens, agência de turismo da companhia aérea, disse que também não tem mais pacotes para o Réveillon de 2009.

Os cruzeiros estão na moda e vão começar 2010 bem cheios, mas ainda dá para conseguir um espaço na proa. Na MSC Cruzeiros, todos os navios já fizeram embarque para os passeios de Réveillon, mas há um com disponibilidade: o pacote de sete noites do MSC Melody. Esse programa permite embarque em várias cidades, e por isso, quem ainda não embarcou pode subir em Cabedelo, no dia 30, ou em Recife, no dia 31. Os cruzeiros sempre começam e terminam no mesmo destino onde o hóspede embarcar, e a viagem custa R$ 2.380 (US$ 1.369).

FONTE:R7
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Adeus 2009, feliz 2010

A revista Língua Portuguesa, edição de dezembro/2009, traz uma retrospectiva de termos e expressões que foram destaques durante este ano. Começa com a palavra demissão, o fantasma da perda do emprego, fruto da crise econômica na qual o mundo mergulhou em meados de 2008. A palavra vem do latim “demissio, demissionis”, com o sentido de queda ou interrupção. 2009 iniciou-se com um número enorme de pessoas, ao redor do mundo, sem conseguir se livrar do tormento da demissão. Uma outra palavra – fraude – esteve muito presente na mídia, devido à deplorável conduta da advogada Paula Oliveira, residente na Suíça, de se automutilar para fingir um ataque xenófobo numa estação do metrô de Zurique. A brasileira disse ter sido vítima de agressões de “skinheads”, as quais lhe causaram um aborto. O tema da xenofobia europeia voltou à tona, e as relações diplomáticas entre Brasil e Suíça sofreram arranhões. No entanto, médicos legistas chegaram à conclusão de que a moça de 26 anos mutilara o próprio corpo. Ela recebeu punição por cometer uma fraude – do latim “fraus, fraudis” –, ou seja, por uma ação de iludir, por uma farsa. Lembram-se do espanto que causou a excomunhão – que palavra feia – de uma menina de nove anos, por ato do arcebispo de Olinda e Recife? D. José Cardoso Sobrinho excomungou a menina em virtude de aborto legal, após estupro sofrido do padastro. Infeliz a decisão do prelado, que tornou frequente na imprensa o termo excomunhão, do latim “excommunio, onis”, ou seja, exclusão de uma pessoa de certo grupo. Em junho, uma palavra não saía da mente das pessoas, com ênfase no Brasil e na França: acidente. Avião da Air France, um Airbus A 330, sumira durante voo entre o Rio de Janeiro e Paris. Foram 258 mortes e o acidente entrou no rol dos maiores havidos na aviação mundial. O termo remonta ao latim “accidens, entis”, isto é, o que sucede.

Por volta do meio do ano, os termos gripe e ato secreto tinham presenças certas em qualquer mídia. O primeiro, com os temores próprios de uma doença de fácil transmissão e de alta morbidade. O segundo, também mórbido sob o ponto de vista moral a afetar a imagem do Senado. Em agosto, um factoide desperta a atenção de muita gente: a menina Sasha, filha de Xuxa, virou alvo de pancadas de internautas, ao escrever sena, no lugar de cena. Sensacionalizaram o fato, ou seja, criaram um factoide. De origem grega, o sufixo –oide pode conter teor pejorativo. Assim, factoide, segundo o Aurélio, é fato verdadeiro ou não, divulgado com sensacionalismo. Não é rara a criação de factoides, por inveja ou por outros motivos mesquinhos.

Em setembro, marola e marolinha ganharam os meios de comunicação. O Presidente Lula disse que o tsunami da crise mundial chegaria aqui apenas como uma pequena onda. Recebeu muitas críticas, mas seu otimismo concorreu para que as ondas gigantes virassem marolas no Brasil. Do latim “expulsio, onis”, que equivale a repelir, vem a palavra expulsão. Geisy Arruda, quase linchada por alunos da Uniban ao se exibir com minivestido rosa, teve sua expulsão revogada pela Universidade. Agora, ela tira proveito desse fato meio surreal.

E para 2010, quais serão os termos e expressões de maior realce? Todos sabemos que eleições e copa do mundo estarão na agenda deste ano. Nossos votos para que hexacampeão ganhe a mídia, não somente como um anseio mas como uma condição real. Vamos acreditar que violência e corrupção passem a ser menos cotadas. Que tal mais cotação para fé em Deus, paz e esperança? Também para progresso, ética e amor ao próximo? Em algumas pessoas, o ano que findou deixa saudades; em outras, nem tanto, até mesmo o oposto. Resta-nos dizer: adeus 2009, feliz 2010.

FONTE:Tribuna do Norte - Natal
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Notícias » Mundo » Mundo Aviões israelense e francês quase se chocam sobre Belgrado

Um avião da companhia aérea israelense El Al quase colidiu com um aparelho da Air France no espaço aéreo sérvio no dia 28 de dezembro por causa de um erro cometido pela tripulação da aeronave francesa, informou nesta quarta-feira o Departamento sérvio da Aviação Civil (Directorat).

Foi aberta uma investigação sobre o incidente segundo o qual um avião do tipo Airbus 318 da Air France e um Boeing 777 da El Al posicionaram-se em uma distância de apenas 300 me um do outro, porque "o aparelho francês não seguiu as instruções dadas pelo controle do tráfego aéreo", indicou o Directorat em comunicado citado pela agência Beta.

"A tripulação francesa repetiu corretamente as instruções de descer a uma altitude de 35 mil pés (10,6 mil metros), mas, por motivos ainda não estabelecidos, o aparelho continuou a descer abaixo da altitude requerida e aprovada" ao sobrevoar Belgrado, precisou a nota. Acrescentou que um possível choque entre as duas aeronaves foi evitado graças a "uma intervenção no momento certo pelo controlador de voos".

Segundo a imprensa local, 120 passageiros estavam a bordo do avião israelense que operava entre Tel Aviv e Nova York. De acordo com uma porta-voz da Air France, "o voo prosseguiu normalmente e, em nenhum momento, o avião nem seus passageiros estiveram em risco".

O aparelho havia decolado do aeroporto de Paris Charles-de-Gaulle às 10h26 no dia 28 de dezembro e "pousou antecipadamente em Sofia, às 13h29".



FONTE:Terra Brasil
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Uma tragédia no Oceano Atlântico

A maior tragédia aérea na história do Brasil ocorreu na noite de 31 de maio. O Airbus A330 que fazia o voo 447 da Air France, entre Rio de Janeiro e Paris, caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. Todas morreram. A queda ocorreu a 1.150 quilômetros do Recife e a 900 de Fernando de Noronha, numa área com 3.500 metros de profundidade. Entre as vítimas estavam o gerente do estaleiro de Suape, João Marques da Silva Filho, e o príncipe dom Pedro Luis de Orleans e Bragança.

No dia seguinte, autoridades brasileiras iniciaram a procura pela aeronave e possíveis sobreviventes. O primeiro corpo foi localizado em 6 de junho. As buscas – que duraram 26 dias e mobilizaram 12 aviões, 11 embarcações e mais de 1.500 militares da Marinha e da Aeronáutica – resultaram no resgate de 50 corpos e 600 destroços do Airbus. Força-tarefa constituída pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e Polícia Federal ficou responsável pela identificação das vítimas, realizada no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. Um posto avançado foi montado em Noronha, onde os corpos passavam por triagem. Entre os 216 passageiros e 12 tripulantes, havia 59 brasileiros e 72 franceses. As vítimas eram de 33 nacionalidades, o que dificultou o trabalho de identificação.

As caixas-pretas do avião não foram encontradas. A busca com navios e aviões foi concluída em 10 de julho. A segunda etapa, com equipamentos submarinos, encerrou-se em 20 de agosto. Uma terceira fase deve começar em fevereiro de 2010. O Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil da França (BEA) ainda não elaborou relatório final sobre as causas do acidente, mas a principal suspeita é falha nos sensores de velocidade. Documento preliminar informou que o avião caiu inteiro no mar.



FONTE:JC OnLine
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Rússia e Geórgia, que não mantêm relações diplomáticas desde a guerra pelo controle da separatista Ossétia do Sul em agosto de 2008, retomarão a comun


Rússia e Geórgia, que não mantêm relações diplomáticas desde a guerra pelo controle da separatista Ossétia do Sul em agosto de 2008, retomarão a comunicação aérea em janeiro.

O Ministério de Transportes da Rússia anunciou nesta quinta-feira que autorizou à companhia georgiana Georgian Airways a realização de voos charter de ida e volta nos dias 8, 9 e 10 de janeiro entre Tbilisi e as duas principais cidades russas, Moscou e São Petersburgo. "Quanto ao reatamento dos voos permanentes, isto exigiria negociações no nível correspondente", disse um porta-voz ministerial à agência "Interfax".

O vice-primeiro-ministro russo, Serguei Ivanov, pediu a Tbilisi para que garanta a segurança das tripulações dos aviões russos.

"Seria um fato sem precedentes estabelecer comunicação por via aérea com um país com o qual não há relações diplomáticas", afirmou.

Na semana passada, os dois países também decidiram reabrir sua fronteira terrestre em março de 2010.

O ponto fronteiriço que será reaberto, o único que não passa por território da Ossétia do Sul, é o que fica os postos de Kazbegi, na Geórgia, e de Verjny Lars, na Rússia.

"Há um acordo verbal de que não só haverá trânsito de mercadorias, mas cidadãos georgianos também poderão atravessar a fronteira nesse ponto", assegurou a vice-ministra de Assuntos Exteriores georgiana, Nino Kalandadze.

A Geórgia rompeu relações diplomáticas com a Rússia em agosto de 2008, logo depois que o Kremlin reconheceu a independência das regiões separatistas da Abkházia e Ossétia do Sul.



