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Crew Swap Complete


Ate 11:49 EDT, Nicole Stott trocaram camisas com sede Soyuz engenheiro de vôo da estação espacial Tim Kopra. Stott agora é um membro da tripulação da estação espacial Expedição 20, e Kopra é um membro da tripulação do Discovery. Kopra passou 44 dias como membro da Expedição 20.
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Shuttle Executa Rendezvous Pitch Maneuver

At 8:03 pm EDT, o comandante do ônibus espacial Discovery, Rick Sturckow começou a planejada Rendezvous Pitch Manobras, orientar o transporte público por um período de nove minutos back flip, enquanto membros da tripulação da estação espacial Gennady Padalka e Mike Barratt snap fotos digitais com 400 -- e 800-lentes milímetros. Foto de uma distância de cerca de 600 pés, estas imagens de alta resolução será emitido de Controle da Missão em Houston, onde especialistas irá utilizá-los para avaliar a condição do escudo térmico do Discovery.
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STS-128 Crew prepara-se para Docking

Durante seu primeiro dia completo no espaço, os astronautas a bordo da descoberta realizada uma inspecção de um dia inteiro de ônibus espacial, o sistema de proteção térmica, check-out espaciais e preparada para acoplar à Estação Espacial Internacional.

Com o comandante Rick Sturckow nos controles, o Discovery está programada para a ligação com a estação espacial at 8:03 pm CDT domingo.
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Discovery in Orbit; Docking With Station on Sunday

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ônibus espacial Discovery

A tripulação do ônibus espacial Discovery acordei às 1:30 pm para começar a trabalhar no primeiro dia completo de seus 13 dias de missão. A tripulação de sete pessoas incidirá sobre as inspecções escudo térmico e preparações para acoplagem à Estação Espacial Internacional neste domingo.

Durante a noite, o Flight Control Team relatou o fracasso de um dos dois jatos de direcção de pequeno porte que ladeiam o nariz orbita devido a um vazamento. Isso não terá impacto para ancoragem, atividades de outra missão ou a entrada, mas a tripulação irá fechar um colector para isolar ambos os jatos e desativá-los de usar para o resto da missão.


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Trip amplia lucros

A Trip Linhas Aéreas registrou lucro líquido de R$ 17,1 milhões no primeiro semestre do ano, ante R$ 1,05 milhão do mesmo período de 2008. O faturamento bruto da companhia ficou em R$ 183,9 milhões, o que representou um crescimento de 43% na comparação com janeiro a junho de 2008. A Trip projeta faturamento de R$ 510 milhões para 2009.
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Azul deve fechar 2009 com 2 milhões de passageiros

O presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Pedro Janot, afirmou hoje que a taxa de ocupação (load factor) da companhia deverá ultrapassar os 80% em agosto deste ano. No mês anterior, a taxa ficou em 85%. "Isso aponta o equilíbrio dos nossos negócios e mostra que nosso produto é de qualidade e que além disso, viemos para ficar", ressalta Janot, em evento de lançamento da Azul Cargo. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul registrou em julho de 2009, o terceiro mês seguido, na terceira posição no ranking de participação no mercado. A companhia aérea prevê encerrar 2009 com uma frota de 14 aeronaves, lembrando que atualmente a empresa opera com 12 aviões. "Ao final deste ano serão 14 aeronaves operando nas cidades e mais de 2 milhões de clientes", acrescentou o presidente da Azul Linhas Aéreas. As projeções para os próximos anos também são positivas. Para 2010, a expectativa é de operar com 33 aeronaves, sendo que em 2012 serão 45 e em 2013, 57 aviões. A Azul é a empresa que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados. O recorde anterior pertencia à jetBlue, que havia conquistado a expressiva cifra com apenas 10 meses de vida. A Azul transportou seu milionésimo passageiro com menos de 8 meses de operações, no último dia 13 de agosto.
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Discovery lançamento adiado para sexta-feira


NASA na quinta-feira adiar o lançamento planejado do ônibus espacial Discovery para uma terceira vez para dar aos engenheiros mais tempo para estudar os testes em uma válvula de hidrogênio líquido, anunciou a agência espacial.
O lançamento do ônibus espacial - inicialmente prevista para terça-feira - foi adiada até 11:59 Sexta-feira, os gerentes da missão disseram. Duas vezes lançamento programado foram adiadas terça-feira, uma devido ao mau tempo e os outros quando uma válvula de hidrogênio não aparecer como fechada em telas dos controladores. Nasa disse que os testes na válvula - que dirige o combustível, supercooled voláteis em motores principais do Discovery - quarta-feira foram concluídas, e da válvula e seu indicador de posição utilizado normalmente. Mas os gerentes precisavam de mais tempo para avaliar os dados de teste, para o lançamento agendado foi adiado por quase 24 horas. Discovery está programada para voar para a estação espacial internacional, com uma tripulação de sete astronautas, incluindo uma do México e outro da Suécia. Um desses sete, Nicole Stott, permanecerá na estação como um engenheiro de vôo, enquanto o astronauta Timothy Kopra é voltar para casa a partir da estação espacial, a bordo do ônibus espacial. Também a bordo: A logística Leonardo módulo, experiências científicas e os combinados de carga operacional de rolamentos resistência externa da escada rolante (Colbert), nomeado para o falso jornalista Stephen Colbert da central da comédia "The Colbert Report". Colbert ganhou uma pesquisa online conduzida pela NASA para nomear o novo compartimento estação espacial, mas Colbert ea agência espacial comprometido a dar o apelido para a esteira. O compartimento de novo foi dado o nome de Tranquility.
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Space shuttle Discovery

The Space shuttle Discovery launch has been canceled due to weather concerns. The next attempt will be on Aug 26, 01:10 EST
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Qantas reduce the Dreamliner orders

The Australian goes against Japan's ANA and reduces the number of 787 ordered from 65 to 50. All were canceled version 787-9 and were primarily employed by subsidiary Jetstar to leverage an expansion of the company's services to Europe. In addition, Qantas has delayed four years in the delivery of 15 jets 787-8. Thus, the first Dreamliners company only arrive in 2013.
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Qantas reduz pedidos do Dreamliner

A australiana vai na contramão da japonesa ANA e reduz o número de 787 encomendados de 65 para 50. Todos os cancelados eram da versão 787-9 e seriam primordialmente empregados pela subsidiária Jetstar para alavancar uma expansão de serviços da companhia para a Europa. Além disso, a Qantas adiou em quatro anos a entrega de 15 jatos 787-8. Desta forma, os primeiros Dreamliners da companhia só chegam em 2013.
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British Airways,coloca mais aviões no chão

A severidade da crise bate na porta da British Airways. A empresa acaba de anunciar que irá encostar seis Boeing 757 e seis Boeing 747-400 em 2010, além de adiar a entrega de seus primeiros jatos A380. A companhia vai reduzir sua oferta em 3,5% em relação a 2008, um ponto percentual acima dos números divulgados anteriormente. O número de demissões na companhia inglesa deve chegar a 3.700.
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Lufthansa: Climb 2011 no rumo


A empresa alemã divulgou que seu programa de redução de custos, "Climb 2011", permanece aprezsentando bons resultados. A companhia pretende economizar 1 bilhão de euros até o final de 2011 com as medidas, que incluem redução de salários e demissão de 400 cargos administrativos, mas nenhuma demissão de outros setores do grupo funcional.
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Ranking da Carga 2008/2009

Para quem quer saber o ranking dentre todas as cias aéreas cargueiras mundiais, vai aí a lista, expressa em milhões de FTKs (Freight Ton Kilometers) ou uma tonelada de carga transportada um quilômetro:

1- Fedex - 15,4
2- Air France KLM - 10,8
3- UPS - 10,0
4- Korean Air - 9,0
5- Cathay Pacific - 8,8
6- Lufthansa Cargo - 8,3
7- Singapore Cargo - 7,3
8- Cargolux - 5,4
9- China Airlines - 5,3
10- Atlas Air - 4,7
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Gol lança voos entre SDU e Guarulhos.

