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A380 da Air France sofre incidente, cinco dias após primeiro voo


Cinco dias depois de sua inauguração, o primeiro A380 da Air France teve de voltar para Nova York na sexta-feira, após sofrer uma pane "menor" em seu sistema de informática, no segundo incidente envolvendo o maior avião de carreira do mundo.

O Airbus A380, que fazia a ligação entre Nova York e Paris com 530 passageiros a bordo, teve de dar meia volta, uma hora e meia depois da decolagem, anunciou a companhia nesta segunda-feira, confirmando informações da AFP.

O aparelho foi consertado e decolou novamente duas horas depois, explicou a Air France.

"Foi um problema em um computador de bordo, mas a velocidade do avião não chegou a ser afetada", destacou um porta-voz da Air France, mencionando uma "pane menor" que "tornou a navegação um pouco imprecisa".

"Existe hoje um princípio de precaução absoluta. No menor problema, o avião volta, é consertado e sai novamente", ressaltou.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha (SNPL), majoritário na Air France, o problema vinha do piloto automático.

"Ele não estava funcionando", afirmou Erick Derivry, porta-voz do SNPL, referindo-se também a um "problema menor".

Segundo Derivry, a tripulação tentou várias vezes relançar o sistema. "Como não conseguiu, a única opção era retornar a Nova York", explicou.

"Incidentes como este acontecem a toda hora", minimizou o porta-voz.

Assim como os outros aparelhos, o A380 tem pelo menos dois pilotos automáticos.


FONTE:APF
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Queda de avião na costa do Canadá deixa ao menos 6 mortos


Equipes de resgate encontraram nesta segunda-feira, 30, os corpos de seis pessoas, incluindo uma criança, que morreram quando um hidroavião caiu no Oceano Pacífico na região do Canadá, informaram autoridades na segunda-feira.

Dois sobreviventes foram resgatados da água - o piloto que trabalhava para a empresa Seait Seaplanes e uma passageira. Mergulhadores foram utilizados para resgatar os corpos que estavam submersos, presos aos destroços.

O acidente aconteceu no domingo, depois que o avião decolou da ilha Saturna em direção a Vancouver, segundo informou o Centro de Coordenação de Resgate Conjunto. A causa do acidente é desconhecida, mas as autoridades esperam interrogar o piloto e resgatar parte dos destroços do avião Havilland Beaver.

A ilha Saturna pertence ao arquipélago do Golfo, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, mas a nacionalidade das vítimas não foi divulgada.


FONTE:Estadão
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Avião da TAM bate em ave após decolagem


Um avião Airbus A320 da TAM teve de retornar ao aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, após bater em uma ave pouco depois da decolagem, nesta segunda-feira. De acordo com a companhia aérea, o procedimento é padrão e não houve tumulto em decorrência do pouso imprevisto. Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o avião operava o voo 3192, que faria o trajeto Rio-Maceió, com escala em Salvador, e decolou por volta das 11h55. Pouco depois de decolar do aeroporto Tom Jobim, porém, a aeronave atingiu um urubu e teve de retornar ao terminal. De acordo com a TAM, o avião não enfrentou problemas para realizar o pouso, mas os passageiros tiveram de ser realocados para outro avião da companhia aérea, que decolou às 15h30. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
FONTE:gazetaweb
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LAN, pela oitava vez a melhor


A LAN foi, pela oitava vez, eleita pelo OAG, Official Airline Guide – publicação líder mundial em informações de viagens aéreas – como a melhor empresa de aviação comercial das Américas do Sul e Central e do Caribe.

A premiação, que completa 27 anos em 2009, já se celebrizou como o “Oscar da indústria aérea” e desfruta de grande reconhecimento, pois é resultado do voto de passageiros frequentes de todas as partes do mundo, a quem cabe selecionar as melhores companhias aéreas e aeroportos internacionais. A seleção segue o seguinte critério: os viajantes frequentes são consultados em cada uma das 17 categorias do prêmio e escolhem as três mais destacadas companhias em cada item definido pelo OAG, considerando as aéreas pelas quais voaram nos últimos 12 meses.

Para o CEO de passageiros LAN, Armando Valdivieso, “é uma grande honra receber novamente este importante reconhecimento, que reflete a opinião de exigentes passageiros de todo o mundo”.

Além da chilena LAN, outras duas aéreas que também integram a aliança oneworld foram premiadas pela OAG, são elas: Qantas, eleita a melhor da Austrália e Pacífico e a British Airways, que ficou com o troféu de melhor classe Econômica/Turística.

fonte:Brasilturis Jornal

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Jobim se isola por privatização de aeroportos

Proposta defendida pelo ministro enfrenta a oposição da Casa Civil, Fazenda, Planejamento e da área política

Assessores de Lula dizem que ele não está inclinado a realizar essas privatizações em ano eleitoral por temer dar munição à oposição

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, está isolado no governo em sua proposta de adotar um plano de privatização dos principais aeroportos do país ainda durante a administração do presidente Lula.

Do lado oposto, Casa Civil, os ministérios da Fazenda e do Planejamento e a área política defendem que a Infraero continue responsável pelo setor e faça as obras necessárias para a Copa de 2014.

Jobim, porém, vai insistir na apresentação do projeto de concessão de aeroportos, o que deve ocorrer dentro de dez dias, na expectativa de que Lula possa autorizar a adoção de pelo menos parte do seu plano.

Apesar de ainda não ter tomado uma decisão oficial, assessores do presidente disseram à Folha que ele não está inclinado a privatizar os principais aeroportos nessa reta final de mandato, acatando os argumentos de sua equipe.

O governo teme dar munição à oposição se lançar um programa de privatização em ano eleitoral, aspecto discutido na reunião ministerial ocorrida na última semana. Além disso, não acredita que haja tempo para privatizar aeroportos e tocar as obras para a Copa.

Cálculos de técnicos do governo mostram que, se optar pelo caminho da privatização, todo o processo até a conclusão das obras demandará quatro anos, o que colocaria em risco a logística da Copa. Mantendo a operação com a Infraero, esse prazo cai para três anos.

Mais do que o evento esportivo, alegam assessores do presidente, a demanda crescente é que definirá as obras para aumentar a capacidade dos 16 aeroportos brasileiros que vão atender cidades que sediarão a Copa. A expectativa é que, entre 2009 e 2014, a demanda no setor suba de 100 milhões para no mínimo 150 milhões de passageiros por ano.

Marco regulatório
O ministro da Defesa, contudo, quer deixar pronto e aprovado o que chama de marco regulatório do setor aeroportuário no país. Ou seja, mesmo que ele não seja implementado agora, o próximo presidente já teria as novas regras delineadas.

A equipe de Jobim acredita que seu plano já poderia ser colocado em prática pelo menos no caso de pequenos aeroportos de interesse comercial, como o Campo de Marte em São Paulo, e terminais de carga. Ou mesmo na construção de novas unidades, como o de São Gonçalo do Amarante (RN).

Enquanto isso, os aeroportos mais importantes do país, vitais para a realização da Copa no Brasil, continuariam sob comando da Infraero.

Assessores do Ministério da Fazenda destacam que qualquer programa terá de levar em conta que apenas 9 dos 67 aeroportos da Infraero bancam todo o sistema federal.

Em outras palavras, privatizar o Galeão, por exemplo, como defende o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), poderia desequilibrar financeiramente a Infraero.

Mesmo antes de uma decisão oficial do presidente, a Infraero já apresentou seu cronograma de obras até 2014, o que representará um investimento de no mínimo R$ 4,7 bilhões

fonte: Folha de S.Paulo

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Aviação internacional dá sinais positivos em Outubro - IATA

A estatística de Outubro aponta para um incremento homólogo de 0,5% no tráfego internacional de passageiros, com igual progressão no transporte de mercadorias. Em Setembro, o sector contabilizou uma queda de 5,4% face a igual mês de 2008.

No que concerne às taxas de ocupação, os dados da IATA situam-se em níveis anteriores à eclosão da crise global, com valores de 78% no tráfego de passageiros e em redor de 54% da capacidade das aeronaves para o sector de carga.

FONTE:diariodigital.sapo.pt
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Aeroportos de Rio e São Paulo serão pólos de investimento

Os aeroportos de Rio e São Paulo serão os alvos prioritários no plano de preparação dos terminais para a Copa de 2014. O motivo é que o Rio além de ser uma das cidades-sede, vai
sediar os Jogos Militares de 2011 e as Olimpíadas de 2016 e os aeroportos de São Paulo estão com suas capacidades saturadas nos horários de pico.

