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Domingo Aéreo Campo de Marte - SP 25/10/2009 Esquadrilha da Fumaça



FORTE:gar6, you tube
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Tratato de Lisboa é prioridade para Portugal, diz secretário

Lisboa, 31 out (Lusa) - O Tratado de Lisboa, a candidatura de Portugal ao Conselho de Segurança da ONU e a continuidade das políticas de cooperação são as prioridades apontados pelo secretário de Estado das Relações Exteriores e da Cooperação para novo governo.

"Temos grandes responsabilidades na área da política externa. Temos grandes desafios pela frente, como o Tratado de Lisboa, que vai introduzir alterações muito importantes na nossa forma de trabalhar, e ainda a campanha para o Conselho de Segurança da ONU, que vai mobilizar todo o Governo",disse Gomes Cravinho à entrada para a cerimônia de posse dos secretários de Estado do 18º Governo Constitucional, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Além disso, ele destacou a necessedidade de prosseguir, no governo que agora começa, o aprofundamento, na área da coperação, de um conjunto de reformas em andamento.

Trinta e sete secretários de Estado do 18º Governo Constitucional tomam hoje posse no Palácio da Ajuda, cinco dias depois da cerimônia em que foi empossado o primeiro-ministro e os ministros do executivo de José Sócrates.

O evento conta com a presença de representantes dos órgãos de soberania, como o presidente da Assembleia da República, o presidente do Tribunal Constitucional e o presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Os membros do novo Governo que tomaram posse na segunda-feira - o primeiro-ministro José Sócrates, os ministros e o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - também estarão presentes da cerimônia.
FORTE:UOL
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Força Aérea Brasileira flagra avião com 150 quilos de cocaína

Rio de Janeiro, 30 out (EFE).- Um avião que carregava 150 quilos de cocaína e realizava um voo não declarado no espaço aéreo brasileiro foi forçado a aterrizar em um local próximo de Brasília por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que chegou a realizar disparos de advertência, disseram hoje fontes oficiais.

O pequeno avião teve que realizar uma aterrizagem forçada na tarde da quinta-feira em uma pista de uma fazenda em Cristalina, município de Goiás situado a 140 quilômetros de Brasília, e seus ocupantes conseguiram fugir antes da chegada da Polícia ao local, segundo porta-vozes da Polícia Federal.

Os agentes da Polícia Federal, informados pela Força Aérea sobre o local da aterrizagem, encontraram 150 quilos de cocaína no interior da aeronave mas desconhecem se os narcotraficantes levar consigo parte da carga.

Os ocupantes da aeronave aparentemente fugiram a pé por uma região de mata de Cristalina e não foram localizados apesar do cerco realizado pelos agentes federais.

De acordo com a versão oficial, a aeronave, aparentemente procedente da Bolívia, foi localizada pelos radares do controle aéreo de Brasília e, como seu voo não tinha sido declarado e seu piloto não quis identificar-se, o comando da Aeronáutica ordenou o envio de um avião Tucano da Força Aérea para verificar a situação.

Como o piloto da aeronave não atendeu aos pedidos para que se identificasse ou aterrizasse, o avião militar brasileiro realizou disparos de advertência para obrigá-lo a aterrizar.

Este foi o segundo caso de uma aeronave que é obrigada a aterrizar com tiros de advertência no país desde que foi aprovada em 2004 a lei que autoriza a força Aérea a derrubar aviões suspeitos de serem usados para o narcotráfico e o contrabando.

O primeiro caso ocorreu em junho deste ano em Rondônia.

A chamada "Lei do Tiro de Destruição" permite que a FAB dispare contra aviões suspeitos quando seus pilotos se negam a identificar-se ou a atender as ordens para que aterrizem. EFE


FORTE YAHOO

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Infraero: Viracopos será maior aeroporto do Hemisfério Sul

O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, afirmou nesta quinta-feira que daqui a 30 anos o Aeroporto Internacional de Viracopos deverá ser o maior do Hemisfério Sul. Gaudenzi esteve em Campinas para assinar o convênio de cooperação com a prefeitura da cidade que diz respeito à desapropriação de 11,93 km² para a construção da segunda pista do aeroporto.

Gaudenzi disse ainda que "nos próximos 30 anos Viracopos poderá receber de 85 a 90 milhões de passageiros por ano". Em 2007, o aeroporto recebeu 955 mil passageiros. De acordo com o presidente da estatal, nas próximas três décadas Viracopos poderá contar com até quatro pistas para realizar as operações de pouso e decolagem.

A segunda pista do aeroporto terá 3,6 mil m de comprimento por 60 m de largura. A previsão é que as obras tenham início no final do ano, com conclusão prevista para 2010, quando a pista deve começar a operar gradativamente.

A obra terá recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve custar em torno de R$ 500 milhões. Somente a desapropriação, que inclui 88 propriedades rurais e 3.172 lotes urbanos, deve custar em torno de R$ 150 milhões.

"Viracopos foi uma opção técnica, devido à sua proximidade com São Paulo e Guarulhos. Também haverá um trem rápido entre Rio e São Paulo, que deve ter uma estação em Campinas", disse o presidente da Infraero.

Segundo o superintendente do Aeroporto de Viracopos, Clóvis Moreira, os estudos de impacto ambiental já foram concluídos. Ele afirmou ainda que em 2007 Viracopos teve um volume recorde de 32,9% do total de importações no Brasil. Em segundo lugar ficou o Aeroporto de Guarulhos, com 31,8%.


FORTE: TERRA
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fusão entre TAM, TAP e TAAG seria uma “boa ideia”


Em meio aos rumores sobre a fusão das companhias aéreas TAP (Portugal), TAM (Brasil), e TAAG (Angola), Fernando Pinto, presidente da TAP, revelou que não descarta essa possibilidade, a qual considera uma “boa ideia”. “A proposta é estratégica, pois criaria uma empresa muito forte. Por enquanto é apenas uma ideia, mas, diante da atual situação do mercado, pensamos que o momento ainda não seja adequado”, garantiu Pinto, que também é cogitado para ocupar a presidência da TAM, após a saída de David Barioni. A TAP, que registrou perdas de 285 milhões de euros em 2008, é a companhia aérea européia que transporta o maior número de passageiros no Brasil.
FORTE:aeromagazine
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Atlantis é entregue; Astronautas Return to Kennedy


No Kennedy Space Center, na Flórida, a carga para a missão do ônibus espacial Atlantis para a Estação Espacial Internacional foi transferido para a plataforma de lançamento 39A durante a noite e será instalado no compartimento de carga do ônibus espacial.