A GOL acaba de lançar um voo direto entre o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. O voo, diário, sai do Santos Dumont às 22h00, chegando a São Paulo às 23h00. Na volta, parte do aeroporto de Guarulhos às 05h30 e aterrissa no Rio de Janeiro às 06h30. A operação é realizada por aeronaves Boeing 737-700 NG
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Segeunda fase das buscas aos CVR da Air France chegam ao fim

As caixas pretas do Airbus A330 da Air France, que fazia a rota Rio-Paris e caiu no Atlântico em 1º de junho, não foram sido encontradas ao final de uma segunda fase de buscas, informaram nesta quinta-feira os investigadores. "As buscas não permitiram localizar a maior parte do avião, e o Bureau de Buscas e de Análises (BEA) reunirá nas próximas semanas uma equipe internacional de investigadores e especialistas para estudar os dados reunidos na perspectiva de uma terceira fase de buscas e para determinar os meios de realizá-la", indicou o BEA em um comunicado. O BEA está encarregado da investigação técnica do acidente, que deixou 228 mortos. Uma primeira fase de buscas terminou no dia 10 de julho, quando as balizas das caixas pretas pararam de emitir sinais. Esses registros de voo, determinantes para a investigação, pararam, a princípio, de emitir sinais um mês após o acidente. Durante essa segunda fase, posterior a 10 de julho, os investigadores foram conduzidos por um navio do Instituto francês de pesquisas para a exploração do mar (Ifremer), o "Pourquoi Pas", equipado com dois veículos, o pequeno submarino Nautile e o robô Victor. O último relatório da investigação sobre o acidente havia revelado no dia 2 de julho que o avião não foi deslocado durante o voo, e que havia atingido a superfície da água. O BEA também indicou que uma falha das sondas pitot, que medem a velocidade da aeronave, era um elemento de explicação do acidente. Os problemas identificados por essas sondas foram revelados por mensagens técnicas automáticas enviadas pelo avião antes do acidente. Vários incidentes semelhantes foram identificados no passado envolvendo os Airbus A330, e a Airbus recomendou a substituição das sondas em todas as aeronaves das famílias A330/A340.
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TAM vai revisar F100 da OceanAir

A Tam assinou novo contrato com a companhia aérea OceanAir para realizar a manutenção de cinco aeronaves da empresa. Os aviões Fokker-100 da OceanAir estão passando por checks C e D no Centro Tecnológico da Tam, que desde 2006 presta serviços de manutenção para a companhia. Até o presente momento, 16 checks já foram realizados. O Centro Tecnológico da Tam é certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela European Aviation Safety Agency (EASA) para prestar serviços de manutenção tanto em suas próprias aeronaves quanto na frota de terceiros. O complexo possui certificações para realizar todas as grandes manutenções em aeronaves Fokker-100, como as da OceanAir, e aviões Airbus A318/319/A320/A321 e A330, além de componentes dos aviões Boeing que estão sendo incorporados à frota da Tam. Também está em processo final de homologação para aeronaves Boeing 767.
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OceanAir nova lança promoção

A OceanAir acaba de lançar a promoção Super Tarifas, que contempla voos com partidas dos aeroporto de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Santos Dumont, do Rio; e Brasília, e é válida para compras até 31 de agosto, com embarque até 30 de setembro. De Guarulhos para o Santos Dumont, no Rio, os preços começam em R$ 119. Para Belo Horizonte, tarifas a partir de R$ 142, para saídas de Guarulhos, e R$ 199, para saídas de Congonhas. Bilhetes para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Brasília, custam a partir de R$ 180 e R$ 259, respectivamente. Para Porto Alegre, os valores começam em R$ 185. Nas três últimas frequências, as partidas são de Guarulhos. Do Rio, voa-se para Brasília e Belo Horizonte por valores que começam em R$ 139 e R$ 142, respectivamente. Já da capital federal, o passageiro paga R$ 109 pelo bilhete até a cidade mineira, R$ 259 até São Paulo e R$ 257 até Juazeiro do Norte, no Ceará.
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Discovery apronta-se para a estação de reabastecimento de vôo


O ônibus espacial Discovery será levar o módulo de Leonardo para a Estação Espacial Internacional durante a missão STS-128, juntamente com um novo tripulante para a estação, Nicole Stott.

Comandado pelo veterano astronauta Rick "C.J." Sturckow, o STS-128 da tripulação da missão entregará geladeira médias prateleiras cheias de equipamentos, incluindo o COLBERT esteira, um aparelho de ginástica nomeada após o comediante Stephen Colbert.

Stott tomará o lugar de Tim Kopra, que se mudou para a estação durante a missão STS-127. Piloto Kevin Ford e os especialistas da missão Patrick Forrester, Jose Hernandez, John "Danny" Olivas e Christer Fuglesang rodada da Suécia, fora a tripulação.
site www.nasa.gov/ntv

fonte: Nasa
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Space Shuttle L-2 Update sts128 nasa


Equipe de gestão da missão da NASA deu o "go" para continuar a contagem regressiva do lançamento. Eles determinaram que não há problemas que impediriam um no momento do lançamento do ônibus espacial Discovery STS-128 na missão à Estação Espacial Internacional na terça-feira, agosto 25 no 1:36 am EDT.

Gestão da NASA Team presidente, Mike Moses deu uma atualização dos projetos de manutenção e reparo feito preparação para o lançamento do ônibus e disse que a única preocupação neste momento era o mau tempo possível, pouco antes do tanque externo é abastecido.

"Estou muito contente de informar que as actividades de contagem regressiva de lançamento são nominalmente e temos de continuar a trabalhar sem problemas", disse o diretor de lançamento Pete Nickolenko.

Nickolenko relatou que há quatro tentativas de lançamento disponíveis no prazo de cinco dias a 25 de agosto até 30 de agosto e ele era "96 por cento certo" de ser capaz de lançar, neste espaço de tempo.

A previsão para o lançamento aumentou para 80 por cento de condições climáticas favoráveis no momento da decolagem de acordo com transfer Tempo Officer Kathy Winters. Existe a possibilidade de que as tempestades podem se formar dentro de 5 milhas de plataforma de lançamento 39A, pouco antes de abastecer o tanque externo violar restrições, mas a brisa do mar pode movê-los para fora da área no tempo.

Reversão de rotação da estrutura de serviço que protege o ônibus antes que o lançamento está previsto para segunda-feira, 5 de abastecimento do tanque externo é programado para começar às 4:11 pm
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U.S. Airways wants to join Brazil to Tokyo via USA

Delta Airlines and U.S. Airways today announced an agreement which gives rights to takeoff and landing in New York and Washington to the second, in addition to the authorization to operate in Sao Paulo and Tokyo. U.S. Airways will acquire 42 pairs of "slots" (waves) that Delta has the Ronald Reagan airport in the U.S. capital, in addition to the rights of the airline to operate daily flights to Sao Paulo and Tokyo, which will expand its offering of international flights . The commitment includes the transfer of 125 pairs of places that U.S. Airways is the airport from New York LaGuardia, dedicated to national traffic, but said it will maintain a significant presence there. On the acquisition of rights to operate in Sao Paulo and Tokyo, the vice president of marketing and planning for U.S. Airways, Andrew Nocella, said in press release, the measure to boost the growth plans of the airline in South America and Asia and give the opportunity to operate in two major cities, which would not have access otherwise. The company provides start its flights to Sao Paulo in the second half of 2010, without this change your plan to start a daily service between Charlotte, in the U.S. state of North Carolina, and Rio de Janeiro in December.
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Gol tem novos lucro no segundo trimestre

A GOL divulgou no início da noite de ontem os resultados financeiros relativos ao segundo trimestre de 2009. No período, a companhia registrou lucro líquido de R$ 353,7 milhões,com margem líquida em 25,4%, em comparação ao prejuízo de R$ 166,5 milhões no mesmo período de 2008 e ao lucro líquido de R$ 61,4 milhões apurado no primeiro trimestre de 2009.O resultado operacional entre abril e junho foi positivo pelo quarto trimestre consecutivo, atingindo R$ 89,9 milhões, com margem operacional de 6,5%. Já a margem EBITDAR (lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação, amortização e custos com leasing de aeronaves), importante indicador de desempenho operacional, chegou a R$ 258,8 milhões (18,6%) no trimestre.
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Crescimento da aviação brasileira perde fôlego