FONTE:
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Está a caminho de Lisboa avião da TAP retido em Nova Iorque

O avião ficou retido em Nova Iorque durante seis horas. Duzentos passageiros esperaram no interior do aparelho que fosse resolvida uma avaria numa porta.


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Festival aéreo no lugar da Red Bull

Um festival aéreo com aviões de acrobacias e esquadras, entre o Castelo do Queijo e a Foz, foi a proposta apresentada, há dois meses, por uma empresa portuguesa à Câmara do Porto e que poderá substituir a Red Bull Air Race.

A PROAIR só existe há dois anos mas já fez três espectáculos aéreos, assistidos por uma média de 200 mil pessoas, dois dos quais repetem-se este ano em Portimão e no Estoril. Agora aquela jovem empresa lisboeta quer rumar ao Porto. A proposta para a realização de um festival aéreo já foi apresentada há dois meses à PortoLazer. "Ainda nem sabíamos que a Red Bull Air Race podia ir para Lisboa", garante o comandante Duarte Salema Cordeiro, administrador da PROAIR.

Apesar de ainda não ter recebido qualquer resposta da PortoLazer, Duarte Salema Cordeiro está optimista quando ao apoio da Câmara do Porto, até porque a sua proposta é flexível. "Tudo pode ser adaptado, até o orçamento", assegura o comandante, que organizou as duas últimas edições bienais do Portugal Air Show, em Évora. E acrescenta: "O nosso maior argumento é que tudo será feito por portugueses".

Aliás, o que a PROAIR quer fazer no Porto é algo muito idêntico ao Portugal Air Show, mas sem a feira que acompanha o festival aéreo de Évora. "Será mais espectacular do que a Red Bull porque não haverá competição, apenas exibição durante três horas", sublinha Duarte Salema Cordeiro.

Na proposta enviada à Câmara do Porto, a PROAIR sugere que o festival aéreo se realize entre o Castelo do Queijo e a Foz do Douro, "para se evitar os constantes nevoeiros no rio, como aconteceu este ano com a Red Bull". E mostra-se disponível para organizar o festival durante dois dias: num dia seria no Porto, noutro em Gaia.

"Podemos ter tudo, desde aviões de acrobacia a patrulhas de diferentes aviões, entre dois a nove. Serão aviões a jacto e a hélice. Há uns em que vão umas meninas a dançar em cima das asas do avião", adianta o comandante, acrescentando: "Pensamos também fazer acrobacias com música e podem haver concertos ao mesmo tempo que as exibições".

Além disso, existe a hipótese de se colocarem câmaras dentro dos aviões, cujas imagens captadas serão transmitidas em écrans gigantes colocados ao longo do percurso. Para tudo isso, Duarte Salema Cordeiro estima que serão necessários 500 mil euros. Mas, ao contrário da Red Bull, não serão cobrados bilhetes. "Será gratuito para todos. O Porto merece", diz o comandante, esperando uma afluência de 300 mil pessoas.

FonteJornal de Notícias

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EasyJet cancelou um voo de Lisboa para a Madeira

A viagem estava prevista para o final da tarde de ontem mas não se realizou devido a problemas operacionais da companhia aérea low-cost. Os passageiros tiveram de comprar novo bilhete, noutra companhia, para chegarem à Madeira.




FONTE:tv1.rtp.pt
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Acidente com avião agrícola mata auxiliar de pista no RS

Porto alegre - Um acidente com o avião agrícola prefixo PT-GVO, modelo Ipanema EMB-201A, causou a morte do auxiliar de pista Loivo Palma da Costa, de 37 anos, quando a aeronave fazia o pouso nesta manhã em São Francisco de Assis, município na região oeste do Rio Grande do Sul. O piloto do avião, Jefferson Rodrigues, também de 37 anos, foi levado para atendimento em um hospital de Santa Maria (RS). Ele sofreu cortes e não corre risco de morte, segundo a empresa proprietária da aeronave.

O auxiliar de pista estava no solo quando o avião pegou fogo, por volta de 8h30. O aparelho seria carregado com ureia para aplicação em lavoura de arroz. A pista utilizada era uma área de pouso eventual e o piloto tem mais de oito anos de experiência na atividade. Até esta tarde, as possíveis causas do acidente eram desconhecidas.

Este foi o segundo acidente com avião agrícola nesta semana no Rio Grande do Sul. A queda de um avião Cessna, prefixo PR-SUB, matou ontem o piloto em Aceguá, no sul do Estado. O avião fazia aplicação de ureia em lavoura de arroz.



FONTE:Agência Estado
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EasyJet cancela voo a 150 passageiros

A EasyJet cancelou quarta-feira, a meio da arte, um voo com destino ao arquipélago da Madeira, deixando mais de 150 passageiros em terra. A grande maioria das pessoas afectadas acabou por arranjar alternativas, mas apenas hoje, depois de ter passado a noite no aeroporto da Portela, em Lisboa.

O avião deveria ter partido da capital portuguesa às 17:30 de ontem, com destino ao Funchal, mas os pilotos escalados para o serviço não teriam experiência suficiente para se fazerem à pista com os ventos fortes que se fariam sentir na ilha da Madeira, justificou a companhia de aviação.

A empresa «low-cost» acabou por adiar o voo para amanhã, dia 1 de Janeiro, mas muitos dos passageiros tinham como objectivo passar o ano no arquipélago, pelo que acabaram por comprar voos a outras companhias e esperar, posteriormente, pelo reembolso do valor pago pela viagem na EasyJet.

«O voo foi cancelado e a alternativa que encontrámos foi comprar um voo da SATA», explicou Rui Lobo, em declarações à TSF, acrescentando que «o que é incrível é que a EasyJet é uma companhia de low cost e eu vou pagar menos agora pela SATA do que paguei para o voo que foi cancelado».

Esta quinta-feira, saem do aeroporto da Portela quatro voos da TAP e dois da SATA com destino ao Funchal, na Madeira.

FONTE:diario digital sapo pt
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Passageiros retidos num avião da TAP em Nova Iorque

Na origem desta situação está uma avaria no fecho de uma das portas. Os passageiros estão nos seus lugares há espera da reparação da avaria. A saída do avião estava marcada para as seis da tarde, hora local.



FONTE:tv1.rtp.pt
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Finalizada a limpeza da pista do Aeroporto Santa Maria

A Infraero finalizou na manhã desta quarta-feira, 30, a correção do coeficiente de atrito da pista do Aeroporto Santa Maria. Assim, espera-se que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revogue as restrições aplicadas ao aeroporto desde o dia 30 de novembro.

De acordo com o superintendente da Infraero no aeroporto aracajuano, Luiz Alberto Bitterncourt, ainda nesta tarde o relatório com todas as informações sobre a pista será enviado à Anac. “A decisão é uma condição meramente burocrática. A pista pode ser liberada de imediato”, garante.

Restrições

Desde o fim do mês de novembro, estavam proibidos pousos e decolagens no Aeroporto Santa Maria durante as chuvas. No último dia 21, uma resolução também da Anac restringiu a venda de passagens aéreas para Aracaju por períodos superiores a 15 dias.



FONTE:Infonet
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Avião cai no centro de Goioerê

Um avião monomotor, de pequeno porte, caiu sobre uma casa no final da tarde de ontem, na área central de Goioerê. Duas pessoas ocupavam o avião: José Ricardo Jacinto Martins, 26, e Adler Perandré Flavio, de 19 anos. Segundo as informações, Ricardo pilotava o avião no momento do acidente.
As vítimas sofreram ferimentos generalizados, mas as primeiras informações eram de que nenhum deles corria risco de morte. A queda ocorreu na residência de número 707, na Rua 19 de Dezembro, mas ninguém estaria no imóvel. A menos de 20 metros do local acontecia uma feira na rua, onde estavam reunidos pelo menos 400 pessoas. As causas do acidente estão sendo investigadas.
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Associação de transporte aéreo afirma que demanda cresceu 2,1% em novembro

A demanda por transporte aéreo de passageiros aumentou 2,1% em novembro com relação ao mesmo período do ano anterior, informou nesta quarta-feira (30/12) a Iata (International Air Transport Association). Segundo a associação, o tráfego de mercadorias aumentou 9,5%, representando a continuidade da tendência de alta iniciada em outubro.

No mês passado, as taxas de ocupação de passageiros permaneceram nos níveis anteriores à crise econômica mundial (75,4%), enquanto no caso da carga, o coeficiente de ocupação se manteve em 56,6%.

A Iata, no entanto, adverte que a tendência de melhoria, tanto de passageiros como de carga, está exagerada pela "forte queda sofrida durante a segunda metade de 2008". "A demanda continua melhorando, mas ainda existe bastante terreno para recuperar", afirmou o diretor-geral da Iata, Giovanni Bisigniani.



FONTE:mercado e eventos
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Duas pessoas ficam feridas em acidente com avião monomotor no Paraná


Um acidente com um avião monomotor deixou duas pessoas feridas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no fim da tarde desta terça-feira. A aeronave não conseguiu ganhar altura no momento da decolagem e acabou batendo em um muro.

O co-piloto Marcos Parteca, 38 anos, foi encaminhado por uma ambulância do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) para o Hospital do Trabalhador com ferimentos leves. Já o piloto, de 53 anos, identificado apenas como Túlio, sofreu múltiplas fraturas. Ele foi levado pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até o Hospital Vita.

O acidente aconteceu por volta das 17h15m no aeroclube de São José dos Pinhais, no bairro Ipê. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ultraleve pousou no local e ficou parado por cerca de cinco minutos. Depois partiu para a decolagem, mas não conseguiu atingir uma altura suficiente. O vento acabou deslocando o avião de pequeno porte, que se chocou contra um dos muros do aeroclube.