Segundo dados da Infraero, em 2008 os voos nacionais atingiram a marca de 48.702.482 desembarques. Já neste ano, até outubro a marca é de 45.415.308. Nos desembarques internacionais, a estatística aponta uma ligeira queda devido à crise mundial. No ano passado, foram registrados 6.534.244 desembarques. Este ano, até outubro, foram 5.342.705.

O governo estima que a circulação de pessoas nos aeroportos vá crescer consideravelmente durante os jogos. Portanto, obras e reformas estão previstas também nos principais aeroportos das capitais que vão sediar os jogos mundiais.

No Rio, a solução encontrada foi reforçar a manutenção do Tom Jobim (Galeão) e agilizar obras básicas. No Galeão, a estimativa é que se gastem R$ 648,45 milhões na reforma do terminal 1 de passageiros e na conclusão da reforma do terminal 2 de passageiros. As reformas devem estar prontas em maio de 2012.

No Santos Dumont, serão realizadas as obras complementares no terminal de passageiros, recuperação do pátio de aeronaves e reformas das pistas de pouso e táxi. O orçamento previsto é de R$76,41 milhões e a obra deve estar pronta até outubro de 2011.

Em São Paulo, a falta de tempo para construir um terceiro terminal paulista forçou, também, a tomada de soluções mais práticas, como distribuir o fluxo adicional de passageiros e de aeronaves entre Campinas, São José dos Campos e Campo de Marte e a instalação de um terminal itinerante, com estrutura de alumínio e climatizado, em aeroportos menores.

As reformas previstas em Congonhas são a construção da torre de controle, recuperação de pavimentos e das pistas de táxi. A obra está orçada em R$ 16,32 milhões e deve ser concluída até novembro de 2011.

Em Guarulhos, será realizada a reforma no sistema de pista e pátio, pista de táxi (saída rápida) e construção do terceiro terminal de passageiros.

A obra está orçada em R$ 1,389 bilhão e a previsão de conclusão é para abril de 2014. Em Campinas, no aeroporto de Viracopos, está prevista a reforma do terminal de passageiros, a construção do segundo terminal de passageiros e pátio. A obra está orçada em R$ 740 milhões e está prevista para ser concluída em maio de 2014.

A Infraero vai reforçar os aeroportos de outras cidades-sedes da Copa. No total, o governo federal pretende investir R$ 4,6 bilhões nos terminais até 2014.

fonte: Panrotas

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Alan Alves

Segmento turístico tem presença marcante no cenário nacional

A diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Nilde Brun, que também é presidente do Fórum de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), participou na semana passada de eventos de suma importância para o desenvolvimento do segmento turístico no cenário nacional.
Na quarta-feira (25), Nilde teve audiência com o ministro do Turismo, Luiz Barretto, para tratar de questões do Fornatur de suma importância para o turismo nacional, incluindo Mato Grosso do Sul, para alinhar as políticas para o turismo em 2010. Mais especificamente, o Fornatur está buscando a flexibilização dos vistos para turistas estrangeiros; o fomento à aviação regional; o incremento do limite legal de 20% para 49% da participação do capital estrangeiro nas empresas regionais de aviação; taxas aeroportuárias e subsídios para os vôos transfronteiriços regionais, ou seja, o repasse de fundos do Ministério da Defesa para o Ministério do Turismo, no que se refere à aviação regional; a divulgação e promoção da Copa 2014 durante a Copa do ano que vem, na África do Sul.

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Grupo12Horas.Aérea

Atlantis Astros Festejado hoje; Endeavour Crew Ensaie para STS-130

Depois de uma missão sem falhas para reabastecer a Estação Espacial Internacional, a STS-129 membros da tripulação estão de volta agora no Johnson Space Center da NASA, em Houston. Eles serão homenageados com uma cerimônia de regresso a casa da vizinha Ellington Field hoje.

Enquanto isso, os preparativos para o ônibus espacial Endeavour ea sua tripulação estão aumentando a para a missão STS-130 orientada para lançar 4 de fevereiro de 2010.

Endeavour está programado para rolar a partir da instalação de processamento, que orbita o Vehicle Assembly Building at NASA's Kennedy Space Center, em finais de Dezembro. Lá, ele será aliviado e anexado ao tanque externo e esperando gêmeos foguetes de combustível sólido.

A missão STS-130 membros da tripulação, comandante George Zamka, piloto Terry Virts Jr., especialistas da missão Nicholas Patrick, Robert Behnken, Stephen Robinson e Kathryn Hire, estão ensaiando procedimentos Deorbit hoje em Johnson.

Endeavour vai entregar um terceiro módulo de conexão, o nó Tranquility, até a estação para além das sete janelas Cupola módulo, que será utilizado como uma sala de controle para robótica.
FONTE:Nasa
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STS-129 Astronautas Hoje Festejado; Endeavour Crew Rehearses para STS-130

Depois de uma missão sem falhas para reabastecer a Estação Espacial Internacional, a STS-129 membros da tripulação estão de volta agora no Johnson Space Center da NASA, em Houston. Eles serão homenageados com uma cerimônia de regresso a casa da vizinha Ellington Field hoje.

Enquanto isso, os preparativos para o ônibus espacial Endeavour ea sua tripulação estão aumentando a para a missão STS-130 orientada para lançar 4 de fevereiro de 2010.

Endeavour está programado para rolar a partir da instalação de processamento, que orbita o Vehicle Assembly Building at NASA's Kennedy Space Center, em finais de Dezembro. Lá, ele será aliviado e anexado ao tanque externo e esperando gêmeos foguetes de combustível sólido.

A missão STS-130 membros da tripulação, comandante George Zamka, piloto Terry Virts Jr., especialistas da missão Nicholas Patrick, Robert Behnken, Stephen Robinson e Kathryn Hire, estão ensaiando procedimentos Deorbit hoje em Johnson.

Endeavour vai entregar um terceiro módulo de conexão, o nó Tranquility, até a estação para além das sete janelas Cupola módulo, que será utilizado como uma sala de controle para robótica.
FONTE:nasa
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Avião da Iberia atingido por raio

O voo 0478 da Iberia, que esta segunda-feira saiu às 7h45 (hora local) do aeroporto Madrid-Barajas em direcção às Astúrias, foi atingido por um raio numa das asas ao chegar ao seu destino, o aeroporto de Santiago de Monte.

O raio provocou algumas avarias no veículo mas, de acordo com a companhia aérea, o piloto conseguiu aterrar “com normalidade”.

O avião permanece no aeroporto das Astúrias, onde os engenheiros tentam avaliar os danos provocados.

A direcção da Iberia informou ainda que nenhum passageiro ficou ferido durante o incidente, estando apenas a recuperar do susto.

Fonte:correio manha

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Aeroportos de MT terão até 2011 para cumprirem normas da ANAC

Começa vigorar a partir de 6 de janeiro do ano que vem a resolução de número 115 da Agência Nacional de Aviação Civil. Ela estabelece critérios regulatórios quanto à implantação, operação e manutenção do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate à Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC), no âmbito da ANAC. A medida, uma das principais cobranças de prefeitos brasileiros, deve representar um fôlego a mais para as administrações. As prefeituras terão até 31 de dezembro de 2011 para se adequarem às exigências da ANAC nos padrões de segurança aeroportuária. Será concedido prazo aos aeroportos que processaram, ano passado, até 100 mil passageiros (embarque e desembarque) e que atualmente não dispõem de proteção contra incêndio ou mesmo a possuem mas de forma inadequada.

O setor comemora a maior abertura para tratar de assuntos desta natureza. Em Mato Grosso, empresas aéreas chegaram, inclusive, a suspender voos alegando falta de segurança. Em Sinop e Alta Floresta, por exemplo, a ausência de um caminhão modelo AP2 (combate à incêndio), apropriado para aeronaves de grande porte, fez com que a empresa que tem voo diário deixasse de operar com aviões para 70 passageiros e usa atualmente de 40. Mas, a tendência é que, agora, com os caminhões entregues pela Aeronáutica para as duas cidades, a empresa volte a operar com aeronaves com 70 lugares.

"Ela [resolução] entrando em vigor os aeroportos menores vão estar em condições melhores para receber aeronaves sendo que eles podem dar uma questão mínima de segurança", declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde, Raimundo Dantas Filho. Atualmente, em Lucas, há somente pousos e decolagens de aeronaves particulares e a administração pleiteia um caminhão anti-incêndio de pequeno porte (a exemplo do que vinha sendo usado em Sinop) para ter estrutura preventiva.