O número de passageiros nos aeroportos brasileiros aumentou 1,1% no primeiro semestre deste ano, em relação aos seis primeiros meses de 2008, passando de 57,6 milhões para 58,2 milhões, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Entretanto, o ritmo de crescimento dos passageiros, nos primeiros semestres, vem se reduzindo ano após ano, desde 2004. Do primeiro semestre de 2004 para o mesmo período de 2005, o crescimento havia sido de 16,7%. Desde então, cada primeiro semestre tem apresentado um aumento inferior ao registrado no período anterior: 12,6% de 2005 para 2006, 8,5% de 2006 para 2007 e 4,6% de 2007 para 2008. Apesar de não explicar a redução do ritmo de crescimento nos últimos anos, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação, José Márcio Mollo, diz que o primeiro semestre de 2009 teve resultado especialmente ruim por causa da crise econômica mundial, que se acentuou no segundo semestre do ano passado, e da influenza A (H1N1) - gripe suína. Mollo acredita que ainda há espaço para crescimento do transporte aéreo de passageiros no Brasil. Segundo ele, basta que a situação da economia melhore para que os números voltem a crescer de forma mais acelerada.
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Azul com mais de 1 milhão de Clientes

O publicitário Aderlei Ferreira, de 40 anos, foi o passageiro número um milhão da Azul Linhas Aéreas. O sortudo ganhou o direito de viajar gratuitamente para qualquer destino da Azul, durante um ano, com acompanhante. Às 8h25 ddesta quinat-feira, 13 de agosto, quando fazia o check-in no aeroporto de Viracopos, em Campinas, para o vôo 4082 rumo a Salvador, ele foi abordado pelo fundador da companhia, David Neeleman, e pelo presidente Pedro Janot, em meio a uma chuva de papéis coloridos, banda de música e muito barulho que chamou a atenção de todos os passageiros. Ferreira foi alçado à condição de celebridade instantânea: até outros passageiros quiseram foto com ele e com a cúpula da Azul. "É a primeira vez que viajo pela companhia. Escolhi pelo preço, pela comodidade do ônibus e pela proposta da empresa, que acho muito interessante", disse o publicitário que mora em São Paulo e que seguiu para Salvador a trabalho. Ele ainda não tem idéia quando será sua primeira viagem free, nem quem levará ou para onde será. "Mas devo ir para o Norte ou Nordeste", adianta Aderlei. "A minha ficha ta demorando a cair", disse em relação à notoriedade conquistada no aeroporto. Feliz da vida, Ferreira embarcou com direito a despedida de Neeleman e Janot no portão de embarque.
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TAM e Gol

A hegemonia da TAM no transporte de passageiros no País, conquistada em meados de 2003, foi ameaçada pela primeira vez em julho, quando a Gol/Varig quase empatou com a líder, ao responder por 42,88% da demanda por voos nacionais. É uma diferença de 0,27 ponto porcentual em relação à fatia da TAM no período, de 43,15%. Enquanto o fluxo de passageiros transportados pela Gol/Varig cresceu 29% no mês passado, na comparação com igual período de 2008, a expansão da TAM foi quase cinco vezes menor, de 6,16% na mesma base de comparação. Os dados foram divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e mostram que, entre o duopólio, foi a Gol/Varig que aproveitou melhor o crescimento de 25,68% na demanda por voos domésticos em julho, em relação ao mesmo período do ano passado. É o melhor desempenho do setor desde setembro de 2005, quando a expansão da demanda doméstica foi de 29,2%. A oferta de assentos, por sua vez, cresceu 15,31% em julho.
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sobre o Galeão"privatizações começam por São Paulo"

O ministro da Defesa Nelson Jobim confirmou ontem que o primeiro aeroporto a ser privatizado deve ser o terceiro terminal de São Paulo. Ao ser indagado sobre o Galeão, o ministro afirmou que "cada coisa a seu tempo". O texto com o modelo de privatização deve ser apresentado até o final deste mês e adotará o regime de concessão. A empresa autorizada a operar o aeroporto terá que cumprir uma série de exigências. Já o novo presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, empossado ontem, prometeu "um choque de gestão" em sua administração e investimentos nos aeroportos com vistas a Copa de 2014.
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Colisão aérea em NY: controlador estava "ao telefone"

O controlador responsável pelo tráfego aéreo na região do rio Hudson, em Nova York, estava fazendo uma ligação telefônica pessoal quando um pequeno avião e um helicóptero colidiram no sábado, matando nove pessoas. Ele foi afastado de suas funções, juntamente com seu supervisor, que estava fora do prédio quando o acidente aconteceu. Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), o controlador deu permissão para o monomotor Piper decolar e então fez uma ligação telefônica pessoal para uma mulher, disseram fontes familiares com a investigação, sob condição de anonimato. Ainda ao telefone, o controlador transferiu o Piper para a torre de controle do aeroporto internacional Newark Liberty, que monitora o tráfego aéreo baixo sobre o rio Hudson. O controlador ainda estava ao telefone quando o acidente ocorreu. A sequência de eventos durou apenas poucos minutos.
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787 enfrenta novo atraso

A empresa Boeing informou nesta sexta-feira (14), que uma fornecedora italiana suspendeu a produção em junho de duas seções do tão adiado modelo 787 Dreamliner, após a descoberta de falhas estruturais nas fuselagens. A Alenia Aeronautica interrompeu a produção por conta de ondulações na superfície das fuselagens, afirmou a porta-voz da Boeing, Loretta Gunter. Falhas foram encontradas em 23 aeronaves, começando com a sétima em produção, explicou Gunter. Ela disse que uma solução foi projetada e que remendos serão feitos em todas as unidades fabricadas até agora. O lançamento da aeronave 787 tem sido adiado repetidamente. Em 23 de junho, mesmo dia em que a Alenia Aeronautica suspendeu a produção, a Boeing anunciou outro adiamento no teste de voo do 787. A companhia não estabeleceu uma nova data para o voo. Companhias aéreas que encomendaram o modelo aguardam ansiosas por um cronograma atualizado de entrega. Gunter disse que a interrupção da Alenia Aeronautica não interferiu no atraso do 787 ou na definição de uma nova data do voo inaugural.
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Embraer recupera protótipo do EMB-121

Como parte das atividades de comemoração dos seus 40 anos, a Embraer realizou a recuperação do protótipo da aeronave EMB 121 Xingu, primeiro avião pressurizado fabricado pela Empresa. A recuperação da aeronave (PP-ZXI) foi obra de alunos das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, com a supervisão de empregados da Embraer. Após ser exibida aos empregados da Companhia, a aeronave será exposta em caráter permanente no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro. Em 2009, o EMB 121 Xingu, que teve 105 unidades produzidas, completa 30 anos da certificação. Esta iniciativa dá continuidade ao processo de restauro de aeronaves da Embraer iniciado em 2008 com o segundo protótipo do Bandeirante, avião originalmente projetado e construído no então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), atual Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, e que deu origem à criação da Embraer, em 19 de agosto de 1969. O mesmo trabalho foi realizado com os dois protótipos do CBA 123, em 2009. O Xingu PP-ZXI voou pela primeira vez em 22 de outubro de 1976.
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O GPS é o futuro da aviação

Um carro ou um caminhão equipados com o sistema de localização por satélite, ou GPS, possuem um sistema de navegação muito mais avançado que o usado nos mais avançados jatos de passageiros, como o Airbus A330 da Air France. A qualquer momento, um motorista pode consultar o GPS para saber sua localização em tempo real. O mesmo vale para as transportadoras, que sabem onde estão seus caminhões. No caso dos pilotos da aviação, a coisa é bem mais complicada – e nada imediata. O atual controle de tráfego aéreo baseado na navegação por radar foi adotado nos anos 1950. O sistema é repleto de pontos cegos nos oceanos ou em regiões remotas. Um desses pontos cegos fica no meio do Atlântico, onde caiu o A330 da Air France. Outro fica em Mato Grosso, onde caiu o Boeing 737 da Gol, em 2006.