- Quando chegamos, encontramos a aeronave caída. Uma das vítimas ainda estava presa no avião, mas conseguimos tirá-la rapidamente - diz o capitão do Corpo de Bombeiros, Édson Manassés.

A pista molhada pode ter contribuído para o acidente. A aeronave é de Guarapuava, na região central do estado.

Este é o segundo acidente envolvendo ultraleves neste mês na região metropolitana de Curitiba. Há duas semanas, no último dia 15, uma aeronave experimental, modelo KR-2, caiu na cidade de Piraquara . O piloto não conseguiu fazer o pouso na pista do Graciosa Ultraleve Clube do Paraná e teve que desviar de algumas casa antes de cair em um banhado. Ele sofreu escoriações no rosto e recebeu alta no Hospital Cajuru logo no dia seguinte ao acidente.



FONTE:Portal RPC
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INFRAERO LIBERA AEROPORTO DE ARACAJU

A Infraero enviou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) documento que solicita autorização para a abertura da pista do Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria. Após conclusão dos trabalhos de desemborrachamento e medição de atrito, a pista do Santa Maria está liberada para operar em qualquer condição climática.

Nas manha desta quarta-feira (30), técnicos da Infraero realizaram a aferição do nível de atrito para pousos e decolagens e elaboraram o relatório que foi enviado à ANAC. A nota técnica emitida pela ANAC alertava os pilotos sobre as condições da pista, restrição que não chegou a afetar os procedimentos operacionais no aeroporto, não houve cancelamentos de vôos e os embarques e desembarques ocorreram normalmente.

Assessoria de Imprensa Infraero



FONTE:faxaju
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Aeroporto de Congonhas investe em acessibilidade

O Aeroporto de São Paulo/Congonhas está investindo em acessibilidade. Neste mês foram iniciadas diversas adaptações em sua infraestrutura. Todas elas seguem a norma brasileira ABNT NBR 9050, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Entre as medidas implantadas estão pisos podotáteis, com relevo, textura e volumetrias especiais para deficientes visuais; rampas em frente às entradas das alas norte e sul e seis balcões de chek-in adaptados para atendimento aos cadeirantes.

Até amanhã (31/12) serão instaladas ainda sinalizações em braille no corrimão das escadas fixas e outros quatro balcões de chek-in serão adaptados. Dados da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência informam que São Paulo possui aproximadamente quatro milhões de pessoas com algum tipo deficiência, deste total estima-se que 400 passem mensalmente por Congonhas.



FONTE:mercado e eventos
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Anac informa que aeroportos têm movimento tranquilo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou hoje (30/12) que o movimento nos principais aeroportos do país está tranquilo, apesar da intensa movimentação. Segundo a agência reguladora, as maiores companhias aéreas assumiram o compromisso de não praticar overbooking (venda de passagens acima do número de assentos disponíveis no avião), de aceitar o endosso de outras empresas, manter aeronaves reserva e colocar mais funcionários nos balcões de check-in.

A agência informou ainda que o índice médio de voos atrasados nos principais aeroportos foi de cerca de 10% no Natal. Segundo a agência, este é o menor índice dos últimos três anos. Desde a meia-noite, 59 voos (5,2%) foram cancelados. Em Guarulhos, a Anac vetou os voos fretados no horário de pico, que vai das 7h às 8h.



FONTE:mercado e eventos
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Retrospectiva 2009 Aérea: Embraer tem prejuízo de R$ 40,6 milhões

Fabricante registra prejuízo no quarto trimestre de 2008; números totais mostram receita inferior à metade do lucro obtido em 2007
A Embraer anunciou nesta quinta-feira (26/03) que encerrou o quarto trimestre de 2008 com um prejuízo líquido de R$ 40,6 milhões. O resultado negativo contrasta com a receita de R$ 399,7 milhões obtida um ano antes.
Segundo a empresa, o resultado foi impactado por despesas com variação cambial relativa a provisões de hedge. No quarto trimestre de 2007 a companhia teve receita de R$ 12,8 milhões com as variações cambiais. Já nos últimos três meses de 2008 a conta passou a uma despesa de R$ 179,3 milhões.
No total anual, o lucro líquido da Embraer em 2008, de R$ 428,8 milhões, representa menos da metade do R$ 1,185 bilhão registrado em 2007.
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Avião da FAB com brasileiros do Suriname chega a Belém

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), enviada nesta quarta-feira (30) ao Suriname para resgatar um grupo de brasileiros que pediu ajuda para deixar o país, já pousou no Aeroporto Internacional de Belém, no Pará.

O avião deixou a capital do país, Paramaribo, às 19h05 locais (20h05 em Brasília), e chegou à capital paraense por volta das 21h30 (22h30 horário de Brasília).

Os feridos deixaram o aeroporto em ambulâncias. Os outros saíram pelo portão de desembarque internacional.

Os brasileiros receberam da embaixada do Brasil no país uma peça de roupa, um par de sapatos e US$ 100 de ajuda de custo. Todos também receberam, segundo o Itamaraty, uma autorização de retorno oferecido pela embaixada do Brasil.



FONTE:G1
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Retrospectiva 2009 Aérea Freqüências

Aproximações/partidas de São Paulo

135.750 - 123.700 - 125.600 - 133.800 - 132.1000 - 123.700

Aproximação Congonhas
120.4 / 129.0

Aproximação Guarulhos
129.75

Controle de vôos visuais
129.5
Frequencia livre (interior SP)
130.55
Coordenação de Helicopteros
127.35
ATIS (Transmissão contínua)
127.75

Aeroporto Internacional de Guarulhos

Solo Guraulhos - 121.7Tráfego Guarulhos - 121.0

Torre Guarulhos
118.4 - 121.5 - 126.9 - 118.1

Aeroporto de Congonhas

Solo Congonhas - 121.9Tráfego Congonhas - 120.6Torre Congonhas - 127.15

Aeroporto Campo de Marte

Solo Marte -121.6Torre Marte - 118.7Setor 1 - 119.0Setor 2 - 119.7Setor 3 - 120.0Setor 4 - 120.3ATIS -127.6Emergência - 121.5

Aeroporto Internacional do Galeão

Solo Galeão - 121.65Tráfego Galeão - 121.0Torre Galeão - 118.0 - 118.2Dep - 120.55 / App 128.9 e129.8

Aeroporto Santos Dumont

Solo Rio - 121.7Torre Rio - 118.7

Aeroporto de Jacarepaguá

Torre - 118.4ATIS - 127.6

Campo dos Afonsos

Torre - 119.8 - 122.8Santa Cruz - 118.9

Outras regiões

Controle Curitiba - 119.95 - 121.5 - 129.55 - 122.5

Torre do Aeroporto Afonso Pena - 118.55

Torre do Aeroporto de Bacacheri - 118.9 - 122.8Controle Belo Horizonte - 120.2 - 129.1 - 129.4 - ATIS -127.85Torre do Aeroporto da Pampulha - 118.0Torre do Aeroporto de Confins - 118.2 - 121.9Contrôle Porto Alegre -119.0 - 120.1 - 120.55 - 128.9Torre do Aeroporto Salgado Filho - 118.1 - 121.9Controle Recife - 119.7Torre do Aeroporto dos Guararapes - 118.1 - 121.9Aeroporto de Brasília - 118.1 - 121.8Controle região Brasilia - 119.7 / 119.5 - 124.4
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Aviação: Revista generalizada nos aeroportos não é uma solução viável (IATA)

O transporte aéreo não pode suportar a longo prazo as revistas generalizadas dos passageiros nos aeroportos, considerou quarta-feira a Associação internacional do transporte aéreo (IATA).

A IATA apelou aos Estados Unidos para colaborar com o sector para colmatar as lacunas em matéria de segurança.

"Soluções a longo prazo devem passar por uma melhoria das tecnologias e das técnicas de avaliação dos riscos reais", indicou o Director Geral da IATA, Giovanni Bisignani, numa carta dirigida à secretária norte-americana para a Segurança interna, Janet Napolitano, depois do atentado falhado no dia de Natal a bordo de um avião norte-americano entre Amesterdão (Holanda) e Detroit (Estados Unidos).



FONTE:LUSA
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Avião de controle remoto em forma de tubarão


Qual é a relação entre um tubarão e um avião? Difícil dizer. Mas isso não impediu o lançamento do Flying Shark, um avião de controle remoto com formato de tubarão. Feito de espuma flexível, o que garante leveza e estabilidade e permite um voo entre 4 e 6 minutos, o brinquedo mede 1 metro de comprimento e pesa 700 gramas. O preço: cerca de US$ 139.

FONTE:Pequenas Empresas Grandes Negócios
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Sol inicia novos voos entre Maringá e Curitiba


Uma boa notícia para os usuários de transporte aéreo da região: a partir do dia 4 de janeiro, a Sol Linhas Aéreas terá dois vôos diários entre Maringá e Curitiba. Segundo o presidente Marcos Solano Vale, a mais nova empresa brasileira de aviação regional optou por horários estratégicos, oferecendo alternativas de comodidade em espaços não servidos pelas empresas que já operam no aeroporto local.

A aeronave Sol Linhas Aéreas decolará de Curitiba às 11h03, chegando a Maringá às 12h13. Às 12h40, decolará de Maringá, rumo a Curitiba, com chegada prevista ao Afonso Pena às 13h50.

Sobre a Sol
Mais nova empresa brasileira do setor, a paranaense Sol Linhas Aéreas, foca sua atuação no segmento das cidades de médio porte, estabelecendo conexões com os grandes centros, a exemplo da ponte aérea Cascavel-Curitiba.