Cada município terá condições de pleitear voos de acordo com suas limitações. O próprio documento esclarece este aspecto. Em seu artigo terceiro aponta que não serão autorizadas novas frequências de voos comerciais regulares ou charters que tenham como origem, escala ou destino aeródromos com nível de proteção incompatível com a operação da aeronave objeto da solicitação.

Independente do número de passageiros processados, a ANAC exigirá que os operadores dos aeroportos implantem rotinas administrativas para informar as ocorrências que indiquem desempenho deficiente da segurança operacional, como dificuldades de serviço, ocorrências anormais,ocorrências de solo, incidentes e acidentes aeronáuticos, adotando, como parâmetro, as regras estabelecidas na Resolução nº 106, de 30 de junho de 2009.

Nos casos de emergências envolvendo aeronaves e ocorridas dentro de um raio de 8 quilômetros a partir do Ponto de Referência de Aeródromo (ARP), encaminhar à ANAC um Relatório Inicial de Resposta à Emergência (RIRE) e garantir que seja divulgado, no Sistema de Informações Aeronáuticas, o nível de proteção contraincêndio existente no aeródromo.
FONTE:circuitomt
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Alan Alves

GOL LANÇA NOVO VOO

A Gol Linhas Aéreas estará a partir de 1 de dezembro com novo voo entre o Rio de Janeiro (Galeão) e João Pessoa.Com essa operação aumenta as opções de conexões domésticas e internacionais aos clientes. O valor do trecho Rio-João Pessoa sai a partir de R$ 179.Maiores informações no site www.voegol.com.br

FONTE:Aero business

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Defesa pode aliviar fabricantes de jatinhos

Atribulada pela forte queda das vendas de jatos para empresas e pequenos aviões, a fabricante americana de aeronaves Hawker Beechcraft Corp. está tentando ir atrás do único consumidor que ainda está gastando: o governo dos Estados Unidos.

A Hawker, uma das mais antigas empresas de aviação dos EUA, embarcou num agressivo esforço para expandir seus negócios de aviões militares na esperança de aumentar seus contratos com as forças armadas americanas e de outros países. Numa feira da Associação Nacional da Aviação Empresarial dos EUA em Orlando no mês passado, o presidente da Hawker, Bill Boisture, chegou a vestir um uniforme militar para falar sobre os programas militares da companhia.

"Estamos planejando aguentar uma fase difícil no lado de novos jatinhos corporativos até 2012", disse Boisture numa recente entrevista ao Wall Street Journal nesta cidade no centro dos EUA, "de modo que temos a sorte de ter o reforço propiciado pelos contratos" militares.

No trimestre encerrado em 27 de setembro, a Hawker, controlada em sociedade pelo banco Goldman Sachs Group Inc. e uma afiliada da firma de private-equity Onex Corp., divulgou prejuízo de US$ 684 milhões com faturamento de US$ 758 milhões. Seu negócio principal, a venda de jatos corporativos e aviões para uso geral, caiu para US$ 504 milhões depois de chegar a US$ 604 milhões um ano antes. O único ponto positivo foi o faturamento na divisão de aviões de treinamento para uso militar, que subiu de US$ 77 milhões para US$ 170 milhões em um ano.

A Hawker está convencida de que suas vendas militares pode subir ainda mais. Ela forneceu ao Pentágono um modelo para treinamento básico de pilotos nos últimos oito anos e já exportou seus aviões para forças armadas em todo o mundo. Agora, está tentando expandir seus negócios militares com uma nova versão de um monomotor turboélice de alto desempenho, de dois lugares. A Hawker afirma que ele pode ser usado como avião de treinamento avançado ou ser armado como um avião de ataque para combater forças no solo.

Com a gigante do setor de defesa Lockheed Martin Corp., a Hawker Beechcraft planeja formalizar uma oferta para um contrato de fornecimento de 100 desses aviões para a Força Aérea, assim como um contrato para fornecer até 20 para a divisão de aeronáutica do exército afegão.

A Força Aérea só deve concluir a licitação no ano que vem. A Empresa Brasileira de Aeronáutica SA, de São José dos Campos, SP, também poderia fazer uma oferta.

Em novembro de 2008, a Hawker, trabalhando com a L-3 Communications Holdings Inc., conseguiu um contrato para vender 29 de seus turboélices King Air configurados como aviões de vigilância para fins militares.

A estratégia da companhia coincide com o interesse do Pentágono em adquirir sistemas bélicos mais baratos para as guerras modernas. A sede das forças armadas americanas está evitando programas caros como aviões de caça e sistemas de mísseis de efesa em favor de alternativas mais baratas que pode ser usadas rapidamente em lugares como o Afeganistão.

Essa estratégia abriu oportunidades para outras empresas industriais que querem usar vendas para o Pentágono para compensar o enfraquecimento dos negócios comerciais.

Mas é improvável que contratos militares compensem a queda nos negócios de aviação geral da Hawker. Concorrentes dela como a Cessna Aircraft Co., da Textron Inc., e a Learjet, da Bombardier Inc., também foram assoladas pela queda do mercado e demitiram milhares de empregados e reduziram a produção.

A própria Hawker já anunciou 2.800 demissões e o fechamento de uma fábrica nos EUA. Em suas vastas instalações aqui, algumas das linhas de montagem de jatinhos estão ociosas, enquanto a produção de seus modelos turboélice Baron e Bonanza foi cortada pela metade, segundo uma pessoa a par dos detalhes.

Mas pelo menos um prédio está em plena atividade, com trabalhadores construindo variações do avião de treinamento militar básico T-6. A Hawker já fez quase 570 deles desde que as Forças Aéreas o escolheram como seu novo avião de treinamento básico de pilotos em 2001. Desde então, a Marinha dos EUA e forças armadas em Israel, Grécia, Marrocos e Iraque já compraram variações do avião.

Se vencer a licitação da Força Aérea, a companhia vai usar o contrato como um colchão para o que especialistas do setor acreditam que será uma lenta recuperação da indústria de aviação geral que só ganhará tração a partir de 2012.


FONTE:The Wall Street Journal, de Wichita, Kansas
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Alan Alves

Impacto ambiental será seis vezes maior que o de 2006

Enquanto o mundo se prepara com expectativa para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, um estudo patrocinado pelos governos da Noruega e da África do Sul mostrou nesta sexta-feira (27) que a pegada de carbono – soma de todas as emissões de gases causadores do efeito estufa – da Copa do Mundo de 2010 será seis vezes maior que a da Copa da Alemanha, em 2006.

O estudo calculou que o evento, que ocorre entre 11 de junho e 11 de julho de 2010, vai emitir 2,75 milhões toneladas de gás carbônico. O fator que mais vai contribuir para esse quadro são as viagens internacionais, de turistas, jornalistas e das delegações, para a África do Sul – o que deve deixar em pânico as associações protetoras dos ursos polares.

Só as viagens representam 1,85 milhões toneladas de gás carbônico equivalente, o que significa 67,4% de todas as emissões do evento.

Mesmo que as viagens não fossem levadas em conta, a Copa da África do Sul, com 896 toneladas de gás carbono, estaria à frente da Copa da Alemanha. Isso porque as distâncias entre as cidades sul-africanas são muito maiores que na Europa e os sistemas de transporte são mais prejudiciais ao meio ambiente.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a distância entre Johannesburgo e a Cidade do Cabo, duas das principais cidades do mundial, é de 1,4 mil quilômetros, equivalente a uma viagem do Rio de Janeiro para Campo Grande. Como não há trens de alta velocidade – com os da Alemanha – os visitantes vão viajar várias vezes de avião, até mesmo para fora da África do Sul, já que as cidades menores não terão quartos de hotel suficiente para todos os visitantes.

Mesmo as maiores cidades da África do Sul não têm sistemas de metrô, o que obrigará todos a usar carros e ônibus no deslocamento interno, agravando ainda mais o problemas das emissões de carbono.