O controle de tráfego aéreo por radar também é incapaz de atender ao aumento previsto do tráfego aéreo internacional. Estima-se que o total de passageiros salte dos 4,8 bilhões transportados em 2008 para 9 bilhões em 2025. Se nada mudar, estão dadas as condições para um engarrafamento aéreo planetário. Ele pode ser evitado. A solução defendida pelas empresas de aviação é a substituição da navegação baseada em estações terrestres pela navegação guiada por satélites. Saem os radares, entra a constelação de satélites americana GPS. Ou sua concorrente europeia, a Galileo.

O atual sistema de navegação, além de obsoleto, é ineficiente e beberrão. Os voos duram mais que deveriam. Os jatos consomem mais combustível. Tudo porque os pilotos não podem voar em linha reta do aeroporto de origem ao destino. Como os aviões não têm GPS, o piloto é informado da localização do avião por estações de radar, que ficam em terra. Para que seu avião não desapareça das telas dos controladores de voo, o piloto precisa traçar uma rota percorrendo avenidas no céu. Elas sobrevoam as estações de radar existentes desde a decolagem até o destino.

O resultado é um tortuoso ziguezague aéreo. Tome o exemplo da rota Rio de Janeiro--Paris. Em vez de decolar do Rio e seguir em linha reta sobre o Atlântico até a Europa, o jato sobrevoa o litoral brasileiro até a estação de radar do Rio Grande do Norte. Então, manobra a leste para Fernando de Noronha. Depois de sobrevoar a ilha, o jato sai do espaço aéreo e da cobertura de radar brasileiros. Ele desaparece das telas por 2.000 quilômetros, até ressurgir no radar do Senegal, quando manobra para o norte e segue para a França. Esse voo dura 11 horas. Quando for possível monitorar por satélite todo o trajeto do Rio a Paris, o jato poderá voar em linha reta, encurtando seu tempo em até três horas.

O nó anunciado do congestionamento aéreo intercontinental não será desatado apenas tornando o sistema de GPS um dispositivo obrigatório em todas as aeronaves. O plano envolve a criação de uma rede mundial de controle de voo integrada e digital. O ponto central desse sistema é um novo dispositivo chamado Vigilância Dependente Automática (ADS, nas iniciais em inglês), que funciona por satélite. “O ADS é o transponder do futuro”, diz Ronaldo Jenkins, diretor técnico do Sindicato das Empresas Aeroviárias. O transponder é um equipamento básico para a segurança do voo. Antes de cada decolagem, ele é ligado e recebe, por rádio, um código que vai identificar na tela dos controladores em terra qual será aquele voo, o tipo de aeronave, sua companhia, a rota, altitude e velocidade. O fato de o transponder estar desligado na hora do choque do jato Legacy, da Embraer, com o Boeing da Gol, em 2006, foi uma das causas do acidente. O transponder será trocado pelo ADS, que, além de identificar o avião na tela dos controladores, vai auxiliar o piloto nas manobras de aproximação e pouso. Com o ADS, todos os equipamentos a bordo falarão com o satélite e as estações em terra. O acompanhamento de voo será em tempo real durante todo o percurso.

O ADS permitirá o envio à aeronave de informações na forma de dados. Pilotos e controladores poderão trocar mensagens de texto como qualquer usuário de celular. À primeira vista, parece um avanço banal. Não é. Até hoje, a comunicação entre a cabine e a torre de controle é feita unicamente por meio de um sistema analógico criado por Guglielmo Marconi, em 1894: o rádio. A língua franca da aviação é o inglês, mas a maioria dos pilotos não tem domínio completo do idioma. A comunicação é dificultada por sotaques carregados e erros de pronúncia. Some-se a isso a infalível estática e os ruídos de fundo inerentes à comunicação por rádio. O resultado são os mal-entendidos, interpretações erradas – e, às vezes, decisões que não deveriam ser tomadas. A comunicação ruim aumenta as chances de erro humano.

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O sistema do STS da NASA

O módulo deve fornecer um ambiente similar ao da Terra. Precisa ter ar, comida, água e temperatura confortável. Ele também precisa se livrar dos dejetos que o corpo humano produz (dióxido de carbono, urina, fezes) e protegê-lo do fogo. Vamos ver esses aspectos do sistema de suporte à vida do módulo.

A bordo do ônibus espacial é preciso ter o seguinte:

  • atmosfera parecida com a da Terra;
  • remoção do dióxido de carbono;
  • remoção de gases desnecessários ou contaminados;
  • ambiente com umidade normal
Nossa atmosfera é feita de uma mistura de gases (78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 1% de outros gases) numa pressão de 14 lbs/in2 (1 atm) que inspiramos e expiramos. O ônibus espacial deve fornecer uma atmosfera similar. Para fazer isso, o módulo carrega oxigênio líquido e nitrogênio líquido em dois sistemas de tanques pressurizados, que ficam na fuselagem média (cada sistema tem dois tanques, num total de quatro tanques). O sistema de pressurização da cabine combina os gases na mistura correta da pressão atmosférica normal. Enquanto está em órbita, só um sistema em oxigênio-nitrogênio é usado para pressurizar o módulo. Durante o lançamento e aterrissagem, os dois sistemas de ambos os gases são usados.

Cinco grupos de ventiladores fazem a atmosfera circular. O ar circulado pega o dióxido de carbono, calor e umidade:

  • tubos de dióxido de carbono químico removem o dióxido de carbono reagindo com o hidróxido de lítio. Esses tubos localizam-se no andar de baixo do compartimento da tripulação e são trocados a cada 12 horas;
  • os filtros e tubos de carvão removem odores desnecessários, poeira e produtos químicos voláteis de vazamentos, derramamentos e liberação de gases;
  • uma cabine conversora de calor no andar de baixo resfria o ar e condensa a umidade, que é coletada num sugador. A água no sugador é movida junto com o ar para um ventilador separador, que usa força centrífuga para separar água do ar. O ar é circulado novamente, e a água vai para um tanque de água inutilizável.

Além do ar, a água também é muito importante dentro do módulo. A água é feita de oxigênio líquido e hidrogênio nas células combustíveis do ônibus espacial (as células podem fazer 11 kg de água por hora). Ela passa por um separador de hidrogênio para eliminar qualquer gás hidrogênio preso (excesso de hidrogênio é despejado do lado de fora). A água então é armazenada em quatro tanques localizados no andar de baixo. Em cada tanque cabem 75 kg. Os tanques de água são pressurizados por nitrogênio para que a água possa fluir para o andar médio, para ser usada pela tripulação. A água potável é filtrada para que sejam removidos micróbios e pode ser aquecida ou resfriada em vários trocadores de calor, dependendo do uso (preparação de comida, consumo, higiene pessoal). Água em excesso produzida pelas células volta para o tanque de água inutilizável e é subseqüentemente despejada ao lado de fora.

O espaço é um ambiente extremamente frio e as temperaturas variam drasticamente em diferentes partes do módulo. Você deve pensar que aquecer o módulo seria um problema. Entretanto, o equipamento eletrônico gera calor suficiente para aquecer a nave. O problema é se livrar do excesso de calor. O sistema de controle de temperatura tem que realizar duas funções muito importantes:

  • distribuir o calor pelo módulo onde é necessário (fuselagem média e partes traseiras) para que os sistemas vitais não congelem no frio espacial;
  • livrar-se do excesso de calor;

Para fazer isso, o ônibus possui alguns métodos para lidar com o controle de temperatura:

  • métodos passivos - geralmente simples, dão conta de pequenas cargas de calor e precisam de pouca manutenção
    • material isolantes (cobertores), revestimento de superfície, tintas - reduzem a perda de calor através das paredes dos vários componentes, assim como o isolamento da sua casa
    • aquecedores elétricos - usam fios eletricamente aquecidos como uma torradeira, para aquecer várias áreas
  • métodos ativos - mais complexos, usam fluidos para dar conta de grandes cargas de calor, requerem manutenção
    • placas frias - placas de metal que absorvem calor pelo contato direto com o equipamento ou por condução
    • trocadores de calor - absorvem calor do equipamento usando fluido. O equipamento irradia calor para um fluido (água, amônia) que, por sua vez, passa o calor para o freon. Ambos os fluidos são bombeados e colocados novamente em circulação para retirar o calor.
    • bombas, linhas, válvulas - transportam o calor absorvido de uma área para a outra.
    • irradiadores - localizados nas superfícies internas das portas do compartimento de carga que irradiam o calor absorvido para o espaço
    • vaporizador instantâneo/fervedor de amônia - esses dispositivos ficam localizados na fuselagem traseira e transferem calor dos grupos de Freon líquido para o lado de fora, quando as portas do compartimento de carga estão fechadas ou quando os irradiadores do compartimento de carga estão sobrecarregados.
      • Vaporizador instantâneo
        1. Serpentinas de Freon líquido envolvem um núcleo central.
        2. Os vaporizadores pulverizam água no núcleo aquecido.
        3. A água evapora removendo o calor.
        4. O vapor é ventilado para o lado de fora.
      • Aquecedor de amônia
        1. O grupos de Freon líquido passam por um tanque de amônia pressurizada.
        2. O calor desprendido do Freon faz com que a amônia ferva.
        3. O vapor da amônia é despejado do lado de fora.
O trocador de calor da cabine também controla sua temperatura. Ele circula água fria para remover o excesso de calor (o ar da cabine também é usado para resfriar o equipamento eletrônico) e transfere esse calor para um trocador de Freon. O Freon então transfere o calor para outros sistemas do módulo (tanques de gás criogênico, sistemas hidráulicos) e irradia o excesso de calor para o espaço.