Técnicos vão terminar o teste do sistema de Atlantis recolha de resíduos, ou de toucador, neste fim de semana e as equipes estão se preparando terreno para a parte final do ensaio de lançamento vestido conhecido como o Countdown Terminal demonstração de teste, ou TCDT.

Hoje, a missão STS-129 de seis astronautas estão envolvidos na sua revisão final bancada do hardware de vôo da Nasa, no Johnson Space Center em Houston, e eles vão realizar treino de simulação de emergência abortar no simulador de base do movimento.

A tripulação vai voar para Kennedy ontem à tarde para a realização do TCDT. Durante os dois dias no Kennedy eles vão participar de uma contagem regressiva simulada, onde a prática procedimentos de decolagem dentro do ônibus. Antes de regressar a Johnson na terça-feira, os membros da tripulação prática pad evacuação de emergência.

Em 29 de outubro, os gerentes da Nasa anunciou a data oficial de lançamento e tempo de 16 de novembro às 2:28 pm EST para o vôo do Atlantis para a estação espacial. O desvio só para essa data seria se o planejado 14 de novembro lançamento de um foguete Atlas V nas proximidades de Cabo Canaveral, Estação da Força Aérea está atrasado. Uma vez que a equipe do Atlas tem reservado a Cordilheira Oriental de 14 de novembro e 15, isso significa que a decolagem do ônibus espacial vai passar mais cedo do que 2:02 em 17 de novembro.
FORTE:Nasa
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Unknown

Sauditas negociam compra de P-8 POSEIDON


A Real Força Aérea Saudita está negociando com o governo e corporações Norte Americanas a aquisição de pelo menos seis super patrulheiros P-8 Poseidom, a futura aeronave de patrulha marítima da US-Navy e da Marinha Indiana, o contrato saudita é avaliado em pelo menos US$1.3Bi e até o momento não foram pormenorizados os ítens e armamentos que estariam em negociação.

O P-8 é de longe o mais avançado Patrulheiro naval já desenvolvido e tem como plataforma as aeronaves Boeing 737-800 ERX, membro da bem sucedida família de aviões comerciais da fabricante Norte Americana.

A India é hoje o primeiro cliente estrangeiro do Poseidom, com esta negociação a Arabia Saudita pode passar a ser o segundo destino do futuro patrulheiro, passando a frente frente por exemplo da Austrália, outro cliente potencial deste magnífico sistema de combate.

Acompanhe o vídeo abaixo:




Fonte: Voar News/You tube.
Photo by: Voar News.
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Unknown

Emirates Cargo transporta Fórmula 1 de Viracopos-Dubai


A Emirates Skycargo foi contratada pela terceira vez para realizar o transporte dos carros da Fórmula 1.

Este ano foram duas operações e 13 carros transportados. A carga partiu do Aeroporto de Viracopos e seguiu para Abu Dhabi, onde ocorre a próxima etapa do GP de Fórmula 1, em 1º de Novembro.

Este é o primeiro Grand Prix dos Emirados Árabes e para a operação foram utilizados dois Boeing 747 cargueiros, que receberam permissão especial para operação em ambos os aeroportos.


Na primeira fase do transporte, em 20 de Outubro, foram recebidos 4 carros das escuderias Ferrari e BMW Sauber, 2 Medical Cars e outros 2 Safety Cars, juntamente com o carregamento de peças, partes e outros materiais utilizados no circuito.

O vôo EK9832 chegou em Viracopos às 18:42, (horário local), partindo de Dubai, com escala técnica na Nigéria. E decolou às 02:42 (horário local) do dia 21 de Outubro no vôo EK9907, com destino a Abu Dhabi, portando 112.713 kg de carga e 37 pallets.


A segunda operação da Skycargo no dia 22 de Outubro teve início com a chegada do vôo EK9849 trazendo 38.292 kg de importação.

Na seqüência, foram embarcados 5 carros das equipes Red Bull Renault - RBR, Force India e Brawn GP, totalizando 113.174 kg de carga.

A aeronave decolou de Viracopos às 00:04 (horário local) do dia 23 de Outubro, seguindo a mesma rota da carga anterior.


"Estamos honrados por fazermos parte de um evento esportivo dessa magnitude", afirma Hiran Perera, Vice-Presidente Sênior em Operação de Cargueiros.

"Transportar uma carga de tamanho valor demanda cuidados especiais durante todo o processo, desde o posicionamento da carga em solo, na aeronave e também durante o vôo. Para isso, a Emirates conta com uma rede que abrange 100 cidades e uma equipe especialmente treinada, com experiência para atender às exigências que demandam as cargas mais valiosas", finaliza Perera.


Critérios como agentes treinados e homologados pela IATA e a premiada rede de serviços de alta confiabilidade da Skycargo são aspectos essenciais que garantem o sucesso das operações com os clientes mais exigentes.

Fonte: Aviação Brasil.
Photo by: Skycargo.
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Tam anuncia novo avião na linha Rio-Nova York


A Tam incluirá um A330 na linha Rio-Nova York, que voará em alguns dias da semana.

Atualmente, a rota é realizada por um Boeing 767.

A medida foi divulgada pelo diretor de Alianças e Relações Internacionais da empresa, Marcelo Varella.

Ele afirmou também que a expectativa é de que a rota se torne diária.


Fonte: Mercado & Eventos.
Photo by: Máquinas Voadoras.
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Unknown

Parabéns Bahia !!!


Em conversa com a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, o dirigente da empresa, Dilson Verçosa, afirmou que a taxa de ocupação está próxima dos 70%, número expressivo se for levado em consideração que os Estados Unidos foram bastante afetados pela crise, e que 50% dos passageiros são norte-americanos.

Em 2008, o número de desembarques diretos dos EUA para a Bahia cresceu 334% e, segundo o presidente da Abav-BA, Pedro Costa, que atribuiu ao voo da American Airlines boa parte desse crescimento.

Parabéns Bahia !!!


Fonte: Jornal de Turismo.
Photo by: Marcelo D'Almeida Monteiro.
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Frota de E-Jets com 3.000.000 de horas de voo


A frota da família E-Jets da Embraer continua a atingir números significativos. O mais recente marco foi o alcance de 3 milhões de horas de vôo, obtido com uma excelente confiabilidade operacional.

Atualmente, as mais de 600 aeronaves em operação já transportaram 130 milhões de passageiros, apoiando companhias aéreas com modelos de negócios que vão desde serviços regionais e malhas aéreas principais até transportadores de baixo custo.