De acordo com o estudo, neutralizar este impacto ambiental não será tão caro, tendo em vista as enormes quantias envolvidas na organização do torneio. Para neutralizar as emissões internas seriam necessários de US$ 5,4 milhões a US$ 9 milhões. O valor dobraria para neutralizar as emissões das viagens de avião.
FONTE: Época
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Alan Alves

Submarino Viagens fecha parceria exclusiva com a Azul

O Submarino Viagens, em parceria exclusiva com a companhia aérea Azul, oferece, até domingo (22/11), passagens aéreas com 10% de desconto para todos os destinos operados pela companhia. Além das tarifas promocionais, as passagens podem ser parceladas em até seis vezes sem juros.Os viajantes encontram no site do Submarino Viagens, passagens a partir de R$ 71,10 para Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte; Rio de Janeiro e Vitória (R$ 89,10), Florianópolis (R$ 107,10), Salvador (R$ 125,10), Manaus (R$ 152,10), Recife (R$ 161,10), Fortaleza (R$ 188,10), Natal (R$ 206,10) e Maceió (R$ 215,10).

FONTE: parana shop
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Alan Alves

Números e importância do Turismo no CONGRESSO dos agentes de Portugal 29

As vendas na Europa, o maior mercado regional de viagens do mundo inteiro, atingiram durante o ano de 2008, 246 bilhões de euros, e em Portugal, o setor do turismo deverá representar 11% do PIB, aproximadamente 18 bilhões de euros, representando cerca de 12% da população ativa. Com 3 bilhões, o turismo é o primeiro setor exportativo do País. Estes números estiveram em pauta durante o final do Congresso anual da APAVT, desta vez tendo como sede o Algarve

Realizado em Vilamoura, o XXXV Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo teve sua sessão de encerramento na noite deste sábado com a presença do ministro da Economia e Inovação, Vieira da Silva que destacou em seu pronunciamento que esta é uma atividade econômica essencial e a promoção do Algarve como primeiro destino turístico português, tanto no movimento interno como na recepção de turistas do exterior.

Neste aspecto, o presidente João Passos – candidato mais uma vez à reeleição na disputa que vai acontecer dia 17 de dezembro – destacou que a APAVT tem “especial e particular empenho na promoção de Portugal. Jamais vamos abdicar desta estratégia já que ela é parte integrante da qualificação”

O dirigente enalteceu a presença do ministro como um claro compromisso do Governo no desenvolvimento sustentável do Turismo, além da vontade do executivo em ouvir os empresários do setor para que o setor alcance em Portugal, com uma série de profundas reformas, o patamar de mais forte, mais competitivo e qualificado.

Com 350 participantes, o Congresso dos Agentes teve em suas conclusões, que se deve evitar a competição pelo preço, fator que degrada o destino, e pela criação de um novo modelo de atuação, orientado no triângulo do consumidor para a oferta, passando pela distribuição, para melhorar a rentabilidade do setor, aliado a uma contínua aposta na formação atualizada e profissional. Recomendou ainda que o governo reconheça e leve em consideração o peso do Turismo para as decisões em agendas políticas e econômicas.


FONTE:AE
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Alan Alves

capacidade de aeroportos se esgota, Sem obra

No período de recordes sucessivos de movimento de passageiros, os principais aeroportos do país estão com capacidade esgotada, recusam voos e já não permitem crescimento de aviação comercial. Para as agências de viagens e companhias aéreas, existe o risco de um novo apagão no setor, agora por falta de infraestrutura.

Os dados da Infraero (estatal federal responsável pelos aeroportos) apontam que o número de passageiros transportados em outubro foi 33% superior ao do mesmo mês de 2007.

Outro dado: até outubro, haviam passado pelos aeroportos da Infraero 103,744 milhões de passageiros, cerca de 9 milhões a mais do que nos dez primeiros meses de 2008.

Segundo análise da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o salto foi impulsionado pela liberdade tarifária nos voos internacionais, mas também houve a retomada econômica e o fim da crise gerada pela gripe suína, que inibiu voos no meio do ano.
FONTE:
FOLHA DE S.PAULO
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Alan Alves

Vítimas de acidente de aviação são sepultadas


As vítimas do despenhamento do Airbus A310 da Yemenia Airways, a 30 de Junho último, no largo de Moroni, foram sepultadas domingo, em Iconi, a cerca de quatro quilómetros a sul de Moroni, a capital comoriana.


"Esta cerimónia fez-nos um pouco bem, permite-nos agora enlutar e cuidar de outra coisa", disse Almas Adbou, filho primogénito do antigo ministro Ahmed Abdou, uma das vítimas do acidente.


Para Yassine, seu irmão mais novo, é um grande dia pois "doravante, sei onde se encontra o meu pai; é aqui e não algum lugar no oceano".


O colectivo das famílias das vítimas, que diz agora ter serenidade, sublinhou que "o trabalho não para aqui".

"Temos de conhecer a verdade sobre o que se passou na noite de 30 de Junho", advertiu o secretário-geral do colectivo, Bacari Hamadi.


No total 52, dos 84 corpos repescados na Tanzânia e nas ilhas Comores, foram sepultados, visto que algumas famílias recusaram-se a enterrar os seus próximos no cimitério proposto pelo colectivo das famílias das vítimas e aceite pelo Governo.


FONTE:portalangop
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Alan Alves

Câmara gasta R$ 2,8 milhões com aluguel de aviões


Impulsionados pelas despesas aéreas, esses deputados extrapolaram a cota mensal pelo menos uma vez nos últimos cinco meses. Seis deles gastaram mais com o aluguel de aviões por mês do que o teto previsto para todas as despesas reembolsáveis pela Câmara conforme o estado de origem do parlamentar. É o caso dos deputados Zé Vieira (PR-MA), Inocêncio Oliveira (PR-PE), Silas Câmara (PSC-AM), Giovanni Queiroz (PDT-PA), Bilac Pinto (PR-MG) e Marcelo Castro (PMDB-PI).

Cinco deputados ultrapassaram o limite previsto para o reembolso de suas despesas em três dos últimos cinco meses: Jutahy Junior (PSDB-BA), Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), Pedro Chaves (PMDB-GO), Átila Lins (PMDB-PI) e José Rocha (PR-BA).

A transparência sobre esse tipo de gastos é recente no Congresso. Somente a partir de abril a Câmara passou a publicar em sua página na internet a discriminação das despesas reembolsáveis dos parlamentares, com o nome e o registro das empresas contratadas. As primeiras notas de fretamento apareciam na rubrica “locomoção”. Mas, apenas em julho, os gastos aéreos ganharam um espaço próprio - "passagens aéreas e fretamento de aeronaves".

A mudança aconteceu com a criação do chamado cotão, que unificou todas as despesas reembolsáveis dos parlamentares, como a verba indenizatória e a cota de bilhetes aéreos, após a publicação de uma série de reportagens do Congresso em Foco sobre a farra das passagens aéreas. Na época, a Câmara cortou em 20% o valor estabelecido para cada bancada estadual.

Mas a tentativa de moralizar o uso das cotas de passagens aéreas abriu possibilidade para o uso mais amplo do fretamento de aviões. Isso porque o ato normativo (43/09) da Câmara permitiu que os deputados gastassem além do limite mensal. Um dos artigos da norma admite a possibilidade de o deputado remanejar gastos de um mês para o outro, até que se atinja o valor total dos 12 meses. Na prática, a Câmara acaba antecipando indiscriminadamente valores aos quais os deputados têm direito, de acordo com a necessidade de cada parlamentar.

As despesas com o aluguel de aviões nesses casos superam, de longe, os gastos com consultoria, combustíveis, divulgação do mandato, contas telefônicas e serviços postais, principais itens da chamada verba indenizatória.

Campeão de gastos com fretamento de aeronave na Câmara, o deputado Zé Vieira recebeu R$ 119.940,00 da Câmara para cobrir despesas com aluguel de avião apenas nos últimos cinco meses. O limite mensal de despesas reembolsáveis para parlamentares de seu estado, o Maranhão, é de R$ 31.637,78. De julho pra cá, esse teto foi ultrapassado duas vezes.

Em setembro, o deputado maranhense gastou R$ 55.440,00 com fretamento, de um total de R$ 71.221,64 de despesas declaradas. No mês seguinte, Zé Vieira teve reembolso de R$ 32.500,00 com aluguel de avião, mais de 80% dos R$ 44.889,73 gastos por seu gabinete.

O segundo colocado entre os deputados que mais tiveram reembolso por uso de aviões fretados é o segundo-secretário da Câmara, Inocêncio Oliveira. O deputado gastou R$ 57.332,00 apenas em julho para voar de Recife às cidades pernambucanas de Serra Talhada, Paulo Afonso e Salgueiro. A cota mensal para cobrir as despesas da verba indenizatória e de passagens aéreas é de R$ 31.278,18 para os deputados de Pernambuco. Naquele mês, o ex-presidente da Câmara recebeu da Casa R$ 61.866,30 de reembolso.