A empresa opera um modelo Let 410 para 19 passageiros mais tripulantes e nesta primeira etapa contará com outras quatro aeronaves que serão incorporadas à frota nos próximos meses. Mais detalhes no site www.voesol.com.br

FONTE:
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Classe C puxará crescimento do setor aéreo, diz presidente da TAM

O potencial de crescimento da aviação brasileira está na classe C. É desse consumidor, que parcela em até 48 vezes um trajeto antes feito de ônibus, que a TAM vai atrás. É o que diz o novo presidente da empresa, Líbano Barroso, 44, em entrevista a Danilo Vilela Bandeira para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Vice-presidente de Finanças desde 2004 e presidente interino desde outubro deste ano, Barroso foi confirmado ontem no cargo pelo Conselho de Administração da companhia. O executivo substituiu David Barioni Neto, que deixou o comando da TAM após dois anos de uma gestão que, prejudicada pela crise e pela explosão do dólar, amargou prejuízo de R$ 1,3 bilhão em 2008.

O novo presidente projeta crescimento de 12% no mercado de aviação brasileiro no próximo ano e diz não ter medo da guerra de preços com a Azul e a Gol: "O cliente satisfeito compra de novo". Leia a entrevista completa na Folha desta terça-feira.



FONTE:O Documento
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Dois aviões, um israelense e outro francês, quase se chocaram sobre Belgrado


Um avião da companhia aérea israelense El Al quase entrou em colisão com um aparelho da Air France no espaço aéreo sérvio no dia 28 de dezembro, devido a um erro cometido pela tripulação da aeronave francesa, informou nesta quarta-feira o Directorat - o Departamento sérvio da Aviação Civil.

Foi aberta uma enquete sobre este incidente segundo o qual um avião do tipo Airbus 318 da Air France e um Boeing 777 da El Al posicionaram-se numa distância de apenas 300 metros um do outro, porque "o aparelho francês não seguiu as instruções dadas pelo controle do tráfego aéreo", indicou o Directorat em comunicado citado pela agência Beta.

"A tripulação francesa repetiu corretamente as instruções de descer a uma altitude de 35.000 pés (10.668 metros), mas, por motivos ainda não estabelecidos, o aparelho continuou a descer abaixo da altitude requerida e aprovada" ao sobrevoar Belgrado, precisou a nota.

Acrescentou que um possível choque entre as duas aeronaves foi evitado graças a "uma intervenção no momento certo pelo controlador de voos".

Segundo a imprensa local, 120 passageiros estavam a bordo do avião israelense que operava entre Tel Aviv e Nova York.

De acordo com uma porta-voz da Air France, "o voo prosseguiu normalmente e, em nenhum momento, o avião nem seus passageiros estiveram em risco". O aparelho havia decolado do aeroporto de Paris Charles-de-Gaulle às 10H26 no dia 28 de dezembro e "pousou antecipadamente em Sofia, às 13H29".


Fonte, Foto: AFP

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Tráfego aéreo cresce em Novembro

As viagens aéreas internacionais de passageiros cresceram em Novembro pelo terceiro mês consecutivo, em termos homólogos, numa tendência que foi acompanhada pelo transporte de mercadorias.

As viagens internacionais cresceram 2,1% face a Novembro de 2008 e os transportes de mercadorias subiram 9,5% face ao mesmo período, segundo a Bloomberg que cita o comunicado da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Apesar disso, o tráfego aéreo de passageiros continua 6% abaixo do pico de 2008, com a variação homóloga a ser mais expressiva, dado o declínio acentuado na procura de transporte aéreo observada no ano passado.

Este crescimento das viagens e do transporte de mercadorias sinaliza uma melhoria moderada das condições de mercado da aviação. Apesar de longe do pico de 2008, as taxas de ocupação recuperaram para níveis “pré-crise”, considera a Iata, citada pela agência Bloomberg..

No mês passado, a taxa de ocupação de lugares para passageiros nos voos aéreos internacionais foi de 75,4%, ao passo que a de transporte de mercadorias ficou em 56,6%.

“A procura continua a melhorar, mas ainda temos muito terreno para recuperar”, disse o presidente da IATA à Bloomberg. Como os preços das passagens devem permanecer baixos, “conservar dinheiro, controlar os custos e procurar cuidadosamente um equilíbrio entre a procura e a oferta continuam a ser pontos-chave para a sobrevivência”, sublinhou.

FONTE:Hugo Paula Jornal de Negócios - Portugal
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Passageiros enfrentam mais um dia de transtornos em Confins


Pelo segundo dia seguido, os passageiros que embarcam ou aguardam a chegada de aviões no Aeroporto de Confins, na Grande BH, precisam ter paciência. Como o tempo na região permanece chuvoso e com neblina, não oferecendo segurança para pousos e decolagens, o terminal continua a operar por instrumentos e não há previsão para a situação se normalizar.

Conforme a Infraero, dos 48 voos previstos entre a meia-noite e 11h desta quarta-feira, 18 estavam atrasados e outros seis foram cancelados. Há casos de passageiros que aguardam para viajar desde o meio-dia dessa terça-feira. Muitos passageiros foram levados para hotéis da região e retornaram nesta manhã, na expectativa de conseguirem voar.
Conforme a equipe de reportagem do jornal Estado de Minas, que esteve no aeroporto nesta manhã, a situação ainda era ruim, com filas extensas nos guichês. As salas de embarque também estavam cheias.

Gritos

Na terça-feira, alguns passageiros indignados chegaram a gritar no saguão do terminal, exigindo a presença de um representante da Gol. O grupo de 21 passageiros tinha previsão de embarque para Buenos Aires às 6h30, com conexão em Guarulhos (SP), e chegou a fazer o check-in para embarcar. Depois de três horas na sala de espera, ansiosos e com poucas informações, foram orientados a sair e remarcar o voo. Mas o transtorno tinha apenas começado. A cada hora, a Gol agendava novo horário e, inclusive, chegou a avisar que os passageiros só poderiam voar no dia 31.

Em nota, a Gol informou que “os cancelamentos ou alterações de horários de voos em virtude de más condições climáticas são procedimentos habituais nas operações aéreas” e negou a ocorrência de overbooking (venda de passagens acima da capacidade das aeronaves): “Ações como essa visam garantir a segurança operacional, item prioritário da política de gestão da empresa”, diz o texto.

Mas os problemas não foram enfrentados apenas entre os passageiros da Gol. A Tam também teve quatro voos cancelados e 13 atrasados, e as demais companhias aéreas adiaram 11 partidas e chegadas e cancelaram outro dois vôos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 16 reclamações foram registradas em Confins na terça-feira.



FONTE:UAI
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Avião cai e causa uma morte

No segundo acidente aéreo em dois dias no Estado, o auxiliar de pista Loivo da Costa, 37 anos, morreu após a queda de um avião agrícola em São Francisco de Assis, na Região Central.

Aaeronave, que havia partido de São Pedro do Sul para fazer a adubação com ureia em uma lavoura na localidade de Mucambo, pegou fogo após a queda. A Polícia Civil do município investiga se a vítima estava dentro da aeronave ou em solo.

O piloto Jefferson Rodrigues, 37 anos, teria sido arremessado para fora do avião na hora da queda. Ele sofreu escoriações e, até a noite de ontem, estava internado no Pronto Atendimento do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A instituição não divulgou o boletim com o estado de saúde do piloto.

Além da Polícia Civil, o caso será investigado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ontem à tarde, policiais civis foram à propriedade para tirar fotos dos destroços e do local. O avião não foi removido pois está à espera da perícia de técnicos da Anac, prevista para ocorrer hoje.

A Destaque Aviação Agrícola, proprietária da aeronave, nega a hipótese de falha mecânica.

De acordo com a empresa, o avião passou por uma revisão completa há cerca de dois meses e estava apto para voar.

Costa morava em São Vicente do Sul, era separado e deixou uma filha de sete anos. A irmã dele, Lúcia Palma da Costa Dias, ficou em choque.

– Soube do acidente por volta do meio-dia. Ele era muito brincalhão e dava valor à família – conta Lúcia.

O auxiliar de pista será velado em São Vicente do Sul e enterrado em Dilermando de Aguiar, onde moram seus pais.

A primeira morte da semana ocorreu em Aceguá. A queda de um avião agrícola carregado com ureia para ser despejada sobre uma lavoura de arroz, causou a morte do piloto Jair Palma Militz, 45 anos, após uma decolagem frustrada.

Ele acabou dentro de uma lagoa e morreu afogado.

FONTE:JOANNA FERRAZ por Zero Hora
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Avião da JetBlue faz pouso de emergência nas Bermudas

Um jato de passageiros da JetBlue Airways em voo de Aruba para Boston fez um pouso de emergência nas Bermudas na terça-feira, depois que a tripulação percebeu fumaça na cabine, afirmou um jornal local nesta quarta-feira, citando os bombeiros e funcionários da companhia aérea.

O Airbus A320 aterrissou com segurança na noite de terça-feira no aeroporto internacional L.F. Wade na ilha do Atlântico, afirmou a tenente Dana Lovell, dos Bombeiros de Bermudas, segundo o jornal Royal Gazette. Não houve feridos.

"Uma fumaça vinha do controle de voo e o piloto contatou a torre para dizer que ele conseguia desativar os controles que tinham fumaça, mas não conseguiu desligar os alarmes", disse Lovell, segundo o jornal.

O Royal Gazette citou um representante não identificado da JetBlue dizendo que o piloto desviou o voo 774 para Bermudas por precaução. Segundo o jornal, 70 passageiros estavam a bordo.

"Pode ter sido uma quebra de luz ou fumaça", disse o representante, acrescentando que o avião foi verificado e liberado para decolagem novamente, segundo o jornal.

A JetBlue não respondeu imediatamente aos pedidos de detalhes sobre o episódio.