“A indústria de transporte aéreo está sujeita a oscilações na demanda de passageiros resultantes de mudanças no cenário econômico. Poder contar com aviões flexíveis e confiáveis como os E-Jets em suas frotas elimina alguns dos riscos aos quais as companhias aéreas estão expostas, oferecendo alternativas mais seguras em tempos difíceis”, disse Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial.

Os E-Jets são a família de aeronaves comerciais de maior confiabilidade na categoria de até 122 assentos.

Constituem uma ferramenta comprovadamente eficaz para as companhias aéreas na redução dos custos operacionais por meio da readequação da oferta de assentos de aeronaves maiores de corredor único (narrowbody) ou da substituição de jatos mais antigos e ineficientes.

Desde a entrada em serviço em 2004,
os E-Jets contribuíram para que a indústria de aviação economizasse mais de US$ 1 bilhão em combustível
e reduzisse as emissões de dióxido de carbono (CO2) em cerca 6 milhões de toneladas, sendo muito mais eficientes em comparação aos narrowbody ou aos jatos mais antigos substituídos.

Devido ao projeto robusto, os quatro E-Jets – EMBRAER 170, EMBRAER 175, EMBRAER 190 e EMBRAER 195 – alcançaram uma taxa excepcionalmente baixa de cancelamentos de vôos decorrentes de problemas técnicos: menos de dois a cada mil.

Parte deste resultado também se deve ao sólido suporte pós-vendas da Empresa, que apóia uma diversificada base de clientes com 53 empresas em 35 países em todo o mundo, bem como à dedicação de mecânicos e engenheiros.


Fonte: Embraer
Photo by: Embraer.
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Alagoas terá mais um charter


Com a alta temporada se aproximando, Alagoas se prepara para receber turistas de todo Brasil e de outros países da América Latina.

A operadora Visual Viagens será uma das empresas a levar milhares de turistas até a capital do estado, Maceió, através do seu novo charter, que inicia suas operações no dia 18 de dezembro e segue até o carnaval.

"O voo sairá duas vezes por semana, aos sábados e domingos e um horário muito bom, com a Gol, do aeroporto de Guarulhos", afirmou Gustavo França, gerente de vendas da Visual.

"Em 2008, tinhamos um número bem menor de charters e nessa temporada decidimos nos prevenir", explica.


"Receberemos cerca de 30 chartes por semana durante a temporada, além dos voos regulares. Não somos um destino que tem turismo corporativo, então esperamos turistas de diversos lugares com essas operações, como italianos, chilenos e argentinos", afirmou Paulo Kugelmas, superintendente de marketing da Secretaria de Estado de Turismo de Alagoas.

Fonte: Jornal de Turismo
Photo by: Francisco Malheiros (Aero Entusiasta).
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FAB encontra avião desaparecido


O Comando da Aeronáutica informou no início da tarde desta sexta-feira que 9 das 11 pessoas que estavam a bordo do avião modelo C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), que desapareceu na quinta-feira pela manhã, sobreviveram.


Ainda de acordo com a FAB, há um desaparecido e indícios de um possível óbito. Segundo o site G1, um helicóptero da Aeronáutica pousou no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (AC), às 13h15m (horário local) com os primeiros quatro sobreviventes. Eles foram levados para o Hospital Regional do Juruá, na cidade em ambulâncias do SAMU.

O C-98 - que transportava 7 funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e quatro militares - foi localizado na manhã desta sexta-feira por integrantes da tribo Matis, em meio à Floresta Amazônica. Segundo a FAB, o avião pousou no Rio Ituí, afluente do rio Javari, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos).

No total, oito aviões - sete da Força Aérea e um do Exército - participam da operação de resgate. São dois helicópteros H-60L BlackHawk, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99, além de um helicóptero HM-3 Super Cougar do Exército.

A FAB divulgou a lista dos sobreviventes resgatados.

1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga

2° Tenente José Ananias da Silva Pereira

1° Sargento Edmar Simões Lourenço

Josiléia Vanessa de Almeida (enfermeira da Funasa)

Maria das Graças Rodrigues Nobre (técnica da Funasa)

Maria das Dores Silva Carvalho (técnica da Funasa)

Marina de Almeida Lima (técnica da Funasa)

Diana Rodrigues Soares (técnica da Funasa)

Marcelo Nápoles de Melo (técnico da Funasa)

Não há informações ainda sobre o suboficial Marcelo dos Santos Dias e sobre o técnico João de Abreu Filho. Aeronave emitiu sinal de alerta após a decolagem.

O avião desapareceu na manhã de quinta-feira, quando fazia um voo entre Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave dava apoio à Operação Gota, do Ministério da Saúde, de vacinação de comunidades indígenas.

À noite, a FAB informou que o avião emitiu sinal de alerta 58 minutos após a decolagem. O sinal foi captado pelo Salvaero. Ainda segundo a FAB, "eram boas as condições meteorológicas no horário do desaparecimento da aeronave".

O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 1980 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil, é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército.

Fonte: O Globo.
Photo by: FAB/ O Globo.
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Unknown

Novos membros do Aeroblog


Pois é pessoal... O Aeroblog está decolando !!!

Estamos agora com uma parceria muito legal.

Uma é do amigo Alan Alves, do blog 12 horas.aérea que além de ajudar no Aeroblog com suas postagens, todas as postagens do Aeroblog vão para o blog 12 horas.aérea. Assim você não perde nada do que acontece no mundo da aviação.

A outra parceria, é de um conhecido aqui do blog, nosso colaborador Allysson Augusto, que a partir de hoje, também vai fazer parte da equipe do Aeroblog.

Espero que gostem das postagens e curtam cada vez mais o nosso blog.

Abraços.

Lisarb (Aeroblog).

Photo by: Jid Webb/Blog 12horas.aérea/Allysson Augusto.
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Unknown

Da série... Maquetes





Olá pessoal, o Aeroblog está postando hoje mais um marcador. Trata-se da Série... Maquetes.

Quem tiver fotos de suas maquetes e queiram postar aqui no Aeroblog, é só enviar por e-mail: aeroblog208@hotmail.com que postaremos aqui, toda sexta-feira.

Essas fotos foram enviadas pelo Amigo Carlos Leal de Recife.

Aguardem, mais novidades no Aeroblog.

Abraços.

Lisarb (Aeroblog).

Photo by: Carlos Leal.
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Grupo12Horas.Aérea

Prefeitura mantém Campo de Marte e TAV iria para Barra Funda

A Prefeitura de São Paulo sugeriu ontem a mudança da estação do trem de alta velocidade (TAV) do Aeroporto Campo de Marte para a Barra Funda. O motivo é a utilização de parte da área do terminal para ampliação do Centro de Eventos e Convenções da Cidade de São Paulo (Anhembi), que integraria um projeto para criação de um novo polo de feiras. A sugestão foi feita pelo assessor da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, Sérgio Eduardo Fávero Salvadori, durante debate público sobre a implantação do TAV no Brasil organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), na sede do Instituto de Engenharia, na Capital.