Como integrante da Mesa Diretora, Inocêncio tem direito a gastar R$ 1.244,54 além da cota dos deputados de seu estado. O teto também foi extrapolado em outubro, quando ele foi reembolsado em R$ 33.977,10. Desse total, R$ 20.010,00 diziam respeito a despesas com aluguel de aviões.

Os deputados atribuem os gastos acima da cota mensal à necessidade de percorrer grandes distâncias no interior dos seus estados. Os parlamentares ressaltam que usaram o benefício de acordo com as regras da câmara. Leia aqui as justificativas de cada um. O Congresso em Foco procurou todos os 17 deputados citados na lista desde o último dia 19, mas apenas sete deles retornaram o contato da reportagem.

FONTE:Congresso em Foco
Foto:Congresso em Foco
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Alan Alves

Aplicativos para iPhone ajudam a viajar


São 4h45 e preciso apanhar um avião dentro de duas horas. Mas por que correr se o meu voo já está atrasado? Para verificar a situação, uso meuiPhone e um aplicativo chamado FlightTrack, e procuro pelo número do voo. Está no horário. Melhor levantar. No aeroporto, procuro uma conexão Wi-Fi e atualizo todos os meus aplicativos de jornais, para ter o que ler no avião. E ao chegar ao meu destino, uso o Yelp e seus mapas para encontrar os bares e restaurantes mais procurados.
O iPhone tem seus defeitos, e todos eles foram apontados em diversas resenhas tecnológicas. Alguns, aliás, podem ser especialmente frustrantes para quem usa o celular em viagens, como quando você quer informar ao seu cônjuge que o seu voo está atrasado em duas horas mas o aparelho se declara fora de área, ou um aplicativo o encaminha a um restaurante que já fechou. Mas mesmo com esses percalços, eis uma lista de aplicativos que podem se provar úteis em sua próxima viagem.
FONTE:terra
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Familiar de vítima do voo 1907

O advogado Dante D’Aquino iniciou uma interpelação criminal contra o jornalista norte-americano Joseph M. Sharkey, mais conhecido como Joe Sharkey. O propósito da iniciativa é cobrar explicações de forma judicial, com base no artigo 144 do Código Penal brasileiro, sobre as afirmações feitas pelo jornalista em seus blogs High Anxiety e Joe Sharkey in Brazil. O advogado destaca que o direito a liberdade de expressão não é absoluto, pois encontra limite na esfera de direitos de terceiras pessoas. Nos blogs, o jornalista e os comentaristas ofendem a honra dos brasileiros, espaços onde o próprio jornalista expressa sua responsabilidade sobre o conteúdo das publicações.

A interpelação judicial foi determinada pelo juiz da vara de inquéritos policiais de Curitiba, a pedido do advogado. De acordo artigo 144, estabelecido pelo Código Penal, essa é uma fase de explicações para que o acusado preste declarações e esclarecimentos necessários, antes da ação penal podendo, inclusive, evitá-la. “Neste caso, o que buscamos são esclarecimentos do jornalista sobre as frases e afirmações ofensivas à honra dos brasileiros e, por conseguinte, da viúva Rosane Gutjahr, que perdeu seu marido no acidente do voo 1907 e que, além de carregar essa dor, tem que conviver com o sarcasmo do jornalista em suas declarações sobre o acidente”, destaca o advogado.

Entre as ofensas publicadas pelo jornalista está a frase “Even idiots knowthis, but Brazilians are more idiots... than idiots!, que em português significa: Até os idiotas sabem disso, mas os brasileiros são mais idiotasque os idiotas!. E outra: “Brazil ia na arachaic and medieval contry (O Brasil é um país arcaico e medieval).

Em outro um trecho de seu blog, o interpelado acusa sistema de aviação brasileiro de tentativa de homicídio contra ele, e de homicídio consumado contra os ocupantes do voo Gol 1907. “Thirteen months ago, when I lurched homeafter the Brazilian aviation system failed in its attempt to kill me over the Amazon (though succeeded in killing 154 other poor souls), I made a comment on CNN that pilots and other experts considered Brazil's skies unsafe” que, em português: Treze meses atrás, quando eu cheguei em casa depois do sistema de aviação ter falhado no seu atentado de me matar sob a Amazônia (apesar de ter tido êxito em matar outras 154 pobres almas), eu fiz um comentário na CNN que os pilotos e outros experts consideram os céus brasileiros inseguros.

Após, o jornalista compara, em seu blog Sharkey in Brazil, a Polícia Federal brasileira aos Keystone Cops, (Guardas Keystone, em português), título da série de comédia do cinema mudo do início do século XX, que tratava do dia-a-dia de um grupo de policiais incompetentes.

Devido a esses e outros trechos escritos pelo jornalista, de onde foram extraídas diversas ofensas ao Brasil e aos brasileiros, a viúva Rosane Gutjhar iniciou o pedido de interpelação criminal contra Joe Sharkey. “É fácil compreender que a viúva tenha se sentido pessoalmente ofendida com as injúrias e difamações publicadas pelo blogueiro contra todos os brasileiros, principalmente, ao ver uma pessoa tratar com sarcasmo e ironia uma tragédia que matou seu marido”,comenta o advogado.

No pedido do advogado, já aceito pelo Juiz Pedro Luis Sanson Corat, da Vara de Inquéritos Policiais de Curitiba, e registrado sob nº 1590-2/2, está a determinação de intimação do jornalista norte-americano para que preste esclarecimento e explique o motivo pelo qual fez as afirmações ofensivas aos brasileiros. O próximo passo agora, já com despacho da justiça, é o envio de uma carta rogatória ao jornalista para que ele preste explicações à justiça criminal “Após a intimação de Joe Sharkey, nos Estados Unidos, vamos avaliar os seus esclarecimentos e, caso ele se omita, pode ser aberta uma ação penal da familiar contra o jornalista por calúnia, difamação e injúria”, destaca o advogado.

A familiar já move um processo na Justiça Civil brasileira contra o jornalista, sob a responsabilidade dos advogados Oscar e Carla Fleischfresser.

FONTE:24horasnews
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Embraer testa jato antes de entrega ao governo brasileiro


A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) realizou na terça-feira, em São José dos Campos (SP), um voo teste com o segundo jato E-190 que será entregue a Presidência da República. O primeiro avião de uma encomenda de dois foi entregue em 25 de setembro.

Segundo informações da assessoria da companhia, em média os aviões da família E-Jet fazem três voos de produção, que somam cerca de 8h de testes, antes de chegarem às mãos do cliente.

O primeiro avião entregue ao governo também tinha as cores da bandeira nacional, além de um sistema de comunicações seguras e capacidade para 54 pessoas. A aeronave possui espaço privativo para o presidente da República e será usada para o transporte de autoridades.



FONTE:TERRA
fOTO:TERRA
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Aviação amplia campo de trabalho

Em plena decolagem, o mercado nacional de aviação aquece turbinas para atender a “invasão” dos aeroportos, esperada para o período entre a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos no Brasil, entre 2014 e 2016.

Em meio às exigências de um mercado que requer algo mais do que conhecimentos operacionais, novos aviadores – especialmente pilotos – se esmeram num “vôo” contra o relógio e adquirem, “de A a Z”, desde conceitos tradicionais até o conhecimento aprofundado sobre aeronaves e equipamentos.

A pressa, mesmo com os bons ares soprados pelo mercado, deve-se ao tempo necessário para a formação de um piloto, que, apenas na faculdade – agora requisito das grandes empresas aéreas – passa três anos antes de iniciar vôos comerciais - isso sem contar as aulas práticas geralmente oferecidas por aeroclubes. “A hora é agora”, anuncia Edson Mitsuya, coordenador do curso de bacharelado em ciências aeronáuticas, mantido pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), em Bauru.

O curso capacita profissionais conforme os novos ditames da aviação. “Antigamente, a profissão do piloto era técnica, com os aeroclubes formando pilotos na parte operacional. O importante era aprender a voar”, compara Mitsuya. “O mercado está em expansão, mas só para quem está muito bem qualificado técnica e psicologicamente, para se operar aeronaves muito caras, fora a responsabilidade sobre as vidas dentro delas”, frisa Paulo Antônio de Freitas, de 20 anos, aluno do terceiro ano.