O módulo tem refletores fluorescentes internos que iluminam o compartimento da tripulação e refletores externos no compartimento de carga. Finalmente, os painéis de controle são iluminados por dentro para facilitar a visualização.

A comida é armazenada no andar do meio do compartimento da tripulação. Ela vem de diversas maneiras (desidratada, de baixa umidade, estabilizada pelo calor, irradiada, natural e fresca). O módulo tem uma unidade de cozinha estilo de navio ao longo da parede próxima à escotilha de entrada, que é equipada com o seguinte:

  • compartimentos para armazenar comida
  • aquecedores de comida
  • área de preparação de comida com saídas de água quente e fria
  • bandejas de metal para que os pacotes de comida e os utensílios não flutuem

Como qualquer casa, o módulo precisa ser mantido limpo, especialmente no espaço, onde sujeiras e fragmentos podem representar um perigo. Dejetos são feitos quando se limpa, come, trabalha e na higiene pessoal. Para uma faxina geral, várias toalhas (molhada, seca, de tecido, detergente e desinfetante), detergentes, e aspiradores de líquidos e sólidos são usados para limpar as superfícies, filtros e os astronautas. O lixo é separado em sacos molhados e sacos secos, e o molhado é colocado no vaporizador que vai retirar a água. Todo o lixo é armazenado no andar de baixo para ser trazido de volta para à Terra para ser eliminado. O dejeto sólido do banheiro é compactado, seco e armazenado em sacos para ser trazido de volta à Terra para ser eliminado (queimado). Dejetos líquidos do banheiro vão para o tanque de água inutilizável e são despejados do lado de fora.

O fogo é um dos piores perigos no espaço. O módulo tem um subsistema de detecção e supressão de fogo que consiste no seguinte:

  • detectores de fumaça em cada andar
  • detectores de fumaça em cada suporte de equipamento elétrico
  • alarmes e luzes de aviso em cada módulo
  • extintores portáteis não tóxicos (com base de dióxido de carbono)
  • aparelhos de respiração pessoal - máscara e cilindro de oxigênio para cada membro da tripulação
Após o fogo ter sido apagado, o sistema de controle de atmosfera filtra o ar para remover partículas e substâncias tóxicas.
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Motores principais



O módulo tem três motores principais localizados na parte traseira da fuselagem (corpo da nave espacial). Cada motor tem 4,3 m (14 pés) de comprimento, 2,3 m (7,5 pés) de diâmetro na parte mais larga (o bocal) e pesa cerca de 3.039 kg (6.700 lb).

Os motores principais fornecem o restante do impulso (29%) para lançar o ônibus da plataforma para a órbita.

Os motores queimam hidrogênio e oxigênio líquido, que são estocados no tanque de combustível externo (ET), numa proporção de 6:1. Eles sugam o hidrogênio e o oxigênio do ET numa taxa impressionante, o equivalente a esvaziar uma piscina a cada 10 segundos. O combustível é queimado parcialmente numa pré-câmara para produzir alta pressão, gases quentes que controlam as turbo-bombas (bombas de combustível). O combustível é então completamente queimado na câmara principal de combustão e os gases expelidos (vapor de água) deixam o bocal a aproximadamente 10.000 km/h. Cada motor pode gerar entre 1.668.083 e 2.090.664 N de empuxo; a taxa de empuxo pode ser controlada entre 65% até 109% do empuxo máximo. Os motores são montados em dispositivos pivotantes que controlam a direção do exaustor e a direção do foguete.

Tanque de combustível externo
Como mencionado acima, o combustível para os motores principais é guardado no ET, que tem cerca de 48 m (158 pés) de comprimento e 8,4 m (8,4 pés) de diâmetro. Quando vazio, o ET pesa 35.455 kg (78.000 lb). Ele guarda cerca de 719.000 kg (1,6 milhão de libras) de propelente com um volume total de cerca de 2 milhões de litros.

O ET é feito de alumínio e materiais compostos de alumínio. Ele possui dois tanques separados, o tanque da frente para o oxigênio e o tanque traseiro para o hidrogênio, separados por uma região entre os tanques. Cada tanque tem defletores para amortecer o movimento interior do fluido. O líquido flui de cada tanque por uma linha alimentadora de 43 cm de diâmetro para fora do ET e é levado até os motores principais do ônibus. Por essas linhas, o oxigênio pode fluir numa taxa máxima de 66.600 l/min, e o hidrogênio pode fluir numa taxa máxima de 179.000 l/min.

O ET é coberto por uma grossa camada de 2,5 cm de espuma isolante de poliisocianurato. O isolamento mantém o combustível frio, protege-o do calor que a parte externa do ET cria durante o vôo e minimiza a formação de gelo. Quando o Columbia foi lançado, em 2003, as camadas da espuma isolante do ET se partiram e danificaram a asa esquerda do módulo, o que fez com que o Columbia se partisse na reentrada.

A seguir, veremos o sistema de manobras do módulo, lançamento e a vida no espaço.

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Propulsores de foguetes de combustível sólido

Os SRBs são foguetes com combustível sólido que fornecem a maioria da força principal ou propulsão (71%) necessária para fazer o ônibus espacial decolar da plataforma. E os SRBs agüentam todo o peso do módulo do ônibus espacial e do tanque de combustível na plataforma. Cada SRB tem as seguintes dimensões, parâmetros e peças:

  • motor para o foguete com combustível sólido cápsula, propulsor, ignição, bocal
  • propulsor sólido
    • combustível - alumínio atomizado (16%)
    • oxidante - perclorato de amônia (70%)
    • catalisador - óxido de ferro em pó (0,2%)
    • fixador - ácido acrílico-polibutadieno-acrilonitrila (12%)
    • agente de cura - resina de epóxi (2%)
  • estrutura de juntas
  • anéis de borracha sintética entre as juntas
  • instrumentos de vôo
  • sistemas de recuperação
    • pára-quedas (de desaceleração, principal)
    • dispositivos de flutuação
    • dispositivos de sinalização
  • cargas explosivas para separação do tanque externo
  • sistemas de controle de propulsão
  • mecanismo de autodestruição

Pelo fato dos SRBs serem motores de foguetes de combustível sólido, uma vez que eles são ligados não podem mais ser desligados. Por essa razão, eles são os últimos componentes a ser ligados no lançamento.