FONTE:Reuters/Brasil Online
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Amsterdã usará scanners de corpo inteiro em voos para EUA

O aeroporto Schiphol de Amsterdã começará a usar scanners de corpo inteiro dentro de três semanas para examinar pessoas viajando aos Estados Unidos, depois de consultas com as autoridades norte-americanas, afirmou a ministra do Interior da Holanda nesta quarta-feira.

A ministra Guusje ter Horst disse que os procedimentos normais de segurança foram seguidos corretamente no dia de Natal, quando o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab embarcou em Amsterdã com destino a Detroit.

O homem, de 23 anos, está detido nos EUA acusado de tentar explodir o voo.

"Faremos estas máquinas, cerca de 15 no total, disponíveis para voos aos Estados Unidos dentro de três semanas", a ministra em conferência de imprensa em Haia.

Ter Horst disse que os detectores de metais normais não encontram explosivos e que o uso de um scanner de corpo inteiro teria ajudado a evitar que Abdulmuttalab tivesse levado explosivos ao avião.

Ela ainda alertou que não há 100 por cento de garantia de que os novos detectores capacitem a segurança do aeroporto de encontrar explosivos.

Os scanners de corpo inteiro, ao contrário dos detectores de metais usados em aeroportos pelo mundo, usa ondas de rádio para gerar uma imagem do corpo que pode encontrar anomalias por baixo das roupas.

As investigações continuam para descobri se Abdulmuttalab teve ajuda em Amsterdã, afirmou o ministério do Interior nesta quarta-feira.

O chefe da agência contra-terrorismo holandesa, Erik Akerboom, afirmou ainda que Abdulmuttalab apresentou um passaporte nigeriano válido no aeroporto de Schiphol ante de embarcar no voo para Detroit.



FONTE:OGlobo
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Susto em Detroit suscita debate sobre scanners em aeroportos

Já existem recursos tecnológicos que poderiam ter detectado os explosivos escondidos na roupa íntima de um nigeriano acusado de tentar explodir um avião sobre Detroit, mas preocupações de custo e privacidade impediram seu uso amplo até hoje.

Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, é suspeito de ter tentado acionar um explosivo chamado PETN usando uma seringa com substâncias químicas quando o vôo 253 da Northwest se aproximou de Detroit na manhã de Natal.

Ele tinha passado por verificações de segurança em Lagos e Amsterdã, onde os detectores de metal normais não identificaram a arma.

O aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, tem pelo menos 15 scanners "de onda milimétrica" de corpo inteiro que "enxergam" sob a roupa dos passageiros para detectar armas ou volumes suspeitos.

O problema é que seu uso tem sido voluntário até agora, devido à preocupação de que os aparelhos possam mostrar os passageiros "nus" para os operadores e quaisquer outras pessoas que passem diante da tela das máquinas.

Outro problema é o custo alto. Enquanto um detector de metal padrão do tipo usado em aeroportos custa até 15 mil dólares, os scanners corporais custam cerca de dez vezes mais.

"Não prevejo uma corrida para a aquisição de novos equipamentos, porque as operadoras de aeroportos estão com recursos escassos no momento e porque o equipamento, embora seja bom, não resolve o problema", disse Kevin Murphy, gerente de produtos de segurança física do Qinetiq Group, empresa britânica de tecnologia de segurança e defesa.

"Alguns passageiros se sentem tranqüilizados porque existem novas tecnologias disponíveis e se dispõem a abrir mão de sua privacidade por isso. Outros se sentem ultrajados."

Murphy disse à Reuters que, além de hardwares avançados, os aeroportos precisam se planos de segurança, modelos comportamentais e processos de contratação eficazes.

Dois tipos de scanners, conhecidos como "ondas milimétricas" e "backscatter X-ray", procuram fazer a mesma coisa: enxergar sob as roupas dos passageiros e identificar objetos incomuns graças a suas densidades diferentes em relação ao corpo humano.

Especialistas dizem que os receios públicos de radiação decorrente das máquinas de raios X são infundados. Mas os temores quanto à privacidade pesam mais que os receios de saúde, nos EUA e especialmente na Europa.

O Ministério do Interior alemão, que define os padrões de segurança dos aeroportos domésticos, se negou a usar scanners corporais no ano passado depois de decidir que representam uma invasão de privacidade, embora sua utilidade e segurança ainda estejam sendo testados.

Na Grã-Bretanha, o ministro do Interior Alan Johnson disse: "Pretendemos estar na vanguarda desta nova tecnologia e assegurar sua implementação no menor prazo possível."

Mas os avanços até agora têm sido lentos. Um porta-voz do aeroporto de Manchester disse que o aeroporto está fazendo testes, mas ainda não tomou nenhuma decisão sobre a implementação dos scanners, e a BAA, que opera o aeroporto de Heathrow, disse que não está usando scanners corporais.

O Parlamento Europeu vem se opondo aos scanners corporais por motivos de privacidade e saúde e pediu mais estudos sobre esses dois pontos.

Mas um porta-voz da Comissão Européia disse na terça-feira que "não existem normais da EU que impeçam países membros de usar os scanners se quiserem."

(Reportagem adicional de Madeline Chambers e Brian Rohan em Berlim, Luke Baker em Bruxelas, Adrian Croft, Bill Maclean e Eric Auchard em Londres e Gilbert Kreijger em Amsterdã)



FONTE:OGlobo
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Avião não tripulado vai monitorar Floresta Amazônica e favelas

A primeira aeronave não tripulada da Polícia Federal -a ser utilizada tanto na vigilância da Amazônia quanto no sobrevoo a favelas- está próxima a entrar em operação. Faz parte da frota de 15 aviões controlados à distância, comprada em outubro da empresa israelense IAI (Israel Aerospace Industries) por R$ 345 milhões.

O Heron, modelo adquirido pelo governo brasileiro, é usado atualmente por órgãos de defesa de países como EUA, Canadá, Índia e Turquia. No Brasil, esses aviões -cujo nome técnico é Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado)- serão usados pela PF para mapear e monitorar todo o território nacional.

O Heron pode ser comandado por um piloto em terra, que fica numa base a até mil quilômetros de distância, ou voar em missões pré-programadas. Decolagem e pouso são automáticos. Cada aeronave é dotada de aparelhos que permitem captar imagens em alta resolução mesmo quando está a 10 mil metros de altitude. Pessoas, automóveis e até as informações de um crachá podem ser visualizados com nitidez. "A nova frota será uma ferramenta estratégica para combater crimes que vão desde o tráfico de drogas até o desmatamento da Amazônia", diz o delegado Alessandro Moretti, diretor do Centro de Inteligência da PF.

Além de monitorar a entrada de drogas e armas na fronteira, os aviões serão usados em favelas do Rio e de SP. Fornecerão à polícia um mapa detalhado desses lugares e poderão servir de apoio em incursões em morros, munindo os soldados de informações sobre a movimentação dos traficantes sem que nenhum deles precise se arriscar sobrevoando uma área conflagrada em um helicóptero.

Em regiões muito extensas e de difícil acesso, como a floresta amazônica, a aeronave poderá identificar invasões de áreas indígenas e focos de desmatamento ilegal. O Heron tem autonomia para voar 36 horas e é capaz de visualizar túneis e embarcações submersas. Seus sensores permitem que ele opere à noite e em condições climáticas desfavoráveis. Mas o avião não tripulado também tem risco de acidente. Aeronaves como a americana Predator já precisaram ser abatidas no ar, por estarem descontroladas. A maioria dos acidentes envolve erros de operação dos pilotos em terra. Falhas técnicas e choque com objetos, como antenas, também são comuns.
No Brasil, equipe da PF passou por treinamento no exterior para a operação dos aviões que começam a chegar.




FONTE:
por Folha Online
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Quase um terço dos acidentes nos EUA ligados à aviação são de para-quedistas

Mais de mil pessoas são hospitalizadas todos os anos nos Estados Unidos devido a lesões relacionadas à aviação, e apenas um décimo delas são passageiros de aeronaves comerciais.

Pesquisadores analisaram dados de 2000 até 2005, compilando informações sobre colisões, acidentes com pára-quedas, lesões de trabalhadores da área de manutenção de aeroportos e lesões de passageiros em solo, entre outros.

O relatório, que aparece na edição de dezembro da Aviation, Space, and Environmental Medicine, usa um grupo de bases de dados de saúde administrado pelo projeto de custo e utilização de serviços de saúde do governo americano.

Apenas 10,6% das pessoas hospitalizadas estavam viajando em aeronaves comerciais. Mais de 32% sofreram lesões em aviões particulares, e quase 10% em planadores ou asa-delta. Saltar do avião é realmente perigoso: 28,9% das pessoas que sofreram lesões eram para-quedistas.

Mais de 28% de todas as lesões ocorreram nos membros inferiores. Enquanto apenas 2,5% dos pacientes apresentaram queimaduras, eles responderam por 17% das mortes após a hospitalização.

Falta de informação

O serviço militar estabeleceu eficazes sistemas de vigilância para monitorar as lesões na aviação, mas os pesquisadores afirmam que as fontes de informação sobre lesões não-militares não são tão completas.

Nem o Comitê Nacional de Segurança do Transporte nem a Administração Federal de Aviação coletam informações completas sobre todos os passageiros que sofreram lesões. Susan P. Baker, a principal autora do estudo, acredita que isso é um problema.
"Acho que fazemos bom uso de uma fonte de dados valiosa", disse Baker, "mas as informações ideais sobre as lesões viriam do CNST, para que elas pudessem ser relacionadas aos dados sobre as aeronaves e as circunstâncias dos acidentes".

Baker, professora de política e administração da saúde da Johns Hopkins, disse que, embora a categoria mais ampla de lesões e mortes sempre tenha sido aviões particulares, "me surpreendeu que tantos pára-quedistas estejam entre os que sofreram lesões".