A importância da graduação, com ênfase em teoria e técnica aprofundadas, explica o coordenador do curso na ITE – o único no Interior – foi dada quando as empresas aéreas perceberam o quanto era dispendioso formar um piloto em programas de treinamento, anteriormente mantidos pelas próprias companhias.

“Isso gerava um custo elevadíssimo. A empresa pegava um piloto recém-formado e precisava ensiná-lo a pilotar um boeing. Era pago o salário durante um ano, além de hospedagem, alimentação, transporte”, acrescenta.

Assim, recorda, as universidades foram incentivadas a firmar convênio com as empresas, responsáveis apenas pela parte prática. “A Varig fez um convênio com a PUC-RS [Pontifícia Universidade Católica] e propôs que a instituição ministrasse a parte teórica, enquanto que a empresa cederia todo o centro de treinamento prático. Foi assim que nasceu o curso”, reforça.

O treinamento mais barato atraiu outras companhias e faculdades, o que impulsionou a criação de cursos semelhantes pelo País. Atualmente, 15 universidades mantêm o curso, mostrando que, mesmo com a expansão, as aulas ainda são para público seleto.

Pés no chão

Existente em Bauru desde 2004, o curso da ITE forma, em média, 30 alunos por ano. Apesar do glamour sobre a profissão, muitos “descem das nuvens” no começo das aulas. “A procura é grande, muito pelo fascínio. Mas quando os percalços aparecem, principalmente na parte financeira, muitos desistem”, observa.

O investimento médio, contabiliza Mitsuya, é de R$ 70 mil, valor destinado, em grande parte, aos treinos práticos. “É relativamente pesado”, admite. “As horas de vôo são caras. Hoje uma hora prática está em torno de R$ 200,00 a R$ 250,00”, calcula.

Segundo o professor, que também já foi diretor do Aeroclube de Bauru, para que o piloto esteja apto a voar comercialmente ele necessita, no mínimo, entre 150 a 200 horas de vôo. Além disso, após obter o diploma, outros passos são necessários antes de se sair pilotando airbus ou boeings por aí.

“Mas é possível, só depende do aluno”, incentiva, ao explicar que, concluído o bacharelado, o aviador ainda precisa se especializar. “Tem que estar viciado em estudar”, acentua o coordenador da ITE.

Incentivo

Desde 2006, o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), banca as horas de vôo para bolsistas aprovados em concurso. A iniciativa, segundo a Anac, em edital publicado em agosto, visa manter a oferta de mão-de-obra qualificada ao mercado.

Alunos de qualquer escola aviadora, não necessariamente universidades, podem se inscrever, desde que as instituições mantenham convênio com a agência reguladora, que, neste ano, destinou R$ 3 milhões para a formação de pilotos. Informações: www.anac.gov.br.

FONTE:Jornal da Cidade - Baurú
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Não é mais ‘coisa para ricos’

O tempo em que aviação era considerada “coisa para rico”, de acordo com especialistas e profissionais do setor, ficou para trás. A prova de que o perfil dos usuários do transporte aéreo engloba diferentes classes sociais, lembra o professor Mitsuya, ironicamente, foi dada durante a crise aérea deflagrada após a tragédia do vôo 1907 da Gol, em 2006, quando 154 ocupantes de um avião da empresa morreram com a queda no Norte de Mato Grosso.

O acidente, na ocasião, evidenciou as más condições de trabalho dos controladores de vôo, que monitoravam muitas rotas além do que podiam. Isso provocou uma “greve branca” da categoria, que deflagrou a chamada “Operação Padrão”, com o controle de vôo apenas dentro das possibilidades humanas, ocasionando atraso de vôos e intermináveis filas de passageiros nos aeroportos. “Infelizmente foi necessário um acidente de grandes proporções para mostrar que aviação não é coisa de rico”, comenta.

Entretanto, para que as linhas aéreas, de fato, se estabeleçam plenamente como um meio ‘democrático’, o setor no País, para o coordenador de curso, ainda necessita de desenvolvimento em parâmetros regionais, com o estabelecimento de vôos em distâncias menores, mas que economizariam grandes percursos. “Não faz sentido você ter que sair de Manaus para Miami e ter de passar por São Paulo”, exemplifica.

Para que isso ocorra, no entanto, é necessária maior infra-estrutura nos aeroportos fora dos grandes centros. “Em Bauru ainda não é possível o pouso por instrumentos. Tenho aluno já contratado pela Gol, recebendo salário para ficar em casa, porque o aeroporto daqui ainda não está apto a receber as aeronaves da empresa”, aponta.

FONTE:Jornal da Cidade - Baurú por Luiz Beltramin
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Misteriosa onda de entupimento de privadas atinge aviões de empresa aérea

No mais recente incidente, no dia 17 de novembro, um Airbus da empresa que ia de Riad, na Arábia Saudita, a Hong Kong, teve de fazer um pouso não programado em Mumbai, na Índia, quando a tripulação constatou que todos os dez vasos sanitários do avião não estavam funcionando.

Não houve problemas com a aterrissagem, mas o problema causou um atraso de 18 horas em um voo que deveria ter durado oito horas.

Em outras duas ocasiões, com dias de diferença, a companhia teve de cortar o número de passageiros a bordo de voos intercontinentais ao constatar o entupimento em todas as privadas de um mesmo lado dos aviões.

Culpa dos passageiros

Representantes da Cathay Pacific e da Airbus disseram, na noite de terça-feira, que ainda não sabem o que está causando a onda de entupimentos, que atinge principalmente o lado direito das aeronaves.

Mas, segundo o jornal South China Morning Post, uma assessora da companhia aérea chegou a sugerir que os próprios passageiros são parcialmente culpados pelo problema.

"Vocês ficariam surpresos em ver tudo o que encontramos nos canos quando limpamos o sistema: toalhas de rosto, vidros de remédio, meias e até bichinhos de pelúcia", afirmou ela.

Ainda de acordo com o jornal de Hong Kong, um memorando interno escrito pelo diretor de operações de voo da Cathay Pacific, Nick Rhodes, levantava a possibilidade de os entupimentos terem sido causados por uma mudança no procedimento de limpeza da empresa introduzido há seis meses.

A companhia anunciou ainda que seus engenheiros já estão instalando novos canos e fazendo uma "limpeza profunda" dos banheiros de toda sua frota, além de ter consultado a Airbus sobre o problema.

Segundo o jornal, os Airbus A330 e A340 geralmente possuem dez banheiros, e a Cathay Pacific estabelece a proporção mínima de um sanitário para cada 80 passageiros na classe econômica.


FONTE:BBC
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Matérias:Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto

A primeira ampliação da pista do Leite Lopes foi realizada na década de 40. Para isso, foram utilizadas terras particulares que, como nunca foram pagas, deram origem a um processo judicial que é considerado hoje o processo sem solução mais antigo do país.

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Matérias TRIP Linhas Aéreas

A TRIP é a maior empresa regional brasileira. E é também a empresa brasileria com o maior número de destinos, 72 no total, distribuido pelas 5 regiões do país, atendendo cidades isoladas, e muitas que não são atendidas pelas 4 principais grandes empresas nacionais.

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Aeroporto Internacional de Curitiba

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em sua pista principal com orientação magnética 15/33 com 2215 m de comprimento e 45 m de largura, opera por instrumentos de precisão diurno e noturno, utilizando-se de avançados sistemas de apoio à navegação aérea: o ALS (Approach Lights System) e o ILS (Instruments Landing System). A pista secundária 11/29, com 1800 m de comprimento por 45 m de largura, é mais utilizada em decolagens, quando as condições de vento são mais favoráveis.

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Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins

Um dos mais modernos do Brasil, o aeroporto apresentou grande ociosidade desde a sua inauguração, devido principalmente à distância até o centro de Belo Horizonte, que é de cerca de 38 km, sendo o mais distante aeroporto de sua região central no Brasil. Somente a partir de 2005, o aeroporto apresentou significativo aumento do movimento de passageiros devido a transferencia de mais de 120 vôos do Aeroporto da Pampulha para o internacional Tancredo Neves.

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Matérias Aeroporto de Jundiaí

Divulgação Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí. ... O Aeroporto de Jundiaí possui uma pista de 1.400 metros, menor que os quase ...

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Avião da Swiss com destino a SP faz pouso de emergência em Zurique

Um avião da companhia Swiss com destino a São Paulo teve que fazer uma aterrissagem de emergência no aeroporto de Zurique na noite desta sexta-feira, por causa de problemas técnicos.