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CONTROLADOR DE VOO É SUSPENSO APÓS ACIDENTE SOBRE RIO HUDSON

NOVA YORK, 14 AGO (ANSA) - O controlador de voo norte-americano responsável pelo avião que se chocou com um helicóptero no último sábado foi suspenso, acusado de ter violado os procedimentos, o que poderia ter causado o acidente aéreo.
As autoridades investigam se ele estaria falando ao telefone com a namorada no momento do acidente. Também o supervisor dos controladores não estaria na Torre de Controle na ocasião, informou o jornal local Daily News.
A Administração Federal de Aviação e o Órgão Nacional de Segurança no Transporte, da qual os dois são funcionários, não divulgaram os nomes dos envolvidos e informaram que estão realizando investigações para a confirmação dos fatos.
No acidente de sábado passado, um avião de pequeno porte atingiu um helicóptero sobre o rio Hudson, em Nova York, matando todos os nove ocupantes das aeronaves, entre eles cinco turistas italianos.
Segundo o jornal, o comportamento do controlador foi "inaceitável", mesmo não sendo suficiente para provocar o desastre.
A Administração Federal da Aviação Civil americana (FAA, na sigla em inglês) descobriu os comportamentos inadequados ouvindo as gravações da torre de Teterbono, Nova Jersey, a escala de onde decolou o avião com destino a Ocean City.
"Verificamos que eram conversas inapropriadas, trata-se de uma conduta inaceitável. Suspendemos os responsáveis e serão abertas investigações disciplinares, mesmo se não existem motivos par pensar que estes comportamentos tenham contribuído ao acidente", disse Randy Babbitt, um administrador da FAA.
Familiares de duas das vítimas italianas, identificadas por Michele e Felippo Norelli, não quiseram comentar as novas notícias. "A justiça fará a sua parte", disse Davide, irmão de Felippo, depois do funeral, realizado hoje na Igreja de San Giovanni Battista em Trebbo di Reno, município de Bolonha, cidade ao noroeste da Itália.
Mais de quinhentas pessoas compareceram ao funeral celebrado pelo padre Dom Biagio Ferrari. No domingo serão realizados os funerais das outras três vítimas, Tiziana Pedrone, Fabio Galazzi e Giacomo Galazzi.(ANSA)
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Final Integrado Sim Lançamento Hoje

O vaivém espacial simulador irá obter um workout hoje como a tripulação da Discovery realiza o seu último lançamento integrado de simulação no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston. O centro, que é a base para a formação e astronautas a casa da missão de controlo, tem reproduções shuttle voo pavimentos que estão corretos ao último pormenor. Com muita ajuda de computadores, os astronautas sessão no simulador "voar" o cockpit acordo com o lançamento perfil como missão controladores prática as suas próprias rotinas para decolagem. Discovery está direcionada para lançamento de reais em 24 ago uma missão à Estação Espacial Internacional.
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Avião pega fogo antes de decolar em campinas de SP sbkp

Um monomotor pegou fogo nesta manhã no aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas (SP), quando o avião se preparava para decolar. Duas pessoas estavam dentro da aeronave, mas conseguiram sair a tempo. As informações são do aeroclube do local.

Segundo testemunhas, o avião ia entrar na pista para decolar quando começou o incêndio. Segundo as primeiras informações, o piloto e o passageiro que estavam no monomotor não tiveram ferimentos.

Técnicos do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) foram enviados ao local para investigar a causa do acidente.


tem escuta de Campinas (SP) sbkp


forte:do terra

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Avião pequeno cai pouco depois de decolar em Nova Jersey

Nova York, 12 ago (EFE).- Um pequeno avião caiu hoje sobre um rio, pouco depois de decolar do aeroporto do condado de Sussex, no estado americano de Nova Jersey, com dois homens a bordo, um de 61 e o outro de 57 anos, que estão bem, informou a imprensa local.


O acidente aconteceu a pouco mais de 800 metros do aeroporto, segundo explicou Parker Space, prefeito da cidade de Wantage.

"Um dos homens pôde sair andando do aparelho, enquanto o segundo parecia ter as pernas ou os tornozelos quebrados", disse Space, que detalhou que os dois feridos foram transferidos de helicóptero para o hospital de Morristown, próximo ao local. O pequeno avião, uma Cessna 150H, de 1967, pertencia ao piloto, que realizava um voo recreativo junto com seu acompanhante para desfrutas das vistas panorâmicas da região. As autoridades investigam as causas do acidente, que aconteceu no mesmo dia da realização de um serviço religioso em homenagem aos cinco turistas italianos que, junto a outras quatro pessoas, morreram no sábado, depois da colisão entre um pequeno avião e um helicóptero sobre o rio Hudson, em Nova York. EFE
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presidente Lula amanhã


O governador Alcides Rodrigues recebe amanhã, às 8h30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Base Aérea de Anápolis. Acompanhando o presidente, o governador visita, às 10h30, as obras da Ferrovia Norte-Sul. Logo após eles seguem para Goiânia para inaugurar, às 13 horas, o Centro de Referência de Promoção da Igualdade, na Avenida Goiás, nº 148, Centro de Goiânia, no antigo Colégio Rui Barbosa. Às 13h30 está previsto um almoço no Palácio das Esmeraldas e às 15 horas, na Praça Cívica, haverá a solenidade de lançamento do Programa “Moradia Digna”, assinatura de atos e pronunciamentos.
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Novo Embraer 190 da LAM faz voo inaugural Maputo-Joanesburgo


O novo avião Embraer 190 adquirido pela LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, de fabrico brasileiro, foi inaugurado segunda-feira pelo presidente de Moçambique, Armando Guebuza. O aparelho deverá efectuar hoje o seu primeiro voo comercial rumo a Joanesburgo, partindo de Maputo. O avião fará também rotas com destino a Luanda (Angola) e Dar-es-Salaam (Tanzania), informou o jornal Notícias. A segunda aeronave da mesma série chegará ao país até ao final de Setembro, tendo custado cada uma destas unidades cerca de US$ 35 milhões de dólares. Com capacidade para transportar 98 passageiros, o Embrarer 190 dispõe de elevado nível de informatização do equipamento e procedimentos, pode voar a uma altitude de quarenta mil pés (doze mil metros) durante mais de duas horas, com baixos níveis de emissão de dióxido de carbono e poluição sonora e baixos níveis de custos operacionais. A cerimónia de apresentação pública da aeronave, baptizada com o nome Cobué ( Posto Administrativo do distrito do Lago, Província do Niassa), contou com a participação de membros do Governo moçambicano e trabalhadores da transportadora aérea nacional.
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Cigarro causa pane em avião

Um passageiro causou uma pane geral em um avião em São José do Rio Preto (SP) ao fumar no banheiro.

Ele disse não ter imaginado que seu cigarro iria causar tantos transtornos. "Eu achei que no banheiro não ia ter problema algum", disse Téo Cunha.

A fumaça, porém, acionou o sistema anti-incêndio e causou pane no avião. Os passageiros tiveram que trocar de aeronave. Cunha não pôde embarcar de novo.

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Doodle: Chuva de meteoros Perseídeas

O doodle de hoje se refere a Chuva de meteoros Perseídeas, que são fragmentos do cometa Swift-Tuttle. Quando a Terra cruza com esse rastro deixado no espaço, acontece as chamadas chuva de meteoros.
O pico de meteoros atingindo a atmosfera terrestre é hoje (12/08) com uma taxa de 80 meteoros entrando por hora.
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GOL lucra R$ 353 milhões no 2º trimestre

SÃO PAULO, 11 de agosto de 2009 - A GOL Linhas Aéreas Inteligentes (GOLL4), maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, informou hoje que registrou um lucro líquido de R$ 353,689 milhões no segundo trimestre deste ano, ante um prejuízo de R$ 166,521 milhões no mesmo período de 2008. No primeiro semestre, o lucro líquido somou R$ 415,123 milhões, frente a uma perda de R$ 187,039 milhões no mesmo período de 2008.A receita operacional líquida recuou 4,8% entre abril e junho, em relação aos mesmos meses de 2008, para R$ 1,394 bilhão. No semestre, a receita operacional líquida totalizou R$ 2,911 bilhões, um recuo de 5,2% em comparação a igual período de 2008.O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de R$ 122,414 milhões no segundo trimestre deste ano, ante uma variação negativa de R$ 256,914 milhões no mesmo período de 2008. No primeiro semestre, o Ebitda somou R$ 264,202 milhões, frente a uma variação negativa de R$ 180,452 milhões no mesmo período do ano anterior.Os custos e despesas operacionais atingiram R$1,304 bilhão no segundo trimestre, uma queda de 25,9% em relação ao mesmo período de 2008, devido a sinergias operacionais, proporcionadas pela integração das operações GOL e Varig a partir do quarto trimestre de 2008 e redução no preço médio do combustível.De acordo com o comunicado da empresa, os resultados do segundo trimestre de 2009 refletem o foco estratégico da GOL em gerar resultados operacionais consistentes.(Redação - Agência IN)
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British Airways nega refeições pagas pelos clientes

A British Airways negou esta terça-feira a cobrança de serviço de catering a bordo dos seus aviões, na sequência de notícias avançadas pela comunicação social, garantindo que vai continuar «a fornecer aos passageiros, sem custo acrescido, o serviço de refeições, snacks e bebidas em todos os voos», informou a transportadora em comunicado.