"Houve quase tantas lesões envolvendo pára-quedistas quanto as que ocorreram na aviação civil", disse ela.

FONTE:Olhar Direto
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LAN Airlines confirma compra de 30 aeronaves Airbus A320 da Airbus

Os novos A320 farão parte da atual frota da LAN, composta de aviões A318, A319, A320 e A340-300, e serão operados em voos para diferentes rotas na região a partir de “hubs” na América Latina. Atualmente, a LAN opera 65 destinos no mundo, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, América do Norte, Europa e Sul do Pacífico.

Ignacio Cueto, Diretor de Operações da LAN Airlines, comentou: "Esse investimento assegura o futuro crescimento da empresa e reafirma o compromisso da LAN com o desenvolvimento da aviação comercial na America Latina, bem como com o crescimento econômico e social dos países na região. Essas aeronaves são operadas pelas melhores empresas aéreas do mundo e possuem tecnologia de ponta, criando uma mudança significativa em termos de serviço, qualidade e conforto, permitindo que a LAN ofereça a melhor experiência de viagem aos seus passageiros”.

“A LAN tem sido um cliente valioso da Airbus desde 1998. A nova encomenda de aeronaves eco eficientes da família A320 significa um forte voto de confiança e estamos convencidos que nossa aeronave, que é referencia de mercado, ajudará a firmar a já sólida posição da LAN na América Latina”, disse John Leahy, Diretor de Operações para Cliente da Airbus. “Esse pedido é um marco que consolida a parceria entre nossas empresas para o futuro”.

A família de aviões A320 possui a menor taxa de queima de combustível, emissões e ruídos de sua classe. A Airbus investe mais de 100 milhões de Euros em pesquisa e desenvolvimento para manter os A320 como os mais avançados e eficientes aviões de corredor único do mercado.

A eco eficiente família A320 é a preferida entre as empresas aéreas tradicionais e também entre as de baixo custo e de alto crescimento, para as quais é referencia de mercado atualmente. Com mais de seis mil pedidos e mais de quatro mil aeronaves entregues para mais de 300 clientes e operadoras, os aviões A318, A319, A320 e A321 são os modelos mais vendidos no mundo.



FONTE:Aviação Paulista
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Cães inspecionam bagagens de passageiros em aeroportos dos EUA


Depois que os EUA descobriram que um avião que aterrissou em Detroit poderia ter sido alvo de atentado no dia de Natal, as autoridades norte-americanas intensificaram o trabalho de segurança nos aeroportos do país. Em Los Angeles, cães treinados estão inspecionando e farejando explosivos nas bagagens dos passageiros. O trabalho é realizado em todo o complexo, especialmente nas salas de embarque.

Foto: Mario Anzuoni/Reuters
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12Horas.Aérea Aviation:Retrospectiva 2009 Aviação

As principais notícias sobre aviação você acompanha aqui no blog 12horas.aérea aviation

Ver Retrospectiva Aviação
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Polícia alemã testa scanner corporal para segurança aérea


A Polícia alemã está testando há um ano e meio os sistemas de scanner corporal para melhorar a segurança aérea, informaram nesta terça-feira fontes policiais, depois que, nos últimos dias, aumentaram os controles dos passageiros com destino aos Estados Unidos.

Os testes acontecem a portas fechadas, em dependências policiais de Lübeck (norte do país), e, até o momento, não foi elaborado nenhum relatório sobre sua eficiência nem estabelecido quanto tempo durarão as provas, acrescentou essa fonte.

As autoridades alemãs, assim como outros países europeus e do resto do mundo, aumentaram o esquema de segurança e controle dos viajantes para os EUA, após a tentativa de atentado realizada por um nigeriano em um avião que fazia a rota Amsterdã-Detroit.

Os passageiros com destino aos EUA devem se apresentar nos aeroportos antes do habitual, mas essas medidas provocaram alguns atrasos nas decolagens desses voos.

A tentativa de atentado no avião com destino a Detroit abriu um debate na Alemanha sobre segurança aérea, enquanto alguns especialistas advertem que esta não pode ficar 100% garantida nem mesmo com scanner corporal, que também representa uma restrição do direito à privacidade.

Por enquanto, a União Europeia (UE) não autorizou a instalação desses aparelhos de maneira generalizada nos aeroportos, devido à oposição manifesta do Parlamento Europeu, em outubro de 2008, a sua implantação.

O sindicato da Polícia alemã reivindicou um reforço dos efetivos nos aeroportos e lembrou que parte das funções de controle foram repassadas para vigilantes e empresas privadas.

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Avião da FAB volta ao Suriname para buscar vítimas de confronto

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deverá buscar nesta quarta-feira cinco brasileiros que estão internados no Suriname, vítimas da onda de violência que ocorreu na cidade de Albina, a 150 quilômetros da capital, Paramaribo.

O apoio da FAB é resultado de um pedido do Itamaraty, que planeja levar os brasileiros para a cidade de Belém, no Pará.

Diplomatas brasileiros não descartam, ainda, a possibilidade de o voo ser estendido a outros 15 imigrantes, que demonstraram interesse em retornar ao país.

Essa é a segunda viagem da FAB ao país vizinho desde o ataque a brasileiros, na véspera de Natal. No último domingo, um avião da Força Aérea chegou a Belém com cinco brasileiros que escaparam do confronto.

Diplomatas brasileiros que estão no Suriname continuam percorrendo hospitais e hotéis da região, em busca de vítimas e testemunhas do confronto.

Estima-se que 80 brasileiros tenham sido atacados por um grupo de maroons (etnia local, descendente de escravos africanos). A onda de violência seria uma represália ao suposto assassinato de um surinamês por um brasileiro.

O governo brasileiro ainda não teve a confirmação de nenhuma vítima fatal, mas algumas testemunhas falam em quatro assassinatos e em pessoas ainda desaparecidas.

"Incomunicáveis"

Em nota divulgada nesta terça-feira, o Itamaraty diz que a grande maioria dos brasileiros que vivem na região de Albina trabalham em garimpos no interior do Suriname e da Guiana Francesa e que "costumam passar semanas na floresta, incomunicáveis".

Por esse motivo, diz o comunicado, "é necessário aguardar antes de considerar desaparecido qualquer desses cidadãos".

Segundo o Itamaraty, a chanceler do Suriname, Lygia Kraag, expressou "profunda desolação do governo do Suriname em relação ao ocorrido".

Durante uma reunião com o embaixador do Brasil no Suriname, José Luiz Machado e Costa, a chanceler teria ainda "manifestado a perplexidade do povo e do governo do país com o fato de um desentendimento individual ter gerado convulsão desse porte".

Ainda de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a chancelaria do Suriname "declarou que o governo tomará todas as providências necessárias para que fato similar não venha a se repetir".

O Itamaraty informou que continua "buscando informações" sobre o ocorrido na última quinta-feira.



FONTE:BBC BRASIL
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Parceria entre Abeoc-SP e Gol será aprimorada com sugestões de associados

Associados da Associação Brasileira das Empresas de Eventos - Estadual São Paulo (Abeoc-SP) têm vantagens ao viajar com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes. A parceria, que oferece facilidades para comprar passagens aéreas, foi apresentada aos associados em São Paulo. A Gol oferecerá condições especiais para os associados, tanto em viagens nacionais como nos voos internacionais. "Pensando no segmento de Eventos e nos associados da Abeoc, a Gol criou oportunidades que atendem as necessidade do perfil deste público", falou a Coordenadora de Congressos, Eventos e Feiras da Gol, Fernanda De Santis Cecco.
Além de sugerir complementos na parceria, os associados falaram das necessidades para a operacionalização do seu trabalho. As observações levaram a representante da Gollog, unidade de cargas da Gol, Wanda Pedrialli, a apresentar institucionalmente o serviço de transporte de cargas, suas facilidades e inovações. No início de 2010, a Abeoc e a Gollog implantarão condições especiais para os associados utilizarem o serviço de cargas da Gol com benefícios e vantagens. "Ter uma tarifa negociada para a carga, além do bilhete aéreo, pode ser uma grande vantagem para os associados. Criaremos no início do ano um comitê de trabalho reunindo associados de vários segmentos para fazermos uma sugestão à Gol em relação a alguns aspectos avaliados e que podem ser alterados tornando-se vantagens competitivas para os associados da Abeoc", explica o presidente da Abeoc-SP, José Eduardo de Souza Rodrigues.
Para usufruir das vantagens já negociadas, o associado Abeoc-SP deve fazer um cadastro no portal da Gol na internet. O link está no site www.abeoc.org.br .


FONTE:mercado e eventos
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Japan Airlines cogita pedir concordata

O Enterprise Turnaround Initiative Corp of Japan, fundo criado pelo governo japonês para ajudar na recuperação de empresas através do financiamento, pode aceitar uma concordata como parte da reestruturação da companhia Japan Airlines.
A Japan Airlines é a maior empresa aérea do país e encontra-se em crise desde outubro.


FONTE:mercadoeeventos
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Governador queir implantar Base Aérea no Tocantins

O governador Carlos Henrique Gaguim foi recebido pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Antonio Pinto Macêdo, no Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, na tarde desta terça-feira, 29, em Brasília. O Comando da Aeronáutica pretende deslocar o Batalhão de Operações Especiais do Exército, em Goiânia, e o Esquadrão de Transporte de Tropas da FAB – Força Aérea Brasileira, no Rio de Janeiro, para um novo local no Centro-Oeste. Algumas cidades estão sendo estudadas para se verificar qual local seria mais viável para a instalação de uma Base Aérea de treinamento.