O avião partiu do aeroporto de Zurique em direção a São Paulo com 220 passageiros a bordo, mas, após a decolagem, o piloto comprovou que havia problemas técnicos com os aerofólios, que não fechavam, por isso decidiu dar meia-volta.

Nenhum dos passageiros sofreu dano e todos puderam embarcar no sábado em outro voo.

Fonte:Agencia EFE – 4 dias

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Queda de avião mata três pessoas na China


Três tripulantes morreram e quatro ficaram feridos após a queda de um avião de carga de Zimbábue no Aeroporto Pudong, na capital chinesa. A aeronave pegou fogo logo após a decolagem e saiu da pista. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas. Um dos feridos se encontra em estado grave. O avião fazia a rota entre Xangai e a cidade de Bishkk, capital do Quirguistão.
FONTE:estadão
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Foto de passageiro obeso em avião obriga companhia a se explicar


A imagem de um passageiro obeso espremido numa poltrona da classe econômica reacendeu o debate nos Estados Unidos sobre como as empresas aéreas lidam com o grande número de passageiros acima do peso.

A foto, postada num blog sobre aviação, e publicada no site do inglês "Daily Telegraph", foi tirada por um dos clientes para ilustrar a dificuldade da empresa em acomodar os passageiros em seus assentos.

Não está claro, segundo o jornal, se o passageiro está consciente de que sua foto foi tirada ou se o voo, um avião de carreira da American Airlines, decolou com o passageiro com metade do corpo para fora do assento.

Segundo o "Telegraph", algumas empresas aéreas já oferecem cintos de segurança maiores para passageiros acima do peso em cumprimento a normas de segurança, mas boa parte dos voos de carreira insistem para que passageiros obesos comprem uma poltrona extra.

A americana Southwest tem uma política que orienta os passageiros que não se encaixam entre os dois braços das poltronas a comprar um segundo bilhete que é reembolsado caso o voo não esteja cheio.

A American Airlines não tem uma regra, mas pede aos passageiros para “identificar, antes do horário do voo, se precisará de dois assentos”.

A imagem, aparentemente feita num Boeing 757, foi postada no blog sobre aviação "Flightglobal", do escritor Kieran Daly.

O autor do blog disse ao diário inglês que a foto foi enviada para ele com “absoluta garantia de que é genuína por um comissário de bordo da American Airlines”.

Em um comunicado, a empresa afirmou que “não poderia ainda confirmar se a imagem foi feita ou não por algum membro da tripulação do voo" e que vai "investigar a situação internamente para determinar se algumas das políticas da empresa não foram corretamente aplicadas”.

“A American Airlines tem entre suas principais preocupações a segurança e o conforto dos seus passageiros e tripulações e, consequentemente, passageiros são orientados a reservar dois assentos se eles sabem que vão precisar. Se o voo não estiver lotado, todavia, as necessidades destes passageiros são atendidas sem custos, sempre que possível”, diz a empresa.


FONTE: G1,
Foto: Reprodução / Telegraph.co.uk)
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Escola de Especialistas de Aeronáutica forma turma com 666 novos sargentos

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá, interior de São Paulo, formou nesta sexta (27), 666 novos sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB). Participaram da cerimônia de formatura o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e integrantes do Alto-Comando da instituição. Autoridades civis, como o prefeito da cidade, Antonio Gilberto Filippo Fernandes Junior, também prestigiaram o evento.

Os novos sargentos, 380 homens e 286 mulheres, são provenientes de três cursos de formação: 229 alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS),com duração de dois anos; 163 do Básico de Controlador de Tráfego Aéreo-Modalidade Especial (BCTME), de um ano; e 274 do Estágio de Adaptação a Graduação de Sargento (EAGS), de seis meses de instrução.

Na solenidade, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito ressaltou que a Escola de Especialistas oferta à Força Aérea Brasileira mais um seleto grupo de sargentos, preparados e convictos do papel de perpetuadores dos ideais de uma instituição íntegra, coesa e respeitada. Também salientou o início de uma nova etapa na vida dos recém-formados.
"Será uma caminhada repleta de desafios, mas também, de muitas e inesquecíveis realizações. Tenham convicção de que os senhores e as senhoras receberam,nestes pátios e galpões, as ferramentas e conhecimentos essenciais ao exercícios de suas funções. Reflitam sobre a responsabilidade depositada sobre seus ombros de manter forte e operacional a Aeronáutica que lhes foi legada pelos valorosos especialistas que por aqui passaram", explicou o Tenente-Brigadeiro Saito.

A Escola de Especialistas de Aeronáutica foi criada em 25 de março de 1941, ocupando inicialmente as instalações da extinta Escola de Aviação Naval na Ponta do Galeão, no Rio de Janeiro. O primeiro concurso de admissão foi realizado em abril de 1941, com 200 vagas, mas apenas 34 candidatos passaram na prova. Ao longo de sua história , a EEAR formou mais de 60 mil graduados para a FAB.

A recém-formada pelo CFS, Joisebel Mendes Guedes, 25anos, primeira colocada de sua turma, passou a fazer parte dessa seleta estatística. Natural de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, ela disse que os dois anos na Escola lhe ofereceram muito aprendizado.

“Era um sonho que sempre tive de seguir a carreira militar. Nesses dois anos extrai muitas lições aqui nesta escola e uma das mais importantes foram as várias amizades que fiz aqui. Convivi com pessoas de todo os estados do Brasil, isso foi muito bom”, disse Joisebel. “Agora pretendo crescer como profissional na Força Aérea”, completou.

As expectativas de Sad Mychaeell Batista de Oliveira, primeiro colocado do BCTME, também são a de buscar e conquistar espaço em sua nova função.
“Acho que temos um futuro promissor. Foi muito sacrifício e esforço para chegar até aqui. Mas hoje a gente percebe que tudo valeu a pena. O apoio da minha família foi decisivo. Como sou do nordeste, fiquei praticamente seis meses sem ver os meus parentes e sem o apoio deles nada seria possível”, explica o militar natural de Natal, Rio Grande do Norte. “Eu já era militar, mas a gente sempre acaba fortalecendo certos preceitos como companheirismo e disciplina”, afirmou o sargento que já sonha com o oficialato.

Em Família - Os filhos se espelham nos pais. Essa máxima não poderia se adequar de forma mais perfeita à família do Suboficial Agnaldo Ferreira Pinto Cabral, 43 anos, do efetivo da EEAR. Na cerimônia de formatura, ele não escondia a satisfação ao ver sua filha, Tamires Gonçalves Cabral, 19 anos, passar pelo rito de jogar o quepe para o alto e concluir o curso.
"È uma emoção muito grande. Além de ser minha filha foi minha aluna, pois era encarregado do esquadrão ao qual ela pertencia. Por isso, para mim foi um orgulho redobrado. Não tem emoção igual. Desde pequena a Tamires sempre vivenciou esse dia a dia militar e sabia como era a nossa rotina. Talvez esse foi o motivo que a fez se interessar em seguir a carreira”, diz o suboficial. Apesar da convivência no mesmo esquadrão, o que prevaleceu foi o profissionalismo."O pai era dentro de casa. Aqui na escola nossas relações se mantinham entre a aluna e o suboficial", enfatizou o militar.
“Eu estou muito feliz. É um curso muito corrido, e a nossa função, de controle de tráfego, requer muita responsabilidade, mas foi muito bacana. Agora vou trabalhar em São Paulo e no próximo ano farei um curso em São José dos Campos. Há muita coisa ainda para se aprender”, dizia a Sargento Tamires Gonçalves Cabral.
Os sargentos Joisebel Mendes Guedes, Vinícius Martinez Campos e Sad Mychaeell Batista de Oliveira receberam os prêmios “Ministério da Defesa” e "Força Aérea Brasileira” por terem sido os primeiros colocados, respectivamente, nos cursos CFS, BCTME e EAGS.

Fonte: CECOMSAER
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Famílias alemãs e chinesas de vítimas entram com processos por voo AF447


Famílias alemãs e chinesas que perderam seus parentes no acidente do voo 447 da Air France, que ia do Rio de Janeiro a Paris, abrirão processos contra a companhia aérea Air France, contra a construtora Airbus e contra as autoridades francesas de aviação civil, por negligência, informaram seus advogados nesta sexta-feira.

Os advogados das famílias residentes na Alemanha representam os parentes de 26 alemães e oito chineses, que estão entre as 228 pessoas que morreram a bordo do Airbus A330 que caiu no dia 1º de junho no Oceano Atlântico.