De acordo com ele, essa é a posição da Administração Gilberto Kassab (DEM), uma vez que a Prefeitura não teria sido consultada pelo governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, Casa Civil ou Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sobre a implantação do trem rápido nos limites do município. A implantação da estação do TAV no Campo de Marte consta do projeto do governo federal. Segundo a proposta atual, a estação ficaria melhor localizada no aeroporto para seguir o trajeto tanto para Campinas quanto para o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. Além disso, o trem não precisaria, por exemplo, cruzar a Marginal do Tietê e chegar até a Barra Funda, região mais próxima do Centro, e, portanto, de mais densidade populacional, exigindo maior intervenção urbana.

FORTE:jetsite
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Grupo12Horas.Aérea

Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Tropical juntas em promoção paa Manaus


A Rede Tropical de Hotéis firmou parceria com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras para privilegiar os passageiros que têm como destino final a cidade de Manaus. O acordo foi fechado durante a Abav 2009 entre os Executivos da área comercial das duas empresas. O acordo firmado entre as empresas prevê para o cliente Azul que se hospedar nos hotéis da Tropical em Manaus, o Tropical Manaus ou o Tropical Manaus Business, 30% de desconto no valor da tarifa divulgada no web site da rede - com reserva feita somente através da Central 0800 70 126 70. Já o cliente Tropical que comprar passagem aérea pela Azul também terá vantagens: 10% de desconto na compra do bilhete de ida e volta para a capital amazonense. A promoção é válida até 30 de novembro de 2009.


FORTE:JETSITE
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EMBRAER 170/190 de E-Jets da Embraer 3 milhões de horas voadas

A frota da família EMBRAER 170/190 de E-Jets da continua a atingir números significativos. O mais recente marco foi o alcance de 3 milhões de horas de vôo, obtido com uma excelente confiabilidade operacional. Atualmente, as mais de 600 aeronaves em operação já transportaram 130 milhões de passageiros, apoiando companhias aéreas com modelos de negócios que vão desde serviços regionais e malhas aéreas principais até transportadores de baixo custo. "A indústria de transporte aéreo está sujeita a oscilações na demanda de passageiros resultantes de mudanças no cenário econômico. Poder contar com aviões flexíveis e confiáveis como os E-Jets em suas frotas elimina alguns dos riscos aos quais as companhias aéreas estão expostas, oferecendo alternativas mais seguras em tempos difíceis", disse Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. Os E-Jets são a família de aeronaves comerciais de maior confiabilidade na categoria de até 122 assentos. Constituem uma ferramenta comprovadamente eficaz para as companhias aéreas na redução dos custos operacionais por meio da readequação da oferta de assentos de aeronaves maiores de corredor único (narrowbody) ou da substituição de jatos mais antigos e ineficientes. Desde a entrada em serviço em 2004, os E-Jets contribuíram para que a indústria de aviação economizasse mais de US$ 1 bilhão em combustível e reduzisse as emissões de dióxido de carbono (CO2) em cerca 6 milhões de toneladas, sendo muito mais eficientes em comparação aos narrowbody ou aos jatos mais antigos substituídos.

FORTE:JETSITE
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NASA Direção Give Atlantis "Go" para o lançamento

Os gerentes da Nasa concluíram hoje Flight Readiness Review, ou TRF, reunidos no Kennedy Space Center da NASA na Flórida e definiu 16 de novembro às 2:28 pm EST como a data oficial de lançamento para o STS do ônibus espacial Atlantis-129 missão à Estação Espacial Internacional Station.
A pós-TRF coletiva será transmitido pela NASA TV, que está agendada para começar às 6 pm EDT.

forte:Nasa
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Google oferece Wi-Fi grátis em vôos nos EUA

O Google e a companhia aérea norte-americana Virgin America entraram em um acordo para oferecer internet Wi-Fi gratuita dentro dos aviões em todos os vôos da empresa. O benefício vai de 10 de novembro até 5 de janeiro de 2010.

Segundo o Google, o “presente” foi dado para ajudar as pessoas a se manterem conectadas e informadas enquanto viajam na época de festas. Todos os vôos são operados apenas dentro dos Estados Unidos.


forte: olhardigital

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SEMPRE NA ESCUTA AÉREA

Novo SEMPRE NA ESCUTA: SOLO SBSP-CONGONHAS · maquinas voadoras com Radar, SBSP NOVO · maquinas voadoras com Radar, SBGR NOVO · ISS alerts · Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trá.. ...
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Sinop e Alta Floresta ganham caminhões anti-incêndios e terão aviões maiores

O aeroporto João Figueiredo, em Sinop, deve receber nos próximos 15 dias, um caminhão modelo AP2 (combate à incêndios em aeronaves), uma das exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para que o município continue oferecendo voos noturnos regularmente e operar com aeronaves de médio e grande portes. O Ministério da Aeronáutica é quem está repassando o caminhão. A confirmação foi feita pelo secretário de Indústria e Comércio, Nevaldir Graff. A cobrança ao governo federal estava se arrastando desde o ano passado.

Além do caminhão, será necessária a construção de uma base de incêndio para abrigar os equipamentos. Segundo o secretário, o município deve aplicar aproximadamente R$ 180 mil na estrutura. Não há previsão para o início das obras.

Com a destinação deste caminhão, a companhia aérea que opera em Sinop (com voos para Cuiabá e estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Goiás e outros) voltará a usar aeronave com capacidade para 72 passageiros. Recentemente, conforme Só Notícias já informou, a empresa foi notificada pela ANAC para voltar a operar com aviões com até 45 lugares devido a falta de estrutura adequada na prevenção e combate a incêndios.


forte:sonoticias

A Aeronáutica também vai enviar para Alta Floresta um caminhão equipado, semelhante ao de Sinop. É provável que chegue na mesma data. O município também passa a ser beneficiado porque a mesma companhia que opera em Cuiabá e Sinop já o inseriu na rota com voos noturnos e também terá aviões de maior porte. Com isto, um número maior de pessoas passa a ser atendida com transporte aéro nas linhas noturna e diurna.

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STS-129: Logística do Discovery Missão Linha de Base Por PRCB

As equipes de processamento no Centro Espacial Kennedy, continuar a preparar o ônibus espacial Discovery para sua próxima missão - STS-119 - início do próximo ano, o Programa de Requisitos de Controlo de Estupefacientes (PRCB) prossegue com os preparativos para o vôo ocupado ano 2009, com o baselining da missão STS-129.