O governador sugeriu a área portuária de Palmas devido à possibilidade de se construir, em seus 23 km2, uma pista exclusiva para treinamento de paraquedistas. Ele espera que a Base venha absorver o contingente local. “A Aeronáutica vai criar perspectivas para atender nossos jovens, serão mais de 4 mil jovens, e ainda vai levar para lá a brigada de pára-quedistas. (...) Colocamos Palmas como prioridade”, afirmou.

Gaguim convidou o tenente-brigadeiro a conhecer a capital. O tenente-brigadeiro mostrou interesse e afirmou que pretende colocá-la no roteiro de visitas para discutir com o grupo de trabalho do Exército e Aeronáutica. Também disse que há a possibilidade de a base ser instalada em Palmas, pois “existe uma grande colaboração e intenção dos dirigentes políticos do Estado de se ter a presença das Forças Armadas. É uma área com muito espaço como necessita a força aérea para seus treinamentos”.

O secretário de Educação e Cultura, senador licenciado Leomar Quintanilha, e o assessor de Mercado Aéreo, Eduardo Artur Silva, acompanharam o governador.

Banco do Brasil
Pela manhã, o governador esteve na sede do Banco do Brasil, onde se reuniu com a Diretoria de Governo do Banco para tratar de um financiamento de R$ 60 milhões para o Estado. O contrato já foi aprovado e está sendo elaborado pela assessoria jurídica da instituição.

Educação

O secretário Leomar Quintanilha e o governador do Estado conversaram, no início da manhã, na Secretaria de Representação, sobre a possibilidade de se terceirizar os serviços de alimentação das redes públicas de ensino e saúde e do sistema prisional. O governador deve analisar melhor os projetos e avaliar os custos para o Estado.
(Cristiane Hidaka - Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Representação do Governo do Estado, em Brasília)

FONTE:
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Fluxo nacional de passageiros em Alagoas aumentou 16,5%

Alagoas está comemorando os altos números de seu turismo. Segundo dados da Infraero divulgados hoje (29/12) o fluxo nacional de passageiros para o estado aumentou 16,5%, com quase um milhão de pessoas desembarcando no Aeroporto Zumbi dos Palmares até novembro. Conforme vem acontecendo ao longo do ano, esse aumento superou a média brasileira, que teve aumento de 13,4%.

O fluxo total (voos nacionais e internacionais) para Alagoas teve aumento de 15%, com 999.039 passageiros desembarcados no Aeroporto Zumbi dos Palmares, um recorde histórico. Em 2006, a média era de 700 mil passageiros, nos anos seguintes, de 2007 e 2008 a média chegou a 850 mil. O crescimento também se manteve acima da média nacional, que ficou em 11,5%.

Para o secretário de Turismo de Alagoas, Virginio Loureiro, o estado tem muito a comemorar, pois a expectativa para a temporada, até o carnaval, é que mais 250 mil turistas cheguem a Maceió. "Ultrapassaremos, em dezembro, a marca de 1,1 milhão de passageiros, um fato histórico para o turismo alagoano", destacou Loureiro.

Ainda segundo o secretário, esse aumento se deve à captação de novos voos para Maceió e a ampla divulgação que o estado vem realizando em todo o Brasil e outros países, como Itália, Argentina e Chile. "Nós captamos importantes voos, tantos nacionais como internacionais, que irão aumentar ainda mais o fluxo de passageiros até março", ressaltou Loureiro.



FONTE:mercado e eventos
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Mau tempo provoca atrasos nos voos no Aeroporto de Confins

As condições do tempo provocaram transtornos no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), nesta terça-feira (29). Voos foram cancelados e outros atrasaram. Houve tumulto no terminal.
A Gol informou, em nota, que os voos foram cancelados ou atrasados para preservar a segurança das operações. A empresa informou ainda que prestou atendimento aos passageiros, conforme as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANac).

A Gol também disse que todos os voos já estão no horário. Mas, passageiros de um voo para Florianópolis, que deveriam ter saído de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira, só deveriam decolar às 20h e a chegada prevista para 00h40 desta quarta-feira (30).

FONTE:G1

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Mau tempo provoca atrasos nos voos no Aeroporto de Confins

As condições do tempo provocaram transtornos no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), nesta terça-feira (29). Voos foram cancelados e outros atrasaram. Houve tumulto no terminal.
A Gol informou, em nota, que os voos foram cancelados ou atrasados para preservar a segurança das operações. A empresa informou ainda que prestou atendimento aos passageiros, conforme as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANac).

A Gol também disse que todos os voos já estão no horário. Mas, passageiros de um voo para Florianópolis, que deveriam ter saído de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira, só deveriam decolar às 20h e a chegada prevista para 00h40 desta quarta-feira (30).

FONTE:G1

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Obama pede revisão na segurança aérea contra terror

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou que seja feita uma revisão de procedimentos nas agências de segurança para a aviação. Funcionários da Casa Branca reconhecem que o ataque frustrado do dia de Natal, em um avião que partiu de Amsterdã (Holanda) em direção a Detroit (EUA), deixou claro que há uma série de áreas para serem examinadas.

Nesse dia, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, que já estava na lista de suspeitos, não foi percebido pelos esquemas de contraterrorismo norte-americanos. Seu pai até já havia alertado funcionários da Embaixada dos Estados Unidos na Nigéria, no mês passado, sobre possíveis intenções do filho.

"A reunião de informação, relacionadas às listas de supervisão, já começaram", disse Denis McDonough, chefe de pessoal do Conselho de Segurança Nacional. "Nós começamos a reunir dados e vamos continuar a reunir mais." Mas ninguém ainda está realizando a investigação, disse McDonough, um dos principais conselheiros do presidente, que falou com os jornalistas durante as férias de Obama no Havaí.

Uma ordem separada de revisão dos procedimentos de segurança que inclui milhões de passageiros da aviação civil a cada ano está sob a autoridade do Departamento de Segurança Nacional. Essa investigação, segundo funcionários, está centrada em descobrir como Abdulmutallab conseguiu embarcar um avião com destino aos Estados Unidos com materiais que poderiam ter derrubado a aeronave nas horas finais do voo.


Ontem, Obama disse que a ação de Abdulmutallab foi "uma tentativa de ato de terrorismo" e prometeu "fazer tudo que pudermos para manter os Estados Unidos seguros". "Os Estados Unidos farão mais do que simplesmente reforçar nossas defesas. Vamos continuar a usar cada elemento de nosso poder nacional para interromper, desmantelar e combater os extremistas violentos que nos ameaçam", declarou.

Al-Qaeda

A Al-Qaeda na Península Arábica assumiu a responsabilidade pelo atentado e disse que ele foi uma retaliação às operações norte-americanas contra o grupo no Iêmen. Uma declaração postada na internet pelo grupo diz que Abdulmutallab, em coordenação com membros do grupo, usou explosivos manufaturados pelos integrantes da Al-Qaeda.

McDonough disse que os Estados Unidos não confirmam a autoria do texto publicado. "Não temos uma verificação independente da afirmação, mas obviamente o presidente deixou claro sua preocupação com os afiliados da Al-Qaeda, o aumento das organizações extremistas globais e como os integrantes da Al-Qaeda em outros países", disse McDonough.
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Obama pede revisão na segurança aérea contra terror

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou que seja feita uma revisão de procedimentos nas agências de segurança para a aviação. Funcionários da Casa Branca reconhecem que o ataque frustrado do dia de Natal, em um avião que partiu de Amsterdã (Holanda) em direção a Detroit (EUA), deixou claro que há uma série de áreas para serem examinadas.

Nesse dia, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, que já estava na lista de suspeitos, não foi percebido pelos esquemas de contraterrorismo norte-americanos. Seu pai até já havia alertado funcionários da Embaixada dos Estados Unidos na Nigéria, no mês passado, sobre possíveis intenções do filho.

"A reunião de informação, relacionadas às listas de supervisão, já começaram", disse Denis McDonough, chefe de pessoal do Conselho de Segurança Nacional. "Nós começamos a reunir dados e vamos continuar a reunir mais." Mas ninguém ainda está realizando a investigação, disse McDonough, um dos principais conselheiros do presidente, que falou com os jornalistas durante as férias de Obama no Havaí.

Uma ordem separada de revisão dos procedimentos de segurança que inclui milhões de passageiros da aviação civil a cada ano está sob a autoridade do Departamento de Segurança Nacional. Essa investigação, segundo funcionários, está centrada em descobrir como Abdulmutallab conseguiu embarcar um avião com destino aos Estados Unidos com materiais que poderiam ter derrubado a aeronave nas horas finais do voo.


Ontem, Obama disse que a ação de Abdulmutallab foi "uma tentativa de ato de terrorismo" e prometeu "fazer tudo que pudermos para manter os Estados Unidos seguros". "Os Estados Unidos farão mais do que simplesmente reforçar nossas defesas. Vamos continuar a usar cada elemento de nosso poder nacional para interromper, desmantelar e combater os extremistas violentos que nos ameaçam", declarou.

Al-Qaeda

A Al-Qaeda na Península Arábica assumiu a responsabilidade pelo atentado e disse que ele foi uma retaliação às operações norte-americanas contra o grupo no Iêmen. Uma declaração postada na internet pelo grupo diz que Abdulmutallab, em coordenação com membros do grupo, usou explosivos manufaturados pelos integrantes da Al-Qaeda.

McDonough disse que os Estados Unidos não confirmam a autoria do texto publicado. "Não temos uma verificação independente da afirmação, mas obviamente o presidente deixou claro sua preocupação com os afiliados da Al-Qaeda, o aumento das organizações extremistas globais e como os integrantes da Al-Qaeda em outros países", disse McDonough.
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Conheça os planos de Líbano Barroso, o novo presidente da TAM

Líbano Barroso foi confirmado, nesta segunda-feira (28/12), como o novo presidente da TAM O executivo, que ingressou na companhia em 2004, vinha ocupando interinamente o cargo desde a saída de seu antecessor, David Barioni, no início de outubro. Em comunicado, a presidente do conselho de administração, Maria Cláudia Amaro, destacou a experiência de Barroso na área financeira - até ser promovido, o executivo era vice-presidente de Finanças - e o seu foco em custos.