A companhia britânica está a levar a cabo uma política de contenção de custos e, nesse sentido, reconsidera a redução da oferta de catering, uma vez que segundo «um estudo recente, 30% da segunda refeição era devolvida sem sequer ser tocada».

Estes cortes surgem na sequência dos maus resultados da British Airways que bateram recordes no segundo trimestre do ano: menos 124 milhões de euros face ao homólogo.

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Aeronave em Confins, teve os 2 pneus furados

Aeronave em Confins, teve os 2 pneus furados, tendo a pista impraticável por tempo indeterminado, várias aeronaves em órbita, aeronave em questão é o Fokker 100 da Oceanair que realizava o vôo 6151 procedente de Brasilia para Confins, previsão para liberação da pista 01:30Z, a aeronave teve os pneus estourados na decolagem para Congonhas, e ficou atravessado na pista, até neste momento 22:30L permanece na pista, 01:05 a aeronave em questão é o Fokker 100 PR-OAQ , 02:50 pista liberada.

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Voos Brasil - África do Sul

Aviação Brasil passa a divulgar as freqüências aéreas utilizadas e disponíveis em rotas internacionais, por companhias nacionais e estrangeiras, em mais um trabalho inédito entre as publicações do setor, sejam elas impressas ou mídias eletrônicas. Esta matéria será atualizada mensalmente a partir dos dados do Cernai.

Para a África do Sul a South African Airways utiliza 7 (sete) freqüências semanais com o Airbus A340, versões 200, 300 e 600 ligando o Aeroporto Internacional de São Paulo a Johannesburg.

Estão acordadas para as empresas nacionais a utilização de 21 (vinte e uma) frequencias mistas, passageiros e carga, mais 7 (sete) frequências cargueiras.

Das frequencias alocadas a Tam Linhas Aéreas possui direito de utilização de 7 (sete) frequências, as quais ainda não opera.

Estão disponíveis para solicitação 14 (catorze) frequências mistas e 7 (sete)exclusivas para carga. Além disso, existe 7 (sete) frequências adicionais disponíveis a partir de 2010.

Com base no Memorando de Entendimentos Trilateral Brasil, África do Sul e Índia, poderão ser operados adicional e exclusivamente em rota ligando os três países, mais 14 (catorze) freqüências mistas e 7 (sete) cargueiras, com direitos de 5ª liberdade.

Em 2007 a South African transportou 177.045 passageiros com crescimento de 33% sobre 2006. Os dados de 2008 devem ser divulgados pela ANAC nos próximos meses. Em carga a South African foi responsável por 86% do volume contra 14% da MK Airlines. Todos esses dados fazem parte da seção Indicadores de Mercado, do site Aviação Brasil.
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Embraer exibe Legacy 500 na Labace 2009

A Embraer mostrará pela primeira vez ao público brasileiro o modelo em tamanho real do jato executivo Legacy 500. O palco será a sexta edição da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (LABACE), realizada de 13 a 15 de agosto no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A Companhia promoverá todo o portfólio para a aviação executiva e exibirá os jatos Legacy 600, Phenom 300 e Phenom 100, modelo que entrou em operação no Brasil em junho passado e já conta com três unidades entregues no País.

Os visitantes poderão conhecer todo o conforto do novo Legacy 500, da categoria midsize, que deverá entrar em operação em 2012. No dia 12 de agosto, às 14 horas, na sala Congonhas, a Embraer realizará uma coletiva de imprensa para apresentar os recentes avanços nos programas em desenvolvimento e informações atualizadas sobre os produtos em operação.

“A LABACE é hoje a mais importante feira de aviação executiva na América Latina e sempre reservamos novidades para esta ocasião”, disse Breno Corrêa, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a América Latina – Aviação Executiva. “Em 2007, mostramos pela primeira vez o Phenom 100. Em 2008, foi a vez do Phenom 300. Este ano levaremos o revolucionário Legacy 500. Com a maior cabine em sua categoria, ele é o único jato midsize com cabine de 1,82 metro de altura e piso plano, além de ser o primeiro a incorporar a moderna tecnologia fly-by-wire, oferecendo desempenho superior e aviônicos de última geração.”

Os jatos executivos da Embraer vêm obtendo muito sucesso na América Latina. Somente no Brasil, há dez Legacy 600 em operação. A família Phenom conta com uma carteira de pedidos firmes com mais de 800 encomendas, das quais mais de 100 são de clientes latino-americanos. Organizada pela Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), em parceria com a National Business Aviation Association (NBAA), a LABACE é a principal feira de aviação executiva da América Latina.
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GOL Anuncia Estatísticas de Tráfego de Julho de 2009

São Paulo, 7 de Agosto de 2009 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes
S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo
custo da América Latina, anuncia as estatísticas preliminares de
tráfego relativas ao mês de julho de 2009.

No mês de julho de 2009, a GOL registrou aumento de demanda em sua
malha aérea pelo quarto mês consecutivo. Além do período ser
sazonalmente favorável para a indústria, o volume de RPK
(passageiros-quilômetro transportados), registrou alta em comparação
a junho de 2009, devido aos seguintes fatores: (i) férias escolares de
julho; (ii) aumento da oferta de assentos disponíveis em baixas
tarifas, visando otimizar taxas de ocupação, yields e a estrutura de
custos da Companhia, valorizando as premissas estratégicas de geração
operacional de caixa; e (iii) projeto de revitalização do SMILES
(maior programa de milhagem da América Latina, com mais de 6,2
milhões de participantes). Devido a estes fatores, tivemos um aumento
no RPK de 7,4% em comparação a julho de 2008 e de 20,3% versus junho
deste ano.

No período, a companhia apresentou a maior taxa de ocupação total,
desde a aquisição da VRG, de 71,5%, sendo 6,8 pontos percentuais
acima dos 64,7% registrados em julho de 2008, e 7,7 pontos percentuais
acima dos 63,8% verificados em junho de 2009. No mercado doméstico, a
taxa de ocupação da Companhia foi de 74,6%, e no mercado
internacional, de 49,5%.

Em linha com o foco na otimização da rentabilidade operacional, a
taxa de utilização (block hours) da frota operacional da GOL,
ultrapassou 12 horas/dia, em comparação a 11,3 horas dias no 1T09,
contribuindo com o aumento na oferta de assentos (ASK) de 7,3%, em
relação a junho de 2009. Essa elevação gradual e planejada da
utilização da frota operacional da Companhia, é um fator importante
para a diluição dos custos operacionais.

Nesse cenário, a demanda no mercado doméstico apresentou alta de
29,0% em comparação a julho de 2008. Em relação a junho de 2009, mês
que representou baixa temporada, a elevação da demanda foi de 22,8%.
No segmento internacional, o efeito foi contrário; em relação a
julho, tivemos redução na demanda de 61,6%, comparado ao mesmo período
de 2008 - efeito do cancelamento das rotas de longo percurso; e na
comparação com junho de 2009, houve queda de 1,6% devido a decisão
estratégica da Companhia de suspender, temporariamente para
reavaliação, os voos para Lima e reduzir a frequência em seus voos
para Santiago e Buenos Aires, resultado do foco em rentabilidade.
Como resultado dos fatores acima descritos, o yield líquido médio do
mês ficou ligeiramente acima do mês de junho, dado o aumento de
yields ocorrido durante a segunda quinzena, ficando acima dos R$19,43
centavos registrados no 2T08, porém abaixo dos R$21,93 centavos
registrados no 1T08.
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Webjet Linhas Aéreas lança revista de bordo


A Webjet Linhas Aéreas estreia hoje para os seus passageiros a revista de bordo Conecte-se. Tem 68 páginas, 40.000 exemplares, periodicidade mensal e faz capa com a extraordinária Copacabana, no Rio de Janeiro, sede da companhia do Brasil. Para além dos cem voos em dez cidades, a edição vai chegar a feiras, aeroportos e eventos.