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Os internauta pode acompanha os avião chegando e saindo em São Paulo,tempo real

Quem pratica esse hobby,pode contar agora comoutra boa ferramenta alémdos radiorreceptores para aescuta. As transmissões entreos Centros de Controle,Aproximação e Torre com os pilotos de aeronaves civis militares podem ser acessadas via internet. Basta apenas acessar os sites relacionados ouvir 24 horas por dia, sete dias por semana,as transmissões entre os controladores de vôo e os pilotos. Ótima oportunidade para aprimorar o inglês técnico conhecer um pouco do tráfego aéreo internacional.


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Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro (IATA: GRU, ICAO: SBGR) (conhecido popularmente também como Aeroporto de Cumbica), é o principal e o mais movimentado aeroporto do Brasil, localizado no estado de São Paulo...

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Abbreviated TCDT na Kennedy

No Kennedy Space Center, na Flórida, STS ônibus espacial Atlantis-129 astronautas da missão será viajar para a plataforma de lançamento 39A, onde irá praticar saída de emergência pad e treinamento de segurança de outros relacionados.

Enquanto no bloco, a equipe terá uma breve pergunta e prazo de resposta com os meios de transmissão da NASA TV. O evento de mídia começará às 9:40 am EDT e pode ser acessado em www.nasa.gov / ntv.

A fim de otimizar a capacidade da Nasa de lançar dois Atlântida e Ares do Programa Constellation IX teste de vôo antes do final do ano, a agência já está mirando 16 de novembro para o lançamento da missão STS Atlantis-129 missão à Estação Espacial Internacional. Portanto, a tripulação vai cortar esse Terminal Countdown demonstração de teste, ou TCDT, curto e realizar o restante da formação lançamento Dress Rehearsal 2 de novembro e 3.

A mesma equipe de lançamento no Kennedy está a apoiar tanto o volante e os testes de vôo Ares IX, que é orientada para tirar o 27 de outubro.
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Abbreviated TCDT at Kennedy

At NASA's Kennedy Space Center in Florida, space shuttle Atlantis' STS-129 mission astronauts will be traveling to Launch Pad 39A where they will practice emergency pad egress and other related safety training.

While at the pad, the crew will have a brief question-and-answer period with the media broadcast on NASA TV. The media event will begin at 9:40 a.m. EDT and can be accessed at www.nasa.gov/ntv.

In order to optimize NASA's ability to launch both Atlantis and the Constellation Program's Ares I-X flight test before the end of the year, the agency now is targeting Nov. 16 for the launch of Atlantis' STS-129 mission to the International Space Station. Therefore, the crew will cut this Terminal Countdown Demonstration Test, or TCDT, short and conduct the remainder of launch dress rehearsal training Nov. 2 and 3.

The same launch team at Kennedy is supporting both the shuttle and the Ares I-X flight test, which is targeted to lift off Oct. 27.
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Uso de eletrônicos em o voo é decisão da cia aérea


Com equipamentos eletrônicos cada vez menores e mais sofisticados, há uma demanda crescente dos passageiros durante os voos para o uso de algumas funções de celulares inteligentes (smartphones).

Exceto durante o pouso e a decolagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) permite a utilização destes equipamentos desde que não emitam ondas eletromagnéticas, para que não causem interferência nos sistemas de aeronave e mantenham a segurança do voo.

É o caso, por exemplo, dos celulares que possuem configurações “voo” ou “avião”, notebooks, aparelhos que reproduzem músicas e vídeos (players de MP3, MP4 e outros), câmeras digitais de foto e vídeo etc.

Cabe às companhias aéreas a liberação ou não para seus passageiros utilizarem esses aparelhos, desde que demonstrem que não causam interferência nos sistemas do avião.


Os Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica que tratam dos dispositivos eletrônicos portáteis são os RBHA 91.21, com regras gerais para operação de aeronaves civis, o RBHA 121.306 para a aviação regular e o RBHA 135.144 para aviação não regular (como táxi-aéreo).

A legislação permite utilizar qualquer aparelho eletrônico até o fechamento das portas da aeronave, enquanto os motores estão desligados. Após a decolagem, e até o início dos procedimentos de pouso, a permissão para o uso de alguns aparelhos fica a critério da companhia aérea.

É previsto pelos regulamentos o uso a bordo de gravadores de voz portáteis, aparelhos de audição, marca-passos, barbeadores elétricos e qualquer outro dispositivo eletrônico portátil que não causar interferência nos sistemas de navegação ou de comunicações da aeronave.


No Brasil, nenhuma companhia aérea ainda oferece a possibilidade de realizar chamadas telefônicas ou acessar a Internet a bordo, como já ocorre nos Estados Unidos.

Como esses serviços emitem ondas eletromagnéticas, se houver interesse das empresas aéreas brasileiras em utilizá-los, essas tecnologias deverão ser previamente certificadas pela ANAC e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

forte:ANAC
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Hino dos Aviadores Brasileiros, Hino dos Aviadores

Letra: Cap. Armando Serra de Menezes
Música: Tenente João Nascimento

Vamos filhos altivos dos ares
Nosso vôo ousado alçar
Sobre campos, cidades e mares,
Vamos nuvens e céu enfrentar.

D'astro-rei desafiamos nos cimos
Bandeirantes audazes do azul
As estrelas de noite, subimos
Para orar ao Cruzeiro do Sul.

ESTRIBRILHO

Contacto! Companheiros
Ao vento, sobranceiros,
Lancemos o roncar
Da hélice a girar.

Mas se explode o corisco no espaço
Ou a metralha, na guerra rugir,
Cavaleiros do século do aço
Não nos faz o perigo fugir.

Não importa a tocaia da morte
Pois que a Pátria, dos céus no altar,
Sempre erguemos de ânimo forte,
O holocausto da vida, a voar.

ESTRIBRILHO

Contacto! Companheiros...


forte:FAB

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Hino dos Aviadores Brasileiros, Hino dos Aviadores

Letra: Cap. Armando Serra de Menezes
Música: Tenente João Nascimento

Vamos filhos altivos dos ares
Nosso vôo ousado alçar
Sobre campos, cidades e mares,
Vamos nuvens e céu enfrentar.

D'astro-rei desafiamos nos cimos
Bandeirantes audazes do azul
As estrelas de noite, subimos
Para orar ao Cruzeiro do Sul.

ESTRIBRILHO

Contacto! Companheiros
Ao vento, sobranceiros,
Lancemos o roncar
Da hélice a girar.