Portal EXAME - A TAM prepara-se para diversificar bastante sua atuação nos próximos anos. Como se dará esse processo?
Líbano Barroso -
Nosso objetivo é criar um grupo de negócios de aviação. É claro que a espinha dorsal será sempre a empresa de transporte de passageiros. Mas tudo o que gravita em torno da aviação e complemente nossos negócios é interessante. Já pedimos o registro de companhia aberta para a Multiplus. Também queremos explorar melhor o potencial de negócios do Centro de Manutenção de São Carlos. O centro já possui certificações para prestar serviços para aeronaves Airbus, Fokker e Boeing 767. Também estamos buscando ampliar a certificação para todos os modelos da Boeing. Somos certificados para atender companhias européias e americanas. Além disso, queremos desenvolver mais a TAM Viagens, nossa operadora de turismo. Temos ainda a área de transporte de carga.

Portal EXAME - E a participação na privatização de aeroportos?
Barroso -
Esse é um negócio que deve ficar na alçada dos controladores, por meio da TEP [a holding dos Amaro que reúne seus investimentos]. Já os demais negócios serão desmembrados e passarão a ser empresas controladas pela TAM.



FONTE:Portal EXAME
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Anac: aéreas aumentam fiscalização para voos para os EUA


Os brasileiros que estão de viagem marcada para os Estados Unidos precisarão ter um pouco mais de paciência na hora de passar pela revista. É que desde 26 de dezembro, um dia após o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab ter tentado explodir um avião americano, as companhias aéreas estão fazendo a revista das bagagens de mãos antes do embarque. Na prática, os passageiros têm de passar duas vezes por detectores de metais.

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil(Anac), a recomendação para o reforço na fiscalização partiu do Departamento de Segurança dos Aeroportos dos EUA e está sendo adotada em aeroportos internacionais com destino aos Estados Unidos. A Anac não sabe informar quanto tempo irá durar esta medida.

Os Estados Unidos também reforçaram nos últimos dias a segurança da aviação comercial, em meio a dúvidas sobre como um nigeriano levou explosivos para dentro de um voo Amsterdã-Detroit e tentou acioná-los. A medida causou confusão em muitos aeroportos do país. Segundo o jornal The New York Times inúmeros passageiros que chegam aos EUA de outros países não têm conhecimento da tentativa de ataque e se assustam com o caos que encontram aos aeroportos.

A Administração da Segurança dos Transportes disse no domingo que reforçou as vistorias pré-voos nos EUA e na Europa, e que há novas restrições também a bordo, como a proibição de acesso ao banheiro sem acompanhamento ou que o passageiro carregue qualquer coisa sobre o colo uma hora antes do pouso.



FONTE:Terra S/A
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Queda de mais um avião agrícola causa morte de auxiliar de pista no Rio Grande do Sul

O auxiliar de pista Loivo Palma da Costa, de 37 anos, natural de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, morreu na manhã desta terça-feira, após a queda de um avião agrícola, em uma propriedade rural na localidade de Mucambo, interior de São Francisco de Assis. A aeronave atingiu Costa, que estava em terra.

O avião havia saído de São Pedro do Sul em direção a São Francisco de Assis, para realizar a adubação com ureia em uma lavoura de arroz. O acidente aconteceu no pouso. Conforme levantamentos preliminares da polícia, o acidente pode ter sido causado por falha humana. O piloto Jefferson Rodrigues, de 37 anos, sofreu escoriações e está internado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

A aeronave pertence à empresa Destaque Aviação Agrícola, de São Vicente do Sul. A empresa diz que a aeronave estava em condições de voo e havia passado por revisão geral há cerca de dois meses.

O piloto Jair Palma Militz, 45 anos, morreu em um acidente com um avião agrícola por volta das 16h30m desta segunda-feira na fazenda Cinco Salsos, em Aceguá, a 428 km de Porto Alegre. Militz teria carregado a aeronave com uréia e, no final da pista, não conseguiu decolar e entrou em uma lagoa. O piloto morreu afogado.



FONTE:Clic RBS via O globo
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Tragédia com pilotos comove as Famílias Murad e Regadas no MA



A morte trágica dos pilotos Enndel Gabriel, 36 anos, e Aloysio Teixeira Barbosa, 54 anos, durante um acidente aéreo registrado no município de Carolina (MA), na última quarta-feira, 23, deixou abaladas três famílias maranhenses. O co-piloto Aloysio, natural do Rio de Janeiro, era casado com a diretora pedagógica do Colégio Dom Bosco, Raíssa Murad, filha do casal Ceres/Roosevelt Murad, proprietários da instituição e da faculdade UNDB. Já o paranaense Enndel Gabriel mantinha sociedade na Construtora Angra com Marquinhos Regadas – filho de Marcos Regadas, da Franere, e era namorado de Daniele Leite, filha do prefeito de Sucupira do Riachão, Juvenal Leite, e residia no Condomínio Toscana, na Ponta do Farol, em São Luís.

Os corpos dos pilotos foram encontrados carbonizados na manhã de domingo, 27, entre os destroços do helicóptero Robinson R-44 (prefixo PR-VVC), em uma área de mata fechada, localizada a 30 quilômetros do balneário ‘Pedra Caída’, em Carolina. De acordo com informações obtidas pelo Jornal Pequeno, Enndel Gabriel teria viajado com Aloysio em um vôo comercial para São Paulo, no último dia 21, a pedido do empresário maranhense Fernando Cavalcante. Dono da construtora Edeconcil, Fernandão, como Cavalcante é mais conhecido, havia comprado a aeronave na capital paulista e solicitou a Enndel que a trouxesse para São Luís.

Na rota do helicóptero, após a saída de São Paulo, segundo o Comando da Aeronáutica, estariam previstas passagens pelas cidades maranhenses de Carolina, Imperatriz e, por fim, São Luís. Durante o último contato que tiveram com o Controle de Tráfego Aéreo, às 14h28 da quarta-feira, os pilotos informaram que haviam acabado de abastecer a aeronave, em Carolina, mas que não cumpririam o plano de vôo. Neste momento, Enndel e Aloysio disseram que seguiriam para uma fazenda, no município de Igarapé do Meio. Depois disso, o helicóptero simplesmente desapareceu.

Os motivos para a mudança do trajeto não são conhecidos, mas alguns chegaram a ser especulados. Um deles seriam as más condições de tempo em Imperatriz; outro, uma possível visita do piloto Enndel Gabriel à sua namorada Daniele, em Sucupira do Riachão.

Causas do acidente – Ainda de acordo com fontes do JP, uma hipótese para a causa do acidente seria a de que a gasolina que abasteceu o helicóptero em Carolina estaria misturada com água, o que teria provocado falha no motor após a decolagem em Carolina. Diante dessa situação, Enndel Gabriel teria tentado um pouso controlado, mas a aeronave bateu em uma árvore e explodiu.

A localização do helicóptero Robinson R-44, segundo informações da Aeronáutica, foi auxiliada por um lavrador identificado como Elcias Ferreira Barros. Ele disse ter visto a aeronave sobrevoando sua roça “de forma descontrolada, subindo e descendo até cair e explodir”.

Depois de removidos do local, os corpos dos pilotos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz. Lá foram reconhecidos, mas também submetidos a coletas de amostras para exames de DNA, que deverão ser feitos em Fortaleza (CE).

Não há previsão para a divulgação dos laudos e, por motivos de segurança, também não foi divulgado o nome da empresa responsável pela realização dos testes. Os destroços do helicóptero serão analisados por equipes de militares do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), com sede em Belém (PA). O Serviço, que investigará a causa do acidente, chegou até o local da queda da aeronave no mesmo dia do achado.

Enndel Gabriel era natural de Concórdia, no Paraná, mas há mais de 15 anos morava em São Luís, trabalhando com aviação comercial e como instrutor de aeroclube. Durante a carreira de piloto, manteve o hábito de cursar módulos de reciclagem, inclusive nos Estados Unidos e na Europa e, segundo informações, teria comemorado o aniversário do amigo Marcos Regadas, um final de semana antes de viajar a São Paulo com Aloysio.

O carioca Aloysio Teixeira Barbosa havia sido piloto da Vasp e também tinha experiência com aviação comercial. Por causa da grande vivência na área, recentemente ele havia sido convidado pelo deputado estadual Rigo Teles para ser seu piloto particular. Seu casamento com Raissa Murad, há cerca de um ano e meio, transformou-se num grande acontecimento social em São Luís, onde ele mantinha um bom relacionamento.

Quatro aeronaves participaram das buscas

A operação de busca envolveu a participação de quatro aeronaves. O primeiro deles foi o helicóptero H-1H dos 1° e 8° Grupos de Aviação, com sede em Belém (PA). Também estiveram nas buscas os aviões SC-95 Bandeirante e SC-105 Amazonas, ambos dos 2° e 10° Grupos de Aviação, com sede em Campo Grande (MS), Além de um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), da Secretaria Estadual de Segurança do Maranhão.

As aeronaves voaram mais de 30 horas, e a coordenação dos trabalhos esteve a cargo de militares do Salvaero Amazônico e também do 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), ambos de Manaus (AM). No total, 30 militares participaram diretamente da operação.

Com a ocorrência do helicóptero Robinson R-44 (prefixo PR-VVC), o Brasil ultrapassa a marca de 100 acidentes aeronáuticos ocorridos na aviação civil brasileira ao longo do ano de 2009.



FONTE:Jornal Pequeno
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