Os advogados alegam que o acidente era "previsível", já que problemas recorrentes com os sensores de velocidade das aeronaves são descritos desde 1998, mas "nem a Airbus, nem a Air France investigaram o problema a fundo".

Em 2006, a Airbus chegou a sugerir a necessidade de instalação de um sistema de apoio para entrar em ação caso o sistema principal falhasse, mas as autoridades de aviação civil da França nunca tornaram a medida obrigatória, afirmam os advogados.

Ainda de acordo com o grupo de defensores, uma associação de parentes das vítimas será formalizada nesta sexta-feira em Berlim.

Elmar Giemulla, um dos representantes legais das famílias, disse à AFP que as acusações de negligência serão apresentadas em janeiro de 2010.

Além disso, explicou, as famílias chinesas entrarão com as ações judiciais a partir da Alemanha porque nenhuma associação de parentes das vítimas foi organizada na China.

Grupos semelhantes já haviam sido montados nos Estados Unidos, no Brasil e na França.

FONTE,FOTO:AFP

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Avião português livra STP Airways da "lista negra" da Comissão Europeia

A Comissão Europeia incluíu hoje as companhias de São Tomé e Príncipe na "lista negra" da aviação que fica proibida de operar voos no espaço europeu. Mas esta proibição não irá afectar a operação da transportadora são tomense STP Airways, uma vez o seu accionista maioritário é a portuguesa EuroAtlantic e as suas operações serem asseguradas por um avião Boeing 757-200, registado em Portugal.

A STP Airways continua a operar o voo semanal de Lisboa a São Tomé com extensão a Luanda, prevendo até um reforço desta operação durante a época natalícia. "No avião que sai hoje de Lisboa, não houve um único cancelamento" , garante Henrique Fonseca Ferreira, director comercial da STP Airways.

Sublinhando que a EuroAtlantic é uma companhia registada junto da Autoridade Aérea Europeia (EASA), José Caetano Pestana, director de Relações Públicas da companhia aérea portuguesa que detém 37% do capital da STP Airways, adianta que "a EuroAtlantic está disponível para oferecer toda a assistência técnica ao Instituto nacional de Aviação Civil de São Tomé e Príncipe no sentido de resolver esta situação".


FONTE:aeiou.expresso
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Astronautas da Atlantis volta à tripulação Quarters

A missão STS-129 tripulantes subiu na prata da NASA Astrovan para a curta viagem de volta para os quartos da tripulação nas operações de Kennedy e Construção Checkout. Lá, eles passarão por um exame médico completo e cumprimentar seus familiares próximos.

Enquanto isso, o ônibus espacial Atlantis está à espera de ser rebocado de volta para a instalação de processamento, que orbita onde será preparado para a missão STS-132 à Estação Espacial Internacional, em maio.


FONTE:Nasa
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STS-129 Post-Landing Commander Statement

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BNDES lança linhas para cadeia produtiva aeronáutica

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou em comunicado a aprovação de duas novas modalidades no Programa BNDES de Financiamento às Empresas da Cadeia Produtiva Aeronáutica Brasileira (BNDES Pró-Aeronáutica).

Uma delas, o BNDES Pró-Aeronáutica Exportação, visa ampliar a participação de empresas de menor porte no mercado internacional.

O banco financiará a produção de bens e serviços destinados à exportação, na fase de pré-embarque, e a comercialização desses bens no exterior, nas operações de pós-embarque.

Outra nova modalidade, o BNDES Pró-Aeronáutica Empresa, financiará o desenvolvimento de produtos e serviços aeronáuticos no modelo de parcerias de risco.

De acordo com o informe do banco, a decisão de ampliar o programa foi tomada devido às dificuldades de acesso ao crédito por parte das micro, pequenas e médias empresas da cadeia aeronáutica. Ainda segundo o banco, a participação do BNDES é de até 100% do valor exportado, de no mínimo US$ 200 mil e, no máximo, US$ 2 milhões.

O BNDES informou ainda, em seu comunicado, que as mudanças no Programa Pró-Aeronáutica, criado em agosto de 2007, resultaram de estudos feitos por um grupo de trabalho que propôs ações a partir das diretrizes da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

Este grupo identificou demandas do setor, e o banco elaborou as novas modalidades para atendê-las. O programa termina em 30 de junho de 2010 e tem orçamento de R$ 100 milhões.

fonte: Agência Estado por Alessandra Saraiva
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ônibus espacial Atlantis na pista 33 da NASA Shuttle do Centro Espacial Kennedy Landing

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Terras Atlantis na Flórida

O ônibus espacial Atlantis ea sua tripulação de sete astronautas terminou uma viagem de 11 dias com uma 9:44 AM EST desembarque no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. Atlantis voou 171 órbitas ao redor da Terra e viajou 4490138 milhas desde o 16 de novembro lançamento.

A missão STS-129 incluiu três caminhadas espaciais ea instalação de duas plataformas para truss da Estação Espacial Internacional, ou backbone. As plataformas de realizar grandes peças de reposição para sustentar as operações depois da estação de ônibus são reformados. A tripulação do vaivém entregues cerca de 30.000 quilos de peças de reposição para os sistemas que fornecem energia para a estação, mantê-lo de superaquecimento, e manter uma orientação adequada no espaço. O ônibus saiu da estação espacial de 86 por cento, pesando £ 759.222.

Nicole Stott astronauta voltou à Terra após 91 dias no espaço. Ela passou 87 dias a bordo da estação espacial e 80 dias como um engenheiro de vôo Expedition 20/21. Ela é a última astronauta que serão transportados para ou a partir da estação de espaço pelo ônibus espacial.

Engrenagem principal Atlantis aterrissou em 9:44:23, seguido do trem de nariz em 9:44:36 e parar a roda 9:45:05

STS-129 era o 129 missão espacial, o Atlantis e 31 para a missão do vaivém 31 à Estação Espacial Internacional. Foi o quinto e último vôo de 2009.
FONTE:nasa
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Atlantis Lands in Florida

Space shuttle Atlantis has landed at Kennedy Space Center, Fla. The STS-129 mission that included three spacewalks and more than six days at the International Space Station has been completed.
FONTE:nasa
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Pouso da Atlantis Centro Espacial Kennedy, na Flórida

O pouso da nave Atlantis. São quatro oportunidades iniciando às 11:07 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Ainda haverá uma segunda oportunidade às 12:44h

ver agora 12horas.aérea/nasa



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Dado Atlantis "Go" para sair de órbita


Mission Control Capcom Chris Ferguson rádio com um "vá para sair de órbita" para o comandante do ônibus espacial Atlantis Charlie Hobaugh at 8:14 am EST. A três minutos, sete manobra segunda agendada para 8h37 retardará Atlantis por mais de 200 quilômetros por hora e levar a uma aterragem no 9:44 am no Centro Espacial Kennedy, na Flórida

Atlantis irá cruzar o sul da costa da Flórida Bonita Springs e passar ao norte do lago Okeechobee, provocando dois estrondos sônicos em cerca de 9h40, uma vez que diminui a velocidade de reacção. Comandante Charlie Hobaugh vai alinhar com Atlantis Kennedy sudeste para noroeste da pista 33. Touchdown é esperado at 9:44 am
FONTE:nasa
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Esquadrilha da Fumaça parou a cidade

ma apresentação da Esquadrilha da Fumaça fez a festa do itabunense na tarde desta quarta. Quem mais se divertiu com as manobras fantásticas foi a criançada, mas muitos adultos também se impressionaram.

A apresentação mobilizou oito aeronaves T-27 Tucano, uma delas de reserva, com o apoio de um C-105 do primeiro Esquadrão do 15º Grupo de Aviação, Esquadrão Onça, que vem realizando exibições no Nordeste.

A exibição teve mais de 20 seqüências de manobras, com 55 acrobacias radicais e a participação de sete aviões. A apresentação foi vista por moradores de quase todos os bairros de Itabuna.

Porém, a grande concentração foi no centro, dos dois lados do Rio Cachoeira, na Alameda da Juventude, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, além das pontes, ocupadas pela população.

A Esquadrilha da Fumaça realizou sua primeira exibição oficial em 14 de maio de 1952. Com mais de 3.300 apresentações no Brasil e Exterior, a Esquadrilha é considerada a embaixatriz do Brasil no céu.

A foto é de Geraldo Borges. Na edição deste sábado, A Região mostra uma seleçao de fotos da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, tiradas por ele e por Marcel Leal.


FONTE:noticias de ipiau
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