Mas se explode o corisco no espaço
Ou a metralha, na guerra rugir,
Cavaleiros do século do aço
Não nos faz o perigo fugir.

Não importa a tocaia da morte
Pois que a Pátria, dos céus no altar,
Sempre erguemos de ânimo forte,
O holocausto da vida, a voar.

ESTRIBRILHO

Contacto! Companheiros...


forte:FAB

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Base Aérea de Brasília recebe 35 mil pessoas em evento


Não faltaram atrações para os visitantes do “Sábado Aéreo” realizado no dia 17 de outubro, das 9 às 17 horas, na Base Aérea de Brasília (BABR). O evento deste ano recebeu cerca de 35 mil pessoas superando as expectativas dos próprios organizadores.

“O público deu uma grande resposta e compareceu. Muito desse resultado se deve à divulgação na Rádio Força Aérea (91,1 FM em Brasília), que foi uma parceira importante para atingirmos nosso objetivo. Estou muito feliz, pois tudo transcorreu de forma até melhor do que o planejado. Foi um belo trabalho”, disse o Coronel Aviador Fernando Almeida Riomar, comandante da Base Aérea de Brasília.

O “Sábado Aéreo” teve atrações de todos os tipos. Uma exposição com 40 aviões, entre eles, modelos como o F-5 , A-29 e Mirage fizeram a alegria dos amantes da aviação. A apresentação de rapel, com os militares descendo do helicóptero de uma altura de 25 metros e depois içados por um guincho, e a performance dos paraquedistas foram a grande sensação para os mais radicais.

Na programação do evento também não faltou a atenção à saúde bucal das crianças. A equipe da esquadrilha da Saúde da Base de Brasília explicou de forma lúdica, em uma encenação teatral, a importância da correta escovação dos dentes. Depois de assistir à peça, as crianças ganhavam uma escova e com o auxílio de monitoras aprendiam a forma correta de higienização da boca.

forte:FAB
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New Target data de lançamento do Atlantis STS 'Missão-129-pt

A NASA está alvejando 16 de novembro para o lançamento do ônibus espacial Atlantis STS '-129 missão da agência do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Os gerentes seniores reuniu segunda-feira e decidiu ajustar a data de Atlantis lançamento alvo para otimizar a capacidade do organismo de lançar dois Ares IX e Atlantis antes do final do ano. A mesma equipe de lançamento no Kennedy está a apoiar tanto o volante e os testes de vôo do foguete Ares IX, que é voltado para decolar em 27 de outubro.

Data Atlantis lançamento do novo destino vai dar Ares IX oportunidades de lançamento 27 de outubro, 28 e 29. A NASA ainda tem que agendar data Atlantis lançamento novo alvo da Cordilheira Oriental.

A mudança destinada a lançar Atlantis vai afetar o lançamento de ensaio de contagem regressiva para os seis astronautas do ônibus espacial. Os astronautas chegaram Kennedy na segunda-feira a contagem regressiva para o Terminal de Teste e Demonstração de formação. A contagem regressiva simulada foi adiada para 3 de novembro. Os astronautas vão praticar fuga de emergência e formação relacionadas com outros enquanto eles estão no Kennedy esta semana e voltar lá 2 de novembro para concluir os seus trabalhos de ensaio.

A agência Flight Readiness Review reunião para STS-129 está marcada para 29 de outubro. NASA irá agendar uma data oficial de lançamento do Atlantis na referida reunião.
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New Target Launch Date for Atlantis' STS-129 Mission

NASA is targeting Nov. 16 for the launch of space shuttle Atlantis' STS-129 mission from the agency's Kennedy Space Center in Florida.

Senior managers met Monday and decided to adjust Atlantis' target launch date to optimize the agency's ability to launch both Ares I-X and Atlantis before the end of the year. The same launch team at Kennedy is supporting both the shuttle and the flight test of the Ares I-X rocket, which is targeted to lift off on Oct. 27.

Atlantis' new target launch date will give Ares I-X launch opportunities Oct. 27, 28 and 29. NASA has yet to schedule Atlantis' new target liftoff date on the Eastern Range.

The change to Atlantis' targeted launch will affect the launch countdown dress rehearsal for the shuttle's six astronauts. The astronauts arrived at Kennedy on Monday for the Terminal Countdown Demonstration Test and related training. The simulated countdown has been rescheduled to Nov. 3. The astronauts will practice emergency escape and other related training while they are at Kennedy this week and return there Nov. 2 to conclude their rehearsal work.

The agency's Flight Readiness Review meeting for STS-129 is set for Oct. 29. NASA will schedule an official launch date for Atlantis at that meeting.
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Novo site SEMPRE NA VIAGEM AÉREA

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Em dia de GP, Interlagos terá 45 pousos e decolagens por hora

O autódromo de Interlagos terá pelo menos 45 pousos e decolagens de helicópteros a cada hora neste domingo (18), durante o 38º Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e nos dias que antecedem a prova. Uma torre de comando interligada com o Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV) já funciona dentro do autódromo para gerenciar o tráfego de aeronaves.

Dono de uma empresa de táxi aéreo e responsável pelo cadastro e coordenação dos helicópteros fretados e de ponte aérea que vão atuar na F1, o comandante Jorge Bitar Neto afirma que 16 aeronaves deverão atuar no transporte de passageiros.

Há dois pontos de partida, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, e no Campo de Marte, na Zona Norte, mas grupos fechados de até 15 pessoas poderão decolar em fretados de helipontos instalados em hotéis e escritórios de bairros nobres.

Além dos helicópteros de uso coletivo, Interlagos terá ainda outras 45 aeronaves privativas que poderão fazer até duas operações por dia.

Para chegar a Interlagos de helicóptero, cada passageiro terá que desembolsar R$ 1.750. "As pessoas preferem por causa do trânsito lento. O helicóptero hoje em São Paulo não é mais um luxo, é uma necessidade", diz o comandante.

O passeio também é requisitado por passageiros que consideram tudo parte de um ritual vinculado ao mundo da F1, por gente que busca impressionar familiares ou clientes e até pelas equipes.

Gerente comercial de uma grande empresa, um passageiro de 41 anos que prefere não ter o nome revelado disse que pagou duas passagens, para ele e para o filho de 12 anos. "É caro, mas vale a pena", afirma. "Se fossem R$ 2,5 mil já nao pagaria, porque meu orçamento não é assim tão tranquilo", confessa.

Pai e filho vão de carro de Moema, onde moram, até o Morumbi, onde embarcarão no helicóptero que os levará em cinco minutos até o autódromo. Ele conta que optou pelo helicóptero depois de ficar quatro horas no trânsito e quase perder a corrida. Mas agora há um motivo adicional: ficar mais perto dos ídolos da família.