Webjet Linhas AéreasA Webjet lança na segunda-feira mais quatro ligações, de Belo Horizonte (Confins) ao Rio de Janeiro (Santos Dumont), com saída às 6h15, 9h40, 15h20 e 19h10 e volta às 7h58, 13h25, 16h58 e 20h52. A tarifa custa desde 122 reais.

Do Rio soma-se 14 saídas e 14 chegadas/dia, servindo ainda Brasília, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. Em Julho a transportadora passou ainda a ter voos diários Brasília-Salvador da Bahia-Recife, São Paulo-Salvador da Bahia, São Paulo-Belo Horizonte, São Paulo-Curitiba, Brasília-Curitiba, além de São Paulo-Recife de quinta a domingo.

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Airbus entrega milésimo jato da família A340/A330

Ontem (quinta, dia 30) a Airbus entregou em Toulouse, na França, o milésimo jato da família A340/A330. Foi um A330-300 entregue à Thai Airways International. A família de aviões da fabricante europeia entrou em operação em 1993. Atualmente, a Thai tem 25 aeronaves da família em operação: 15 A330-300, quatro A340-500 e seis A340-600.
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Aviação executiva: boas notícias... somente em 2012!

E o que declarou o eng.Luis Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da para a Aviação Executiva da Embraer em ´briefing´ pré-LABACE para jornalistas realizado recentemente na sede da empresa. Luis Carlos admitiu que 2010 e 2011 serão ´anos dificeis´ para a indústria da aviação executiva, embora já existam sinais de uma reversão na curva descendente de vendas. Em tempo : Considerando apenas a nova linha Phenom 100/130 a Embraer lida com uma carteira de encomendas de dar inveja : um total global em torno das 800 aeronaves, cerca de 2/3 do modelo menor.
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Boeing analisa atrasos no 787

Ao mesmo tempo em que anunciava um lucro de US$ 998 milhões no segundo semestre do ano ( 17% maior que aquele do mesmo período em ´08 ) o presidente da Boeing, Jim McNerney explicava a jornalistas e analistas de mercado os detalhes do inesperado reparo na junção do extradorso da asa com a fuselagem do novo Boeing 787 "Dreamliner", fonte do mais recente atraso para a realização de seu primeiro vôo : "Do ponto de vista de engenharia o reparo não é complexo, e demanda um número relativamente pequeno de peças para aplicação no local do reforço. Não existe um aumento de peso que exija atenções especiais e o desempenho da aeronave". A decisão de adiar o primeiro vôo foi julgada acertada, se bem que mesmo com a anomalia na junção da asa com a fuselagem jamais implicaria na segurança de vôo. McNerney prometeu um 'plano completo revisado´antes do final do terceiro trimestre. Lembrar que o programa do 787 já sofreu 73 cancelamentos - somente neste ano.
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slots em Congonhas

As companhias aéreas Gol/Varig e Pantanal perderão espaço para pousos e decolagens (slots) no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, por descumprirem a exigência de manter um nível mínimo de regularidade dos voos. A Gol/Varig perderá 35 dos 1.472 slots que tem no aeroporto paulista e a Pantanal perderá 61 dos 196 espaços que detém. As duas empresas cancelaram mais voos do que podiam nesses slots. A informação foi confirmada hoje pela assessoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que informou ainda ter enviado por fax os comunicados às duas empresas na última segunda-feira, além de ter enviado pelos Correios. A contar da notificação entregue pelos Correios, as empresas terão dez dias para informar à agência reguladora a reorganização de sua malha aérea, já considerando os slots devolvidos. Também terão de apresentar em dez dias um plano de contingência para realocar passageiros que já tenham adquirido bilhetes para voar naqueles horários dos slots perdidos. A diretoria da Anac vai decidir ao longo do mês de agosto como serão redistribuídos os slots de Congonhas perdidos por Gol/Varig e Pantanal. A assessoria esclareceu ainda que a perda de slots não significa perda de rota. Os slots equivalem a horários e espaços no aeroporto para os pousos e decolagens, ou seja, as rotas das empresas que deixarem de ser feitas nos horários devolvidos à Anac poderão ser realizadas em outros horários que as empresas detenham no aeroporto. Os slots das duas empresas que terão de ser devolvidos se concentram no sábado e domingo. No caso da Gol/Varig, há apenas um horário de pouso que é diário e ocorre de segunda a sexta-feira e também no final de semana, e um horário para decolagem que ocorre às segundas e quintas-feiras. Isso significa um impacto menor para as empresas aéreas, já que o Aeroporto de Congonhas opera em sua capacidade máxima nos dias de semana. Nos finais de semana, entretanto, há menor procura por esse aeroporto. A medição da Anac sobre o nível de regularidade nos aeroportos é feita por slots e não por companhia aérea. As regras preveem que um slot deve ter o mínimo de 80% de regularidade no prazo de 90 dias, caso contrário, o slot é devolvido para ser redistribuído. A Anac usou como base para análise os meses de março, abril e maio deste ano.
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TAM irá devolver frota de jatos 767


A TAM está trabalhando para encontrar novos operadores para os jatos 767-300ER que têm arrendados. Os três Boeings são operados nos voos que ligam o Rio Miami e Nova York, sem escalas.
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Embraer estuda aeronave maior que E195

Até pouco, o limite natural de capacidade para a nova família de E-Jets da Embraer ficava em torno dos 110 passageiros, diante da presença dos jatos menores da Boeing e da Airbus. Em data mais recente, os projetistas da linha CS da Bombardier parece não terem tomado conhecimento desta barreira. O fato pode ter motivado a empresa brasileira a iniciar contatos com futuros operadores do novo modelo maior da Bombardier e estudar os novos motores que estão sendo desenvolvidos pelas "três grandes" ( GE, Pratt&Whitney e Rolls-Royce. Motores de nova tecnologia são um imperativo, caso uma eventual nova aeronave para 130 ou mais passageiros se traduza em um projeto novo e não mais um alongamento do Embraer 195.
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Promoção com milhas na TAM

A TAM Linhas Aéreas lança promoção especial para os clientes cadastrados no programa TAM Fidelidade. Até o dia 27 de agosto, será possível resgatar passagens para qualquer destino doméstico operado pela companhia utilizando a partir de 3 mil pontos por trecho, menos de um terço da pontuação requerida normalmente. A promoção vale para viagens realizadas até o dia 3 de setembro. Além desse benefício, quem viajar até o dia 8 de agosto dos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Tom Jobim - Galeão) para Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Confins (MG) acumulará o dobro de pontos em seu cartão TAM Fidelidade (válido também no percurso inverso). Os voos entre os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo a ponte aérea, também darão direito a essa pontuação promocional. Essas promoções não invalidam as demais regras de acúmulo de pontos do programa, disponíveis no site da companhia (www.tam.com.br).
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STS-127 Crew Celebrates Smooth Landing Aboard Endeavour


Space shuttle Endeavour and a crew of seven astronauts touched down at 10:48 a.m. EDT at NASA's Kennedy Space Center in Florida, bringing an end to a complex mission to install the final section of the Japan Aerospace Exploration Agency's Kibo laboratory on the International Space Station. All of the STS-127 crew members are doing well after today's landing.

"The folks that have worked this mission really deserve a lot of praise for what they got accomplished during the time that we were docked to the International Space Station," STS-127 Commander Mark Polansky said during an afternoon news conference Friday. "In addition to that, it's a tremendous pleasure and honor to bring back a great astronaut from Japan, Koichi Wakata."

Wakata returned from the station as a member of the STS-127 crew after serving as the outpost's flight engineer since March. Replacing him aboard the station is Flight Engineer Tim Kopra. When asked how he is handling the return to Earth, Wakata replied, "When the hatch opened, I smelled the grass from the ground and was glad to be back home. Still feeling a little shaky when I walk, but I'm feeling very good."

The 16-day mission showcased the international partnerships involved in the space station effort. Astronauts from five space agencies were on board the orbiting complex.

"It was truly an impressive demonstration of international collaboration all throughout this mission," said Canadian Space Agency Director General of Operations Benoit Marcotte.

The astronauts' return to Houston's Ellington Field is tentatively set for about 5 p.m. Saturday.

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