"Você desce com a credencial do helicóptero e tem acesso fácil. No ano passado eu fui e vi que facilita bastante o contato com a F1. Flávio Briatore e Michael Schumacher ficaram do meu lado. Meu filho que torce para a Ferrari passou mal. Deu uma tremedeira nele que eu tive medo", contou.

Tempo
Se houver teto de 600 pés e visibilidade de até 1,5 mil metros, o aparelho sobrevoa a cidade em velocidade que pode alcançar até 200 km por hora. Ao pousar, o passageiro é levado para uma sala ampla com poltronas, onde assiste à prova com direito a café, biscoitos e champanhe.

O pouso e decolagem dos helicópteros seguem regras bem especificas da aviação civil e são fiscalizados pela Agencia Nacional de Aviação Civil e pela Aeronáutica. Cerca de 70 pessoas trabalham na operação de controle. Todas as manobras são previamente determinadas.

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Índia libera avião dos EUA retido por violar normas aéreas

Avião americano é liberado na Índia
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As autoridades indianas autorizaram neste domingo a decolagem do avião dos Estados Unidos que transportava 205 pessoas, entre elas fuzileiros navais americanos, informou uma fonte oficial.
A aeronave, um Boeing 767 fretado pelo Exército americano, havia sido obrigada a aterrissar na cidade de Mumbai (oeste) por violar as normas de identificação aérea para voos com militares.
T.K. Singha, porta-voz da Aeronáutica indiana citado pela agência PTI, disse que as autoridades permitiram a decolagem do aparelho após o cumprimento dos devidos trâmites. Segundo o funcionário, a Direção Geral de Aviação Civil decidiria a hora de saído do avião.
"Os procedimentos de alfândega e imigração, entre outros, foram concluídos", disse uma fonte aeroportuária ouvida pela agência Ians.
Funcionários da Alfândega, policiais e oficiais da Aeronáutica interrogaram o piloto do avião, operado pela companhia North American Airlines e que o tempo todo ficou estacionado no aeroporto de Mumbai com os passageiros dentro.
Depois do interrogatório, o aparelho, que veio dos Emirados Árabes Unidos e ia para Bangcoc (Tailândia), foi autorizado a seguir caminho, segundo a Ians.
"É um avião de transporte. Ele tinha autorização da Direção Geral de Aviação Civil para voar no espaço aéreo indiano. No entanto, transportava militares, motivo pelo qual o avião deveria ter obtido uma autorização de rota operacional aérea, requerida para aviões militares", esclareceu Singha.
A embaixada dos EUA na Índia e o Ministério de Assuntos Exteriores ajudaram as autoridades aeroportuárias a liberar a decolagem do aparelho.

forte do terra
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Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo


Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) é cada uma das unidades que executam as atividades de controle do tráfego aéreo comercial e militar, vigilância do espaço aéreo e comando das ações de defesa aérea no Brasil.

O sistema é composto por quatro unidades, responsáveis pelas seguintes áreas:

  • Cindacta I (Brasília): Quadrilátero Rio de Janeiro — São Paulo — Belo Horizonte — Brasília;
  • Cindacta II (Curitiba): Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Mato Grosso do Sul e parte sul de São Paulo;
  • Cindacta III (Recife): Região Nordeste e área oceânica que separa o Brasil da África e da Europa;
  • Cindacta IV (Manaus): Região Amazônica.
  • verno Radar aovivo ou SBGR,SBSP
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Passaredo vai operar voos fretados para CVC


Aproveitando a alta temporada do verão brasileiro, a Passaredo Linhas Aéreas e a operadora de turismo CVC fecharam uma parceria que irá disponibilizar vôos fretados ligando diretamente as cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto ao nordeste brasileiro. Os vôos serão operados no período de 12 de dezembro a 20 de fevereiro. As viagens serão realizadas pelos novos jatos ERJ 145 adquiridos pela Passaredo recentemente. "É uma parceria muito importante para a Passaredo e esperamos que seja a primeira de várias outras com a CVC", explica Comandante Feilício, presidente da empresa. O acordo de fretamente com a Passaredo é inédito na história da operadora, que é a maior da América Latina, e trará novas oportunidades de vendas aos agentes de viagem e também mais opções de pacotes para os clientes. Os voos fretados sairão de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto aos sábados com destino a Maceió. Já aos domingos os voos partem das duas cidades com destino a Salvador. Os vôos são fretados e diretos. "Este acordo também beneficiará cidades do entorno, com a abertura de novas oportunidades em produtos turísticos para consumidores de importantes cidades do interior", afirma o Presidente da CVC, Valter Patriani.

forte:jetsite
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Serviços Executivos Aéreos de Angola: mais um operador dos ERJs

A ECC Leasing Company Limited, subsidiária integral da Embraer, vendeu dois jatos usados ERJ 135 e um ERJ 145 para os Serviços Executivos Aéreos de Angola (SEAA). O plano inicial da nova companhia aérea regular africana é operar as aeronaves em rotas domésticas. "Temos a satisfação de dar as boas vindas à SEAA à crescente família de operadores que optaram por adquirir aeronaves usadas da Embraer por meio da ECC Leasing", disse Mark Dunnachie, Diretor da ECC Leasing. "Esperamos cultivar uma longa e amistosa relação e temos certeza que nossos jatos regionais terão ótimo desempenho com este novo cliente africano." Os ERJ 135 da SEAA são configurados com 37 assentos; os ERJ 145, com 50. Ambos terão como base o Aeroporto de Lubango, operando rotas para a capital do país, Luanda, bem como para Cabinda, Ondjiva e Saurimo.
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Code-share entre Gol e Aeroméxico


A GOL anunciou um acordo de code-share (compartilhamento de voos) com a AeroMexico. Pelo acordo, a empresa aérea mexicana adicionará seu código aos voos oferecidos pela GOL com origem em São Paulo e destino a seis cidades brasileirass: Rio de Janeiro (aeroportos Galeão-Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont), Belo Horizonte (Confins), Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Salvador. Dessa forma, a AeroMexico terá a possibilidade de oferecer mais opções de conexões aos seus clientes, representando um canal adicional de vendas para a parceira brasileira. A empresa mexicana é a única a oferecer voos diários entre São Paulo (aeroporto internacional de Guarulhos) e a Cidade do México, operando aeronaves Boeing 777. O Grupo AeroMexico, incluindo suas subsidiárias regionais, opera cerca de 600 voos diários, tendo transportado mais de 11 milhões de passageiros no ano de 2008. Seguindo os procedimentos habituais do setor, a GOL encaminhará o contrato para análise e aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para posterior implementação do acordo. A duas companhias avaliam também a possibilidade de uma futura integração de seus programas de milhagem - o SMILES, da GOL, e o Club Premier, da AeroMexico.

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Maior oferta anima setor; 2009 supera expectativas

Os prazos longos de financiamento e a guerra tarifária entre as companhias aéreas estão fazendo com o que o setor de turismo já comemore o ano de 2009. Mesmo com a crise e a queda do dólar, as viagens domésticas devem crescer 10% este ano, enquanto as internacionais cairão 5%, segundo previsão da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav).

Dados do Ministério do Turismo mostram que o número de brasileiros transportados este ano é recorde. De janeiro a agosto, foram 35 milhões viajando dentro do País, 20% mais que o mesmo período de 2008 e o melhor resultado dos últimos 40 anos. A CVC, maior operadora de viagens do Brasil, prevê alcançar a marca de 2 milhões de turistas transportados em 2009 - 300 mil a mais que no ano passado. A movimentação deve fazer a companhia ter o melhor faturamento de sua história, 16% acima do registrado em 2008. Para o presidente da CVC, Valter Patriani, o segundo semestre aquecido compensou o primeiro, quando a insegurança trazida pela crise global atrapalhou o setor. "O dólar baixo barateou as viagens internacionais e atiçou o mercado doméstico.

Ninguém quer perder mercado." Ou seja, para competir com os destinos internacionais, hotéis e agências de viagens tiveram de reduzir suas tarifas. Ao mesmo tempo, a disputa entre as empresas aéreas esquentou, com novatas como Azul e WebJet tentando conquistar mercado. O resultado foram promoções e descontos em todas as companhias. Na Ocean Air, por exemplo, é possível comprar passagens para cidades do Nordeste e o Rio de Janeiro em 12 parcelas de R$ 5 a R$ 10. A Gol também apostou no financiamento - está oferecendo pagamento em 10 vezes, sem juros - e a Azul tem pacotes especiais, como o que permite viajar, pagando R$ 499, para o máximo de cidades possíveis no prazo de 30 dias. Para o diretor de Assuntos Internacionais da Abav, Leonel Rossi Júnior, a guerra das tarifas foi um dos motivos que animou os turistas a viajar pelo Brasil.

Ele estima que os preços das passagens aéreas nacionais tenham caído 20% este ano, em relação a 2008. Além disso, a gripe suína, que acabou desestimulando passeios para destinos populares entre brasileiros, como Argentina e Chile, e a grande quantidade de feriados no ano também ajudaram o setor. "Quando as viagens internacionais começaram a se recuperar da subida do dólar, no início do ano, veio a gripe", explica.

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Governo estuda novo modelo de gestão para aeroportos

Está em discussão no governo a criação de um modelo de concessão de aeroportos, visando sobretudo a ampliar a estrutura para a Copa-2014. De carona, alguns aeródromos rentáveis poderão interessar à iniciativa privada. O governo chegou a anunciar a intenção de conceder à iniciativa privada Tom Jobim (Rio) e Viracopos (Campinas). Até hoje, no entanto, apenas o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal, entrou no Plano Nacional de Desestatização. O governador de São Paulo, José Serra, já solicitou à Anac que se faça a concessão para uso privado dos aeroportos localizados no interior paulista.
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David Barioni deixa a TAM

O comandante David Barioni Neto não é mais presidente da TAM. Em seu lugar assume interinamente o vice-presidente de Finanças, Líbano Miranda Barroso, que está na diretoria da companhia desde 2004. Em comunicado, a TAM informou que Barioni deixou a presidência da empresa por decisão própria. Barioni foi recrutado na Gol pela família Amaro, controladora da TAM, para assumir a presidência da companhia em novembro de 2007. Seu antecessor, Marco Antonio Bologna, tinha levado a empresa a resultados financeiros consistentes, mas teve de enfrentar o acidente no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em julho de 2007, além da crise dos aeroportos, em 2006. Bologna deixou o comando da TAM, mas continuou no Conselho de Administração. Barioni decidiu turbinar a qualidade do serviço, diferencial da TAM, e promover a expansão da companhia com mais rotas internacionais. A crise financeira, que estourou no segundo semestre do ano passado, atrapalhou seus planos. Em 2008, a TAM teve prejuízo de R$ 1,3 bilhão, após perdas com operações de hedge de combustível e a depreciação do real diante do dólar, em razão da crise. Em julho, a família Amaro contratou o BTG, banco de André Esteves, para administrar a TEP (holding que concentra o patrimônio da família) e assessorar a TAM em seu plano futuro de expansão. Desde então, André Esteves e Marco Antônio Bologna passaram a representar a família perante o do Conselho de Administração. A relação da TAM com sócios do BTG vem desde a época em que eles comandavam o banco Pactual - que fez a abertura de capital da empresa, em 2005.

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Brasil doa Tucanos usados para o Paraguai


Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (7) o Projeto de Lei 5234/09, do Poder Executivo, que autoriza o Brasil a doar ao Paraguai três aviões do tipo Tucano T-27, de fabricação brasileira. O equipamento será utilizado pela Força Aérea Paraguaia para combater o tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais. Os aviões pertencem à Força Aérea Brasileira (FAB) e são de um tipo que está sendo recolhido depois que a FAB recebeu os Super Tucano AT-29, mais avançados e adequados às atividades de controle do espaço aéreo.


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10% das pistas públicas estão fechadas, por risco de acidentes

Das 748 pistas públicas de pousos e decolagens de aeronaves espalhadas por todo o País, 99 (13,2%) estão fechadas por risco de acidentes. Isso é o que mostra um levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os motivos mais comuns para interdição são a falta de cerco patrimonial para evitar a entrada de animais na pista, pavimentação ruim e perigo aviário. A situação mais complicada é a da Bahia, onde 17 aeroportos pequenos ou aeródromos estão impedidos de funcionar. Também preocupam os Estados de Mato Grosso, com dez aeródromos fechados, e Tocantins, com nove. São Paulo tem apenas um nessas condições. O Brasil tem 3,5 mil aeródromos, mas os privados normalmente contam com mais recursos e apresentam melhores condições. Atualmente, 131 aeroportos públicos recebem operações regulares. Mas, segundo o diretor de Infraestrutura da Anac, Alexandre Gomes de Barros, existem pistas públicas fechadas desde 2005, como a de Magalhães de Almeida (MA). "A interdição é uma medida extrema porque priva a cidade do transporte aéreo", frisou.

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